Covardia é atacar a liberdade de expressão.

A maioria dos colunistas políticos tradicionais de rádio, TV , jornal e que até tem um blog para não ficarem "out" estão revoltadíssimos contra o anonimato na internet, apesar da sua proibição pela nova legislação eleitoral. Afirmam que a covardia do anonimato vai continuar, enquanto eles não poderão opinar livremente no espaço da internet. Ao que nós, os blogueiros políticos anônimos, podemos contrapor com o fato de que só existimos em decorrência da covardia do colunismo identificado. Se estes jornalistas efetivamente expressassem a revolta que sentimos contra a corrupção, identificando os corruptos; se eles verdadeiramente empunhassem a bandeira da ética, apontando o dedo para os culpados; se eles não se rendessem aos mais variados interesses, nominando sem exceção os responsáveis pelo atual estado de coisas do país, nós seríamos leitores satisfeitos e não anônimos inconformados com a mentira, a cumplicidade, a complacência da mídia tradicional e convencional com o poder econômico e político. Esta luta do jornalismo político tradicional contra o anonimato na internet é uma prova de intolerância e conservadorismo, um ato de afronta à liberdade de expressão. Nós, os blogueiros anônimos, não estamos protegidos pela lei como o jornalista convencional, que tem a possibilidade de usar ou não o anonimato ao seu favor, revelando ou não as suas fontes.A qualquer momento alguém pode rastrear o nosso IP, solicitar o bloqueio no provedor, chutar a nossa porta sem que ninguém fique sabendo, pois somos anônimos e não teremos um sindicato a nos proteger. Aqui na vida off line nós somos juízes, militares, professores, empresários, brasileirinhos que não têm prestígio e tampouco o manto de proteção de poderosos veículos de comunicação. Mas que, sim, temos opiniões. Somos cidadãos. Eleitores. Pagadores de impostos. Dedicamos parte preciosa do nosso tempo para fazer o que os jornalistas, infelizmente, não estão fazendo. Se emitíssemos as nossas opiniões de forma pública, correríamos o risco de sermos demitidos, punidos, pressionados, silenciados, amordaçados. O anonimato sempre foi um aliado da luta pela democracia e pela liberdade. Ele permite que um dissidente cubano possa expressar o que pensa. Que um aidético possa discutir a sua doença em um foro médico, sem constrangimento pessoal. Que seres humanos possam partilhar experiências sem barreiras, sobre temas espinhosos. Esta é a força incontrolável da internet. A blogosfera anônima presta um imenso serviço à sociedade e a cidadania. Nós somos o disque-denúncia que informa sobre aqueles assuntos que o jornalismo medroso e constrangido não tem coragem de abordar. Que os colunistas políticos devidamente identificados virem as suas armas para os verdadeiros culpados pelos crimes sociais, econômicos ou políticos que estão acontecendo neste país. Mas, cuidado! Se pensarem muito, poderão querer apontar para as próprias cabeças.

18 comentários

BRAVO CORONEL...BRAVO !

O ANONIMATO É JUSTO E SERVE P. ISTO MESMO...

PROTEGER O EMISSOR DE REPRESALIAS E DAÍ, PODERMOS BEM POSTAR EM UM BLOG SEGURO (REPITO, SEGURO)COMO ESTE NA CERTEZA DE QUE SEU DONO NAO PERMITIRA ABUSOS E DESVIOS EM NOME DO ANONIMATO...

EU SEMPRE ASSINEI EM NOME PROPRIO E SEI O PREÇO QUE ATE HOJE PAGO POR ISTO MAS, É OPÇÃO MINHA !

O ANONIMATO É DEFESA NECESSARIA A LIBERDADE DE OPINIAO COM RESPNSABILIDADE QUE NESTE BLOG, SO ENCONTRA PORTO SEGURO NA MAO FIRME E FORTE DE SEU MEDIADOR E DONO !

EXISTEM "ANONIMOS" E ANOMINOS E TUDO DEPENDE DO LOCAL POIS HA BLOG´S E "BLOG´S"...POREM CORONEL DE STA. CATARINA, SÓ TEM UM !

RETO E FIRME !

Reply

Parabéns caro colega Coronel. Liberdade de exppressão está se tornando coisa rara no Brasil, pois midia comprada, executivo, legislativo e judiciário parcial não merece outra coisa. Que país deixaremos para nossos descendentes? Como um pai dirá para seu filho que nada fez pela sua pátria?
A liberdade de expressão é o quarto poder mesmo.
Abraços.

Reply

Não há motivo para o desconforto quando os cronistas anônimos da internet simplesmente assumem o papel de denunciantes daqueles temas e sob aquelas abordagens que os jornalistas tradicionais RENUNCIARAM !!!

Reply

Coronel, olha só que interessante, essa lá do ucho.info:
"""Muito tem se falado sobre esse assunto, mas no caso da Saab há um ponto importante a ser considerado. A empresa sueca não pode vender, mesmo pela metade do preço, algo que ainda não tem. O Grippen, caça da Saab, é apenas um projeto, o qual o Brasil ajudará a desenvolver. Se der certo, ótimo, se der errado, azar."""
Quer dizer , então que nada melhor do que esta proposta, que combina direitinho com o petróleo :
TUDO VIRTUAL .
Se tiver petróleo, se o aviâozinho der certo....Só no Brasil cada vez mais com cara de lula... combina direitinho com a historinha daqueles ladrões virtuais do
petróleo do pré-sal chupado de canudinho , mas que os caças acabam com eles, ah, isso acabam...

Reply

Coronel

Será que esses senhores jornalistas conseguem raciocinar a ponto de entender o porquê do voto eleitoral ser anônimo? Será que, também no entender deles, os eleitores são covardes, por não expressarem abertamente sua opinião? Será o voto, na opinião deles, "covardia do anonimato"?

Perito

Reply

Os jornalistas tradicionais são empregados que recebem por mês para o sustento das suas famílias. As empresas tradicionais de jornalismo não podem abrir mão da receita gerada pela propaganda oficial, muito menos enfrentar o governo, senão pode acontecer o mesmo que aconteceu na Argentina, com o Clarin...

Reply

Coronel

A blogosfera anônima è sinônimo de democracia.

Reply

Alô Amigos
De qual Gripen o site(tal de ucho) acima se referiu?
Já tem dezenas voando!!!
O que acontece é que frequentemente os aviões de caça,assim como todos,sofrem um up-grade...
A proposta pode incluir um já ativo e standar ou um modelo(versão) contendo tecnologia mais recente.
Mande o tar do ..ucho...catar coquinhos.
ai meus sais
abraços

GRIPEN(NOME GENÉRICO) voando,montado,sendo armado,etc...
http://www.airforce-technology.com/projects/gripen/gripen6.html

Reply

"Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão;este direito inclui a liberdade de,sem interferência,ter opiniões e de procurar,receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras."

Declaração dos Direitos Humanos-
Artigo XIX

Tem mais:A jurisprudência tutela a adoção do uso permanente do pseudônimo;veja o caso de Luis Inácio da Silva,cujo apelido,alcunha,pseudônimo, lula, tornou-se parte indissociada de seu verdadeiro nome.
Já pensou em adotar permanentemente o "Coronel",junto ao seu nome verdadeiro ?

Nome Próprio

Reply

"A blogosfera anônima presta um imenso serviço à sociedade e a cidadania. Nós somos o disque-denúncia que informa sobre aqueles assuntos que o jornalismo medroso e constrangido não tem coragem de abordar." Disse tudo, Coronel. Parabéns! E viva a blogosfera que não se submete, o Brasil sério agradece.

Reply

Só faltava essa! A imprensa domesticada além de não cumprir com a sua obrigação (produzindo informação real, verdadeira) sataniza quem se propõe a fazê-lo. Esse circo vai acabar pegando fogo!

Reply

Diz para ligarem para o disque denúncia 100.

Reply

2010 está chegando..........


Onde está Arnaldo Jabor?

Queremos Arnaldo Jabor no ar, novamente.





Cheiro de perigo no ar.....

Depois das declarações do Lula sobre 'mulher deve ser dengosa com o seu homem, senão ele põe o cuecão e volta a dormir'...

Depois da ministra do turismo, a dona Marta Suplicy mandar a população que perde vôos , 'relaxar e gozar'...

Depois que o Renan Calheiros, usou seu dinheiro (do seu imposto, caro contribuinte) para pagar suas escapadinhas de um casamento monótono...

Depois do irmão do Lula virar apenas 'ingênuo', quando confabulava nos bastidores para se apropriar da grana alheia....

Depois de tanta gente ficar impune e até reeleita como o Valdemar da Costa Neto e outros....

TEM CHEIRO DE PERIGO NO AR!!!

Independente do partido político a que vocês simpatizem essa notícia é preciso divulgar e se indignar, pois voltar a ditadura será o fim da picada nesta altura de nossas vidas!!!
Realmente estamos sob novo AI-5, neste governo do Lula.

O Boris Casoy foi calado, despedido por ordem do Lula.
Agora, o Jabor foi processado, condenado, calado por ordem do Lula.

É um escândalo!!!

A imprensa divulgou a sentença que condenou o Jabor a pagar indenização por danos morais, dois dias antes do Juiz assinar a sentença.

Agora o Jabor foi calado na CBN.

O Diogo Mainardi, além de processado, sofreu ameaças de morte no jornal do MR-8 (da base aliada do Lula).

Há Medida Provisória enviada pelo Lula ao Congresso, instituindo a censura prévia aos programas de rádio e TV. Estou gritando CENSURA PRÉVIA, inclusive aos programas jornalísticos.

Os censores já estão nomeados.

São muito jovens com a participação de estudantes da Universidade de Brasília (todos Petistas é claro).
Agora só faltam as torturas e desaparecidos. Vamos denunciar isto pela Internet e por todos os meios que pudermos. Arnaldo Jabor foi expulso da CBN!!! Por favor, repassem para todos que puderem!!!

VAMOS REPASSAR!!!!
NÓS BRASILEIROS E PATRIOTAS, DEVERÍAMOS SER 160 MILHÕES DE JABORES PARA GRITAR CONTRA ESSA BADERNA POLÍTICA E TANTOS DESMANDOS QUE EXISTEM NOS PODERES DA REPÚBLICA!

Tem cheiro de ditadura no ar!!!

Leia o comentário de Dora Kramer, Estadão de Domingo:
'A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lula' até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando-se, portanto, um ato de censura.'

Em outro trecho:

'Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo Presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades!'


ESSE TEXTO DEVE SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU !!!

Reply

Parabéns Coronel...excelente!
O texto sobre o Jabor me impressionou...é preciso lutar por ele?Dora

Reply

Coronel :Existem neste país alguns jornalistas,e eu digo alguns mesmo porque são poucos ,com inteligência e coragem para trabalhar com a verdade sem vender a própria alma.A a maioria é rebotalho humano que está acomodado em uma redação esperando pela sexta feira para encher a cara no happy hour e falar mal do vizinho .Sempre ao longo de minha carreira de publicitário me deparei com estas figuras nojentas que não sabem o que é o verdadeiro jornalismo.A imbecilidade toma conta das redações ,e nas TVs então a coisa é bem pior.Esses caras vivem lambendo os sapatos dos políticos em busca de uma informaçãozinha ,e prestam um tremendo desserviço ao país .Abraços

Reply

Saudações, Coronel.

Eu gostei do post. Só não gostei do senhor ter usado a palavra conservadorismo com sentido negativo.

Abraços.

Reply

Bravo Cel. Bravissimo!

Reply

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080616_bloggerprisoes_ba.shtml

Reply