Votação paralela.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC), bem como os demais TREs do Brasil, realiza no dia da eleição a chamada “Votação Paralela”, que consiste em um sistema de auditoria para dar aos eleitores a segurança de que o seu voto quando entra na urna eletrônica vai para o candidato que ele escolheu soberanamente. Sobre a Votação Paralela, o Secretário de Tecnologia da Informação do TRESC, Carlos Rogério Camargo, disse que o processo tem o objetivo de demonstrar que os votos inseridos na urna são os mesmos que constam no boletim de urna.“Cada voto inserido é filmado, da mesma forma que a simulação, é como se estivéssemos de fato numa seção eleitoral, com todos os procedimentos que ocorrem nas seções durante o dia da eleições”, explicou Camargo. Leia mais aqui.

17 comentários

Muito bom.
Resta saber o que os especialistas críticos do sistema dizem a respeito.
A intenção de transparência e serviço ao eleitor não é plus da Justiça Eleitoral, é OBRIGAÇÃO!

Reply

Se o TSE conseguir, DE FATO, impedir fraudes nas urnas, DUVIDE-Ó-DÓ que algum petista ganhe eleição no Brasil! Essa gente está mais suja que puleiro de galinheiro e no Brasil não existe desonestos o suficiente para eleger essa SOC, só se elegem se for na maracutaia.

POREM....

Urnas eletrônicas: vulneráveis, violáveis e perigosas

Pedro Oliveira*

Assunto de extrema gravidade foi noticiado esta semana, porém a imprensa nacional não teve interesse em dar o merecido destaque. Estourou a comprovação técnica da vulnerabilidade das urnas eletrônicas usadas nas eleições anteriores e que serão repetidas ainda nesta eleição de 2008. A coisa foi tão seria que o Tribunal Superior Eleitoral tomou uma drástica e suspeitíssima decisão: manter esses relatórios técnicos totalmente secretos, impedir qualquer teste de penetração (solicitados em 2006 por alguns partidos políticos), abandonar, mas somente após as eleições de 2008, o projeto atual das urnas eletrônicas, tentar desenvolver um projeto confiável para as eleições de 2010 e o pior: desinformar o eleitor, negando publicamente a existência das falhas de segurança.

http://www.abcpolitiko.com.br/index.php?secao=secoes.php&sc=2&id=19660


http://www.aggio.jor.br/jornal20/voto_seguro.htm

Reply

O Lulóquio está ferrado. Os candidatos onde ele apareceu pra alavancar a candidatura estão indo pro brejo. Os bolsistas ainda babam por ele, pq acham lindo as babaquices que ele fala e ninguem entende, mas quando ele tenta vender o peixe dos outros, é uma negação.
Até agora o Brasil estava no automático e o Lulóquio colheu louros do FHC, sem semear nem realizar nada de seu. Agora com a crise mundial que está deflagrada, infelismente, o Brasil vai patinar e as babaquices desse desgoverno finalmente explodirão. Babau Lulóquio, sua erra já foi pro brejo. Agora é só relaxar, porque gozar não dá mais.

Reply

Coronel

Votação paralela? Também è manipulável!

Quando o senhor estiver na mesa de votação sabendo que cada voto que entra naquela maquina manipulada, com programas que o TSE não deixa verificar, creio que vai se sentir como um idiota útil. E o senhor não merece que o tratem sim! Só se for masoquista, o que creio estar enganado.

Reply

Filmado???? como assim?Isso não identifica o voto?Se não identifica como saber que relmente aquele é o 'meu' voto?¬¬

Pra contar qtos deveriam votar ali e qtos, de fato, votaram, não precisa 'filmar', basta o que já existe de totalização por urna.Pra isto tem os logs.
Na linguagem dos marginais, filmar um carro é marcar com chiclete na porta, num semáforo, para que no próximo seja identificado pelo bandido que aquele é 'quente'.

Também "filmam" casas para saber se são boas pra assalto, conforme já alertou a Polícia Civil,através de cartazes, mas pouco vistos na cidade; só vi um, na verdade,no centro, no TICEN...Cada letra pintada no muro/parede corresponde a uma vulnerabilidade da casa. Por exemplo, AB = criança sozinha à tarde,ou idoso.

Gostaria de saber a conotação do "será filmado" dada pelo TRESC.

Já não gostei do teste que fizeram com a identificação biométrica[ e que foi um fiasco de tantos eros e falhas]...A gente deveria ser consultada se aceita ou não tanta maneira de captura de dados tão importantes, com a cópia eletrônica das digitais. Né não?

¬¬

lia

Reply

Quem diz que o voto eletrônico é seguro ou não entende um mínimo de eletrônica ou é má fé.

Continuo GARANTINDO: O VOTO ELETRÔNICO NÃO É SEGURO!!! Ao contrário, É POSSÍVEL FRAUDAR EM QUALQUER PONTO DO PROCESSO!!!

Reply

Lia ¬¬

http://pliniotorres.wordpress.com/2008/08/25/nova-identidade-hightech-comeca-em-janeiro/

Um abraço.

Reply

Coronel

Em todo o mundo, ninguém vai na onda da urna eletronica. Europa, muito menos. O velho voto de papel, è rei e senhor. Pode-se recontar milhares de vezes!

O que fazem conosco com o voto da urna eletronica, e que não deixam recontar porra nenhuma, è FRAUDE!

Quem ficar na mesa, está sendo conivente com um crime contra Liberdade de Opinião, Expressão e Cidadania.

È a minha maneira de ver este problema. E isso não falando no voto obrigatório!

Reply

Coronel, vamos dar uma força ao site da VEJA QUE ESTÁ COM ALGUM PROBLEMA,há impedimento ,,,dj

Reply

Lia

http://jrodriguesfilho.blogspot.com/

Reply

Não demora vão tatuar código de barras nos bebês qdo nascerem, quiça até chip na pele...
A desculpa vai a segurança,caso sejam raptados, se percam dos pais e por aí vai.Entre uma listrinha e outra,informações de cor,doenças em potencial,origem dos pais e até QI.
¬¬
Lia

Quando eu li O Admirável Mundo Novo, há 25 anos, nunca pensei que viveria tanto pra ver aquelas coisas sendo aplicadas. Não que eu não goste de tecnologia. Muito pelo contrário, gosto tanto que fui da primeira turma da ServoData em Floripa,dos que fizeram o curso e passaram,em 75, mas não gosto é disso pra controlar até as nossas, como direi,emissões de gases pós almoço...

Reply

Caramba!!!

Fui ver o link do sharp randon...

Tô bege ¬¬


Rapaz aquela de mostrar o CU, do cadastro único foi fodis...
Agora mudaram pra RIC....RIC???aiaia :( Record?


Sharp, ainda faltou uma coisa lá, que seria muito útil:um fotoxope no ladinho da foto, pra gente não ficar com aquela cara de procurada pela Interpol...de foto de documentos.


Eles vão é fazer contoC + control V da nossas digitais e implantar em qualquer cena de crime, vai ver só.

Aff, haja paciência,localizar o BinLaden eles não conseguem,então ficam pentelhando inofensivos terráqueos como nós ;)


Sharp, nos militare como será?
RIM?

Coronel,mostre o seu RIM pra provar que é ,milico :P

Reply

Éh, dona Lia ¬¬.

O circuito de TI é obrigatório para entender a fundo como se calça o governo do crime organizado.

O Big Brother nas mãos de gente sem escrúpulos que vê as fronteiras do país banhadas pelo pacífico, franqueando o saque, para nivelar tudo por baixo é coisa prá preocupar realmente.

Mas, a piada pronta mais risível é mesmo a aptidão de Lula para mostrar sua burrice espasmódica quando o mundo já está há dias em realidade nova pela consumação de fato relevante.

Reply

Sharp Random

O Clube de Bilderberg quer impôr até 2050 ao mundo tal como o conhecemos, um pequeno chip implantado sob a nossa epiderme com todos os dados possiveis e imaginados, incluindo conta bancaria para pagamento automático no metrô, onibus e seja lá onde for.

Na Europa já querem também lançar esse cartão plastico. Nem sei se já começaram. Mas que fazer? Dizer não? Só arranjamos problemas!

Reply

Já estão implantando chips em cães e nos gados bovinos. É isso que estão planejando implantar na humanidade, a identidade única mundial. Todos rastreados por GPS.

Não vai dar para negar que esteve no motel ... hehe

Reply

Filoxera

Se o controle de natalidade se impuser como pretendem os restantes poderão se entregar mansamente ao sistema pois sua produção já estará estimada e o dia da morte ajustado segundo as metas cumpridas.

É tanta tolice que a gente se diverte elucubrando, não ?!

O planeta tem comando de outra ordem e os movimentos tectônicos, climáticos e orbitais são variáveis que regulam a demografia geral sem nos darmos conta.
Para ficar no óbvio.

Há algo que foge ao entendimento e assim permanecerá velando pelo progresso humano.

Não há grilhões que aniquilem a liberdade de pensar. O espírito sopra onde quer. Despido aqui, veste-se acolá.

Cumpre fazermos a nossa parte, reconhecendo nossas imperfeições.

O futuro é brilhante, não por tecnologia mas, pela fraternidade que emergirá do cansaço do homem por tudo aquilo que, de fato, não lhe traz felicidade.

Estava buscando um texto limpo do Mito de Er e qual não foi a surpresa encontrar OC bem a gosto.
Postei o link em post anterior.

Acredito que os bons, deixando a pusilanimidade de lado, podem e devem erguerem-se para reagir e apontar as premissas falsas que levam a lugar nenhum.

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=719&id_coluna=10

Um abraço.

Reply

O TSE é uma paiada ou não?
Só rindo da segurança em urna eletronica.

Reply