Araraguaia: ninguém quer largar o osso.

Deu na Folha, hoje, mostrando que Araguaia nada mais é do que um símbolo para justificar a manutenção do mito contra os militares, que envolveria extermínio e tortura, justificativa para manter ativa a indústria das indenizações. Todos querem um osso para chamar de seu e conseguir uma bolada à vista e uma pensão para o resto da vida:

Quase 35 anos depois do fim da guerrilha do Araguaia (1972-1975), um dilema ainda paira sobre os mateiros que guiaram o Exército na caça aos militantes da luta armada: torturados ou traidores?A discussão voltou à tona nas últimas semanas, com a participação crucial desses mateiros para indicar onde podem estar as ossadas de quase 60 guerrilheiros jamais encontrados, mortos no que o povo da região chama de "a guerra". Até hoje, apenas dois foram achados e reconhecidos. Em muitas das atuais buscas, são os mateiros que contam o que presenciaram e dão indicações sobre possíveis locais de enterro.Nas décadas que se seguiram ao conflito, os mateiros mantiveram relação próxima com os militares que exterminaram a guerrilha, o que alimentou a imagem de aliados da ditadura. De colaboradores dos guerrilheiros quando os militantes de extrema esquerda chegaram à região, passaram a ficar a serviço das Forças Armadas.Agora, apesar de não negarem os vínculos com os militares, começam a contar uma outra parte dessa história -a tortura que os levou a mudar de lado. "O "pessoal da mata" [a guerrilha] era meu amigo. Eu não ia fazer se não fosse obrigado. No começo dei muita comida. Depois, não teve jeito, a gente não tinha outra escolha", conta o mateiro Severino Antonio da Silva, o Severinão, 85 anos. Por trás da onda revisionista, dizem pessoas ligadas aos guerrilheiros mortos e ao Exército, está uma busca por indenizações. Existem de 45 a 50 processos de ex-guias à espera de análise na Comissão de Anistia. Nenhum foi julgado até agora."Esses guias foram pagos, é um absurdo pedir indenização. Eles receberam terra, dinheiro, recebiam inclusive por guerrilheiro morto", diz Criméia Almeida, ex-militante da guerrilha e representante da comissão dos familiares de mortos e desaparecidos na ditadura.A história de todos os guias não é a mesma. Na região, alguns são vistos como adesistas ao Exército sem que tenham sido forçados, enquanto outros aparecem como vítimas. "Sofri demais. Tenho um problema de ouvido de um "telefone" que tomei e saiu sangue", diz o camponês José Maria Alves da Silva, o Zé Catingueiro, 72, que diz ter sido torturado por 29 dias e depois colocado numa sala de sal, para arderem as feridas. Ao final do mês de suplícios, diz, colaborou com os militares.Num sinal das nuances dessa história, Catingueiro é também apontado como o assassino da guerrilheira "Cristina" (Jana Moroni Barroso, aos 26), em janeiro de 1974. Ele nega.

6 comentários

Coronel,

Bom dia,

Esta exploracao da guerrilha do Araguaia ja` virou "negocio de turismo", vao, procuram, procuram e nao acham nada, so` vao achar se algum aloprado-esquerdopata levar esqueletos e enterrar por la`.

Nao tem mais nada, ja` encontraram o que havia para encontrar, daqui a pouco vao chamar "pai-de-santo" para localizar alguns ossinhos.

O operacional e execucao da repressao no Araguaia foram levada a termo por profissionais competentes, escolhidos.

Devem (os interessados) e` estar montando algum esquema (estas "buscas" devem servir de prova) para arrancar alguns milhoes da viuva atraves da comissao-greenhalgh-bastos de anistia.

.50

Reply

Coronel

Querem ossos vermelhos?

Matem os terroristas que agora nos governam. Aí sim, são ossadas genuínas e fáceis de encontrar.

Tudo o resto è como disse: alimentar o ódio contra os militares e como disse o .50, não deixar parar ou mesmo abrandar a lucrativa industria das indenizações.

Reply

A DITADURA NÃO ESTAVA A PROCURA DE GUERRILHEIROS, MAS SIM A PROCURA DE CRIMINOSOS COMUNS, ASSALTANTES, FALSIFICADORES E O ROUBO DA COISA PÚBLICA COMO TERRAS, MILHARES DE HECTARES, ESSES SE CHAMAM HOJE DE GUERRILHEIROS, COMO DILMA QUE RECENTEMENTE APARECE NUMA FOTO COM UMA BOLSA DE GRIFFE DE 14 MIL REAIS .ESSES SÃO OS IMORAIS QUE QUEREM GOVERNAR O PAÍS.LULA DEU PRÁ TI!

Reply

Ai, meu Deus, é uma graça essa história... Mas estou achando que esses mateiros merecem prêmio, mesmo: ou como bons soldados da nação ou como bons contadores de história.

Reply

Boa noite a todos.Isso é o que da ter um melancia no comando.

Reply

Manda a cambada de fuçadores petralhas ir escavas nas selvas da Colômbia, ali encontrarão mais de 20.000 cadáveres torturados e assassinados pelos cumpanheros deles.
Depois dividam o que vivem roubando aqui com os que sobreviveram depois de mais de 40 anos de bandidagem dos terroristas das FARC.
Cambada de vagabundos que querem pensões milionárias sem trabalhar e fazem esse show para desviar a atenção dos falcatruas do PT que estão atrazando o país em 30 anos no mínimo.

Reply