Oposição sem discurso.

"Faço esses comentários despretensiosos porque me preocupa o que possa vir a ocorrer no Brasil. A mídia e a sociedade cobram um discurso de oposição. Diz-se, e é certo, que ela deve unir-se se quiser vencer. Mas, que discurso fazer? O racional, da crítica ao desmanche das instituições, do enlameamento cotidiano da política, deveria ganhar mais vigor, dizem. O grito de Jarbas Vasconcelos estava parado no ar e sua entrevista em Veja deu-lhe um sopro de vida. Mas foi o próprio senador quem mostrou os limites desse tipo de protesto: o governo e o próprio presidente banalizaram o dá-cá-toma-lá. É como nos computadores quando se envia um e-mail e surge o aviso: a caixa está cheia. A caixa da revolta dos brasileiros contra o mau uso da política parece estar cheia. Temo que qualquer discurso “político” seja logo desqualificado pelos ouvintes.Quer isso dizer que as oposições devam silenciar sobre a perda de substância das instituições, sobre o clientelismo e a corrupção larvar, tudo com a leniência de quem manda? Não. Mas precisam inventar uma maneira de comunicar a indignação e as críticas que toque na alma das pessoas. Este é o enigma da mensagem política, de governo ou de oposição. Tanto o modelo-chacrinha como o do discurso de pregador chega à alma das pessoas. Não estou dizendo que a comunicação política se resolve pela supressão do discurso analítico. Isso seria rendermo-nos a ideia da política como mistificação (o que, aliás, não é o caso de Obama). Mas quando se dispõe de um ícone, como o Plano Real, por exemplo, ou quando o próprio candidato é um ícone, tudo fica mais fácil."

Trecho de artigo de Fernando Henrique Cardoso, publicado hoje nos principais jornais do país. Leia aqui na íntegra.

34 comentários

o discurso eh apenas fazer oposicao como eh devido...

denunciando, fiscalizando, investigando, colocando a boca no trombone..

mas nos, simples comentaristas, eh que temos que ficar indignados na internet, denunciando e berrando a plenos pulmoes os desmandos desse governo tresloucado...

nos, e principalmente o Coronel, eh que estamos fazendo um servico que essa oposicao chinfrim deveria fazer, pois foi eleita e eh paga para isso..

Reply

fernando henrique cardoso está enrolando em defesa própria da sua conivencia com os comunistas do governo petista.

trecheiro

Reply

Mas foi o próprio FHC quem deu assas a esse monstro que é o Bolivariano da Silva e sua corja de comunistas cubanos.

Eu não vejo a coisa com tanto pessimismo assim, já que a sociedade vem reagindo lentamente, mas com firmeza, aos desmandos do Bolivariano da Silva e sua corja de comunistas cubanos.

O resultado da votação do Kassab é o primeiro sintoma e podem eles fazer o quanto quiserem de propaganda que não vai adiantar, já que entraram no que chamam obsolescência da curva de existência deles.

Ninguém quer viver sob um regime clepto-oligárquico, repleto de corrupção e com tendência e busca constante de volta à ditadura. Já estamos vacinados e não são esses idiotas que vão nos devolver tão nefasto regime.

O período que mediou entre a abertura política e até FHC nos mostrou que podemos ser um povo feliz e rico.

Temos agora é que nos livrar desse mala-sem-alça que é o Bolivariano da Silva e sua corja de comunistas cubanos.

Reply

Inventar uma maneira de comunicar a indignação...vamos pensar sobre isto..está na hora de se pensar seriamente e não apenas ficarmos com ironias, mas de fato arregaçarmos as mangas se quisermos ganhar 2010 contra essa canalhada.Dora Jardim

Reply

Corona

Imposto sobre a maconha: Aproveitei a dica do post sobre FHC e como ele está em evidência nos US até agora, postei aqui algo da BBC diferente mas voltarei ao assunto do post em seguida:
Peço licença.
'''
http://newsforums.bbc.co.uk/ws/pt/thread.jspa?forumID=8269

FORUM Imposto sobre a maconha pode ajudar a Califórnia a sair da crise

Imposto sobre a maconha pode ajudar Califórnia a sair da crise
O projeto de lei de um deputado do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, propõe a legalização da maconha e a cobrança de impostos sobre a venda da droga, como forma de ajudar a reduzir o alto déficit do Estado.

O projeto do representante democrata de San Francisco, Tom Ammiano, legalizaria o cultivo, a posse e a venda de maconha para maiores de 21 anos. A utilização medicinal da maconha já é legal na Califórnia, mas a nova legislação iria além disto, permitindo o uso da substância para consumidores comuns.
...
Sugiro a leitura completa do texto acima e comentários lá ou aqui...a escolher.
...
FHC
Descobrimos que o Brasil ainda pensa...mas como existe muita diferença entre pensamento e ação,seria bom contribuir com o pensamento oposicionista antes de partir pra ação descoordenada.
Elogiando ou criticando.
Coisa que "desaprendemos" nestas anos metalúrgicos de lululá, o rei da banânia assumida.

Meu texto ficou grande... vou dividir e escrevo a seguir

Reply

Que música para os pensamentos ler um texto com vocabulário e concordância dignos de um presidente. Que falta que isto faz ao Brasil!
Quando ouço o "noço atuau" presidente,tenho sempre a sensação de estar em um bolicho de beira de estrada ouvindo o bêbado mais ignorante falando com o balcão!
Ler algo escrito pelo nosso presidente...duvido que ele tenha condições de "fazer uma compopsição " com mais de seis linhas !

Reply

Alguém lembra da tática adotada pela pseuda oposição por ocasião do evento do mensalão, de que o governo iria "sangrar" até se extinguir?. Pois é, não só não sangrou como fez com que todos parecessem coniventes com o descalabro que ocorria e ainda ocorre no país, parecendo que todos são farinha de um saco só. Como diz o ditado "agora é tarde, Inês é morta", mesmo que apresentem documentos comprovando falcatruas serão poucos os que vão prestar atenção,basta ver os indices de aprovação dos politicos.

Reply

fhc?


CONHEÇO !


... E NÃO GOSTO !!

Reply

Se ele que é político e ex-presidente
não sabe qual é o discurso para ajudar a nação a sair do atoleiro em que se meteu, então estamos perdidos. Mesmo assim vou sugerir.
Por que não tentar o discurso que prega a moral simples, a vergonha na cara, o respeito a palavra dada, o respeito ao que é dos outros principalmente quando esse "outro" é o povo? Por que não dizer aos pais que eles devem cuidar da educação moral dos seus filhos e não deixar nas mãos de professores mal intencionados? Por que não dizer aos professores que eles devem ensinar muito bem as matérias que lhes competem sem se imiscuirem no que diz respeito aos pais? Por que não dizer aos brasileiros que honrem a assinatura no cheque ou mesmo a palavra dada e o compromisso assumido para começar a cobrar honestidade inclusive(ou principalmente) dos políticos? Por que não dizer aos eleitores que o trabalho honesto é sempre melhor que ficar se humilhando para receber uma esmola (ou ajudinha, como dizem)? Posso citar mais uma centena de valores que podem ser abordados e despertados na população no sentido de virar esse jogo através do discurso de quem tem acesso ao palanque. Mas precisa ter coragem...
J.Carraro

Reply

Alô Amigos.
Desculpem o sentimento de repúdio a estes políticos.
Mas NÃO VEJO EM NEnHUM DELES AINDA QUALQUER LIGAÇÃO COM O BRASIL.

ai meus sonetos

abraços

Reply

Queridos amigos,

Fernando Henrique se fez algum mal
ao Brasil, foi governar bem e para
todos.
Infelizmente a grande maioria de vcs
somente sabem reclamar olhando para
o próprio umbigo, qualquer que seja
a situação.
No fim, o Brasil é um grande país
de Caras-Pintadas.
PQP

Reply

Filox

Tem um coment para você lá na casinha...de papel.

Sempre gosto quando FHC fala.O problema é que sempre é com atraso,e nunca é conclusivo.

Nome Próprio

Reply

O DNA ideológico de FHC,é o mesmo de Lula da Silva.Apenas um estudou mais,mas Lula está aí com esses desmandos por culpa do PSDB,e FHC.D.Ruth Cardoso,Presidente FHC, foi uma vítima do PT.Que Deus a tenha, mas creio que o Dossier encurtou sua vida.

Reply

Esse fhc tem a reponsabilidade de estarmos aguentando o ridículo Lula como presidente, para se redimir deve estimular o impeachment desse cachaceiro urgentement. Ou então é melhor calar a boca.

Reply

Prezados,

FYI:

http://www.noticias24.com/actualidad/noticia/25435/chavez-ordena-intervenir-todas-las-procesadoras-de-arroz-de-venezuela/

Boolas

Reply

Prezados,

FYI:

http://www.noticias24.com/actualidad/noticia/25437/chavez-manda-a-obama-a-lavarse-ese-palto/

Boolas

PS

O Psicopata (*) está com a macaca!

(*) E cada vez mais nervoso com o preço do práticamente UNICO produto de exportação da venezuela.

Reply

Só justificativas, justificativas. Ele deveria ter sido cassado, devido ao mensalão, mas foi FH, nos bastidores, que poupou o sócio. Conversa prá boi dormir.

Reply

FHC é um cretino e não faz oposição verdadeira ao PT. PT e PSDB são duas cabeças de uma mesma serpente. Só a o discurso de FHC é de melhor qualidade que o do goberno atual.

Reply

Coronel

Quem è esse fhc, que moral e legitimidade tem ele para falar e dizer que se preocupa com o Brasil?

"Esqueçam que sou sociólogo!"

Disse tudo, quando deveria ter dito: "Como sociólogo vou entender melhor os problemas do Brasil e fazer do nosso país uma grande Nação ao nível do primeiro mundo ou mesmo dos EUA!" Não disse!

Mais, ferrou as nossas FFAA! Deu-lhes um golpe mestre! Meteu-as no brejo! As nossas FFAA atuais se comparam a meia dúzia de escoteiros! Moleques para toda a obra, menos defender as nossas fronteiras, quanto mais a soberania! Putsss!! E nem falo da corrupção, do entreguismo e do separatismo! È carga a mais para seus neurônios!

Impediu juntamente com o "laranja" do panaca do príncipe Charles, arthur virgilio, o impeachment do cachaceiro louco junto da OAB, por causa do mensalão. Conseguiu e com isso o Brasil Si Fu! Estou mentindo ou ocultando alguma verdade?

Quando foi eleito, declarou: as "novas formas de sociabilidade que saltam as muralhas dos territórios nacionais e as barreiras de lealdades dos grupos de interação primária, nas quais as relações se dão face a face, como a família, os grupos de trabalho ou os partidos e igrejas". Resumindo essa conversa hermética de sociólogo, ao nível
de doutorado, logo de compreensão muito difícil para um leigo: regime bolchevique ou segundo os mais sensíveis, ditadura do proletariado ou de outra maneira mais pueril, comunismo! E por que o socialismo na sua mais pura essência? Porque cumprindo as diretrizes do Clube de Bilderberg, o mundo transformado numa única nação, com uma única religião, o população mundial controladamente pouco escolarizada reduzida a 1/3 e o Poder instalado na ONU. Um governo invisível, onipresente, que manipula os fios desde a sombra, que controla o governo dos EUA, a União Européia, a Organização Mundial de Saúde, as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e outras instituições similares. E, o mais espantoso de tudo, formula os projetos futuros da Nova Ordem Mundial que formam parte do processo em curso, constitui um movimento em direção à Escravidão Total. A batalha está se realizando neste preciso instante em que você lê esta matéria e a ditadura global – o Governo Mundial Único – está vencendo.

Mas voltando ao fhc. Assim que foi eleito, antes da posse, fhc viajou para a Europa, e entrevistou-se em Londres com o Barão de Rothschild, financista internacional, que dirige o grupo que leva seu nome e que controla o comércio de metais no mundo há cerca de 300 (trezentos) anos. Qual a razão? Nióbio! Isso mesmo! O tal maldito Nióbio que vale mais que o ouro e jose dirceu já quis e pediu para fazer exploração desse metal raro. Claro, nem falo da fortuna do lulinha, nem dos 60% do pagamento do Nióbio que não retornam ao Brasil.

fhc entre inúmeras traições que Christina Fontenelle tão bem relata no seu profundo artigo CAI O PANO, promulgou ainda a Lei 9.985 em 2000 instituindo a internacionalização indireta da Amazônia no seu artigo 30 que estabelece "as Unidades de Conservação podem vir a ser geridas por organizações da sociedade civil de interesse publico com objetivos afins aos da unidade, mediante instrumento a ser firmado com o órgão responsável por sua gestão". Que por sua vez foi diretamente conduzido a um decreto absurdo que internacionaliza a Amazônia e fere a soberania nacional (prevista no o inciso 1º do art. 1º da Constituição Federal ainda em vigor até prova em contrário), o Decreto nº 5.051, de 19 de abril de 2004, que promulgou a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os povos Indígenas e Tribais.

Os dois dispositivos legais foram aprovados, ao arrepio da Constituição, em dois turnos, por três quintos, em cada casa do Congresso Nacional, com a Emenda Constitucional 45, de 08 de dezembro de 2004.

Logo, que moral tem esse fhc para dizer o quer que seja?

Nem falo sequerCoronel

Quem è esse fhc, que moral e legitimidade tem ele para falar e dizer que se preocupa com o Brasil?

"Esqueçam que sou sociólogo!"

Disse tudo, quando deveria ter dito: "Como sociólogo vou entender melhor os problemas do Brasil e fazer do nosso país uma grande Nação ao nível do primeiro mundo ou mesmo dos EUA!" Não disse!

Mais, ferrou as nossas FFAA! Deu-lhes um golpe mestre! Meteu-as no brejo! As nossas FFAA atuais se comparam a meia dúzia de escoteiros! Moleques para toda a obra, menos defender as nossas fronteiras, quanto mais a soberania! Putsss!! E nem falo da corrupção, do entreguismo e do separatismo! È carga a mais para seus neurônios!

Impediu juntamente com o "laranja" do panaca do príncipe Charles, arthur virgilio, o impeachment do cachaceiro louco junto da OAB, por causa do mensalão. Conseguiu e com isso o Brasil Si Fu! Estou mentindo ou ocultando alguma verdade?

Quando foi eleito, declarou: as "novas formas de sociabilidade que saltam as muralhas dos territórios nacionais e as barreiras de lealdades dos grupos de interação primária, nas quais as relações se dão face a face, como a família, os grupos de trabalho ou os partidos e igrejas". Resumindo essa conversa hermética de sociólogo, ao nível
de doutorado, logo de compreensão muito difícil para um leigo: regime bolchevique ou segundo os mais sensíveis, ditadura do proletariado ou de outra maneira mais pueril, comunismo! E por que o socialismo na sua mais pura essência? Sua Utopia, um Estado Mundial? Porque cumprindo as diretrizes do Clube de Bilderberg, o mundo será transformado numa única nação, com uma única religião, a população mundial controladamente pouco escolarizada reduzida a 1/3 e o Poder instalado na ONU. Um governo invisível, onipresente, que manipula os fios desde a sombra, que controla o governo dos EUA, a União Européia, a Organização Mundial de Saúde, as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e outras instituições similares. E, o mais espantoso de tudo, formula os projetos futuros da Nova Ordem Mundial que formam parte do processo em curso, constitui um movimento em direção à Escravidão Total.

Mas voltando ao fhc. Assim que foi eleito, antes da posse, fhc viajou para a Europa, e entrevistou-se em Londres com o Barão de Rothschild, financista internacional, que dirige o grupo que leva seu nome e que controla o comércio de metais no mundo há cerca de 300 (trezentos) anos.Qual a razão? Nióbio! Isso mesmo! O tal maldito Nióbio que vale mais que o ouro e jose dirceu já quis e pediu para fazer exploração desse metal raro. Claro, nem falo da fortuna do lulinha, nem dos 60% do pagamento do Nióbio que não retornam ao Brasil.

fhc entre inúmeras traições que Christina Fontenelle tão bem relata no seu profundo artigo "CAI O PANO", promulgou ainda a Lei 9.985 em 2000 instituindo a internacionalização indireta da Amazônia no seu artigo 30 que estabelece "as Unidades de Conservação podem vir a ser geridas por organizações da sociedade civil de interesse publico com objetivos afins aos da unidade, mediante instrumento a ser firmado com o órgão responsável por sua gestão". Que por sua vez foi diretamente conduzido a um decreto absurdo que internacionaliza a Amazônia e fere a soberania nacional (prevista no o inciso 1º do art. 1º da Constituição Federal ainda em vigor até prova em contrário), o Decreto nº 5.051, de 19 de abril de 2004, que promulgou a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os povos Indígenas e Tribais.

Os dois dispositivos legais foram aprovados, ao arrepio da Constituição, em dois turnos, por três quintos, em cada casa do Congresso Nacional, com a Emenda Constitucional 45, de 08 de dezembro de 2004.

Logo, que moral tem esse FHC para dizer quer o que seja?

Outro grande crime de lesa-pátria foi a Lei 9.478, de 1997, transferindo as reservas de petróleo da União para as grandes transnacionais de petróleo.

E o almoço em New York entre fhc e Aloizio mercadante, no dia 18 de maio de 2006 onde os dois firmaram um acordo político-econômico de não-agressão entre o PSDB e o PT, caso se confirmasse a reeleição do presidente Lula? Por trás do pacto informal, o próximo governo petista se comprometeria a não alterar as atuais bases econômicas que interessam ao sistema financeiro internacional.

Tem muito mais. Mas fico por aqui, pois ainda provo que as nossas FFAA estão coniventes com essas traições, porque estão! Nem desmintam, pois nem o Exército, Marinha e Aeronáutica fizeram ou esboçaram qualquer gesto ou iniciativa pois ao abrigo do artigo 142 da Constituição Federal, que obriga as Forças Armadas a defenderem a Pátria, impedindo qualquer subtração do território nacional igual àquela permitida na Convenção da OIT convertida, indevidamente, em Emenda Constitucional. Também viola o artigo 142, do Código Penal Militar, porque submete parte do território nacional a soberania de país estrangeiro, ou seja, aos povos indígenas e tribais, que estão sob visível controle de ONGS estrangeiras que os colocam a serviço do interesse internacional.

Chega-vos? Onde estava algum General Heleno para dizer BASTA?

Reply

AO FILOXERA

CARA...ADORO QUANDO VOCE SCREVE ASSIM COM A ALMA !

EU O SAUDO,

BOCCATO

Reply

Coronel:

como sempre filoxera tem razão.

Do que FHC escreveu, 90% pode ir direto para o lixo. Lê-lo é pura perda do nosso valioso tempo. Ou então é uma mentira deslavada como a seguinte:

"Isso seria rendermo-nos a[sic] ideia da política como mistificação (o que, aliás, não é o caso de Obama)."

O meu sic é porque faltou a crase.
E Obama é uma mistificação, e nada mais do que uma mistificação.

Hereticus

Reply

Alô Filoxera.
E tem uns e outros que falam em nossos umbigos!!!.
Acho que o cidadão(20:44)não possue é ESPELHO em casa.

ai meus reflexos.
abraços

Reply

Esse é o sociólogo vagabundo que arredondou o país para entregar de mão beijada para o vagabundo cachaceiro.

É importante lembrar que foi ele quem teve a idéia de indenizar os terroristas-assaltantes-assassinos.

Reply

Prezados,

Entendo que um grande culpado pela destruição do país é aquele que estudou e usou mal o resultado disso.

Ao IMBECIL lider atual pode-se sempre de certa forma ter um pouco de pena mas e quanto à FHC?

Boolas

O Brasil sucumbiu por um 64 (digo, seus desdobramentos) aquem das necessidades e um pós 85 muito pior.

Mas o grande expoente dessa fase negra ainda acho que será o Apedeuta. Que tem tudo para fazer mais estrago ainda, lembrem-se ainda restam 670 dias...

FHC teve, alguns méritos mas TOTALMENTE ofuscado pelo que fez de ruim.

"Entre le deux, mon coeur balace"

Ou seja, cada um à sua maneira.

Reply

É muito bom ganhar o tempo aprendendo com os mestres comentaristas deste Coturno Noturno.

Voilà.

Reply

Coronel

Desculpe eu ter "colado" dois textos iguais. Puts, ás vezes aconteçe.

Obrigado pela sua publicação. Mas voltarei a falar nesse fhc, outra fraude tal como lula. Não consegui descobrir nos meus arquivos umas coisas interessantes sobre ele e lula, quando trabalharam juntos para os donos do mundo. Mas hão-de aparecer.

Um abraço

Reply

"Separar o joio do trigo" seria ótimo, a dificuldade hoje em dia consiste em saber o que é joio e o que é trigo.

Reply

Coronel,

Palavras do Tucano Boca Mole:

"Eu não estou aqui para ver o PT se arrebentar. O Brasil precisa de partidos que tenham uma certa história, e o PT tem."
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
2005

Mas como mente Boca Mole!

Átila

Reply

Coronel

Manda estes imbecis da dita "oposição" que na realidade são somente um bando de cagões lerem o discurso de Marco Antonio no enterro de Cezar.

Tenho viajado muito e feito discursos em Bares, restaurantes aonde consigo juntar 02 pessoas lá vamos nós, as pessoas não acreditam como pode a imprensa deste pais e está tal oposição ficar calada vendo tanta roubalheira, valta de vergonha e agora a guerrilha do MST atuando a todo vapor.

Tem jeito sim, é se falar o povo esculta, a resistencia aos demagogos defensores "DO NADA"não cola mas, diga a estes FDP da oposição se precisarem de um seminario para apreenderem ou escultarem o que tenho pregado durante quase 03 anos e com um resultado que sem falsa modestia acho "MUITO BOM" é só contactarem com este collorido.


COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

Reply

Ai meus reflexos

Esse cara não sabe do que fala. È mais uma maria que vai com as outras! Um pouco esquerdopata.

Um abraço

Reply

Li e A Sentinela
Impressionante como as pessoas não veem, no mínimo, o que FHC fez em seu governo pelo Brasil.
Tivéssemos tido um governo como o atual àquela altura e hoje estaríamos pior que os irmãos sul-americanos.
Nem comparando com o atual governo as qualidades são visíveis para eles. Leis saneadoras como da responsabilidade fiscal, plano real não contam, claro!
O interessante é que frases não ditas (“esqueçam o que escrevi ou coisa que o valha”) já desmentidas pelo autor são citadas como verdadeiras, em um contexto disse-me-disse folclórico-jornalístico.
Enfim, concordo com vocês que é bom ler um texto inteligente e articulado de um presidente que só honrou o País.
Saudações,
M. Rosa – S. Paulo-SP

Reply

Se o povo brasileiro não precisa de governo, pois o nosso governante só viaja e participa de eventos sociais e nada de trabalhar, enquanto a iniciativa privada carrega o país nas costas.
Até mesmo nesse momento de crise somente o setor privado leva o problema a sério, enquanto o governo não sai do palanque,iludindo as vítimas para que não percebam seu próprio sofrimento.
Então, para que precisamos de oposição?

Reply

Impressiona ser o próprio FHC a vir de público dar a notícia sobre o exito do PT em destruir a ética na politica.
Essas falas que mais parecem linguagem cifrada dado o timbre friorento nos parece dirigido ao público interno que decodifica.
Um exemplo dessas coisas foi o contexto oculto na expressão 'marolinha' que o apedeuta usou para tranquilizar a rataiada petista, decodificada como algo que pouco afetaria os planos do partido.
Os emails trocados com Raúl Reyes na entrelinha da fala de FHC, em provável sentido oculto, também é analisado inócuo como linha de dissuasão do voto de confiança na candidata do governo.
A política, de fato, está banalizada, mas os partidos e seus 'velhos de guerra' estão piores.
Basta analisar quem são os quadros renovados de suas respectivas legendas.
Na atuação desses verdadeiros 'cavaleiros do apocalipse' porta vozes dos donos do mundo se alimenta o crime de impedir o surgimento de novas lideranças políticas desvinculadas da mão de ferro dessa hierarquia dos horrores.

Reply

Filoxera é o cara! Seus comentários deveriam ser transformados em artigos, fica aí a sugestão para o Coturno Noturno.

Reply