Pela transparência nas pesquisas eleitorais.

O Tribunal Superior Eleitoral emitiu, em 16 de dezembro último, uma resolução com "rígidas" determinações que devem ser cumpridas por entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, que sejam, depois, levadas para conhecimento público. O Artigo 13, determina o seguinte:

Mediante requerimento ao tribunal eleitoral competente, os partidos políticos poderão ter acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e das empresas que divulgaram pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos entrevistados (Lei nO9.504/97, art. 34, S 1°).
Parágrafo único. Além dos dados de que trata o caput, poderá o interessado ter acesso ao relatório entregue ao solicitante da pesquisa e ao modelo do questionário aplicado para facilitar a conferência das informações divulgadas.

Saiu na Folha, conforme postado abaixo, que o PSDB solicitou estes registros da pesquisa Vox Populi. Por outro lado, deveriam o PSDB, o DEM e o PPS, em bloco, solicitar ao TSE que emitisse uma nova resolução especificando regras rígidas para o sorteio da amostra probabilística aleatória:
  • Que ela fosse calculada por um método comum entre as empresas de pesquisa, já que é baseada em estatística.
  • Que a USP ou a UNB, por exemplo, especificassem, a pedido do TSE, a forma de montar a amostra.
  • Que, sendo mais rígido ainda, o TSE contratasse estas universidades e mantivesse um banco de "amostras probabilísticas aleatórias". Ao registrar a pesquisa, o instituto receberia os municípios e regiões a pesquisar.Aleatoriamente.
  • Que o famoso sorteio da amostra probabilística aleatória fosse feito na presença de um advogado de cada partido envolvido no levantamento, na sede do TSE. Não são tantas assim as pesquisas nacionais. E os TRE poderiam ser acionados nos estados.
  • E que, por fim, fosse suspensa a prática de utilizar sempre os mesmos entrevistadores, inclusive por diferentes empresas de pesquisa, mediante convênios com empresas locais.

A grosso modo, são medidas como estas, simples e transparentes, que podem salvar a pouca credibilidade dos institutos. E impedir que fraudes grosseiras sejam cometidas, mascarando a realidade e enganando a opinião pública. A não ser que a oposição seja conivente, o que, pela falta de reação e indignação, é o mais provável. Com este post, o Coturno Noturno considera que esgotou o tema e que cumpriu a sua obrigação de denunciar o que ocorreu nas duas primeiras pesquisas feitas já sob a "rígida" Resolução do TSE, aquele que, segundo o seu presidente, Ministro Ayres Britto, "vai agir sem dois pesos e duas medidas". Seria bom para o Brasil. Poderia, inclusive, começar pelas pesquisas eleitorais depositadas debaixo do seu nariz.

41 comentários

UnB??? Olha o histórico dela de isenção...

Reply

Filox

Corra lá no post da "Amostra Grátis".
Algumas "ordens de serviço" esperam por você.

Nome Próprio

Reply

Pra mim eh tudo mais simples: pesquisas eleitorais proibidas e eleicao no velho e bom papel, com fiscalizacao como no mundo todo.

Reply

Novamente tenho de concordar com a Annouk.
E por falar em presidente do TSE, o parente dele tomou o pé na bunda na OAB. "meno male..."

Reply

Coronel
a maneira inteligente de aumentar a repercussão de suas denúncias é continuar, nós seus leitores, a cita-las nos posts do RA e do Noblat.
Não acho remota a inversão dessa logística. Continue denunciando.

Mago

Reply

lenoroC

setsevoM amu ardep.edraugA.

oirpórP emoN

Reply

Xiii .... O Nome próprio pegou o VIRUS?

Reply

Agradecimentos.
Agradecimentos.
Agora os partidos que façam a sua parte, se é que têm inteesse em não serem prejudicados por tendenciosidades ...

Reply

Coronel,

O Sr. não acha, que na verdade essa pesquisa CNT/Sensus é conversa mole pra BOI dormir, e para encher o saco do povo? Não existe campanha ainda, não existe candidatos definidos para a disputa, todos respeitam a lei e esperam chegar o prazo oficial para fazer campanha. O que existe é uma "fora lei" e seu guru azarão, usando a máquina pública e cabulando horas de trabalho pagas pelo povo, para fazer campanha antecipada e criminosa com o dinheiro dos nossos impostos. Portanto, o que "está sendo avaliado" por essa ridícula pesquisa (e só o que pode ser avaliado no momento) é o desempenho desses dois palanqueiros mentirosos, torrando nosso dinheiro. Nenhum candidato ainda saiu a campo para expor suas propostas e fazer seus discursos. Não existem ainda parâmetros de comparação. É desonesto alguem querer fazer comparações agora! Estão medindo dois pesos diferentes.
Apesar de tudo isso, NEM ASSIM, a metralha "mala sem alça", conseguiu passar o Serra.
Como são ruins de serviço, o Sr. não acha? Abraços.
Therê

Reply

Coronel,
Apesar de um TSE FRACO, corroido e suspeito, o que vale muuuiiito no momento é o Sr. ter botado a boca no trombone, levantado a lebre, matado a cobra e mostrado o pau. Hoje, graças ao Sr., a imprensa já levantou o bumbum da cadeira e já faz eco ao se brado de justiça.
P A R A B E N S!

Reply

Compete a nos cidadãos e a sociedade civil organizada; entidades civil e partidos politicos denunciar na Justiça e na imprensa o uso da maquina pelos canalhas vermelhos.

Reply

Nós fizemos nossa parte. O Blog do Coronel publicou, cada um de nós encaminhou os artigos e com isso divulgamos o que deveria ter sido divulgado pela imprensa. Cumprimos o nosso papel.
Só não me conformo com a atuação deste TSE paraplégico que, dirigido pelo ex-cicerone de Lula em Sergipe, parece não tomar conhecimento das irregularidades verificadas nessas "pesquisas" encomendadas para o favorecimento da desesperada candidata lulista.
Como pesquisa não ganha eleição mas provoca dúvidas, é melhor ficarmos de olho no que virá no futuro.
E, por outro lado, o Sr. José Serra dê as caras para evitar insegurança em seus eleitores; já está na hora!

Reply

ex-ministros ajudantes de ordens de hugo chaves de todas matizes incluida a população estão exigindo do delinquente amigo do lulla renuncia imediata. dizem que ele mentiu sobre o socialismo do seculo vinte e um.

o pt vai apanhar mais que cachorro de indio nessas eleições.


huahuahuahuahua


pipoca

Reply

Coronel,penso que esse negócio de pesquisas não deve merecer tantas "preocupações" ou tentativas de justificações de todos nós.Bem ou mal,capciosa ou não,não podemos discutir os números.O que a tucanalha tem que fazer e principalmentel Serra é avaliar se a estratégia está correta.Já começo a pensar que o Aécio pode estar com a razão.Tudo tem limite, até a fuga,essa fuga que o Serra põe em curso,como se estivesse fugindo do diabo.Acho que já está na hora de sair para a briga.Não pode mais ficar no nhém´nhem-nhém.Ou dá ou desce, ou seja, trepa ou sai de cima pois o Aécio quer se goste dele ou não, está aí.A vaca já começou a atolar no brejo.E por culpa do Serra, o que parece.

Reply

AMIGO DO "HOMUS ETHILICUS"

O governo do Irã informou hoje em Teerã que outros 9 cidadãos serão enforcados por conta dos protestos contra a reeleição do presidente Muhamad Ahmadinejad, o amigo de Lula, em junho passado. Foram condenados à morte por atentar contra a "revolução", justificou Seyyed Ebrahim Raissi, oficial do Poder Judicial, como informou a agência noticiosa Fars.

Na quinta-feira passada, Mohamad Reza Ali Zamani, de 37 anos, e Arash Rahmanipour, de 20, foram enforcados. Embora ambos tenham sido detidos meses antes dos protestos, foram julgados junto com esses novos condenados, como "inimigos de Deus". A exemplo dos dois executados e seguindo a tradição local, os nove condenados serão mortos sem aviso prévio, nem mesmo para as famílias.

Reply

Exato,coronel,viremos a página.
Sugiro uma semana soft,dando agulhadas nas roupinhas do Minc e escolhendo galochas pra Castanhede.
Na falta de um Love qualquer pra servir de tema,ficar revirando o google em busca de informações e dados,durante uma semana,mobilizando as centenas de fãs na tarefa de busca e demolição do pseudodramaturgo,recolher centenas de comentários cheios de veneno pra depois,Ó !dor pros discípulos,acabar tudo num telefonema entre as partes: a pedra e a vidraça.Foi amor ao som de ringfones.


¬¬

blaise2

Reply

desculpe, mas não faz sentido querer tanta regulamentação e controle estatal sobre os institutos de pesquisa que são empresas privadas e devem ter garantido o seu direito à liberdade de expressão.
Nós somos a direita! É por isso que lutamos!
Cada instituto deve ser responsável pela sua própria credibilidade (não o estado). O Vox Populi acabou de mandar a dele pro vinagre. Fez isso por que quis e é o seu direito.
Quanto à opinião pública... Ela não precisa de tutela. Não defenda esse tipo de coisa! O povo (nós inclusive) está longe de ser sábio, mas também não é otário.

Reply

Foi mais um golaço do Coronel. O assunto rodou o País. Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Gaudêncio Torquato entre outros se manifestaram sobre o tema. O Vox Populi foi sonoramente desmontado.

Reply

Fred Selvagem:

Ninguém está tirando a liberdade de institutos de pesquisa. Que cada um faça quantas e tantas pesquisas quiserem. O que está se regulamentando são os métodos, pois eles não são confiáveis. Pesquisas interferem e influenciam a opinião pública. Todos os sorteios são regulamentados no Brasil, meu caro, justamente pelas safadezas que eram cometidas. Por que o sorteio de uma amostra pode ser feito lá no instituto? Por que não pode ser feito em público? Onde é retirada a liberdade do instituto? Não venha com este papo, Fred, de achar que aqui estamos pregando a estatização dos institutos de pesquisa. O que estamos pregando é só um regramento seguro, para nivelar por cima. Quem não deve, não teme.

CORONEL

Reply

Muito bom descobrir mais um blog contra a bandidagem deste (des)governo.
Parabém!
ps - Duas correçõezinhas:
1. Não é "A grosso modo", mas "grosso modo", termo do latim;
2. É "o" tesão!
Valeu,
André Fernão

Reply

O jeito é mandar e-mails com a imagem do disco com o nome do Serra invertido e fazer uma enquete:
" Com pesquisas assim , o que deve ser feito a partir de agora:
a) primeiro, descobrir quem é Arres esoJ
b) mudar o nome do TSE para PTTSE
c) mudar o nome do Vox Populi para Vox PTpoli e do CNT para CNPT
d) encomendar pesquisas na Venezuela, sai mais barato
e) todas as anteriores."
Coronel, a gente sofre mas se diverte, pelo menos dá para fazer gozação.
Um abraço

Reply

Caro André:

Não é "parabém". É parabens!

CORONEL

Reply

Vox Populi virou Vox Dei.Só age em favor deo deus Lula :P

Vaõ mudar a logomarca e continuar fazendo sacanagem.Pornopolítica é vício,a Band sabe disso.Tanto que contratou o PHA pra investigar o Lula até a quinta geração anterior.Achou lixo de monte.A picaretagem do carro pelo apartamento...
Depois que se serviu do jornlista,meteu pé na bunda.Dizem que ele recebeu muita grana pela demissão,todos os direitos tabalhistas e tal.Ficou rico.
Mas se vingou...Fez da defesa do Lula missão de vida.

¬¬
blaise2

Reply
Thyrson Silveira mod

Denunciar à imprensa?!?!? à qual?!?! Band? Globo? Record? aos blogueiros da Folha? ...?
Tá tudo dominado!!!! Culturalmente nosso povo não tem a capacidade de pensar pr si só, somos facilmente manipuláveis. Somos zumbis. a cada dia que passa perco mais a esperança de viver num país civilizado. A quem diga que ganhamos notoriedade internacional, essas mesmas pessoas acreditam também em Papai Noel, em Honduras, o Lula tentou mostrar força na América Latina e nada conseguiu, a "águia" mostrou que ainda manda neste quintal e colocou quem quis no poder, e no Haiti, o que conseguimos?!?!?! O prêmio de estadista do ano?!?!? claro! fazendo interesses de banqueiros qualquer um conseguiria. Desculpe, Brasil, temos o governo que merecemos, por nossa ignorância e estupidêz.

Reply

Não adianta. Você não consegue entender.

A atividade de pesquisa é uma atividade privada, não estatal.

Ou você gostaria que o governo criasse a Pesquisobrás?

A resolução que você cita é claríssima.
Ali não diz que a Justiça Eleitoral "fiscalizará" as pesquisas. Mesmo porque é atividade extremamente complexa.
Ali diz que os partidos e eleitores têm direito de ter acesso a elas (o que não tinham antes) e a seus critérios.
Como você fez, aliás.

Quanto aos critérios objetivos, pois os subjetivos, só se fosse no pau de arara.

O que você sugere é mais ou menos como : todo médico terá que examinar o paciente da mesma maneira, pois é um absurdo que dois médicos cheguem a dis diagnósticos diferentes.

Ora, mais pesquisas houvesse, mais resultados diferentes haveria.

Quanto à universidadades fazerem a pesquisa "oficial": parece mesmo coisa do PT.

Por acaso é tarefa de universidade, que mal tem recursos para pintar paredes, fazer pesquisas e se meter no processo eleitoral?

Seu raciocínio é todo autoritário.
Não saber que com pesquisa não se discute. Combate-se a pesquisa negativa com outra(s) pesquisa(s).

Depois fica muito mal, porque você passa por mal perdedor. Já que quando as pesquisas indicaram o Serra com uma diferença grande, você achou bom.

E se vier o IBOPE aí e disser o mesmo que as outras, você também vai descobrir a pólvora?

Sua campanha só prejudica o Serra.

Definitivamente: Desde logo você fica com o título (provisório) de "barriga" do ano.

Reply
Passo aqui de vez em quando mod

Olá Coronel. Mais uma vez parabéns ao seu trabalho (e que trabalho! ufa!) e sua persistência no assunto. Valeu, pois criou uma corrente que no m[inimo deixou a blogosfera mais esperta e os internautas em geral mais atentos aos "detalhes" de como são feitas as pesquisas eleitorais. Aprendemos que é tudo muito amador no quesito técnico e muito profissional no quesito comercial hehehe.

No Brasil, para se fazer um sorteio promocional de um prêmio qualquer, existe um monte de regras estabelecidas, se não me engano, pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), com direito até de publicação em Diario Oficial da União. Uma chatisse até, burocracia mesmo, mas que sempre foi assim para ao menos tentar evitar que o sorteio daquele carro do shopping desse como ganhador a sogra do dono do shopping.

Já para pesquisas de cunho eleitoral, temos um TSE inepto, que aceita qualquer coisa e não fiscaliza nada.

Então ficamos assim: o sorteio de camisetas da seleção de futebol por uma loja do interior de São Paulo tem mais fiscalização e controle que pesquisas que podem nortear a decisão do povo em relação ao seu futuro.

Você disse MUITO BEM NESSE POST: Faz-se URGENTE a criação de metodologia, controle e fiscalização mínimas, ou seja, REGRAS CLARAS, para o feitio dessas pesquisas. O povo vem sendo enganado a décadas pelos institutos, e estes engordam seus cofres utilizando a boa(?) fé dos meios de comunicação que os exibem como sérios.

Não custaria nada, e poderia ser por resolução dos Srs Ministros do tribunal, um pouco de seriedade na condução dessas estrovengas.

Convoco o Sr Coronel a fazer um último post colocando o e-mail desses minitros em letras garrafais, para que entupamos suas caixas com o pedido urgente de mudanças, urgente mesmo, pra ontem, no controle e fiscalização, e normatização dessa gafieira que são hoje esses "pesquisas".

O Sr é um forte, um brasileiro que me orgulha.


Forte abraço!

Reply

quem põe pimenta no vatapá dos outros pode queimar a própria boca!

huahauhauhauha

eu me divirto...

pipoca

Reply
Thyrson Silveira mod

Olá Coroné,
Estive pensando, talvez não houve más intenções dos petralhas em confundir os brasileiros. Vejá só:
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etâso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e últmlia lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqruê nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Etneedu, Crnoorel?!?!?

Reply

Anônimo das 11:31:

Você é mais raso do que bacia. Em algum momento foi comentado aqui os resultados das pesquisas? Eles são irrelevantes, panaca! O Ibope é irrelevante! O Datafolha é irrelevante! O que estamos defendendo aqui são que os métodos sejam claros. Que não sejam fajutados. Aliás, estamos falando aqui de uma coisa que, sim, tem de ser sempre igual: ES-TA-TÍS-TI-CA, seu imbecil.Tanto é que você aí, com os seus dois neurônios, pode calcular uma amostra aleatória probabilística para o Vox Populi.Assim como eu. O problema está no sorteio.Ali que é feita a falsificação, seu babaca. A barriga do ano é a minha, sim. Cultivado com o chopinho que tomo gelado em Jurerê Internacional. E pare de colocar palavras na minha boca. Eu só prejudico o Serra? Não, eu só ajudo o Arres!

CORONEL ( e fim de papo pra você, ok?)

Reply

Ula! Ula!

Tem hipertenso aí remando contra o espírito do blog.
Futebol é coisa pública e cheio de regras que devem ser seguidas. Porque regulamentar pesquisas seria estatizá-las?
Bah! colega! Aqui parece que temos liberdade de fala o que quizer, desde que não minta a favor da quadrilha.
"Au revoir"

Reply

O TSE é uma piada.

Reply

tô na área...
E dificil a turma entender que ESTATISTICA ainda não é CIÊNCIA,mas tem métodos muito bons tentando chegar lá,assim que se seguirem o "manual' a cousa funciona mió,
ostipô!.
Para um banco de dados(Brasil)mais conhecido que bunda de atriz que posa na Playboy as PESQUISAS obrigatóriamente deveriam representar O MESMO BANCO DE DADOS DE AMOSTRAGEM,com ou sem sorteio.
O que NÃO PÓÓÓDE é "catar" aqui,ali e acolá.
ISTO NÃO PÓÓÓÓÓÓDE.
tá bem desenhadinho.

Reply

É bem feito! O idiota das 11:31, certamente da tropa de choque petista levou uma bicuda, que tão cedo não se mete mais por aqui!

Outros são mais solertes: vêm com um papinho bobo, dizendo que não tem nada demais - e que é apenas mais uma pesquisa, na pura intenção, de tentar minimizar a canalhice, como sendo algo inofensivo.
É o cacete! Todos sabem que pobre e analfabeto "preza" muito seu voto. Repetem à exaustão: "Não vou perder meu voto", lógico, votam em quem dizem que está ganhando, ou que vai ganhar!
E a quadrilha petista sabe muito bem com quem, está lidando.

Pedro Rocha

Reply

Excelente trabalho, Coronel.
Ao contrário do Lula (felicíssimo com os resultados) não estamos nem aí para as pesquisas ou seus resultados, mas cabe uma reflexão sobre os motivos desta “malandragem”.
Motivos colocados, brilhantemente, pelo Coronel:
1) Inflamar a militância.
2) Atiçar os doadores.
3) Pressionar apoios.
4) Assustar covardes.
5) Emparedar a justiça eleitoral.

Minhas preferidas são as opções 2 e 3.

Reply

Perfeito, não poderia ser melhor.Dora

Reply

Ôôô, Coronel!, chamar bem a USP e a UNB para fazer as regras??? Se é besta, sô! Aproveita também para chamar a UNE, o MST, o Forum Mundial e outros pterodáctilos stalinistas prá tomar conta do galinheiro.

Reply

Para o Anônimo das 11:31: Não é "mal perdedor" e sim, "mau perdedor"!Mau é antônimo de 'bom'. 'Mal' é antônimo de 'bem'.

Reply

Peçoar, peçoar...
Vou desenhar. Quando o Coronel resolveu chamar os universitários, foi para eles montarem várias combinações aleatórias. Assim:

Combinação 1 - cidades A, B, C, etc
Combinação 2 - cidades D, E, F, etc
---
Combinação "n" - cidades X, Y, Z, etc

Aí, quando algum XOV ILUPOP da vida quiser fazer uma pesquisa, alguma daquelas combinações adrede preparadas seria sorteada pelo TSE, impedindo a manipulação nesse quesito.

De nada.

Reply

Tem gente querendo que se confunda fraude com liberdade de expressão.
Conta outra, apologista da impunidade para freudadores de pesquisas ...
O inferno está cheinho de gente de boas intenções, mas´cheinha de má-fé.

Reply
Anônimo, não o outro mod

Coronel, tem " mals " perdedores por aí , que acham certo essas pesquisas " à la Venezuela". Com essas safadezas, fica fácil ,depois ,a fraude nas urnas, que nem lá,né!!

Reply

A petralhada está feliz, é? Seria bom lembrá-los das últimas pesquisas para a prefeitura de São Paulo, que davam Marta em primeiro, Alckmin em segundo e o Kassab fora da disputa do segundo turno.

Pra quem é de fora: Kassab ganhou!!!!

Reply