Da Folha:
Quanto mais o governo reforça publicamente sua preferência pelos aviões Rafale, da francesa Dassault, para renovar a frota da FAB, mais as outras competidoras, a sueca Saab e a americana Boeing, aumentam a pressão para não serem excluídas antes que se encerre o processo de análise técnica. Nesta terça, por exemplo, desembarcam em São Paulo enviados especiais da Boeing para defender o seu avião, o F-18 Super Hornet. batendo na tecla de que seu produto não é só um dos melhores, se não o melhor, e atende ao requisito de transferência de tecnologia.O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, até aderiu à brincadeira do presidente Lula, de que vai acabar recebendo os aviões "de graça": "É possível. Os EUA disseram que vão transferir tudo, e a Suécia, que vai rever condições." O novo parâmetro usado pelo governo brasileiro para tentar obter maiores vantagens no negócio, que pode chegar a 4 bilhões, foi dado pelo presidente francês Nicolas Sarkozy: ele garantiu a Lula que a Dassault irá vender os aviões ao Brasil pelo mesmo preço que cobra da própria Aeronáutica francesa.Já a pressão da Boeing é focada no compromisso da aprovação que o governo dos EUA deu para a transferência do pacote do F-18. "É uma decisão definitiva", disse um assessor americano, afastando uma possível revisão pelo Congresso. A sueca Saab, que entra na disputa com o Grippen NG, também decidiu se mover. Seu principal trunfo é o preço, mas seu produto enfrenta duas resistências: só ter uma turbina e ser ainda um projeto virtual.O prazo final para a coleta de dados e revisão de propostas passou do dia 18 para o dia 21, quando a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate espera abrir a fase final de redação do relatório com novidades das três empresas. A expectativa é que todas façam novas concessões nas áreas de preços, de condições, de abertura de tecnologia e de "offset" (sistema de compensações no avião ou outras áreas).As etapas seguintes são: avaliação do Alto Comando da Aeronáutica, envio para o Ministério de Defesa, convocação do Conselho de Defesa Nacional e a decisão do presidente. Em tese, Lula pode jogar o trabalho na gaveta e usar sua prerrogativa de decidir politicamente o que é melhor para o país. Um fator decisivo pró-Rafale é a "aliança estratégica" entre Brasil e França, que inclui não só o maior pacote de compras militares, mas também aliança política em foros multilaterais.
Quanto mais o governo reforça publicamente sua preferência pelos aviões Rafale, da francesa Dassault, para renovar a frota da FAB, mais as outras competidoras, a sueca Saab e a americana Boeing, aumentam a pressão para não serem excluídas antes que se encerre o processo de análise técnica. Nesta terça, por exemplo, desembarcam em São Paulo enviados especiais da Boeing para defender o seu avião, o F-18 Super Hornet. batendo na tecla de que seu produto não é só um dos melhores, se não o melhor, e atende ao requisito de transferência de tecnologia.O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, até aderiu à brincadeira do presidente Lula, de que vai acabar recebendo os aviões "de graça": "É possível. Os EUA disseram que vão transferir tudo, e a Suécia, que vai rever condições." O novo parâmetro usado pelo governo brasileiro para tentar obter maiores vantagens no negócio, que pode chegar a 4 bilhões, foi dado pelo presidente francês Nicolas Sarkozy: ele garantiu a Lula que a Dassault irá vender os aviões ao Brasil pelo mesmo preço que cobra da própria Aeronáutica francesa.Já a pressão da Boeing é focada no compromisso da aprovação que o governo dos EUA deu para a transferência do pacote do F-18. "É uma decisão definitiva", disse um assessor americano, afastando uma possível revisão pelo Congresso. A sueca Saab, que entra na disputa com o Grippen NG, também decidiu se mover. Seu principal trunfo é o preço, mas seu produto enfrenta duas resistências: só ter uma turbina e ser ainda um projeto virtual.O prazo final para a coleta de dados e revisão de propostas passou do dia 18 para o dia 21, quando a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate espera abrir a fase final de redação do relatório com novidades das três empresas. A expectativa é que todas façam novas concessões nas áreas de preços, de condições, de abertura de tecnologia e de "offset" (sistema de compensações no avião ou outras áreas).As etapas seguintes são: avaliação do Alto Comando da Aeronáutica, envio para o Ministério de Defesa, convocação do Conselho de Defesa Nacional e a decisão do presidente. Em tese, Lula pode jogar o trabalho na gaveta e usar sua prerrogativa de decidir politicamente o que é melhor para o país. Um fator decisivo pró-Rafale é a "aliança estratégica" entre Brasil e França, que inclui não só o maior pacote de compras militares, mas também aliança política em foros multilaterais.
10 comentários
36 Aviôes é uma merreca .Compem 36 de cada e pronto.Ainda assim será uma pequena Força Aérea.Um porta-aviões do gringo carrega 80.Que pobreza.Que Macunaima.
ReplyPrezado Coronel,
ReplyÉ hora de mobilizar o nosso pessoal contra o posicionamento de mísseis na Venezuela.
Abraço
Coronel
ReplyEu "cuisp" na cara de saito olhando-o nos olhos!
E "cuisp" nsa cara desse palhaço, pois na segunda feira apresentou a demissão ao lulla, por este, como todo DITADOR de cartilha, ter escolhido o Rafale sem que a Força Aérea terminasse o "profundo estudo técnico" do projeto de aquisição de caças.
lulla após muita insistência, lá o convenceu a ficar, possívelmente com ordens para escolher o Rafale e, ele ficou. Ficou e agora até faz figura de palhaço e de macaquinho imitando lulla!
Bem, para quem já mandou entregar a condecoração Cruzeiro do Sul a terroristas e assassinos, a coerência venceru!
Palhaço!
Coronel
ReplySobre esse palhaço do saito.
"Defesanet
Alerta-Veja diz que o Brigadeiro Saito pediu demissão no próprio dia 7 de Setembro. Crise contornada com o recuo de Lula no caso Rafale".
http://twitter.com/DEFESANET
=============================
"O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, pediu demissão do cargo na segunda-feira passada por causa das declarações de Lula decidindo a compra dos 36 caças franceses antes mesmo que a própria Aeronáutica terminasse a análise das propostas.
Lula contornou a ressaca da crise e Saito resolveu."
http://resistenciademocraticabr.blogspot.com/2009/09/pediu-para-sair.html
Alô amigos
ReplyArmadilha Francesa não presta,lembrem-se da linha Marginot.
A produção de qualquer caça além da previsto(como é o caso)induz à uma redução agressiva nos prêços,assim que o esforço do sem-altura é conversa de quitandeiro.Numa eventual compra brasileira o prêço tem de ser inferior ao pago pela força aérea francesa que comprou os caças para que a DO-ASSAULT pudesse viabilizar o projeto deste caça.Notem que lá também o povão paga pelas estripulias do govêrno,só que diferentemente do "império" eles não possuem um mundo a comandar.
abraços
Coronel
ReplySabe qual a outra razão para além da comissão que lulla vai receber de França pelas merdas voadoras sem provas dadas?
Imagine!
È uma cadeira na ONU! Isso, o gnomo francês prometeu a este corrupto presidente do Brazil e do Foro de São Paulo, com milicias armadas (MST), amigo do Irã, irmão do Kadafi, sócio de chavez e evo morales, fã da Coreia do Norte, digo, prometeu uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, entre os 5, esquecendo-se que eles não abrem a mão do seu seletíssimo clube.
Só mesmo um psicopata egocentrico consegue imaginar o Brazil no Conselho de Segurança. Nem para palhaço, moleque ou gari, servia.
Alô amigos
ReplyAlô Filo
Quem sabe uma CADEIRA ELÉTRICA último tipo?
abraços
Coronel :Está decisão " polític e estratégica "será tomada a favor de quem der mais subsidios técnicos em euros ou dólares .Esses subsísidos técnicos deverão ser "arquivados " em uma conta na Suiça ou em outro paraiso fiscal.Abraços
ReplyJá disse e volto a repetir: a questão aí é a de começar a devolver a grana que a internacional socialista investiu no hôme desde que ele pôs a mão num tôrno pela última vez, lá em São Bernardo, há muito tempo atrás...
ReplyE como dizem os "manos" "ta tudo dominado". E tanta sujeirada que ja nao da mais nem para comentar. Os espioes do infame ja estao mostrando servico. Tome cuidado Coronel. Eu ja precisei sair do pai. E nao vou voltar! recuso-me a viver no meio de bandidos!
Reply