A oposição irresponsável.

Esta é insólita, mas é tucaníssima. Depois de lutar pela instalação da CPI da Petrobras, o tucanato já antecipa uma investigação "responsável" . De acordo com o presidente tucano Sérgio Guerra (PSDB-PE), seu partido não deseja uma CPI no "estilo publicitário, conduzida com emocionalismo", porque isso poderia provocar "tumultos" na comissão e prejudicaria a "empresa, o país e o próprio partido [o PSDB]". Da mesma forma, nos demos, que já estavam tremendo antes mesmo da CPI ser instalada, a promessa de pizza vem do senador José Agripino Maia(DEM-RN): "Nossa bancada estava fechada com a proposta de, primeiro, ouvir o Gabrielli. Com a criação da CPI, agora queremos iniciar os trabalhos, mas com toda a responsabilidade que o assunto exige". Aliás, segundo a Folha, o senador estava no Rio durante as negociações da CPI, na CBF, implorando por um amistoso da seleção brasileira em Natal, Rio Grande do Norte. Ao pregar uma "CPI responsável", a oposição está dizendo aos seus eleitores que, se encontrar um grande esquema de propina, de corrupção ou de roubo deslavado dentro da maior empresa do país, vai ter o máximo cuidado para que nada se torne público e nada seja investigado. Na verdade, eles têm medo de que o petismo saia bradando aos quatro ventos que esta CPI é uma nova tentativa para privatizar a empresa. Neste cenário, ficou impossível saber, no Brasil, o que é pior: ter um governo proativo na sua imensa capacidade de alimentar a corrupção ou ter uma oposição medrosa de enfrentar toda a sujeira, por omissão ou, o mais grave, por "comissão".
....................................................................................................
Pergunta ao PSDB e ao DEM: nos temas abaixo, que nem chegou ao pré-sal da corrupção da Petrobras, pois nem toca no Petros do Luiz Gushiken, o que é ser responsável? É não punir os responsáveis?
1 - indício de fraude nas licitações para a reforma de plataforma para a exploração de petróleo, apontada na operação de águas profundas da Polícia Federal. Ser responsável é, se comprovadas as fraudes, deixá-las escondidas nas profundezas da CPI?
2 - graves irregularidades nos contratos de construção de plataformas, apontadas pelo relatório pelo tribunal de contas da união. Ser responsável é manter os preços superfaturados com prejuízo aos cofres públicos?
3 - indício de superfaturamento na construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, apontada em relatório do Tribunal de Contas da União. Ser responsável é esconder os preços superfaturados e manter os mesmos contratos, sem exigir nova licitação?
4 - denúncia de desvio de royalties de petróleo, apontada pela operação royalties da Polícia Federal. Ser responsável é deixar de chamar os prefeitos favorecidos e os funcionários da estatal que operacionalizaram a tramóia para tomada de depoimento, protegendo o irmão de Franklin Martins?
5 - denúncia de fraude do Ministério Público Federal envolvendo pagamentos, acordos e indenizações feitos pela ANP a usineiros. Ser responsável é não desmontar a máquina do PCdoB, que está instalada na agência e não investigar, também, o vazamento de informações privilegiadas que enriqueceram uma minoria na Bolsa de Valores?
6 - denúncia de utilização de artifícios contábeis que resultaram no recolhimento de impostos e contribuições de R4 4,3 bilhões. Ser responsável é tapar o sol com a peneira e não fazer com que a estatal assuma os seus prejuízos contábeis, em vez de receber mais dinheiro do governo a juros subsidiados, mascarando uma posição financeira?
7 - denúncia de irregularidade no uso de verba de patrocínio da estatal. Ser responsável é, em vez de cortar a malversação de verbas de marketing, pegar um pouquinho para si, usando o mesmo esquema safado?

15 comentários

Coronel, o senhor ainda acredita que PSDB é partido de oposição ao PT?

Reply

Se os economistas do PSDB sairem a campo coordenados e ocuparem a mídia explicando a Petrobrás a colação do PT em cima de privatização cai no ridículo.

Se a direção do partido e FHC preferirem a omissão ao invés da coordenação política, aí até nós que sabemos tão pouco, desvendamos o destino.

Reply

No Estadão: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090517/not_imp372133,0.php
Lula aposta em acordo para enfraquecer CPI
Embora faça críticas à oposição, Planalto está tranquilo nos bastidores porque espera segurar a instalação de investigação sobre Petrobrás
Comentário: Do PSDB espera-se tudo mas, se o DEM fizer isso, pode fechar as portas, não há mais razão para existir.

Reply

PSDB afinando com a Venezuela no Mercosullll !

Hugo Chávez está formatando a Venezuela para ser digna de receber auxílio humanitário e não para ser parceira comercial de ninguém.

Belo bem do povo daquele país a Venezuela tem que ser mantida fora do Mercosul e as cláusulas democráticas estampadas na mídia internacional justificando a internação do ditador para tratamento psiquiátrico.

Reply

Ainda não se sabe ao certo a posição financeira da Petrobras.

Com tanto prejuizo nas negociatas com os governos de paises vizinhos, suspeito que está quase falimentar e a CPI vem cuidadosamente tentar salvar algo ainda obscuro.

Reply

A ideia é fazer chegar ao povão que o objetivo da oposição é baixar o preço da gasolina na bomba. O caminho é informar a população que se combatermos a corrupção na Petrobrás o preço do combustível poderá chegar a menos de R$ um real.

Essa é a estratégia correta. Espero que a oposição entenda.

Reply

Sem duvida alguma a oposicao eh tao podre quanto o PT e nunca quer "descobrir" nenhum esquemao pq provavelmente sera pega junto.
Estamos entregues.

Reply

Coronel

TODOS OS políticos são irresponsáveis, por que a partir do momento que são eleitos, só pensam em cuidar deles mesmo para garantirem um elevado estilo de vida e um status econômico social de altíssimo padrão.

Por isso, que vejo aqui falarem de políticos, troco essa putativa palavra "político" por "prostitutas de alto gabarito" e gigolôs da Nação! Uma dicotomia que assenta como uma luva.

Nem mais, nem menos. TODOS!

Para mim, nenhum vale sequer o ar que respira.

Feios, porcos, maus, covardes e corruptos!

Demonstrem-me o contrário.

Calma aí, não estou sendo sequer radical! Eu è que já abri os olhos há muito tempo!

Reply

É tudo farinha do mesmo saco. Basta a PETROBRAS anunciar o corte de verbas para cultura que acaba toda qustão à respeito da bandalheira na BR

Reply

Sim,sim.Omite por comissão.E também
por concessão.

Nome Próprio

Reply

e eu que pensava que TODAS as ações dos senadores eram responsaveis....

humberto sisley

Reply

Concordo com o Filoxera, estão todos comprometidos, não tem jeito, está tudo dominado.
A oposição? Ora, é melhor ser chamada de composição, composição para não apurar nada, composição para levantar a bola para a "diabólica aliança" saber que está na hora de colocar o guiso no pescoço do gato, composição para conchavos nos bastidores...enfim, somos um bando de idiotas sustentando um bando de canalhas!

Reply

Coronel, esta mensagem não tem nada a ver com o post, mas vale a pena lê-la: O medo do Sr José Dirceu

Gen Bda Paulo Chagas

São absolutamente descabidas e reveladoras as observações do Sr José Dirceu sobre o discurso de despedida do Gen Ex Paulo César de Castro, quando de sua passagem para a reserva do Exército Brasileiro, publicadas no “Blog do Zé”.

Chama a atenção a incoerência, a discriminação e o rancor embutidos em suas observações. O Sr Dirceu enaltece uma democracia facciosa que divide o Brasil em cotas demagógicas de privilegiados e, em nome desta mentira, exclui o segmento militar da sociedade daquilo que os seus chamam de prática da cidadania! Nada mais contraditório e sectário!

Em sua perspectiva, deturpada pelo medo de ver seus planos de poder postos, mais uma vez, por terra, o Sr Dirceu, temendo a verdade contada por quem não sabe mentir, apresenta as Forças Armadas à Nação como um grupo fechado e truculento composto por pessoas obtusas e sem visão de futuro, como se os militares se colocassem sobre a sociedade a que servem e não no meio dela, identificados com ela, ou como se nela não tivessem genuinamente as suas origens!

Chama a atenção a sua ousadia, pois que, excluído da atividade política por iniciativa de seus semelhantes, os que envergonham o Congresso Nacional, o Sr Dirceu personifica todas as mazelas que fazem desacreditar o Legislativo brasileiro! Com que moral critica o discurso e as posturas de um homem honesto, brilhante e dedicado ao serviço da Pátria e aos melhores valores da sociedade?

Inicio o exercício deste direito, enquanto ainda o tenho, pela pérola antidemocrática que induz seus leitores a pensar que os militares não têm direito à opinião pessoal ou coletiva! Por quê? Acaso não são cidadãos, com direito a voto e participação? Acaso foram em algum momento ou por qualquer instrumento alijados do processo político nacional ou do espectro social brasileiro? Seriam eles cidadãos de segunda classe, merecedores do repúdio de seus patrícios e da condenação ao eterno silêncio?

Claro que não! A democracia, salva do ideário defendido pelo fogo das armas pelos que, como o Sr Dirceu, queriam o Brasil transformado em uma enorme Cuba, atrasada e reprimida, garante a todos, repito, a todos os brasileiros o direito de pensar, querer, falar e defender suas idéias e anseios! É por isto que podemos dizer, com orgulho, com imenso orgulho, que a Revolução, ou, mais precisamente, a Contra-Revolução, foi definitivamente democrática! Ela salvou a democracia, ameaçada por homens e mulheres como o Sr Dirceu, travestidos de defensores do direito e das liberdades.

Os que, como o Sr Dirceu, enganam os jovens e os não tão jovens cidadãos deste país com a cantilena de suas mentiras e meias verdades são de fato os inimigos dos militares, como o são todos os inimigos da democracia e da liberdade, valores pelos quais os soldados empenham e dedicam a própria vida! Toda a vida! Não poderia ser diferente!

Já os pressupostos constitucionais, os poderes constituídos, as instituições, a soberania e a própria sociedade, pelo contrário, são o alvo da dedicação exclusiva daqueles a quem esta mesma sociedade confiou o poder de suas armas! E isto não é novidade, os bons brasileiros sabem que os militares de hoje são, sim, os mesmos de 64! As Forças Armadas são democráticas por natureza e continuam assim, graças a Deus e à sua vocação! Não poderia ser diferente!

Na opinião do Sr Dirceu, influenciada por seu apego aos dogmas do regime cubano, emitir opiniões, mesmo que no ambiente reservado de uma solenidade militar, constitui-se em ameaça, desobediência e indisciplina, quando, na verdade, é apenas o exercício da cidadania. Na Cuba dos irmãos Castro, modelo preferido do Sr Dirceu, nem mesmo o sobrenome do general o livraria da cadeia ou, quem sabe, do “paredon”.

Eu entendo o seu temor, afinal, 80% de confiança e prestígio, comprovados em todas as pesquisas de opinião, dão aos militares um honesto e significativo poder de convencimento que põe em pânico até um mentiroso medíocre.

Os militares brasileiros ombreiam com os grandes baluartes da honestidade e da honradez neste nosso pobre país, são imunes às maracutaias que levaram os próprios “mensaleiros” a denunciar e a expulsar o Sr Dirceu do Parlamento, portanto, nada mais justo do que não querer a administração de seus orçamentos sob o risco de fingidas e mal versadas transações e isto nada tem a ver com insubordinação à Constituição ou à autoridade civil, é apenas apego à honestidade, coisa difícil de entender por gente desacostumada com esta prática.

Graças aos currículos militares e ao controle férreo sobre a educação e o ensino que forjam a têmpera da caserna é que os cidadãos brasileiros podem confiar em seus soldados, em suas atitudes e em seus princípios, pois são estas atitudes e princípios que asseguram o caráter democrático e o apego à liberdade do soldado brasileiro.

Tem razão o Sr José Dirceu, apenas quando infere que os militares estão sempre atentos à vida nacional e aos rumos que a ela são dados pela conjuntura interna e externa para, se necessário, como é seu dever constitucional, correr em socorro da Pátria e da sociedade quando ameaçadas em seus desígnios democráticos de liberdade e autodeterminação.

Reply

Coronel
O que existe de concreto é apenas um, O FORO DE SÃO PAULO, em nome do qual o LULA ENTREGOU DE MÃO BEIJADA AO INDIO DE ARQUE DA BOLÍVIA UMA PLANTA COMPLETA DA PETROBRÁS, SEM QUE SEUS DIRETORES MOVESSEM UMA PALHA PARA DEFENDER O PATRIMÔNIO DE TODOS OS BRASILEIROS.

E O DINHEIRO DA CIDE, QUE FOI CRIADA PARA MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS??

Reply

Coronel

Realmente o" PSDB é uma TRISTE COMÉDIA DO TERCEIRO MUNDISTA", acabei de no blog do Claudio Humberto, Teotônio Vilella, aquele que só se elegeu com a ajuda de Renan Calheiros, porque com certeza não tem a bravura de seu pai e o povo de Alagoas não gosta dele. Disse que esta CPI , pode tornar a Petrobrás "vulnerável", fragilizando-a perante os concorrentes. AH! que dizer que ela pode ser ROUBADA, URSURPADA!!!!, porque não ajuda o Brasil??? Coitado do Serra com um partido que mais parece uma FRAÇÃO de tão repartido que está. O PT não diria o mesmo na época de FHC.
Isto sem falar que nunca pediram a CPI DA MEGA SENA, que o Claudio Humberto já cantou esta bola há muito tempo.
Já reparou que quando o PT atingi, eles atingem é em MASSA!!!, Gasolina mais cara do mundo, prêmio da mega sena acumulado toda semana sendo que o Brasil inteiro joga. taí um assunto para ser investigado.

Reply