Hoje o Estadão informa que Lula vai, efetivamente, pagar o dobro do preço pelo caça francês, contrariando a Aeronáutica e ainda "perdoando" os especialistas da FAB. Elogia o grande piloto Juniti Saito e acaba com a moral da sua tropa. O filme acima é uma homenagem ao tipo de comandante que é Juniti Saito. Ele comeu peixe, muito peixe e, a estas horas, deve estar com as calças azuis borradas. Juniti Saito, como um bom descendente japonês, deveria saber o que um verdadeiro homem faria nestas horas.
A versão do Estadão
Como contrapartida para para a Aeronáutica, que terá seu trabalho de análise relativizado na escolha final, o Planalto afasta a hipótese de punição ao comando da Força pelo recente vazamento do texto preliminar do relatório F-X2, de caráter confidencial e datado de setembro de 2009. Segundo um colaborador direto do presidente Lula, a atitude foi "deliberada", "grave" e nociva à segurança nacional. Mas, ponderou ele, a responsabilidade pelo ato "de um brigadeiro" não pode ser imposta ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, cuja "lealdade e integridade são inquestionáveis".
A versão da Folha
A Aeronáutica confirmou ontem que o seu comandante, Juniti Saito, formalizou na última quarta o envio do relatório do programa F-X2 para o ministro Nelson Jobim (Defesa), única autoridade civil a receber o material. Segundo a Força, só existe uma versão do relatório, que foi elaborado pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate) e aprovado pelo Alto Comando da Força Aérea no dia 18 de dezembro. Não houve recuo ou mudanças no texto, diz a FAB, que nega pressões políticas nesse sentido.
26 comentários
Saito no final foi show de bola. ;)))
Replyos parasitas que vem junto com os governantes eleitos são os mais perigosos...
Replyainda mais quando o governante eh ignorante a ponto de assinar um documento sem sequer ler a metade da primeira pagina...
e esses petralhas que estão tentando dar o golpe como ultima cartada são daqueles caes fieis aos ideais...
passam a perna ate no chefe se for preciso pra fazer valer a vontade da militancia.
um ignorante com um caneta na mão eh muito mais perigoso do que um terrorista de metralhadora em punho.
Coitadinha da Aeronáutica! Nesse desgoverno, ela ainda não conseguiu sair do chão. Rasteja.
ReplyCoronel
ReplyEsse melancia sem honra, fazer Haraquiri? Isso era e ainda è para homens com Honra, como os antigos samurais.
Permita-me opinar sobre o post em questão. Já o comentei em outros blogs. Recuso-me a acreditar que a Força tenha finalizado o relatório e decidido pelo Gripen. Pelos motivos abaixo:
Reply1) Pra começar, o Gripen nem é um caça, é apenas um protótipo;
2) O Gripen é monorreator, enquanto os caças top de linha, como o Sukhoi Su-35/37 e o Hornet, são birreatores. Pra quem está no ar, pilotando, uma turbina a mais faz uma grande diferença;
3) O Gripen não tem a autonomia de vôo necessária ao território brasileiro. Como é que você vai decolar de Anápolis e executar uma missão em São Gabriel da Cachoeira com um monomotor pé-duro desses?
Eu, particularmente, continuo não acreditando que a cúpula da Força tenha feito uma escolha bisonha dessas. Já que o melhor caça (o Su-35), por pressão americana, está fora, que venha, pelo menos, o Rafale.
Cordialmente,
1º Ten. Av. Costa Gomes
Anápolis – Go
Pede pra sar, comandante. Deixa um Homem que honre as calças assumir.
ReplyCnel,
ReplyA história se repete!
Em 1988, Rubel Thomas presidente então da falecida Varig, assinou um contrato para a compra de 14 B-747-400 (US$ 1,680 Bilhões). Mesmo sendo contrario aos relatórios dos setores técnicos da empresa. Dezoito anos depois a empresa quebrou. Na época a Varig, para quem não sabe, era a maior empresa de aviação privada fora dos Estados Unidos.
Esta idéia que compra de caças para o país é um assunto político é a maior balela!
Vejam o que aconteceu com os argentinos quando da guerra das Falklands-Malvinas 1982. Antes do inicio do conflito, por pressão dos EUA e Inglaterra, os franceses deixaram de fornecer mísseis Exsocet.
Assim eles SIFÚ.
O mesmo irá acontecer com Brasil quanto ao fornecimento de peças para qualquer tipo de avião.
Os motores serão sempre fabricados nos EUA, França,Rússia ou China.
Assim eles controlam a capacidade de combate dos aviões.
Átila
Esses caças são do modelo Kamikaze?
ReplyA frança vai conseguir vender os GAMBALEs para os tolos.
ReplyTen. Costa Gomes
ReplyNão tenho nada contra seu comentário. Talvez um pouco, apenas. Mas explico.
jobim e FAB queriam(?) um avião de 5ª geração que levasse tecnologia brasileira. Ora, criar um avião de 5ª geração a partir da estaca zero, levo muitos anos e muitos bilhões, que aliás, temos em excesso lá fora. Um tal fundo de US$ 230 bilhões ou mais.
Os suecos possuem já os planos para o novo Gripen. Podem desenvolvê-lo aqui juntamente com os nossos engenheiros. Aliás, querem desenvolvê-lo aqui. È uma boa oferta, que os outros não nos ofereceram.
Quanto os Gripen cobrirem todo o nosso território, podem fazê-lo desde que estejam dispersos por todo territorio e não, concentrados em uma unica base. E pelo preço dpos outros, até podemos comprar 2 destes, tendo vantagem no número.
Quanto ao Rafale, sem provas em combate, só por ter dois reatores, manutenção caríssima, e limitado em teconologia quando comparado com os Hornet? Acho um crime adquiri-los!
Resumindo. Eu escolhia os Hornet! Mas não vejo os EUA colocarem neles a última tecnologia já que somos um país soviético. E deixemo-nos de sonhos. Os Sukoi não chegam aos Hornet.
Logo, comprar os Rafale só para lulla receber uma boa comissão, è ridiculo.
Por issso, merda por merda, compram-se os Gripen, não 36, mas o dobro. Temos boas tecnologia para os tornar bons caças, e manutenção, com poucos custos. Além do mais, poderemos vendê-los para toda a AL, a partir do momento que começar a sua produção.
Cumprimentos
Cumprimentos
Os Rafale são tão bons que foram classificados, num relatório de 3000 páginas da FAB, em último lugar entre os três concorrentes, sendo um deles apenas um protótipo e, além disso, um monorreator. Esse relatório foi vazado para a imprensa, como é do conhecimento de todos, o que despertou uma forte reação por parte do desgoverno comunofascista do Forode São Paulo, comprometido desde sempre com os aviões que os franceses não conseguiram vender para nenhum outro país. Essa reação culminou com o recuo da FAB, que abdicou de estabelecer um ranking entre oa concorrentes, como lhe fora "sugerido", desde início, pelo desgoverno prevaricador. A pergunta que se apresenta, então, é a seguinte: qual seria o real motivo da escolha dos caças franceses, já que ela, muito provavelmente, não deve ter ocorrido em função dos belos olhos de Madame Sarkosy?
ReplySugestão democrática para os filhos da terra do sol nascente
ReplyO ritual do harakiri era praticado da seguinte forma:
O suicida banhava-se, de forma a purificar o seu corpo e a sua alma e dirigia-se ao local de execução, onde se sentava à maneira oriental. Pegava então sua espada curta (wakizashi), ou um punhal(tanto) e penetrava a lamina no lado esquerdo do abdômen, cortando a região central do corpo e terminava por puxar a lâmina para cima. Era importante o corte ser no abdômen, pois era considerado o centro do corpo, das emoções e do espírito para o povo japonês. Assim, o samurai estaria literalmente cortando a sua “alma”.
Importante também era para o samurai escrever um poema de morte, que era uma pequena composição poética onde o guerreiro deixava registradas as suas últimas impressões do mundo, algum desejo oculto ou simplesmente uma despedida formal.
Marechal
Por favor avise-nos em que canal aberto ou fechado, poderemos assistir ao espetáculo do samurai tupiniquim desonrado
http://www.filmforum.org/films/samurai/hara.jpg
É ..Coronel
ReplyJá não existem SAMURAIS como os de antigamente !
pé de cabo se apresenta1
Replyalô tenente Costa Gomes(herdeira das sardinhas?)
1-Qual avião NO SEU EXCELENTE ENTENDIMENTO VAI DE ANÁPOLIS À SÃO GABRIEL FAZER ALGUMA COISA E VOLTA????.
2-O que temos de proteger em São Gabriel?.
3-Lula e adeptos falam em pré sal para defender.
4-Ter aviões com duas,três,dez turbinas não significa nada,pois certamente NÃO FAREMOS MANUTENÇÃO ADEQUADA ou teremos capacidade operacional de manter a frota em atenção permanente.
5-Procure fotos da base aérea do Amapá.É tem um negócio deste por lá.
6-Hoje o panorama nos diz(para cabos,sargentos)que não existe a menor ameaça de ataques aéreos na região amazônica,salvo os tradicionais E CONHECIDOS TRAFICANTES,que ainda um bom Tucano resolve.Aliás FALTAM TUCANOS por lá e NÓS SOMOS OS FABRICANTES e custam uma bagatela e dão emprêgo para brasileiros
fuiiiiiiiiiiiiii
"FRENCH RAFALE OUT OF RACE FOR IAF FIGHTERS
ReplyThe French Rafale twin-engine multi-role fighter has been knocked off a $10-BILLION CONTRACT FOR 126 COMBAT AIRCRAFT for the Indian Air Force. One of six contenders, Rafale was officially rejected by the Ministry of Defence for what an official called the failure to meet qualitative requirements of the contract.
The IAF has been maintaining that all six contenders — American F-18 and F-16, Eurofighter Typhoon, Russian MiG-35, Swedish Gripen NG and the Rafale — for the Medium Multi Role Combat Aircraft (MMRCA) contract have met technical requirements.
But a senior official of the Ministry of Defence today said that Dassault Aviation's Rafale was rejected at the technical evaluation stage for failing to meet minimum performance requirements detailed in the tender document. Flight trials for the remaining five fighters are expected to commence within three months, the official said.
“They (Rafale) did not meet the requirements and will not proceed to the next stage. We hope to begin trials within three months with the others that have qualified,” the official said.
The French fighter, always an underdog in the competition for what is considered the largest international defence contract, was aggressively pushed by the French government."
FONTE: http://www.indianexpress.com/news/french-rafale-out-of-race-for-iaf-fighters/447745/
MAS NÃO É QUE OS BELOS OLHOS DE MADAME SARKOSY REALMENTE TIVERAM UM PAPEL IMPORTANTE NA ESCOLHA DOS RAFALE, QUE O DESGOVERNO DO FORO DE SÃO PAULO ESCOLHEU PARA REEQUIPAR A FAB?
Não falem mal do comandante. Em Junho ele estará vestido a rigor na festa caipira na granja do torto.
ReplyO raFALHE com certeza vai nos trazer coisas grandes: grandes gastos, grandes preucupações, grandes vexames! Aliás, muito melhor um caça razoável com bastante tecnologia nacional do que o produto pronto rafalhe de alto custo de aquisição e manutenção. Porque tanta preucupação com caças? Ou alguém acha que defenderemos o território nacional com esses 36 jatos sendo que qualquer país desenvolvido nos aniquilaria em poucos dias por ar! Isso é barulho de petralha pra tentar fazer o país ser notado lá fora. E já conseguiram. O mico lá fora tá grande!!! Acorda sapo barbudo, te manda enquanto está em alta!!!
Reply1º Ten. Av. Costa Gomes
ReplyMas como explica que a França não consiga vender Rafale pra ninquém??Se é tão bom,melhor do que o concorrente americano?
Seria o fim da picada se nem França usasse os ditos-cujos,não?
Foi um bom negócio pro Brasil o uso dos Mirages?Não deram uma rasteira ultrassônica no Brasil no que se referia à manutenção,reposição de peças e transferência de tecnologia?Foi um primor de negócio que não ensejou críticas?
Como aviador,vota no Rafale?Todos os pilotos,pois serão eles afinal a usar e correr os riscos,se consultados uma a um,também votam no Rafale?todos os pilotos já testaram todos os modelos,com exceção do sueco que é só avião de prancheta ainda?
Obrigada por esclarecer por que pagar uma fortuna pelos Rafales e não pelos americanos?
¬¬
Ao invés do "supremo sacrifício", o japa deveria salvar o Brasil, juntamente com os outros companheiros de farda.
ReplyCoronel
Replylulla já decididiu pelos Rafales. E não vão ser só 36. mas 120 mais um porta aviões. Outro! Quanta grana isso nos vai custar e quanta grana entrará em seu bolso?
Que loucura vinda de um corrupto e analfabeto. Que sabe ele das necessidades da nossa defesa? E nem quer ouvir falar mais dos outros dois concorrentes!
DITADURA!
"Planalto decide por Rafale
O governo de Lula decidiu que o caça Rafale da companhia francesa Dassault é o que se encaixa em um projeto maior de defesa e por isso será escolhido para o programa F-X2, que comprará 36 aviões de combate. Para bater o martelo, é necessário ainda ajustes sobre o preço desse lote, estimado em R$ 10 bilhões.
O Palácio do Planalto decidiu ainda descartar qualquer referência favorável aos outros dois caças concorrentes — da americana Boeing e da sueca Saab — no novo relatório da FAB. Neste documento a ordem de preferência anteriormente exposta foi retirada. O projeto de defesa deve padronizar a frota de caças do país e guarnecer um futuro porta-aviões que deve ser construído também em parceria com a França. O plano prevê a aquisição de 120 caças."
(...)
http://opiniaoenoticia.com.br/sem-categoria/planalto-decide-por-rafale/?optin
-Isto indica que o Japa da FAB
Replytera que enfiar aquele facao niponico ridicula na barriga?
-E a força vai deixar?
-Hiiii caracas!
-Saudades do SENTA A PUA!!!
TENDO EM VISTA AS OPINIÕES EXPEDIDAS AQUI E EM QUALQUER OUTRA PARTE A RESPEITO DA AQUISIÇÃO DOS CAÇAS, RECUSO-ME A ACREDITAR QUE ALGUÉM, EM SÃ CONSCIÊNCIA, ENDOSSE, CONTRA O LABORIOSO PARECER EMITIDO PELA PRÓPRIA AERONÁUTICA, A ESTÚPIDA OPÇÃO DO DESGOVERNO COMUNOFASCISTA DO FORO DE SÃO PAULO PELOS RAFALE!
ReplyEsperar o que de um brigadeiro que condecora o Ronnie Fon, seu amiginho de escola?
ReplyÉ um cabide de uniforme. Se fosse sério ja tinha esculhambado o Lula e o Jobim.
Onde compro uma boa bicicleta e um estilingue? Asseguro-lhes que serei uma ameaça aos caças do Mula.
ReplyEu quero descer, parem essa tranqueira!!!
Quanto ao Tenente Aviador, não tenham dúvida, é mais um melancia buscando promoção. Não há mais militares no serviço atgivo, o que há são coisas como essa aí.
O ano n~ao conto. Formatura da AFA. Dois n~ao receberiam o espadim, um deles aluno exemplar, mas era descendente de japoneses. Naquela 'epoca, sabiam o que estavam fazendo!
Replyhttp://www.indianexpress.com/news/french-rafale-out-of-race-for-iaf-fighters/447745/
ReplyCaro Corona: é bem possível q vc já tenha visto, mas te mando de qq forma e peço, encarecidamente, q alguém me explique como o Brasil está fazendo tamanha idiotice nessa questão dos caças.
Marco Loss