Retrospectiva 2009: Lula, o "cara" (2)

Contiuamos a buscar os "fatos concretos" que tenham motivado a transformação de Lula neste fenômeno das relações internacionais. Aqui, as atividades do segundo trimestre:

No dia 1º. de abril, Lula lascou emocionado, em carta à Argentina, lamentando a morte de Raul Alfonsin: “tive nele um interlocutor e um amigo”. No entanto, mandou Sarney representá-lo no funeral. Lula “acompanhou com atenção” e “seguiu com interesse” a revolta internacional contra os testes com mísseis de longo alcance, feitos pela Coréia do Norte, a que chamou de “foguete”. Lula armou a sua lona novamente na Argentina e de lá bradou: “ vocês querem declaração?” E declarou que o Brasil “era dono do próprio nariz”, “ não tenho medo de crise, sou de uma região do Brasil onde criança que tiver medo da crise, nem nasce”. Lá pelo final do mês, Lula recebeu Alan Garcia, do Peru, no Acre e defendeu a sua criação, a Unasul: “O Alan só tem um defeito. E um defeito muito grave: ele deveria participar mais das reuniões da Unasul.” O presidente peruano não se manifestou sobre a observação de Lula, sabedor de onde a tal Unisul iria dar. E abril terminou, sem que a gente conseguisse identificar o que Lula fez para ser transformado em fenômeno das relações internacionais.

Maio começou com uma intensa programação e um verdadeiro frisson no Itamaraty. Estava para chegar o “ele”, o “aquele”, o grande adversário do "império", o Ahmadinejad. A visita acabou adiada, tendo em vista a eleição iraniana que se aproximava e onde o iraniano fraudou os resultados. Lugo, o bispo presidente e pai de todos os paraguaios visitou o Brasil e Lula levou-o a andar de trem, no Pantanal. O assunto, no entanto, era Itaipu. As manchetes foram que Lula não cedeu nada e que o acordo que só vence em 2023 estava de pé. Em julho, o Brasil cedeu e permitiu que o Paraguai passasse a vender livremente a sua cota de energia, não necessariamente para a Eletrobras. Se Lula não for eleito o homem do ano no Paraguai, será uma injustiça como nunca foi vista neste país. Lula continuou recebendo outros presidentes. Recebeu Abdolaye Wade, do Senegal, e Hugo Chávez, o guru bolivariano, na Bahia. Durante um evento, o áudio vazou e Lula estava cochichando com Chávez. "Calma Chávez, se eu eleger a Dilma, esses acordos vão sair. Eu vou ser o presidente da Petrobras e o Gabrielli será meu assessor".Chávez ainda respondeu: "e eu vou fazer o quê? Eu não quero fazer nada". Sem dúvida, um grande momento das relações internacionais. Lula também foi à China, vender alguma coisa com asas. Não conseguiu destravar as vendas da Embraer, congeladas desde 2007, mas a China liberou a compra de frangos do Brasil. O momento cômico da viagem ficou por conta de um trecho do discurso do presidente, onde ele afirmava que, entre os dois países, há "grande convergência de interesses" na busca por um desenvolvimento sustentado e por "uma ordem internacional mais justa". A China, como se sabe, é um ditadura comunista e a maior poluidora do planeta. Por fim, não pode ficar sem registro a viagem de Lula para as arábias na condição de futuro sheik da OPEP, em companhia de Dona Marisa Letícia, que não foi vista de burka. Uma declaração de Lula entrou para a história, comprovando que o “cara” é mesmo o “cara”. Disse Lula: "No Brasil, tem uma coisa interessante que vocês precisam conhecer. Apareceu alguém vendendo algo na porta de um brasileiro, ele sabe que é um turco que está vendendo". A platéia ficou em silêncio. Lula não. "Qualquer vendedor que for vender um produto na casa das pessoas, prontamente ele é chamado de turco. Eu não sei se é o turco nascido em Istambul ou no tempo do Império Otomano, nascido na Arábia Saudita ou no Líbano".

Querem começar ou terminar junho por Manuel Zelaya? Bem, comecemos por viagens de Lula próximas a Honduras, uma para a Costa Rica, a outra para a Guatemala, além de El Salvador. Na Costa Rica, ele contou a história do “sapito” que atrapalhou a construção de uma hidrelétrica e ainda disse que não mataria nem mesmo uma “cucaracha”, além de dizer que a economia brasileira estava como “Deus gosta”. Na Guatemala, prestou solidariedade ao vivo e a cores ao seu presidente, acusado em vídeo gravado por um adversário assassinado de que, se morresse, a culpa seria do amigão de Lula, que estaria planejando a sua morte. Em El Salvador, Lula prestigiou a posse de Maurício Funes, seu velho conhecido, e marido de sua amiga e antiga militante do PT, Vanda Pignato. Para ajudar na montagem do novo governo, Lula já havia mandado a San Salvador o seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho. A campanha do vencedor foi feita pelo marqueteiro de Lula. Dizem que não foi a Petrobras quem pagou. Lula participou da Conferência Mundial da OIT, onde o pais sofreu duras críticas por fazer cara de paisagem para problemas com direitos humanos em Sri Lanka e Coréia do Norte, justificadas da seguinte forma pelo assessor de todas as horas, Marco Aurélio Porquito Garcia: “O Brasil não tem de ficar distribuindo certificados de bom comportamento ou de mau comportamento pelo mundo afora.” Em visita ao Cazaquistão, Borat baixou em Lula. Declarou o presidente sobre o mar de lama em que José Sarney mergulhou: "Não li a reportagem do presidente Sarney, mas penso que ele tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum". Por fim, Lula assumiu para si a responsabilidade de resolver a crise em Honduras. E, no dia em que Zelaya foi defenestrado, já saiu peitando o país com uma nota em que “condenava de forma veemente a ação militar que resultou na retirada do Presidente de Honduras, José Manuel Zelaya, do Palácio Presidencial em Tegucigalpa no dia de hoje e sua condução para fora do país”. Lula não contava com a força da democracia e amarga, seis meses depois, um hóspede inconveniente como o único traste de bigode e de chapéu que restou do episódio.

14 comentários

Prezado Sr. Cel:

Sugiro da edição de um livro (extenso por sinal) com a "Coletânea das Merdas Presidenciais do Des-Governo Lula"

Reply

Coronel
Algo de muito estranho está acontecendo com o seu blog. Tentei linkar ontem e não consegui. Já vem assim há dias.
Espero que não seja algo muito grave.

Reply

Coronel

Venho aqui, como um humilde fã que sou, desejar-lhe um repleto de realizações... Que o novo doctor da familia tenha muita sorte em seu novo caminho e que a familia toda seja rodeada de energia positiva e saúde...
Obrigado pelos textos, pelo blog e pela clareza de suas idéias...

forte abraço do Baú

.

Reply

Coronel, pela notícia que deram sobre a láurea conferida se constada que o FT esta foi, em nome da banca internacional, agradecimentos pelos juros altíssimos que nós brasileiros pagamos e que, via de consequência, terminou foi salvando parte dos banqueiros internacionais. Pagamos juros altíssimo porque o Bolivariano da Silva precisa empregar seus apaniguados que, por sua vez, jogam confetes nele o tempo todo e o círculo de fecha.

Essa desculpa de que foi proeminência internacional é sem o menor fundamento.

Reply

Coronel:

deixe-me fazer uma previsão para 2010: o mollusco gosmento receberá o Prêmio Nobel da Paz.

Hereticus

Reply

Coronel
Olha isso (fonte: Claudio Humberto)

"29/12/2009 | 00:00
Jobim põe cargo à disposição
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes das três Forças colocaram os cargos à disposição após o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, exigir a presença de Jobim na cerimônia do Programa Nacional de Direitos Humanos, semana passada. Teria ameaçado chamar os militares de “covardes”. O presidente Lula teve de intervir para evitar uma possível crise."


29/12/2009 | 00:00
Passado é passado
Jobim disse ao presidente que não iria ao evento para ser coerente com sua opinião de não falar e esquecer o passado.

29/12/2009 | 00:00
Solidariedade
O brigadeiro Juniti Saito (Aeronáutica) e o general Enzo Peri (Exército) prestaram imediata solidariedade ao ministro Jobim

29/12/2009 | 00:00
Emergência
O almirante Moura Neto (Marinha), que estava no Rio, foi chamado às pressas para discutir como agir em caso de referência aos militares.

29/12/2009 | 00:00
Silêncio
O secretário de Direitos Humanos, que tem status de ministro, não respondeu até o fechamento da coluna."

A ser verdadeiro o fato e os atos, esse Vanucchi tá querendo acabar com a defesa brasileira...

No Alerta Total José Serão, sobre o episódio, anota o seguinte:

"O processo revolucionário está em marcha. Mas a maioria dos militares parece não dar bola para isso. A maior parte das Legiões só pensa em tirar, no futuro, alguma vantagem do Exército de Libertação Nacional em franca formação. É a tragicomédia anunciada. Quem tem vocação para gueixa – não para samurai - só usa a espada para cometer “harakiri”. Ou seria “arakuru”?"

Ou seja: está em curso. deduz-se, a implantação de um exercito revolucionario da pior qualidade...

Reply

Coronel

Hoje tá que tá;
O blog Aposentado solte o vero anota o que recorto:

"Milhares de parentes de petistas empregados na imensa máquina pública partidária, com faixa etária superior a 50 anos, estão sendo aposentados em massa, mesmo sem terem trabalhado e contribuído para isso. Estão recebendo gordos “fundos de garantia” inexistentes na realidade, e pensões próximas do teto-limite. Petistas ligados diretamente ao Executivo, controlam o SERPRO e o INSS, e quem mais checaria a introdução de novos CPFs na lista de beneficiários aposentados, de 2004 para cá? Essas aposentadorias são também usadas como moeda de troca, entre favores escusos e se aceleraram de 2008 para cá."

Imitando o presimente, a ser verdade o fato e o ato, tamo sifu.... dái não se ter dinheiro para corrigir decentemente as aposentadorias.....

Reply

MASSACRES POLITICAMENTE CORRETOS

29 garimpeiros foram mortos e degolados pelos “índios” em Rondônia, em 2004. Será que algum dos assassinos foram julgados e condenados até agora??Parece que não. Será que alguma ONG foi criada para exigir a punição dos assassinos? Parece que não. Será que os Movimentos ditos Sociais não param de exigir a condenação dos assassinos, como fazem com os assassinos da freira americana Dorothy Stang? Será que o Príncipe Charles continua toda histérica, vestida de saiote escocês, ao lado da Bruxa de Eastwick, sapateando sobre as tamancas, e cobrando a falta de punição dos assassinos? Parece que não....
Agora, no Suriname, garimpeiros brasileiros foram mortos e suas esposas e filhas foram estupradas pelos quilombolas de lá. Será que os Movimentos ditos Sociais vão exigir a punição dos culpados? Será que alguma ONG vai ser criada, com esse fim? Será que o Príncipe Charles vai ameaçar mandar o seu batalhão de “soldadas”, todas vestidas de sainha escocesa, à região, para prender os criminosos?? Creio que não.......Afinal, massacrar garimpeiros é politicamente correto, pois eles são maus, perversos, egoístas, segundo a cartilha “Çoçialóide” vigente ....Agora, massacra os pobres, inocentes e puerís “índios” e quilombolas, procê só ver o que acontece..........

Fitzcarraldo Silva

Reply

Feliz Ano Novo!

Muita saúde, dinheiro, trabalho, amor e paz, Coronel.

Bjs

Reply

Deu no Claudio Humberto

29/12/2009 | 00:00

Jobim põe cargo à disposição

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes das três Forças colocaram os cargos à disposição após o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, exigir a presença de Jobim na cerimônia do Programa Nacional de Direitos Humanos, semana passada. Teria ameaçado chamar os militares de “covardes”. O presidente Lula teve de intervir para evitar uma possível crise

Reply

Li não sei onde que o apedeuta foi agora escolhido como um dos tais que moldaram a década. Ai, ai, ai. Isso diz pouco da triste personagem e muito, quase tudo, do lamentável estado do mundo.

Reply

Coronel
Excelente retrospectiva 2009 sobre o nosso "estadista",grande irmão e guru dos fracos e oprimidos...

Do jeito que a coisa vai,é melhor que 2012 venha depressa !!!

Mas,antes disso,um feliz 2010 ao Sr.,à família e aos demais leitores deste excelente Blog .

Reply

Coronel

Finalmente voltei a conseguir entrar para comentar.

Vamos ter novas FA com o nome de Exército de Libertação Nacional, misto de melancias e MST? Forças militares bolivarianas armadas e muniacidas por chavez? Enquanto isso, jobim finge que não sabe de nada?

E os militares que não forem escolhidos? E a Policia Militar? E tudo mais? Guerra civil? O contar das espingardas porque nosso território è imenso?

Reply

"Manimeni" um FEBEAPÁ, pois não? E dá uma verghonha ...

Reply