Internet em Cuba.

Acabo de falar com um cubano que chamarei de Yago. Ele informa que a internet, há cerca de sete meses, está liberada em Cuba, inclusive para ser instalada em casa. O custo, no entanto, é elevadíssimo e poucas pessoas têm condições para pagar. Com a liberação do uso de hotéis pelos cubanos, é hábito os mesmos procurarem as lan houses montadas dentro dos próprios estabelecimentos para enviar e-mails e fazer contato com parentes em outros países. Quando ele está lá, em férias, usa o Hyatt para seus contatos via internet. Yago está no Brasil com visto de trabalho. Ganha cerca de U$ 150 mil por ano e manda dinheiro para a família. Comunica-se com a mesma via celular. Obviamente, não posso revelar a sua identidade. Creio que esta informação pode explicar um pouco o fenômeno dos blogs em Cuba, entre os quais o Generación Y.

17 comentários

Coronel,

E pensar que um dia a estatal Embratel tentou monopolizar os serviços de acesso à internet "nestepaiz". Se não fosse o Grande Serjão, ministro das Comunicações, a coisa estaria feia, feia. Ainda mais nas mãos dos petralhas de agora...

Reply

com certeza coronel, mas tem outros (as) blogueiros (as) que não querem ver isso.

humberto sisley

Reply

CEL.,PERALÁ...CUBANO GANHANDO AQUI MAIS DE QUINZE PAUS POR MES ?

Reply

Caro Boccato:

Na verdade, R$ 30 mil mensais. Não há engano nenhum na cifra. Há muitos cubanos ganhando bem mundo à fora...

Um abraço

CORONEL

Reply

Cuba está na lista da ONI e na lista de inimigos da internet da Cuba possui a menor relação da América Latina de computadores por habitante, e a menor relação de usuário de internet de todo ocidente.[2] Cidadãos tem que usar pontos de acesso controlados pelo governo, onde sua atividade é monitorada por bloqueios de IP, filtragem de palavras chaves e checagem de histórico de navegação. De acordo com o governo, acesso aos serviços de internet são limitados para a população cubana devido ao embargo americano, mas o governo ainda assim impede o livre acesso a informação pelos cubanos sobre o mundo externo.[3] O governo cubano continua a prender jornalistas independentes por contribuir com relatórios para sites fora de Cuba.
Um poderoso PROXY filtra todos os acessos e informações...

Reply

BOM,COM TODO RESPEITO ,CONTINUO ACHANDO ESTRANHO POIS EM CUBA NAO HA ESCOLAS BOAS COM FORMAÇÃO SUFICIENTE PARA GERAR EXECUTIVOS DE ALTO NIVEL E TODOS SABEMOS DISTO...NO MERCADO FINANCEIRO É QUE NAO ENCONTREI NENHUM, TAMPOUCO EM IMPORTAÇÃO OU EXPORTAÇÃO ONDE ATUO JURIDICAMENTE!

SÓ SE ELE FORMOU-SE FORA...EM CUBA ,COM O QUE DEVE TER APRENDIDO, MESMO PARA ESTE POUCO CAPITALISMO AQUI, ACHO DÍFICIL...

ABRAÇOS.

PS: Hã-hã...LULLA DANDO 'AULINHA' A ISRAEL NOS JORNAIS !

Reply

Caro Boccato:

Mande um e-mail para o blog que terei o máximo prazer em lhe dar os dados..

Um abraço.

CORONEL

Reply

HISTÓRIA E SIGNIFICADO DE 'PALESTINA' E 'PALESTINOS' - PARTE I

Para entender o conflito entre a “PALESTINA” e Israel.

http://www.heitordepaola.com/publicacoes_materia.asp?id_artigo=615

Reply

NEGATIVO!
NAO É NECESSARIO !!

CONFIO NO SENHOR, SÓ ACHO AS CIFRAS EXAGERADAS PARA UM EXECUTIVO CUBANO...SÓ ISTO !

ENCERRO DE MINHA PARTE QUALQUER OUTRA INDAGAÇÃO.
OBRIGADO

Reply

Recomendo o texto do link a seguir, sobre "La Revolución" cubana: http://www.diegocasagrande.com.br/index.php?flavor=lerArtigo&id=1004.

Reply

Ganhar bem assim fora de Cuba,ainda mais se passou pelos EEUU, nem estranho tanto.Dependendo do negócio que faz,construção civil dá muito dinheiro mesmo, por exemplo,shoppings em Fpolis.
Mas como ele saiu de Cuba,numa boa?
Como aquele reitor da Universidade de Havana que tive a infelicidade de ter como vizinho eventual??Até hoje não sei como anda com tantas SUV de luxo, importadas,se é mero professor numa faculdade do meio do mato,Unimat/Sinop...
Como de Cuba não sai nem lutadorzinho de box e tocador de rumba numa boa...EStranho que gente tão 'graduada' como um reitor venha pra cá assim.E logo Floripa,e logo com ligações de uma Ong que tb tem cheirinho de churrasqueiro...[Unitrabalho]
Ele, Yago,pode entrar e sair de Cuba numa boa?De férias???

Critérios estranhos...¬¬

Quando ele vai visitar a parentada,deve ser uma festa pros curiosos.

E se a internet tá 'liberada' como os hotéis, mas tem preços proibitivos de tão altos como se consegue comprar laptop?A conexão é paga?Qto custa por mês?Se um médico ganha só 20 dólares, imagino uma filóloga que não ganha bem em lugar algum,nem profissão é.Bechara que o diga.Todo filólogo vive é de lecionar e de livros que escrevem,nenhum vira best seller, diga-se,nem nos EEUU, nem na FRança.Qto mais em Cuba!

Num país onde até absorvente feminino é racionado a 3 por mês...


De quer forma,as respostas devem ser dadas pelo Generación Y, através de sua titular,o "Yago" está mais fora do que dentro de Cuba,pode não saber dos detalhes.
Morador é morador, visitante é visitante,como ele é.
Vamos ver o que a moça tem a dizer.Sobretudo aos acusadores...
¬¬

Lia

Reply

Ô Boccato, imagina um cubano ganhando 3o pilas pormês lá na ilhinha, heim?! tremendo marajá, um novo Fulgêncio. Vale uma CPI.

Reply

Coronel


O Blog Generación Y é um blog bem democrático, pois agrada aos opositores e também aos comunistas apoiantes do regime cubano.
Basta ter tempo para ler os milhares de comentários, para tirar ilações.
O que mais me estranhou neste blog, é não ser a Yoani a responder aos comentadores que fazem diversas perguntas sobre Cuba mas sim, uma cubana de nome "Panchita" que defende a revolução e está engajada nela.

Basta ler o comentário 418, com a frase que ela termina:

"SALUDOS GRACIAS POR ESCRIBIR EN ESTE BLOG MADE IN USA..HOY PARA FELICIDAD MIA HAN ESCRITO DE DIFERENTES LUGARES DE ESPAÑA..ARGENTINA Y USTED DE BRASIL..GRACIAS MUCHAS GRACIAS…SALUDOS PANCHITA"

http://desdecuba.com/generaciony/?p=613&cp=6#comments

Já agora vale a pena acessar a este artigo:

http://www.abc.es/20081228/internacional-iberoamerica/generacion-adios-patria-muerte-20081228.html

Reply

Cara Joyce:

Existe uma série de pessoas que colaboram com o Blog cubano. Inclusive o Humberto Sisley, que comenta aqui, traduz para o português.Como em qualquer blog, entram os dois lados.Se você tiver alguma coisa mais do que ilações, tipo assim provas, é só mandar que o blog publica.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Seria o cubano da texto abaixo o autor da "remessa"?.

Toda a família, em Cuba, surpreendeu-se quando chegou de Florianópolis um ataúde com o cadáver de uma tia muito querida. O corpo estava tão apertado no caixão que o rosto parecia colado no visor de cristal...
Quando abriram o caixão encontraram uma carta, presa na roupa com um alfinete, que dizia assim:

"Queridos Papai e Mamãe:

Estou lhes enviando os restos de tia Josefa para que façam seu enterro em Cuba, como ela queria.

Dsculpem-me por não poder acompanhá-la, mas vocês compreenderão que tive muitos gastos com todas as coisas que, aproveitando as circunstâncias, lhes envio.

Vocês encontrarão, dentro do caixão, sob o corpo, o seguinte:

* 12 latas de atum Bumble Bee;

* 12 frascos de condicionador;

* 12 de xampu Paul Mitchell;

* 12 frascos de Vaselina Intensive Care (Muito boa para a pele. Não serve para cozinhar!);

* 12 tubos de pasta de dente Crest;

* 12 escovas de dente;

* 12 latas de Spam das boas (são espanholas);

* 4 latas de chouriço El Miño.

Repartam com a família, sem brigas!

Nos pés de titia estão um par de tênis Reebok novos, tamanho 39, para o Joselito (é para ele, pois com o cadáver de titio não se mandou nada para ele, e ele ficou amuado).

Sob a cabeça há 4 pares de "popis" novos para os filhos de Antônio, são de cores diferentes (por favor, repito, não briguem!).

A tia está vestida com 15 pulôveres Ralph Lauren. Um é para o Pepito e os demais para seus filhos e netos.
Ela também usa uma dezena de sutians Wonder Bra (meu favorito). Dividam entre as mulheres; também os 20 esmaltes de unhas Revlon que estão nos cantos do caixão.

As três dezenas de calcinhas Victoria's Secret devem ser repartidas entre as minhas sobrinhas e primas. A titia também está vestida com nove calças Docker's e 3 jeans Lee.

Papai, fique com 3 e as outras são para os meninos.

O relógio suíço que papai me pediu está no pulso esquerdo da titia. Ela também está usando o que mamãe pediu (pulseiras, anéis, etc). A gargantilha que titia está usando é para a prima Rebeca, e também os anéis que ela tem nos pés. Os oito pares de meias Chanel que ela veste são para repartir entre as conhecidas e amigas ou, se quiserem, as vendam (por favor, não briguem por causa destas coisas, não briguem).

A dentadura que pusemos na titia é para o vovô, que ainda que não tenha muito o que mastigar, com ela se dará melhor (que ele a use, custa caro).

Os óculos bifocais são para o Alfredito, pois são do mesmo grau que ele usa, e também o chapéu que a tia usa.

Os aparelhos para surdez que ela tem nos ouvidos são para a Carola. Eles não são exatamente os que ela necessita, mas que os use mesmo assim porque são caríssimos.

Os olhos da titia não são dela, são de vidro. Tirem-nos e nas órbitas vão encontrar a corrente de ouro para o Gustavo e o anel de brilhantes para o casamento da Katiuska.

A peruca platinada, com reflexos dourados, que a titia usa também é para a Katiuska, que vai brilhar, linda, em seu casamento.

Com amor, seu filho (anônimo).

PS1: Por favor, arrumem uma roupa para vestir a tia para o enterro e mandem rezar uma missa pelo descanso de sua alma, pois realmente ela ajudou, mesmo depois de morta. Como vocês repararam o caixão é de madeira boa (não dá cupim). Podem desmontá-lo e fazer os pés da cama de mamãe e outros consertos em casa. O vidro do caixão serve para fazer um porta-retrato da fotografia da vovó que está, há anos, precisando de um novo. Com o forro do caixão, que é de cetim branco (US$ 20,99 o metro), Katiuska pode fazer o seu vestido de noiva.

Na alegria destes presentes, não esqueçam de vestir a titia para o enterro!!!

Com amor, ( cubano manezinho).

PS2: Com a morte de tia Josefa, tia Blanca caiu doente. Façam os pedidos com moderação. Bicicleta não cabe nem desmontada e carburador de Niva, modelo 1968, aqui ninguem ouviu falar.

abraços

Reply

Eh a liberdade chegando a Cuba. Internet tambem custava carissimo no Brasil, e acesso era so mesmo via lanhouses. Isso, ha mais ou menos dez anos.
Mesmo nos Estados Unidos, quando comecou, custava caro, embora como ja tivessem a infraestrura no lugar, os custos tenham caido mais rapidamente.
Hoje eh so nos hoteis, amanha chega na casa das pessoas... E o pais, pouco a pouco, vai se transformando.

Reply