A retomada no Supremo Tribunal Federal (STF), amanhã, do julgamento sobre a reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, vai abrir uma discussão constitucional sobre os conceitos que a Fundação Nacional do Índio (Funai) usa para fazer as demarcações das terras indígenas. Os 11 ministros vão discutir se índios comprovadamente aculturados precisam de reservas para caçar e praticar a agricultura como se fossem tribos nômades. Podem emergir do julgamento, portanto, novos conceitos jurídicos e sociais para a demarcação de reservas indígenas. "É natural que se tenha uma discussão além do caso concreto", admitiu ontem o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.
13 comentários
DO R.A. - O RETÔRNO
ReplyRéu no mensalão é preso com euros na cueca
Por Fausto Macedo, no Estadão:
O empresário Enivaldo Quadrado, réu por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha no processo do mensalão, foi preso pela Polícia Federal (PF) na madrugada de sábado quando desembarcava no Aeroporto Internacional de Cumbica com 361.445 euros em espécie - o equivalente a R$ 1,16 milhão.
Segundo a PF, as cédulas estavam distribuídas sob as meias, na cintura, no interior de uma pasta de mão e até nas cuecas de Quadrado. A prisão foi em flagrante. A PF autuou o empresário por crime de falsidade ideológica, uma vez que ele declarou à Receita portar quantia inferior.
Ontem à tarde, Quadrado foi transferido de uma cela da PF em Cumbica para o Cadeião de Pinheiros.
Ex-sócio da Bônus Banval Corretora de Valores, suposto canal para lavagem de dinheiro de Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, o empresário foi apanhado ao retornar de uma viagem à Europa.
A PF constatou que ele passou alguns dias em Madri, onde hospedou-se no Novotel, no bairro Ponto de La Paz. Na volta, desceu em Lisboa e tomou um vôo da TAP. Em Cumbica, dois agentes federais o revistaram rotineiramente. São comuns abordagens desse tipo, sobretudo quando o passageiro oriundo de Portugal traz apenas bagagem de mão. Os federais costumam pegar traficantes de drogas nessas condições. Desta vez, porém, o homem que abordaram não tinha entorpecentes entre seus pertences.
Segundo a PF, ao se ver cercado, Quadrado admitiu: "Estou com dinheiro". Conferiram sua declaração ao Fisco, na qual ele havia omitido a quantia que transportava no corpo e na pasta. Quadrado preencheu, então, nova declaração atestando que trazia 300 mil euros, mas ainda desta vez o dado que apresentou não era correto.
Dois federais e dois auditores da Receita passaram duas horas conferindo o montante. Apuraram quase 361,5 mil euros com o homem do mensalão. Diante da contradição, Quadrado foi autuado e o dinheiro, apreendido.
Segundo nota da Receita Federal divulgada ontem, o empresário disse que os recursos tiveram origem num empréstimo contraído de um amigo residente em Portugal e seriam destinados à compra de automóveis para revenda no Brasil.
Os índios vão ganhar. Alguém duvida?
ReplyCoronel, faço minhas as palavras do Aluízio Amorim: deveríamos chamar aquela região de Gambá-Serra do Sol, nome muito mais adeqüado ao Brasil lulístico.
ReplyOs índios de boutique precisam da ajuda do sapo Charles e da Ford pra coletar minérios e preservar o verde Dolar.
ReplyCacique Tainha
Coronel
ReplyO que nos conduziu a covardia dos nossos militares responsáveis. O entreguismo, o separatismo, o desagregar da nossa soberania!
O nosso troglodita Boris, mesmo vestido com trajes de guerra à panaca, è mais homem que todos esses responsáveis militares juntos!
O Brasil cobiçado internacionalmente e vendido pelos traidores lula e não só, vai ser desagregado. Seu início começa amanhã paradoxalmente pela Justiça que deveria impedir esse acontecimento.
R.I.P.
Estou esperando que os índios saíam vitoriosos dessas e que também demarquem uma área de igual tamanho ou maior para nós que somos da autoctona Tribo dos Minerins, daqueles que usam chapéu de veludo e aba larga no lugar de cocas.
ReplyValha-nos Deus, Nossa Senhora...
Não sei como ainda existem propagandas que falam sobre o "orgulho de ser brasileiro..." nunca vi um povo tão alienado e acovardado, como a grande maioria do povo brasileiro, eu tenho é vergonha de ser brasileiro. Se a demarcação contínua prevalecer, será o fim definitivo para aqueles que acreditam em alguma soberania nacional.
ReplyJá pensou se os sites da FUNAIS, STF e outros fossem apagados..caso o STF opte pela demarcação contínua?
ReplyAté que não seria uma má idéia..fica aí a sugestão
FOTO NOS JORNAIS.
ReplyUma bruta fila de sujeitos com tangas e cocares.
São os José, Joaquim, Gabriel, Antônio, João, Carlos Alberto, Erneilson, Wanderuilson, Josias, Matheus, Paulo, Pedro, Tobias, etc...
São os nossos índios de tanga, mas todos com CPF, RG e título de eleitor.
São apenas brasileiros, como todos nós.
Querem acabar com a nossa Constituição.
Também quero um pedaço na taba.
Há grandes interesses britânicos nessa história. Isso é o mesmo caso das Ilhas Malvinas, as quais muitos pretendem que devem permanecer sob dominação dos britânicos. Consideram isso uma espécie de garantia. Garantia de qu?? Lá como aqui há riquezas, riquezas que nós, americanos do sul não aproveitamos nem a milésima parte. Os europeus,aquela gente bonita, sofisticada e perfumada, nos consideram menos que humanos; para eles sempre seremos fonte de exploração e eu não sou comunista.
ReplyO que o anônimo (20:27) falou tem uma certa razão, mas acho que nessa hora, direitistas, centristas e comunistas deveriam lutar pela nossa soberania, independente de ideologia, até porque somos todos brasileiros e essas terras também.
ReplySe amanhã entregarem nossa soberania ao ralo, vou botar o terror na internet, aí o bicho vai pegar!
ReplyRepararam nos índios manifestantes em Brasília, gordos, rechonchudos, rosáceos. Nada a ver com as aquarelas mostrando os índios do Brasil colonial.
ReplyBando de inúteis.