Aconteceu em Minas um avant première dos efeitos da lei contra a liberdade de imprensa na internet, de autoria do chefe do mensalão mineiro, senador Eduardo Azeredo, que está para ser aprovada. O site Novo Jornal foi tirado do ar pelo Ministério Público Estadual, através da novíssima Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, fundado em 16 de julho passado. De acordo com o MP, "instaurado o Procedimento Investigatório Criminal, constatou-se que não há identificação do responsável pelo site - que se intitula jornal, fato que fere frontalmente a Constituição Federal que prevê que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, além da Lei de Imprensa, que se aplica à Internet". Não conheço o site, mas a notícia é a pior possível para a liberdade de informação, especialmente pelo ato ter sido tomado na esfera estadual, justamente contra um site que criticava com veemência e freqüência o governador Aécio Neves e outras autoridades.
22 comentários
Sr. Coronel:
ReplyChega de guerra virtual, estou desembainhando o sabre. Só nos resta o corpo a corpo.
batatinha, q isso?
ReplyCalma, não queremos vc fatiado,palha ou a la juliene
¬¬
lia
Caro Coronel. Cabe no Brasil uma "raspa do tacho" para fundar um bom partido de centro-direita. PSDB e PT são irmãos gêmeos. DEM não se define a que veio. Se formos ver, o esquema DD atinge a todos os "partidos oficiais". Está na hora de repensar, legalmente.
ReplyE isso que nós nem começamos Coronel!
ReplyImagine se desfecharmos um trabalho com os blogs no sentido de o eleitor ser mais rigoroso na hora de votar? se começarmos a mostrar a quadrilha dos petralhas que querem ser reeleitos com seus comparsas tucanos?
Mas quem conhece o malandro do Azeredo sabe que ele vai trabalhar no sentido de censurar a internet; o PSDB não é santo e faz parte da turma reserva dos petralhas. FHC já distribuiu jornaizinhos em porta de fábrica junto com o Lula; Aécio anda de amores com o Lula faz um bom tempo. Pelo que se vê...
EB 2010
(também prefiro sabres, bainetas, espadas...de preferência adamascada).
Boa noite a todos!
ReplyCoronel,estou boquiaberta com a notícia! Mas isso pode? E ninguém vai falar nada? Logo logo vão começar fechar jornais... e fica por isso mesmo? Acho que os gdes jornais acham até bom acabar com os sites, com os blogs, pois eles estão perdendo terreno para a internete que é mto mais rápida, mais ágil, e onde a gente interage de imediato...a gente pode falar o que pensa, pode discordar, dialogar,"bater boca",etc,etc, a gente pode fazer "n" coisas que com o gde jornal não dá...não tem como...Mas o que os gdes jornais não devem esquecer é que é assim mesmo: começa pelos pequenos, vai aos médios, até que fique só o que "Elles" querem... Daí, bom, e daí seremos uma imensa CUBA!
Zinha
essa é a democracia do aécinho.
Replymarcia 1900
Pra essa turma, pexera enferrujada tá bom demais...
ReplyÉ simples verificar qual o titular do domínio.
Replywww.registro.br
depois é só clicar no "whois"
e atestar que tem o nome do dono, inclusive com CNPJ e pessoas físicas responsáveis pelo site.
Depois é só ir ao site da fazenda,
www.receita.fazenda.gov.br e procurar no CNPJ.
Tudo está disponível.
Friso que os sites para a pesquisa são confiáveis.
Abraço Coronel!
"Não é possível permitir que um doente que vive o dia inteiro drogado continue a governar Minas.
ReplyE não é só ele.
O flagelo das drogas atinge administradores próximos ao governador.
Corre-se o risco de em um dos “encontros” que ocorrem no Palácio das Mangabeiras terminar em tragédia."
(http://www.novojornal.com.br/politica_noticia.php?codigo_noticia=6497)
É claro, o endereço não está disponível.
Mas sua reprodução pode ser conferida em diversos blogs.
Pergunto:
Isso poderia ficar sem punição?
Jacutinga
Coronel,
ReplyTa dominado
Ta tudo dominado
Ta dominado
Ta tudo dominado
Político, Traficante, Milícia tá dominando tudo
A midia meche e remeche e estes parasitas continuam lá
Mostram com o dedo, mas tá tudo dominado
Ta dominado
Ta tudo dominado
Ta dominado
Ta tudo dominado
Parece que esse chefe do mensalão mineiro busca incessantemente não cair no esquecimento com intervenções que colocam seu nome em evidência por mexer na Internet, sempre contra o interesse da maioria.
ReplyFalta alguém fazer uma boa campanha na internet para que todo internauta não lhe dê mais votos para ficar aí falando besteiras.
Aliás, a ficha suja do mesmo já é o bastante para que ele seja defenestrado da política de uma vez por todas.
Rô-litoral,
ReplyConcordo! É necessário um partido de centro direita, com programa claro a favor da liberdade, do estado de direito, da democracia e do livre mercado.
Além de tudo isso, para tornar-se membro, cada pessoa deveria apresentar atestado de bons antecedentes - com folha corrida NÃO poderia e processos pendentes na justiça idem. Chega de rabo preso!!
Coronel
ReplyEis o que dá a impunidade política de alguns....
Caro
ReplyNão estou justificando o absurdo do fechamento do tal site de notícias, mesmo que em caráter liminar. Sou contrário a qualquer forma de censura. Regimes políticos que confiscam liberdades, via de regra, passam a beneficiar os desonestos e a punir os honestos.
Penso que o surgimento do site e também o seu fechamento precisam ser entendidos como mais uma manifestação da briga de foice mineira que culminou na aliança política Aécio/Pimentel. Grupos políticos (esquerdistas ou não) alijados dessa arrumação tinham no site espaço para publicação das mais variadas denúncias contra os inimigos. Como sabemos que entre os valentes esquerdistas impera o princípio “os inimigos dos meus inimigos são meus amigos”, é prudente pesquisar melhor o que se está dizendo sobre o site de notícias e quais interesses esse fechamento contrariou. Não por acaso o Zé Dirceu repercutiu a notícia do fechamento. Não por acaso a blogosfera petista e filopetista repercute intensamente o fechamento do site.
O Novo Jornal não tinha expediente. Apenas um diretor responsável, Marco Aurélio Flores Carone:
Ele pertence a uma tradicional família de políticos mineiros; foi candidato a governador em 2002 pelo PSDC/MG; tem contra si um antigo processo movido pelo desafeto Azeredo; justificou o anonimato dos jornalistas que escreviam para o site pelo argumento da perseguição a que estão sujeitos todos os que fazem oposição a Aécio Neves e aos seus amigos na política.
Sobre o que publicava o Novo Jornal.
As principais denúncias atiravam diretamente contra o Aécio e seu grupo de amigos na política. A mais rumorosa e antiga foi a que apresentou evidências de favorecimento do governador mineiro à rede Globo, no episódio da compra de ações da Ligth. Pelo teor das denúncias eu penso que elas não resultaram de um esforço investigativo do site. Alguém bastante informado “vazou” a reportagem. Isso deu ao Novo Jornal notoriedade e granjeou simpatias junto a blogueiros petistas, filopetistas e demais desafetos, que repercutiram na rede e fora dela as reportagens.
No caso da Globo, a reportagem era bem feita e merecedora de atenção. Como o site foi posto fora do ar, vai um link com uma versão publicada em
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=419JDB005
Esta denúncia foi levada à Brasília. O relator Dep. Márcio Reinaldo Moreira PP/MG indeferiu a PFC para investigar a compra das ações da Ligth apresentada pelo Dep. Geraldo Pudim PMDB/RJ. No texto do relator sobrou para o Carone:
"Além disso, esse sitio é de propriedade do Sr. Marco Aurélio Flores Carone, pessoa que liderou a falência e o fechamento definitivo de dois grandes jornais mineiros 'Jornal de Minas' e 'Diário de Minas', causando diversos prejuízos financeiros e trabalhistas, e que responde a mais de 70 (setenta) processos na justiça comum e federal, por crimes como apropriação indébita, sonegação fiscal, depositário infiel, desvio de FGTS, de contribuições sociais e INSS, calote em fornecedores, etc, conforme lista anexa, tendo sido condenado em sua maioria, mantendo-se em liberdade até o presente momento em face de medidas judiciais como o Habeas Corpus."
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/488267.pdf
Neste pdf com o parecer estão arrolados os processos movidos contra Marco Aurélio Flores Carone.
Sobre o controle com mão de ferro da imprensa mineira pelo Aécio.
Que o jornal Estado de Minas seja amigo do governador eu não discuto. Mas no jornal O Tempo, Vitório Medioli, empresário que pertenceu ao PSDB (foi deputado por 16 anos, mas não se recandidatou nas últimas eleições. Não sei se ainda está filiado), escreveu um virulento artigo contrário à aliança Aécio/Pimentel.
O artigo do Vitório Medioli com um título nem um pouco amigável:
A escória de Ciro
http://www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdEdicao=899&IdColunaEdicao=5471
Sobre o Carone e seu site.
Entrevistas:
http://br.youtube.com/watch?v=hHdkMCoO08E
http://br.youtube.com/watch?v=nFCDx9dJofI&feature=related
Reportagem do jornal de estudantes da PUC/MG sobre o site
http://www.fca.pucminas.br/saogabriel/ooutro/politica/22007-edi05mat03.htm
Abs.
Um poder carcomido e corrompido tem que ser tutelado, fiscalizado pelo poder que ainda tem condições de exercer alguma coerção moralizante.
ReplyA República sustenta-se num tripé, Executivo, Legislativo e Judiciário. As Instituições se desmontam na invigilância e na liberdade de ação dos agentes "denorex". Aparecem muito bem na mídia mas não agem em consonância com o que dizem ser.
Vários Senadores estão até o pescoço comprometidos com tudo menos com a representação popular.
Não tem mais voz própria e na prática destroem a legitimidade das decisões da Casa.
Se o Judiciário, que ainda se equilibra na auto-fiscalização, no embate interno que expõe as divergências e dá mostras que vive, não fizer movimentos de alertar a sociedade que o crime organizado já incrustrou seus representantes no Congresso, periclita a democracia e o totalitarismo vai ganhar apoio popular como saneador indispensável a uma pretensa reconquista de dignidade do povão no partilhar da riqueza nacional.
Hora de começar a pensar na redução do tempo do mandato dos senadores.
ReplyCoronel,
ReplyO Novo Jornal pertence a MARCO AURÉLIO CARONE, veja :
Copyright (c) Nic.br
% A utilização dos dados abaixo é permitida somente conforme
% descrito no Termo de Uso (http://registro.br/termo), sendo
% proibida a sua distribuição, comercialização ou reprodução,
% em particular para fins publicitários ou propósitos
% similares.
% 2008-08-17 15:45:08 (BRT -03:00)
domínio: novojornal.com.br
entidade: Nova Opção Ltda
documento: 086.476.181/0001-42
responsável: Marco Aurelio Carone
endereço: Avenida Luíz Paulo Franco, 651, 2P-23
endereço: 30320-570 - Belo Horizonte - MG
país: BR
telefone: (31) 32877223 []
ID entidade: MAC2751
ID admin: PLP3
ID técnico: PLP3
ID cobrança: PLP3
servidor DNS: ns1.novojornal.com.br 200.198.62.27
status DNS: 14/08/2008 AA
último AA: 14/08/2008
servidor DNS: ns2.novojornal.com.br 200.198.62.26
status DNS: 14/08/2008 AA
último AA: 14/08/2008
criado: 28/10/2005 #2444276
expiração: 28/10/2017
alterado: 14/08/2008
status: publicado
ID: MAC2751
nome: marco aurelio flores carone
e-mail: ma.carone@yahoo.com.br
criado: 09/03/2005
alterado: 13/11/2007
ID: PLP3
nome: Paulo Leonardo Benício Praxedes
e-mail: praxedes@mp.mg.gov.br
criado: 20/08/1998
alterado: 13/08/2008
Coronel,
ReplySobre o site do Jornal :
NÚMERO DE INSCRIÇÃO
86.476.181/0001-42
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃO CADASTRAL DATA DE ABERTURA
24/05/1994
NOME EMPRESARIAL :NOVA OPCAO LTDA
TÍTULO DO ESTABELECIMENTO (NOME DE FANTASIA)
********
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
58.11-5-00 - Edição de livros
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
58.22-1-00 - Edição integrada à impressão de jornais
58.12-3-00 - Edição de jornais
58.13-1-00 - Edição de revistas
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA
206-2 - SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA
LOGRADOURO
AV LUIZ PAULO FRANCO NÚMERO 651 - COMPLEMENTO LOJA 23
CEP 30.320-570 - BAIRRO/DISTRITO BELVEDERE - MUNICÍPIO - BELO HORIZONTE
UF - MG
SITUAÇÃO CADASTRAL - ATIVA
DATA DA SITUAÇÃO CADASTRAL - 03/11/2005
MOTIVO DE SITUAÇÃO CADASTRAL
SITUAÇÃO ESPECIAL
********
DATA DA SITUAÇÃO ESPECIAL
********
Aécio é ditador igualzinho ao Lula
ReplyAécio Neves censura Imprensa em Minas Gerais
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/09/262572.shtml
Contrariando a Constituição Nacional e suas próprias palavras de "apreço e respeito pela imprensa e seus profissionais", o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, vem ressuscitando uma prática muito comum durante a ditadura militar no Brasil: perseguição política a jornais e jornalistas mineiros tem sido uma constante nos últimos meses. Denúncias têm sido encaminhadas [ http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/261187.shtml ]
à diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), dando conta da interferência direta do governo no dia-a-dia das redações e ingerência nos assuntos internos de empresas de comunicação. Exemplos dessa interferência estão na censura de matérias do jornal Estado de Minas, censura à coluna de Cláudio Humberto, do Hoje em Dia, e demissões de jornalistas na TV Globo, Rede Minas e Rádio Itatiaia.
Continua no Link acima
Aécio Neves e a censura a um Cientista Político
Replyhttp://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=285IPB003
Primeiro Alberto Dines, censurado e demitido do Jornal do Brasil após artigo criticando o casal "garotinho". Depois, Jorge Kajuru, tirado do ar no meio do programa e demitido da Bandeirantes, após criticar a farra dos ingressos reservados a políticos e autoridades para o jogo Brasil e Argentina, no Mineirão. Agora é a vez do cientista político Fernando Massote, cronista do jornal Estado de Minas (que se intitula "O grande jornal dos mineiros").
Fernando Massote é professor de Ciências Políticas na UFMG, e publicava suas crônicas na seção Opinião do jornal, sempre às sextas.
O fato tem a ver com os narrados acima, principalmente com a demissão de Jorge Kajuru da Bandeirantes, após criticar Aécio Neves. Começo a acreditar que não se pode discordar publicamente do governador Aécio Neves, sob o risco de sofrer pesadas retaliações. A exemplo de Kajuru e Dines, Massote também foi "censurado", pois seu último artigo intitulado "A última batalha de Brizola" não foi publicado pelo jornal como costumeiramente. Posteriormente, o professor foi "excluído" do quadro de colaboradores.
Continua no Link acima
Coronel,
ReplyO Jornal bateu de frente com o MP, veja :
"O que você tem a ver com a corrupção?"
O Ministério Público Federal lançou campanha nacional com a marca "O que você tem a ver com a corrupção?"
Baseado nesta chamada, o Novo Jornal colocou em sua página editorial a frase, completando com o nome do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares.
"Quando clicava no selo, o internauta era direcionado para um editorial, em que nós questionávamos as ações da procuradoria, que barrava toda e qualquer apuração denunciativa", explica Marco Aurélio Carone, responsável pelo site.
Segundo Carone, o Novo Jornal está no ar há três anos e sempre foi um site 100% combativo. "Sempre fizemos denúncias e elas não são ligadas apenas ao Poder Público e ao governo do estado de Minas Gerais.
Quando foi tirado do ar, estávamos com uma matéria na manchete que falava sobre o ministro Gilmar Mendes".
O site, de acordo com Carone, conta cerca de 80 mil pageviews por dia e tem quatro jornalistas trabalhando em sua atualização. Sua manutenção é paga por anúncios, sempre conquistados via licitação. "Procuramos não atrelar anunciantes à página sem licitação, exatamente para que não haja amarras políticas".
Para o jornalista, que faz parte de uma tradicional família de políticos mineiros e se considera uma espécie de "ovelha negra", esse tipo de atitude do Ministério Público lhe parecia improvável nos tempos atuais. "Me assusta ver esse tipo de ação no Brasil novamente".
.
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/08/14/imprensa21717.shtml
gentiiiiiiiiii
Replyo novojornal voltou!!! mas com novo endereço!!!
www.novojornal.net