Lula em Cuba.

Da Folha, sobre a visita de Lula à Cuba, onde ele vai enterrar dinheiro público para ser tão querido quanto Chávez além, é claro, de ouvir conselhos de Fidel sobre o fim do capitalismo:

Na visita que inicia hoje a Havana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reiterar o desejo de que o Brasil aumente sua presença em Cuba. O gesto de caráter político será alavancado por duas medidas práticas: a abertura de escritório da Apex (Agência Brasileira de Promoção das Exportações), para atrair investidores brasileiros a Cuba, e a assinatura de acordo entre Petrobras e Cupet -a estatal cubana- para prospecção compartilhada de petróleo.As iniciativas fazem parte do "pacote" negociado em janeiro, que incluiu o aumento da linha de crédito do BNDES para Cuba comprar alimentos. No Planalto, a percepção é que os anúncios ajudarão o governo de Raúl Castro, que enfrenta a pior crise desde que substituiu oficialmente seu irmão Fidel na Presidência em fevereiro. A passagem de dois furacões causou danos de US$ 5 bilhões.O convênio de prospecção de petróleo significa o retorno oficial da Petrobras a Cuba, onde já realizou trabalhos semelhantes, sem resultado. Havana anunciou neste mês que tem reservas equivalentes a 20 bilhões de barris para exploração "offshore" -a cifra é questionada por especialistas.Já a abertura de escritório da Apex, o primeiro do gênero em Cuba, reforça o aspecto político das iniciativas. Relatório da agência sobre oportunidades em Cuba pondera sobre a "centralização das compras pelo Estado" e "as dificuldades logísticas" da ilha, muitas conseqüências do embargo econômico mantido pelos EUA.Em junho, o chanceler Celso Amorim lançou o lema "Brasil parceiro número 1" da ilha, posto ocupado pela Venezuela. De lá para cá, a crise de caixa piorou. Havana deixou de pagar a uma petroleira canadense e a fornecedores japoneses.O presidente da Apex, Alessandro Teixeira, diz que a ilha "é um mercado estratégico" e que a decisão de abrir o escritório "não é emotiva". Cita números: as exportações brasileiras de janeiro a agosto de 2008 tiveram alta de 74% em relação ao mesmo período de 2007.Para Hélio Doyle, da Universidade de Brasília, está em jogo a afetividade de Lula por Fidel. "É uma decisão política, com conseqüências econômicas."

16 comentários

Visitando os ditadores assassinos!

Reply

Se o empresário brasileiro ainda não entendeu o que acontece com seus investimentos nos países integrantes do Foro de São Paulo, depois de todos os exemplos recentes, então tem que tomar na cabeça mesmo.

Reply

Esse Lula é um eterno boa vida, mas não trabalha mesmo. Outra vez em Cuba em tão pouco tempo? Que cara de pau! Torrando o dinheiro do contribuinte sem dar nada em troca. E o IMPEACHMENT quando ocorrerá? Porque o STF que só sabe dar habeas corpus pra malandro, não faz alguma coisa pelo Estado e põe o Lula na linha? É a malandragem acontecendo nos tres poderes, haja contribuinte trabalhador pra sustentar tanto parazita!

Reply

Coronel

chavez já pode esquecer por completo o Banco do Sul.

Ele e todos os esquerdopatas têm o BNDES.

Darmos dinheiro, investirmos numa Ditadura com presos politicos, faz do cachaceiro imbecil um DITADOR. E apoiando o terrorismo de Paulo Vannuchi, do MST, Via Campesina, torna-se também terrorista.

Reply

Prezado Coronel,

Que essa cambada de petralhas tem o "rabo preso" com esses ditadores já se sabe...e os pagam para manter a coisa sob controle.

Mas talvez pior do que isso é ter a "mente presa" às "idéias"...isso é esquerdopatia, babaquice imbecil pura e a expressão da motivação que levou `a criação do foro de sao paulo: RECUPERAR NA AMERICA LAT(R)INA O TERRENO PERDIDO NO LESTE EUROPEU...leia-se, malandragem do "el coma andante" quando sacou que iria ficar sem a mesada que vinha de Moscou no final dos anos 80.

E o moLLLusco junto com os babacas da esquerda brasileira presos eternamente à essa asneiras...

Pobre babacolândia...e dona Zelite preocupada com outros assuntos menores sem se dar conta da gravidade disso tudo.

De fato nunca tivemos elite no Brasil e quem tenta mostrar algo e conscientizar é expelido como Olavo de Carvalho e muitos outros mais silenciosos.

Emigrante

Existem fatos bem documentados de perdas do Brasil ante à má fé da ditadura cubana mas isso foi colocado debaixo do tapete...é algo menor...Afinal aquela escória se vendeu aos russos na década de 60...sempre foram mercenários. Por acaso iriam agir diferente?

O império do mal mostrado e derrotado por Reagan e outros continua agindo até hoje!

Na mente de babacas imbecis ignorantes e espertos...autenticos lideres do terceiro mundo...e com a ousadia de querer assento no conselho de Segurança da ONU, etc...

A AFINIDADE do moLLLusco por essa gente, seus afins é facilmente entendida; ou teria papo com gente séria e pragmática como os lideres do G7? Ou mesmo com muitos do G20?

É mais fácil ficar lá embaixo...no SUL INTELECTUAL...mas a crise trouxe algo que os deixa sem saída...e vão fazer novas besteiras!

Esperem e verão !

Reply

Querido por quem, Coronel? pelo Satanás? Afinal, se Fidel é querido por alguém, só pode ser pelo chifrudo ou pelos filhotes dele espalhados por todos os continentes. Qualquer pessoa honesta repudia o vagabundo e seu séquito de adoradores de demônios.

Vade retro, Satanás! melhor mesmo seria se na falha de fechamento do compartimento de carg pudéssemos agora dizer: foi direto ao Satanás.

Reply

Por que perder tempo com Cuba?
Por que perder tempo com paises insignificantes?
Por que nao estamos batalhando com os paises que tem poder de consumo?
Perda de tempo e diplomacia de boteco.

Reply

É lá em Cuba e em outras ditaduras que o bolivariano Lula da Silva está colocando o dinheiro que desvia dos Cofres Públicos.

Com a reviravolta dos mercados internacionais, ele foi lá para saber quem foi que deixou o dinheiro dele ir para o ralo nos EUA's e parou de aplicar no casino que é também dele aqui.

Reply

Essa tal de APEX é financiada por quem ? Recebe ajuda do governo ?

Se a maioria dos tostôes for do governo, é pura ideologia. Senão, que se danem os empresários, mas que, depois, não venham pedir socorro.

Reply

o mercado cubano só ganha do mercado "olha o peixe" do Pará.

abraços

Reply

Que tal se o BNDS investisse no BRASIL!? Não é uma idéia bacana?

Vamos dar um toque, gente! Acho que, de repente, pode ser uma buena.

Aliás esse tal de BNDS tem dinheiro paaaaaaaaacaramba, hein?

Reply

Isso dava o nome de um belo filme trash: "A múmia, o estúpido e o idiota"
Identifiquem os atores!

Reply

Coronel:

a situacao esta' tao ruim em Cuba, que agora nao e' so' o Coma Andante que esta' agonizante (ou morto, nao se sabe) mas a ilha-prisao inteira. Essa historia de embargo dos USA, e' pura balela: a Europa nunca deixou de mandar seus milhares de turistas para la' para gozar das praias exclusivas p/turistas e do sexo infantil em hoteis de luxo construidos pelos investidores europeus.

As industrias europeias nao foram para la' porque sabem que a infra-estrutura foi descuidada pelos irmaos KaSStro desde o inicio. Mesmo quando tinham a ajuda sovietica, gastaram tudo em aventuras belicas para espalhar o marxismo na America Latrina (em especial na Bolivia) e na Africa (em especial Angola e Mozambique).

O Brasil que esta' nadando em dinheiro do pre-sal ja' pensa em aventuras cubanas. Sera' que o Abilio Diniz vai abrir uma rede de super-mercados por la' ? Vai ter que importar tudo, desde bananas ate' charutos... Depois os irmaos KaSStro nacionalizam tudo, e o Diniz fica a chupar os dedos. Como a Petrobras na Bolivia. Se nao quebrar antes por falta de consumidores locais.

Hereticus

PS: O nosso Lider Maximo King Lula e' um IGNORAMUS imbecilizado, que anda com pernas de pau, e pensa que anda de SUV com tracao nas 4 rodas. Nao fosse a Europa ter lideres de gabarito igual ao dele (Zapatero & Sarkozy) suas viagens por la' seriam um fiasco ainda maior.

Reply

Esse texto deveria ser colado na porta de todos os hospitais e escolas públicos, delegacias, postos de saúde,entradas de favelas,pontos de ônibus para ver se esse povoo cria vergonha na cada...

¬¬

Lia

Reply

"as exportações brasileiras de janeiro a agosto de 2008 tiveram alta de 74% em relação ao mesmo período de 2007". Fui verificar no sitio da tal APEX e achei o "montante" de exportações brasileiras para Cuba no ano de 2008: US$ 380.903.093,00. Isto é: os 350 milhões de dólares que Lula vai doar aos ditadores cubanos servirá para pagar quase tudo que "vendemos" para eles. Outro dado: Cuba representa 0,25% de nossas exportações e 0,02% de nossas importações. É um mercado "interessantíssimo"!!!

Reply

O Lulla e sua trupe investiu em países latinos americanos de carater duvidoso até agora? 58 bi!!! Enquanto isso o povo brasileiro espera por uma redenção na saúde, educação, segurança e justiça. Tudo isso indo de mal a pior! Agora recebe 30 bi de ajudinha do Bush, o mesmo que ele enxovalha toda a vez que quer imitar o "cumpanheiro" Chavez!!! O povo americano tem que deixar de ser bobo e não ajudar quem não gosta deles!!!!

Reply