Dilma e a co-autoria.

"Muitas vezes as pessoas eram perseguidas e mortas... E presas por crime de opinião e de organização, não necessariamente por ações armadas. O meu caso não é de ação armada. O meu caso foi de crime de organização e de opinião, que é, vamos dizer assim, a excrescência das excrescências da ditadura".

Dilma Rousseff, em entrevista, confessando ter sido organizadora dos crimes cometidos pela organização terrorista onde militava.
....................................................................................................
Ocorre co-autoria (no Direito penal) quando várias pessoas participam da execução do crime, realizando ou não o verbo núcleo do tipo. Todos os co-autores, entretanto, possuem o co-domínio do fato. Todos praticam fato próprio. Enquanto o co-autor participa de fato próprio, o partícipe contribui para fato alheio. Três são os requisitos da co-autoria:

1) pluralidade de condutas;

2) relevância causal e jurídica de cada uma;

3) vínculo subjetivo entre os co-autores (ou pelo menos de um dos co-autores, com anuência ainda que tácita do outro ou dos outros co-autores).

A co-autoria, como se vê, conta com uma parte objetiva (concretização do fato) e outra subjetiva (acordo explícito ou tácito entre os agentes). Não se confundem:

1’) o co-autor intelectual: que tem o domínio organizacional do fato e, desse modo, organiza ou planeja ou dirige a atividade dos demais. É também chamado de "co-autor de escritório" ou autor de escritório;

2’) o co-autor executor: é quem realiza o verbo núcleo do tipo (ou seja, quem realiza a ação descrita no tipo legal);

3) o co-autor funcional: que participa da execução do crime, sem realizar diretamente o verbo núcleo do tipo. É co-autor funcional tanto o participante do fato que tem o seu co-domínio (quem segura a vítima para que o co-autor executor venha a desferir o golpe com o punhal), como o autor qualificado nos crimes próprios (que exigem uma especial qualificação do agente). No peculato, por exemplo, o funcionário público que participa do delito é, no mínimo, co-autor funcional, caso não realize o verbo núcleo do tipo (apropriar-se,v.g.).

Leia mais aqui. O parecer é do jurista Luiz Flávio Gomes.

15 comentários

Coronel
Dê um jeito de manter esses artigos no alto do blog.

Reply

Coronel:

vosmecê está estudando Direito Penal? O texto é excelente, o professor que o redigiu é mesmo um Mestre. Este não é direito achado na rua.

Hereticus

Reply

1.Dilma 2.Estela 3.Luiza 4.Patricia 5.Wanda 6.Vilma 7.Rousseff... (Bicho de 7 cabeças), se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, e já que estamos quase em junho, a confissão põe outro carimbo nella e esse o povo entende bem:
Formação de bando ou quadrilha.

Quadrilheira. Presidenta... putz.

Reply

Não há como escapar! Fez, tem que pagar! O que a salva é que estamos no Brasil, sob o tação do desgoverno comunofascista do Foro de São Paulo.

Reply

Mas como PeTralha mente e como mente de mais da conta sô!

Átila

Reply

Coronel: um pouco fora do tópico mas relevante ao namoro esquerdalha e Cuba:
V. sabia que em Cuba quem fica fora do país por 11 meses é considerado imigrante, ou seja que abandonou definitivamente o país e portanto tem seus bens (ainda que legitimamente constituidos) confiscados, perde a cidadania cubana e, pasmem todos, perde os direitos de sucessão, isto é, é deserdado!
Se o Olavo de Carvalho, para citar um ilustre brasileiro, fosse cubano, já estaria deserdado, sem cidadania e sem nenhum bem no Brasil...
Que paraiso! Será que o Obama sabe disso ou se importa com isso?
Viva a liberdade cubana! Hooray!!!
Anonymus

Reply

VIXE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Fora do tópico:
.....................................
Folha online 18/04/2009 - 14h51 Crescem suspeitas sobre estatísticas oficiais na Argentina.
.....................................

As estatísticas brasileiras vão muito bem, o IPEA que o diga.

Reply

Coronel:

Off-topic, mas não resisto registrar.

Na abertura dos trabalhos em Trinidad-Tobago Obama teve que agüentar Daniel Ortega deblaterar por 50 minutos. Perguntado por um reporter o que ele Obama pensava do discurso de Ortega. Obama disse:

It was 50 minutes long. That's what I thought.O discurso de Obama durou apenas 17 minutos. E ele abandonou o script para criticar Ortega:

"To move forward, we cannot let ourselves be prisoners of past disagreements. I'm grateful that President Ortega did not blame me for things that happened when I was three months old. Too often, an opportunity to build a fresh partnership of the Americas has been undermined by stale debates. We've all heard these arguments before."

Obama se referia à fracassada invasão da Bahia dos Porcos por cubanos treinados pela CIA, e aos quais Kennedy não deu apoio aéreo, mostrando falta de coragem e determinação.

Hereticus

Reply

Dilma tenta livrar sua cara, mas não consegue. Claro que organizar um crime implica em co-autoria. Está com as mãos sujas, sim. Coronel, imagine só: Hitler não matou judeu algum com suas próprias mãos. NEm Goebbels, nem Goehring, nenhum dos "organizadores". Seriam inocentes pelos massacres, pelo holocausto? O sofisma da Dilma é simplesmente ridículo!

Reply

Mas que imbróglio é esse Coronel?

Não demora e aparecerão dizendo que a destemperada é também inimputável.

Será que ela é também outra apedeuta que merece toda e qualquer complacência da nossa sociedade até mesmo por crimes de assassinato?

Reply

Esse debate vai longe.

ATOS PREPARATÓRIOS PUNE-SE OU NÃO ? "Art. 288 do CP"

O Terrorismo que nos oriente. Ou não.

Reply

Só por curiosidade.
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2919

Reply

o marcola não mata mais ninguem. manda

Reply

II) QUADRILHADenúncia no Inquérito nº 2245 11
O conjunto probatório produzido no âmbito do presente
inquérito demonstra a existência de uma sofisticada organização criminosa,
dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a
prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão
fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude.
A organização criminosa ora denunciada era estruturada
em núcleos específicos, cada um colaborando com o todo criminoso em busca
de uma forma individualizada de contraprestação.

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/mensalao/_pdf/mensalao.pdfA participação que Dilma afirma ter tido, não bastassem os testemunhos, tipifica a conduta.

Mas a burrice é grande e essa turma continua bulindo com a lei de anistia.

Formação de bando ou quadrilha é um conceito bem definido e fácil de assimilar.
Não carece juridiquês.
E ela já fez e refez a confissão.

É ponto de partida.
Já bastante comprometedor para quem está postulando o cargo de Presidente da República!

Reply