Brasil, um país de tolos.(3)

Os patrocínios estatais são os mais variados possíveis. Muitos são conhecidos do grande público. A Petrobras banca o time de futebol do Flamengo. A Caixa Econômica Federal investiu nos Jogos Panamericanos. O Banco do Brasil tem tradição no vôlei de praia. É comum filmes de cinema nacional terem dinheiro dessas três empresas, exatamente as que concentram o maior número de projetos e recursos gastos em patrocínio.Em 2008, a CEF teve 2.535 projetos de patrocínio aprovados. A Petrobras veio em seguida, com 1.479, à frente do BB, com 1.227. O total de 5.241 equivale a 67% dos 7.876 projetos do ano passado. Tudo precisa ser aprovado pela Secom, na Presidência, comandada pelo ministro Franklin Martins.O que o governo e as estatais não divulgam são listas completas de patrocínios, com nomes e valores dos projetos. A imensa maioria das ações fica fora do conhecimento dos cidadãos. A Folha tentou obter a relação, mas não teve sucesso.O secretário-executivo da Secom, Ottoni Fernandes Jr., é o responsável pela supervisão de patrocínios e de publicidade. Segundo ele, está em curso um processo de mais abertura nesses dados, mas o detalhamento completo só pode ser feito pelas empresas, "pois muitas disputam no mercado com os concorrentes privados, e essa informação é essencial para a estratégia de cada uma".Segundo o Banco do Brasil, há também contratos "com cláusula de confidencialidade", o que impediria a sua divulgação. Da CEF, a Folha recebeu a contabilidade total dos valores gastos -em 2008, foram R$ 97,7 milhões-, mas não o detalhamento projeto a projeto. A Petrobras não respondeu.Nos seus endereços na internet, essas estatais também não apresentam relatórios completos sobre a eficácia de seus patrocínios. O discurso do governo sustenta que essas ações extrapolam o marketing, tendo uma função social. "O patrocínio possui qualidades importantes ao criar um diferencial na promoção da marca ou mesmo na venda de produtos. Mas o que chama atenção é o quanto essa ferramenta de comunicação pode somar-se às políticas públicas governamentais e gerar valor para a sociedade", afirma Ottoni Fernandes Jr.Como não são conhecidos em detalhes todos os projetos, não há como aferir o efeito exato dos patrocínios. Na área esportiva, as estatais são grandes patrocinadoras de esportes olímpicos. Apesar do dinheiro investido nas últimas décadas, o país não se tornou uma potência em Olimpíadas.(Reportagem da FSP)

6 comentários

Não sei como um time que deve a Deus e ao mundo pode contratar com uma empresa estatal ....
O MP deveria analisar o caso.

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"(...) A Petrobras banca o time de futebol do Flamengo..."

Ôpa! Banca o Flamengo NÃO!, ela PATROCINA! É diferente. E, segundo estudos e pesquisas, a Petrobrás tem um dos maiores retornos publicitários do país quanto a este patrocínio. E o valor ANUAL que é(era)pago ao Flamengo, muitas vezes é(era) INFERIOR a alguns valores de patrocínios(?) pagos à "cineastas" para um único filme(?).

Não vamos misturar alhos com bugalhos, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

PS: Qual seria o valor pago a escuderia Willians? A Petrobrás banca a Willians? A grande parte de cinestas(?), jornalistas, revistas, jornais e artistas(?) ela, aí sim, BANCA.

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Completando, em 2008 as receitas do Flamengo se aproximaram dos 100 milhões e desse valor menos de 14 milhões foram da Petrobrás.

BANCA NÃO!,ela patrocina. Sejamos justos.

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Tadinhos.
Os petralhas mauricinhos precisam de paitrocínio.

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Que que é isso caro Coronel? Onde a Petrossauro banca o Flamengo? Ela finge que patrocina e o Flamengo finge que acredita. Como o clube não tem as certidões solicitadas,o tal patrocínio nunca chega. E os panacas dos diretores insistem em manter a parceria.Será que não percebem que o Flamengo é maior que a Petrossauro? Em todas as paradas sou seu admirador,mas deixe o meu menguinho de fora desse antro.
zécatimba do Blog do Noblat.
Saudações rubro-negras.

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GRAAANDE CORONEL, É ISSO QUE PRECISA SER MAIS INFORMADO A POPULAÇÃO.

DÃO DINHEIRO PÚBLICO PARA CORROMPER CELEBRIDADES E FORMADORES DE OPINBIÃO. ASSIM COMPRAM ANUENCIA MIDIÁTICA. ...CUISP!
...E SIMPATIA ...CUISP!

Abs
C. Mouro

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