Naturalizar um terrorista?

Da Folha, hoje:

Restrições jurídicas devem dificultar o pedido de naturalização do guerrilheiro colombiano Francisco Antônio Cadena Collazos, o Olivério Medina. Considerado o "embaixador" das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no Brasil, ele solicitou, no início deste ano, a cidadania e o passaporte brasileiros, conforme a Folha revelou na última sexta.Para conseguir a cidadania, estrangeiros devem provar residência contínua no território nacional por no mínimo quatro anos. Quanto a isso, não há problema: Medina tem visto permanente e está no país há cerca de dez anos. A questão será provar "exercício de profissão ou posse de bens suficientes à manutenção própria e da família".A Folha apurou que Medina vive de trabalhos esporádicos e depende da ajuda financeira de amigos e da mulher, Angela Slongo- que trabalha na Secretaria de Pesca, ligada à Presidência desde 2007, e que passou a ter status de ministério na semana passada.Outra condição é não ter "denúncia, pronúncia ou condenação no Brasil ou no exterior por crime doloso a que seja cominada pena mínima de prisão".Nesse caso, a situação se complica mais, pois Medina foi condenado à revelia pela Justiça colombiana em 2003, pelo crime de "formação de quadrilha" e "rebelião". A sentença determina detenção por 94 meses e 15 dias, além do pagamento de 137,5 salários mínimos, cerca de US$ 23 mil."A legislação brasileira para naturalização derivada [para quem não é filho de pais brasileiros] já é muito flexível. Acho muito difícil que se abra um precedente desse tipo", afirmou a advogada Maristela Basso, da OAB-SP. Para a especialista em direito internacional, Medina "teve sorte" em conseguir o status de refugiado em julho de 2006, apesar das pendências legais em seu país. "Deve ter negociado algo", disse.De fato, para obter o refúgio, ele assinou compromisso de se afastar de atividades políticas. Mas a troca de e-mails com Raúl Reyes sobre o encontro com assessores de Lula, revelada pela Folha, sugere que a longa militância do guerrilheiro não acabou com a assinatura do compromisso. No e-mail de 2 de fevereiro, por exemplo, ele trata com Reyes -que morreria em março- de uma visita da senadora colombiana Piedad Córdoba ao Brasil.Em outro e-mail, enviado só seis meses após ser declarado refugiado, Medina contava sobre o emprego da mulher, nomeada no início de 2007 para a secretaria. "Para evitar que a direita em algum momento a importune, a deixaram na Secretaria de Pesca, trabalhando num cargo de confiança ligado à Presidência da República."O "embaixador" das Farc contou em 2006 com a ajuda da cúpula do governo Lula para obter a proteção jurídica do Brasil. Na época, membros do Comitê Nacional para Refugiados reclamaram de manobra que obrigou seus membros a votarem pela aprovação do refúgio. Houve mobilização de políticos de PT, PSOL e PC do B, que assinaram abaixo-assinado em favor de Medina. Alguns deles constam de e-mails de Reyes revelados agora.
...................................................................................
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), vai requerer hoje a convocação do ex-padre das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) Olivério Medina para esclarecer a relação de pessoas do governo com a guerrilha colombiana. Jungmann também vai solicitar ao Palácio do Planalto a divulgação dos e-mails trocados entre Medina e os guerrilheiros. O material cita autoridades brasileiras e está sendo analisado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

9 comentários

Tribuna da Imprensa

Militares preparam o troco a Genro

Reply

Coronel,

Aqui tem um extrato da sentença que condenou MEDINA a 94 meses e 15 dias, como mencionado na Folha.


SENTENÇA CONTRA MEDINA


COP

Reply

Coronel

Quanto a esse embaixador das FARC, ele não cumpriu o que foi acordado após conseguir o status de refugiado em julho de 2006. De fato, para obter o refúgio, ele assinou compromisso de se afastar de atividades políticas. Mas a troca de e-mails com Raúl Reyes sobre o encontro com assessores de Lula, revelada pela Folha, sugere que a longa militância do guerrilheiro não acabou com a assinatura do compromisso.

Logo isso Coronel, já serve pra que esse "embaixador" seja entregue algemado ás autoridades da Colômbia e, de modo algum, considerar como sério e válido o pedido de naturalização do guerrilheiro.

Sabemos bem que lula transformou o Brasil numa republica bolchevique das bananas, mas as nossas Leis e compromissos por parte desse terrorista são para serem cumpridas.

Se for aberto um precedente jurídico, as nossas portas estarão abertas para todos os casos semelhantes, e Brasil virará um refugio de todos terrorista com crimes de sangue, como ETA, Al Qaeda, Talibãs e por aí fora.

Como não cumpriu em manter-se afastado da política, vai embora para a Colômbia.

O Beria não fez isso com os dois atletas cubanos, cumprindo ordens do imbecil?

Somos um lar para terroristas com passado sangrento? Só nos falta mais essa!

Reply

Off
Falando em neutralizar, vejam o que pode fazer um "profissional" em termos de ataque virtual.
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2008/07/29/provedores-brasileiros-falham-em-teste-para-deteccao-de-brecha-no-dns/

Os brasileiros perdem muito tempo com banalidades sobre privacidade e por absoluta desinformação não dimensionam o quanto já podem estar sendo invadidos... tais recursos da telemática nas mãos de concentradores de poder, como se delineiam pelas informações que "vazam" dos protógenes e dds são o estado da arte da dominação pelo levantamento estatístico privilegiado, oculto, capaz de alimentar decisões velozmente e conduzir a manada segundo os interesses de quem pagar melhor.
A mídia entra nessa como inocente útil e toma as mentes da massa articulando subliminarmente aquilo que deve ser aceito ou repudiado pela massa que se intitula bem informada.

Esse é um aspecto relevante do bordão "tá tudo dominado", sem dúvida.

Reply

Coronel,

Esse e so mais um terrorista, um perseguido, coitadinho.

Dr Evil acha que ellles vao naturalizar o pobrezinho e ainda quem sabe, dar um gorda pensao ao infeliz.

Reply

Coronel,
Mais um ligado à bandidagem, segundo o ex-blog do César Maia:

O "ENÉRGICO" PROCURADOR LUIZ FRANCISCO, ERA AGENTE DAS FARC!

Da matéria da revista colombiana Cambio. Revista Consultor Jurídico de 31 de julho de 2008.

Entre os nomes brasileiros citados pela revista, está o do hoje procurador-regional da República Luiz Francisco de Souza. Ele é mencionado em um extenso e-mail de Cadena Colazzos a Raúl Reyes, datado do dia 22 de agosto de 2004. Na mensagem, Colazzos relata o diálogo que teve com o procurador. Pelo relato, Luiz Francisco aconselha o embaixador das Farc a se proteger das investigações policiais. Medina escreveu na mensagem que Luiz Francisco lhe deu o seguinte conselho sobre como se portar caso fosse abordado por autoridades no Brasil: "Ande com uma máquina fotográfica e quando possível com um gravador para o caso de voltar a acontecer de um agente de informação o fotografar e o gravar, tendo o cuidado de não permitir que ele pegue a câmara e o gravador. "O que aqui chamam um cargo de confiança ligado à Presidência da República".

Reply

Alô Boss.
Um passarinho me disse:
Ingrid Betancourt foi EXPULSA DA COLÔMBIA.......por isto não voltou para festividades.
Vamos esperar pelo menos um tempo para verificar!.
Foi o prêço cobrado por Uribe,para que não ficasse por alí enchendo...o s....
só o tempo dirá..
abraços

Reply

Essa Ingrid Betancourt e uma ingrata e o Uribe esta coberto de razao. Essa senhora e uma imbecil util dos esquerdossauros e deveria ter ficado la na selva mesmo c/ as FARC. Suas ultimas declaracoes sao ridiculas.

Reply

ESSA GENTE É CAPAZ DE TUDO QUE BE-
NEFICIE OS COMPANHEIROS DAS FARC.
NÃO DEVEMOS CORAR QUANDO OS CAUSÍ-
DICOS MILITANTES DEREM O FAMOSO-
SO "JEITINHO BRASILEIRO" EM FAVOR
DE MEDINA.OU NÃO?QUEM VIVER,VERÁ!

SAUDAÇÕES.

Reply