O governo federal encaminhou ontem ao Congresso um projeto de lei que prevê a possibilidade de punição criminal ao veículo de imprensa e ao jornalista que divulgar escutas telefônicas ilegais ou legais sob segredo de Justiça.Pessoas que transmitirem dados à imprensa também poderão ser responsabilizadas -por exemplo, quem entregou ou fez chegar o grampo a um veículo de comunicação.Após discussão com o presidente Lula e integrantes do governo, o ministro da Justiça, Tarso Genro, preparou o projeto deixando brecha para criminalizar a conduta da imprensa e de suas fontes de informação.O projeto dá nova redação ao artigo 151 do Código Penal, que estipula pena de reclusão de dois a quatro anos e multa para quem "diretamente ou por meio de terceiros" realizar grampo "sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei".No inciso 1 do parágrafo 1º, o projeto prevê a punição para quem "violar o sigilo ou o segredo de Justiça". Ou seja, se refere a grampo legal. No inciso 2, o projeto diz que receberá a pena quem usar qualquer tipo de grampo "para fins diversos dos previstos em lei".Com essa redação, o juiz poderá condenar o veículo de imprensa, o jornalista e a fonte de informação caso entenda que a ação teve objetivo ilegal, como chantagem, calúnia, injúria e difamação. Elaborado após o episódio do grampo ilegal do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, o projeto foi feito a pedido de Lula.Com redação propositadamente genérica, mas que explicita o uso "para fins diversos dos previstos em lei", uma pessoa que se sentir ofendida ou não gostar do conteúdo de determinado grampo que for divulgado poderá questionar na Justiça o interesse de quem publicou a informação e de quem passou a informação.Reservadamente, um ministro admite que o projeto gerará polêmica. Mas nega que esteja em curso uma tentativa de cercear a liberdade de imprensa, uma garantia constitucional."A utilização criminosa [dos grampos] precisa ser punida. Mas isso não vale para o repórter que faz uma denúncia. A restrição da liberdade de informação não está em jogo. Ela é garantida pela Constituição", diz o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay.O projeto enviado ao Congresso altera duas leis e um decreto para inscrever o grampo ilegal praticado no exercício da função no rol das transgressões passíveis de demissão. Inclui a interceptação de comunicação sem permissão da Justiça entre os crimes previstos no Código Penal. A pena de reclusão de dois a quatro anos de prisão pode ser ampliada em até 50% se o crime for praticado por um servidor público.Passa a ser crime, ainda, "produzir, fabricar, comercializar, oferecer, emprestar, adquirir, possuis ou manter sob sua guarda, sem autorização legal, equipamentos destinados à interceptação telefônica". A tramitação do projeto no Congresso tem início a partir de hoje.
Lula ataca liberdade de imprensa.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008 às 20:41:00
Da Folha, mostrando que efetivamente existe uma articulação de Lula para calar a imprensa, manifestada ontem por Nelson Jobim e agora por Tarso Genro. É mais fácil do que conter os arapongas aloprados do Planalto:
9 comentários
Coronel
ReplyResumindo e concluindo
Quer dizer, esses três DITADORES estão a par de todas escutas telefonicas quer legais quer ilegais que se realizam no Brasil, pois sã os principais interessados na repressão da mídia não chapa branca.
Tanto canalha bolchevique!
O LAÇO DO CARRASCO LULA-PETRALHA
ReplyESTÁ APERTANDO AOS POUCOS.
É MAIS UMA TENTATIVA DE CERCEAMEN-
TO DO DIREITO DE INFORMAÇÃO QUE TO-
DOS TEMOS EM UMA DEMOCRACIA,MAS ELE
ESTÁ FAZENDO O QUE CAPRINOS,BOVINOS
E EQUINOS FAZEM AO ANDAR:C... E AN-
DANDO.
ATÉ QUANDO?
SAUDAÇÕES.
ESTE PROJETO DE LEI É UM EXCREMENTO
Reply(MAIS UM)QUE VEM DO (DES)GOVERNO
PETRALHA.ALIÁS,POR SI MESMO,O (DES)
GOVERNO QUE AÍ ESTÁ É UM EXCREMENTO
MESMO.
SAUDAÇÕES
Colegas comentaristas:
ReplySe o seu vizinho tem um adesivo petralha no carro e' melhor vcs checarem seus cadeados e trancas. Ele e' mais perigoso que um cao hidrofobo raivoso.
Hereticus
quero ver prenderam os fabricantes de maletas...
Replybinóculos...
gravadores de som,gadgats que se acha aos montes por aí.
eu hein1
meto já nos anais..
Precisamos reagir, por favor nos ajudem:
ReplyEles criaram uma coisa horrorosa (www.diadofico.com.br,
Então alguém inteligente resolveu criar o
http://odiadosome.blogspot.com/
ASSINEM TAMBÉM
http://www.petitiononline.com/some/petition.html
Estamos pedindo ajuda a todos que fazem oposição, ao menos divulgando. Não podemos fazer oposição só no teclado de um computador. Ou reagimos ou não sei o que será de nós.
Obrigada,
Maria Aparecida Fraga Ferreira
Seria a Lei da Magda proposto pelo time do Mensalão.
ReplyAqui o precedente tão aguardado:
Replyhttp://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/09/18/procurador-geral_da_republica_defende_condenacao_de_fernando_collor-548283942.asp
Vamos colocar sondas para captar nas noúres as ordens de Lula para abafarem o caso.
Não tenho dúvida que se tornará lei, e sem ressalvas, em menos de uma semana.
ReplyPobre povo (refiro-me à parcela honesta, que não receb bolsas nem se vende por uma andaina de sarjão), pobre País.
Quanto ao que diz o Hereticus, digo-vos, mais: o cretino que usa uma estrela vermelha no carro é pior que o pior assassino, pois entrega até a mãe. Trat-se de um "comissário do povo" que como disse Olavo de Carvalho, tem por objetivo "ensinar aos jovens o caminho da felicidade universal, que, como o resumiu um adágio da Revolução Francesa, consiste em enforcar seres humanos uns nas tripas dos outros".
Em suma, amigo: reze muito para essa porra morrer, se possível dê-lhe bastante cachaça que ele acabará morrendo por delirium tremens. Fomente a discórdia entre eles para que se dividam pois a única rama capaz de acabar com um petralha, é outro petralha.