Temporada de caça.

O comando da Aeronáutica vai definir até o fim do ano os dois, ou no máximo três, caças finalistas no processo de escolha direta do novo jato supersônico multifunção da Força Aérea Brasileira (FAB). Depois os fornecedores envolvidos serão solicitados a compatibilizar as propostas com os requisitos do processo - especificações, peculiaridades de emprego e, sobretudo, a delicada questão da transferência de tecnologia.Segundo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, o contrato deve ser assinado em setembro de 2009.O número de aeronaves desse lote inicial ainda não está determinado, mas o grupo responsável pelo procedimento trabalha com um mínimo de 20 unidades, podendo chegar a 36. O valor de referência, cerca de US$ 2,2 bilhões, citados na época da retomada da disputa, faz aproximadamente seis meses, não é válido como critério do FX-2. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, "o fator inarredável é o da passagem de conhecimento avançado na área". Leia mais no Estadão.

5 comentários

Coronel,

Pelo jeito a FAB vai continuar estudando o modelo de caça ideal por muito tempo.

Este estudo começou na era FHC e desde lá vem sendo analisado e reanalisado. Avião que é bom nada! Mais de 75% dos aviões da FAB estão sem condições de voar. O mesmo ocorre com a Marinha e Exercito.

Reply

Uma coisa é certa: não teremos acesso à tecnologia de ponta e só nos restará comprar armas obsoletas da antiga URSS.

Quem manda ficar apoiando narcoterroristas.

Reply

Pelos vizinhos que nos ameaçam,nem precisamos de aviões.Bastam algumas ratoeiras na selva.

¬¬
lia

Reply

Se prevalecer os critérios técnicos e de aviônica, de autonomia de vôo e de operacionalidade militar (aí entenda-se capacidade e força de ataque), a Força Aérea deve escolher o Sukhoi SU-35 Super Flanker e talvez aderir ao protocolo de intenções do PAK-FA, o projeto russo-indiano de um caça de 6ª geração.


Abs.

Roberto

Reply

tem gente surtando em relação á aviões.......
geração????
Vamos sair com uma dúzia de sucatas e PAREM DE PENSAR BOBAGENS,...

Reply