"Porque a verdade nua e crua, companheiro, é que hoje conhecendo o Brasil como eu conheço, vendo a quantidade de coisas ruins que existem neste país ainda, por exemplo, as favelas do País, que nós com o PAC queremos transformar em bairros, eu fico imaginando o quanto as pessoas que governaram este país há 40, há 30 ou há 50 anos foram perversos com este país. Você imagina uma matriz de uma igreja se deteriorar porque não tiveram coragem de, quando quebrou a primeira telha ou a primeira rachadura, imediatamente vir consertar para evitar que a cidade ficasse mais feia e o prédio ficasse mais feio. Quando surgiu um primeiro barraco onde hoje é uma favela, se o Estado tivesse feito uma intervenção e construído uma casa e tomado providências para não haver um assentamento irregular, a gente não teria hoje o povo morando nas condições em que estão morando."
Lula, hoje, dissertando sobre a favelização brasileira e botando a culpa nos militares, no Jango, no JK...
....................................................................................................."Quando um apartamento ou uma casa é de péssima qualidade diz-se que é uma cabeça-de-porco. O termo popular surgiu no final do século 19 quando o então prefeito do Rio de Janeiro Barata Ribeiro determinou uma "mega-operação de limpeza", ordenando a demolição de todas as moradias que não respeitavam as regras de higiene estabelecidas. O alvo principal eram os cortiços do Centro. O maior deles se chamava exatamente Cabeça-de-Porco. Para os governantes, não passava de um foco de doenças. Para as quase 4 mil pessoas que moravam lá, era a única opção barata de habitação no Centro. Na época, havia cerca de 600 cortiços em todo o estado do Rio, que abrigavam em torno de 25% da população. A decisão da prefeitura fez surgir uma legião de sem-teto na então capital do país. Sem opção, milhares de famílias subiram as encostas dos morros em busca de moradia. E assim nasceram as primeiras favelas."
Do site Favela Tem Memória, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal.
10 comentários
Sr. Coronel:
ReplySe os governantes anteriores não deram manutenção a templos religiosos estavam certos em não gastar dinheiro público com patrimônio particular; se ele quer fazer isso......
Impedimento jà!!!
Sr. Coronel:
ReplyQuando o Mulla fala em assentamento irregular será que ele se refere ao
MST ( Movimento dos Sócios do Trambiqueiro)????
Coronel
ReplyAs primeiras favelas nasceram após a abolição total da escravidão. Os grandes fazendeiros deram a carta de aforo para todos os escravos. Alguns continuaram servindo seus antigos patrões, mas já como empregados. Outros procuraram terra e por ali ficaram, construíram suas casas e estas formaram pequenas vilas. Algumas reivindicam atualmente o titulo de kilombos e, com razão.
Mas muitos outros, sem emprego, desempregados, arrastaram-se para as grandes urbes como ainda acontece por todo o mundo em todos os países. Não tendo onde ficar construíram pequenas casas fora das cidades, nos subúrbios, que com o tempo, se aglutinaram com a expansão dessas grandes cidades sempre em crescimento. E esses enclaves continuaram crescendo na mesma proporção, pois as cidades necessitam de trabalho braçal para os mais diversos misteres. E continuaram crescendo, se amontoado em lugares sem mais-valia para os empreiteiros e construtores civis.
Por tanto, esse texto publicado com o dinheiro da dilma/PTobras, não è conciso nem explicito. Abrange determinado fenômeno social pontual. Não revela a verdadeira história das favelas.
Caro Filoxera:
ReplyMas é um texto deles, como é que não está certo? Se eu colocasse outro, iriam desqualificar, entende?
Um abraço.
CORONEL
Coronel
ReplyO meu obrigado por ter publicado o meu comentário, mas è minha área a sociologia urbana e não consegui ficar calado.
Ainda ontem ouvi uma definição de favela que eu não conhecia:
Reply"moradia espontânea".
Nome Próprio
Alô amigos.
ReplyMas as favelas venezuelanas,também são da mesma origem?
e as cubanas?
E as angolanas?
As chinesas?
As paraguaias?
As paraibanas?
As maranhenses?
O probrema é a miséria mêmo mermão!
muita gente,pouco trabalho,ou vontade de trabalhar e espaço sem contrôle.
ai meus barracos
abraços
Quem governou esse país há 20, 30, 40 anos, são os mesmos que o apoiam agora. Foi o Sarney, o Collor e todo o PMDB que se aboletou para o lado do partido do mensalão.
ReplySe cinismo matasse, tinhamos nos livrado dessa anta.
O que dirão então o próximo sobre a Saúde, a Segurança, a Infra-estrutura e a Educação que esse sujeito não cuida há quase oito anos.
ReplyEle só cuida mesmo é da insana república bolivariana, de alimentar seu populismo comprando votos diuturnamente com assistencialismo e empreguismo.
Não imita Getúlio, mas tudo que havia de nefasto no peronismo.
Certíssimo o comentário do Filoxera. Nem o que é fato histórico os incompetentes que escreveram esse besteirol conseguem reproduzir com uma mínimo de coerência e seriedade. Quanto ao discurso do apedeuta çociólogo, melhor nem comentar. Até parece que nos dias de hoje, quando surge algum barraco em algum lugar do País, o Estado sai correndo para construir uma casinha para o infeliz.
Reply