Assessor do Afif.

Gostaria de perguntar aos bem informados sobre o secretário Afif se o assessor de imprensa da sua secretaria, Vinícius Prado de Moraes, que ficou revoltado(post abaixo) com a resposta explosiva recebida de um funcionário da TV Senado, continua sendo pago pela Associação Comercial de São Paulo, onde pelo menos até setembro deste ano assinava press-releases como responsável pela área, ou se fez concurso público para trabalhar no governo, desligando-se da entidade? Ou se está acumulando funções. Só para informação dos leitores e comentaristas, tendo em vista que o secretário Afif tem toda a sua trajetória política ligada à ACSP.
..................................................................................
O Mário escreveu, na área de comentários:
Coronel, sua crítica, tanto ao Secretário Afif Domingos como a seu assessor de imprensa é totalmente injusta e improcedente. Desta vez você pisou no tomate e de forma grave, já que "aplaudiu" uma atitude canalha de um funcionário que, provavelmente, é muito bem pago e não é para escrever palavrão em docuimento público.
..................................................................................
Eu respondo ao Mário, na minha área de comentários:
Mário, quem é você para dizer que uma "crítica é totalmente injusta e improcedente"? Qual a "gravidade" que existe em um blogueiro, no seu blog, dar uma opinião? Quem é você para chamar alguém de "canalha"? Eu creio que coloquei bem claramente qual a minha opinião sobre o tema. Você e qualquer comentarista pode concordar ou discordar dela, postando o seu comentário. Aliás, o post está cheio de comentários, a maioria contra a minha opinião. Feitos por comentaristas muito respeitáveis. O que é muito diferente de querer dar showzinho de moral. O que é, Mário, todo mundo tem que pensar igual a você? E tem mais: Afif Domingues virou político, sim, depois de uma carreira no sindicalismo empresarial. Está na biografia dele. Aliás, não tenho nada contra a sua trajetória. O que manifestei foi contrariedade contra uma imbecilidade cometida ao publicar o e-mail que, sim, é privado, não pode ser invadido. É a minha opinião. Portanto, Mário, menos, menos.
.................................................................................
Em comemoração ao primeiro ano do Blog, o Mario (sem acento) acaba de ser bloqueado como comentarista, por ofensas ao blogueiro. Tchau, Mario (sem acento).

27 comentários

Sou paulista e tenho tido boas referências sobre Afif Domingos, desconheço esse Assessor.

Reply

Coronel,
Sou paulista e tenho tido boas referências sobre Afif Domingos, desconheço esse Assessor.
Abraços.

Reply

Coronel,
Acho que sou meio anciosa e por isso estou me adiantando, quero parabenizá-lo pelo primeiro aninho do blog. Sou frequentadora assídua e gosto demais de seus post. Acho muito bom ler suas críticas ao desgoverno, sou uma anti-Lula_petista ROXA!
Parabens por este trabalho, e muitos anos de vida para seu blog.
Abraços.

Reply

Bem, Coronel, para que vc siga o caminho justo, pesando e medindo da mesma maneira, nos responda:
-e o funcionário do Senado, o Fontoura, vc conhece?
Ele é concursado ou apadrinhado? a qual partido ele pertence? Há qto tempo ele trabalha nesse serviço? E quem é seu chefe?
Enfim, não fique bravo conosco, que fomos contra seu post a favor de um funcionário no mínimo mal-educado ; pelo menos meça e pese os dois lados, tendo em mente sempre que, o Fontoura estava no exercício de seu cargo, e o outro, parece-nos que não...
Um abç maior que os outros,
Zinha

Reply

Sou Paulista, paulistana e tenho excelentes referências do Afif. Tem ligação com a ACSP, como sempre teve, pela sua própria profissão.
Ou seja: política não é meio de vida nem profissão para ele.
Tem seus proprios negócios e seu sustento. O que deveria ser obrigação de todos.

Quanto ao assessor dele, desconheço.
Porém, nem que se tratasse de uma prostituta de esquina, o tal Fontoura não tem o direito de referir-se a ninguém dessa forma.
Tampouco tem a imprensa de reproduzir literalmente o palavrão!
Esse Fontoura deve ser, na realidade, um incompetente, visto que se irrita por receber e-mais indevidos todos os dias e ainda não resolveu esse problema.

É por essas e outras Coronel, essa inversão de valores, o falar o que der na cabeça, falta de educação que virou "espontaneidade", falta de postura, de protocolo, que o Brasil está essa lama.
E o senhor sabe muito bem disso. Nessa banânia onde tudo é permitido, as coisas vão de mal a pior!

Seu Fontoura tem o direito de falar o que quiser, reservadamente.
Públicamente, ele tem OBRIGAÇÃO de manter um comportamento adequado ao cargo.
Assim como eu me reservo o pleno direito de não ter meu olhar afrontado por esse tipo de linguagem de praticam naquela Casa de Tolerância!

Reply

Prezadas Lis e Zinha:

Um e-mail é um resposta privada, não é? Quem tornou o e-mail público? Quem entregou para a imprensa? Não conheço o Fontoura não, mas li o pedido de desculpas dele no jornal. Será que o Afif também não deveria ter checado quem era o Fontoura, antes de levar o assunto a público? Ou vislumbrou, junto com o seu genial assessor de imprensa, uma oportunidade para gerar um factóide? Pobre do Fontoura. Recebe um e-mail sem ter fornecido o endereço, que não tem absolutamente nada a ver com o seu trabalho, tem uma explosão de fúria e vira manchete nacional. Não conheço o Fontoura não. Pode até ser um desafeto político do Afif, um petralha ou um comunalha. Mas o Afif e o seu assessor fiquei conhecendo melhor, com todo este acontecimento. E não gostei nada do que vi.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Coronel, não faz muito sentido o questionamento qeu você faz, não em se tratando de, sei lá, transparência ou honestidade pública.
Primeiro que, por ser assessor de uma Secretaria de Estado, é óbvio que não prestou concurso. Segundo que, se houve acúmulo de funções, quem está sendo otário na situação é a ACSP, não o erário: Afinal de contas, como provou o episódio, ele ESTÁ trabalhando como secretário. E não há acúmulo de funções proibida neste caso, uma vez que não são dois empregos públicos!
A menos que existam coisas mais que você saiba sobre o episódio ou sobre Afif ( aliás, também não entendi sua condenação a Afif ir ao Congresso participar de reuniões temáticas que dizerm respeito à sua pasta ).

Reply

Perdão Coronel,

Afif Domingos começou na política para, depois, passar para a ACESP. Apareceu pela primeira vez na política como cadidato a vice-governador na chapa de Reinaldo de Barros (ARENA) em 1982. É fundador do PL, partido pelo qual foi deputado constituinte e candidato a presidente em 1989.

Merece todo respeito por sua seriedade e honestidade.

Não concordo com suas críticas a seu (do Afif) assessor que, simplesmente, procurou divulgar a participação de Afif no tal debate, um assunto prioritário do Secretário: MOSTRAR AOS CONSUMIDORES QUANTO DE TAXAS E IMPOSTOS PAGAMOS EM TODOS OS PRODUTOS. Muito ao contrário, o CANALHA é esse tal de Fontoura, cuja resposta mostra que sua mãe deve rodar bolsinha pelas esquinas...

Reply

Desculpe Coronel, não é particular não. O e-mail usado não era pessoal. Era do Senado.
E se o próprio Fontoura pede desculpas, é porque admite o erro.
E jornalistas não faltam em todo canto do Senado para presenciar a recepção da tal resposta pelo assessor. Sabe que nem haveria como ou porque esconder isso!
E ainda não sei se a resposta foi encaminhada a todos, ou somente a ele.

É atribuição dele receber aquele e-mail. O que não é atribuição dele, é um problema que deve resolver por lá. Talvez cercado por menos companheiros e mais gente competente não se chegaria a isso!

Desculpe Coronel, mas desta vez discordo de você.
E ainda bem que não temos unanimidade aqui. Pensamento em massa é coisa de comunista, certo?

Não será, por certo, nossa divergência de opinião em relação a esse ocorrido que irá afetar o respeito e a concordância com quase tudo que você posta!

TFP

"Brasília - A resposta de um funcionário da TV Senado a um aviso da presença do secretário de Emprego e Relações de Trabalho de São Paulo, Guilherme Afif, em uma audiência pública na Câmara provocou indignação e mal-estar hoje no Congresso. Para informar da presença de Afif no debate sobre o projeto que prevê a divulgação de impostos em notas fiscais, o assessor de imprensa da secretaria, Vinícius Prado de Moraes, enviou um e-mail a diversos órgãos de imprensa, incluindo a TV Senado, e obteve a seguinte resposta: "F...". A réplica partiu do funcionário da TV João Carlos da Fontoura.

"É uma esculhambação. É uma Casa do povo que merece respeito", reagiu Afif, quando soube da troca de mensagens. Ele relatou o caso ao líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN). "O problema é a imagem do Senado. Cabe aos senadores tomarem uma providência", afirmou o secretário. Moraes conta que se assustou ao ver a resposta. "Em cinco anos como assessor de imprensa nunca tinha visto isso. É um desrespeito, principalmente porque foi usado um e-mail de um órgão do Senado em resposta a uma secretaria de Estado."

Fontoura disse que trabalha no núcleo de documentários e não trata da cobertura jornalística diária. Mesmo assim, afirmou, recebe inúmeras mensagens em sua caixa de correio eletrônico, o que acaba provocando o seu bloqueio. "Todo dia passo mais de meia hora do expediente apagando mensagens que não são para mim", disse. Ontem, ele contou que precisava enviar uma mensagem urgente para um produtor e perdeu a paciência. "Foi uma falha minha ter respondido nesses termos. Minha resposta foi infeliz. Peço desculpas." (Denise Madueño)

http://www.agenciaestado.com.br/institucional/ultimas.htm"

Reply

Coronel,


Sua leitora há muito, devo dizer que também sou paulista e habito estas plagas sulinas há apenas anos.

Gosto de Afif e ele sempre foi considerado um cara ultra participante e competente e um lutador brabo contra os impostos.

Desta vez, não posso concordar MESMO com o seu parabéns ao malcriadinho da TV Senado. Em Sampa, Afif foi e é uma figura de respeito. Apenas lamento que ele tenha perdido a vaga no senado para o anta Suplicy, por pouquíssimos votos.

Reply

Coronel,

"Explosões de fúria" podem cair bem para a casa dele, aos parentes dele, aos amigos dele. Um email, enviado ao local de trabalho, de forma nenhuma poderia ser respondido em tais termos.

Mas são tempos petralhas, onde até um f...da-se, vindo de orgão oficial, é visto como "normal".

Reply

Para quem desconhece ainda quem seja Afif Domingos, e esteja "boiando" na estória, aqui vai:


Foi eleito deputado federal constituinte pelo Partido Liberal em 1986, com mandato entre 1987 e 1991. O PL havia eleito seis deputados federais em 1986, dos quais cinco no Rio de Janeiro e Guilherme Afif Domingos em São Paulo - o terceiro mais votado no país, com mais de 500 mil votos.


Afif foi o idealizador da Frente dos Cidadãos contra a medida provisória nº 232, é um dos arquitetos políticos do sistema Simples de tributação (regime de tributação diferenciado, voltado a micro e pequenas empresas, dependendo da receita bruta anual auferida) e o criador do projeto de maior transparência nos impostos – conhecido como "Feirão de Impostos", que foi apresentado em locais públicos em várias cidades brasileiras entre 2004 e 2006.

Reply

Caro da CIA:

O Afif começou a sua trajetória como liderança patronal do comércio, sim. Seu primeiro mandato eletivo, como deputado federal, foi em 1987. Foi presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e Presidente da Associação Comercial de São Paulo,de 1982-1987.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Pôxa, até agora n~ consegui responder-conversar com o Coronel...
Também, acho que não adiantaria nada ,pois o Coronel está tão bravo, que acho que eu gastaria meu latim à tôa...
Até agora não entendi sua "bravesa", pois ,vc disse que n~ conhece o Afif, não conhece o Fontoura, etc, etc, etc...
Então, a gente pergunta: vc não conhece a "tchurma" e tem uma opião formada sobre eles?
Coronel, não faz isso prá mim não, por favor...eu adoro vc...
Zinha

Reply

Esse Fontoura deveria ser denitido por justa causa imediatamente.

Ele nao tem o direito de usar um e-mail publico para manifestar sua furia. Seja contra quem for.

E na opiniao de Dr Evil o Afif e seu assessor fez muito bem de divulgar. Pelo menos todo mundo fica sabendo qual e o nivel dos funcionarios que estao ali no senado ganhando verdadeiras fortunas para responder um foda-se.

Reply

Negativo, Coronel.

Afif Domingos era um empresário da iniciativa privada quando foi candidato a vice-governador na chapa de Reinaldo de Barros (ARENA), em 1982. Presidiu a ACESP por duas vezes. A primeira em 1984 a 1988. Como deputado constituinte, foi um dos mais atuantes, o que lhe rendeu mais votos do que o já velho e conhecido Ulysses Guimarães na eleição para Presidente, em 1989.

Neste episódio lamentável, Vinícius Prado de Moraes, simplesmente cumpriu sua função como ASSESSOR DE IMPRENSA, divulgando a presença do Secretário no debate.

A canalhice foi a resposta do tal de Fontoura. E a Cris está certa. O palavrão foi escrito num documento público.

Reply

... e esqueci de dizer:

Não se trata de nenhuma "visitinha politiqueira". Afif Domingos vai ao Congresso para debater uma lei que obrigue a discriminação dos impostos nas notas fiscais (no que estou de pleno acordo), uma luta dele muito antiga.

Coronel, sua crítica, tanto ao Secretário Afif Domingos como a seu assessor de imprensa é totalmente injusta e improcedente. Desta vez você pisou no tomate e de forma grave, já que "aplaudiu" uma atitude canalha de um funcionário que, provavelmente, é muito bem pago e não é para escrever palavrão em docuimento público.

Reply

Nobre coronel, lembro com saudade do tempo dos militares, da segurança ao andar à noite pelas ruas, da lei, da ordem, da cordialidade entre as pessoas. Naquela época, os já saudosos anos de 66,67, 68, 69 um palavrão como esse, dito pelo tal do Fontoura, seria assunto para seis meses. Hoje, é considerado normal (pelo menos para o senhor e para alguns leitores amigos), mesmo que seja dito por um funciónário público, regiamente pago, num documento oficial. É inevitável lembrar do gesto do top-top do Marco Aurélio Garcia, dias depois do acidente trágico com o avião da TAM. Talvez seja isso que esteja desagrandando leitores como eu, que não concordou com o aplauso à malçriação do Fontoura. Parodiando Niesztche, não podemos deixar que o combate à comunalha esqquerdista nos rebaixe aos maus modos deles.
Abraços e saiba que mesmo nas discordância, nutrimos enorme respeito pela sua figura, coronel.
Fernando José - SP

Reply

Fernando José:

Que patrulha, hein? Comparar um - com o perdão da palavra - "foda-se"para um assessor de imprensa incompetente, em busca de vitrina para um secretário de estado oportunista que já inicia sua campanha para a prefeitura de São Paulo, com o gesto de Marco Aurélio Garcia frente à morte de quase 200 pessoas? Não acha um pouco demais? Eu acho.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Coronel:
Por mais que a gente brigue, discuta,et, não se esqueça:
Você mora no fundo do nosso coração,faz parte do nosso dia-a-dia,´nosso "irmão maior"...
Conte sempre conosco!
Zinha

Reply

mas que o AFIF é mais liso que muçum ensaboado...É, ´É..É...É...É....

a cara transita e se liga a todos os partidos,mas nunca decolou..É VISGO

" JUNTOS CHEGAREMOS LÁ...."

RECORDAR É MORRER....

abraços

Reply

Apesar de considerar o termo utilizado pelo funcionário da TV Senado excessivamente vulgar e ouso dizer, pouco comedido, concordo que a instituição como um todo não merece respeito algum. Quanto a sua pergunta, desde 2007 Afif não mais faz parte da Associações Comerciais do Estado de São Paulo, nem recebe pela ex-função.

Nome Próprio II

Reply

Coronel

Tem gente(Nome Próprio II,rsrsrs)que ainda ontem era uma criança e que,agora,aos quatorze,começa a se tornar independente.Interessante é
que se dispõe a pesquisar antes de postar.E está conseguindo controlar a acidez com que criticava o mundo ao redor.

Meus agradecimentos por publicá-lo.

Nome Próprio

Reply

Ainda bem que esse blog do Coronel não é comunista e FDP,pq senao eu ia hackquiar e derrubar.

Reply

Votei no Afif e votarei, tantas quantas vezes, ele se candidatar.
Quem tem como representante um Suplicy e um mercadante, sonha com um Afif.
Michelle

Reply

Sr. Coronel.:

Votei Afif, pelos mesmos motivos de Michelle.

...................................

Divulgar correspondência privada é segundo meu conceito falta grave, qualquer que sejam os termos ali encontrados, portanto o assessor de Afif incorreu em erro, apesar da postura não educada do funcionário da TV Senado.

Infelizmente sua posição não foi bem compreendida pela maioria dos comentaristas, que a meu ver devem ter lido apressadamente seu texto.

Peço sua reconsideração quanto ao bloqueio do Mario(sem acento), não se apresse como alguns comentaristas, não sou advogado do Mario(sem acento); sou apenas um admirador de seu trabalho,cuja continuidade se transforma DEVER pela repercussão obtida em apenas um ano, e que espero aumente nos próximos aniversários.

Reply

Afif é politiqueiro e patrimonialista.
Se tivesse vergonha na cara e um mínimo de decência não se enrabichava com Serra.

Quanto a Olavo de carvalho e suas olavetes amestradas, é um "ex" apparatchik que se diz arrependido. Porém continua um ideológico totalitário e apparatchik de organizações ideológicas.

As olavetes seguem o líder cegamente e fanaticamente, se põem a rosnar e morder qualquer um que do "guru" discvorde. Elas possuem mente binárias e acham que "inimigo do meu inimigo é meu amigo". Não conseguem transcender o pensamento binário.
Adulam Serra, Aécio ou qualquer pilantra que se faça passar por "adversário" na disputa com Lulla. Achavam que FHC era contra lulla e o defendiam por tal. Mesmo que FHC como Serra vivam cheirando o traseiro sujo do Lulla. Estes tipos não sabem pensar, sabem apenas seguir o que acham que o lider guru aprova ou reprova. SÃO PETISTAS COM O SINAL TROCADO, TAL E QUAL O MULÁ OLAVO SEMPRE APPARATCHIK DE CARVALHO.

Nada mais que isso: SÃO PETISTAS COM O SINAL TROCADO, como o líder mentor.

Abração grande Coronel ...os cães ladram mas a caravana passa... e "ademã que eu vou em frente"...
Parabém pelo aniversário e pelo excelente e trabalhoso blog que dá tanto prazer.

Reply