A defesa pública da punição dos torturadores do regime militar, feita pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, na semana passada, não desagradou apenas às Forças Armadas. Setores do Palácio do Planalto e do governo também se irritaram com as declarações e reprovaram a conduta do ministro.A avaliação predominante na Esplanada dos Ministérios é de que o discurso da "responsabilização dos agentes públicos que praticaram violações dos direitos humanos" só está servindo para "constranger e criar problemas" para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.No governo, quem mais se incomodou com a manifestação "inconveniente" de Tarso foi o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele comentou no fim de semana com um interlocutor que já teve "de apagar incêndio dele (de Tarso) com o Judiciário" e agora surge a "provocação aos militares, sem avisar ninguém". Frisou que se via obrigado a contestar o colega de público, para contornar a crise.O embate com o Judiciário se deu por causa das críticas de Tarso ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em razão dos seguidos habeas corpus concedidos pela Justiça a presos em operações da Polícia Federal.Depois do seminário promovido pelo ministro da Justiça, Jobim apressou-se em afirmar que "a análise dos fatos que estão sendo levantados por Tarso cabe exclusivamente ao Judiciário" e nada tem a ver com o Executivo.Jobim também atuou nos bastidores, procurando acalmar pessoalmente os comandantes das três Forças e agradou. Oficiais do Exército estão sendo convencidos de que há um "núcleo do governo que barra o revanchismo propalado pelo ministro da Justiça", mas nem assim está sendo fácil conter a revolta dos militares diante das declarações de Tarso.
IMAGEM
Generais em postos de comando têm defendido a tese de que o presidente Lula precisa dar um "cala-boca" no ministro. Argumentam nos bastidores que os constantes embates, seja com o Judiciário ou com as Forças Armadas, prejudicam a imagem do governo e comprometem o ambiente interno.Um general da ativa(um melancia, por óbvio) que acompanha os desdobramentos do seminário do ministério e participa dos debates suscitados no Exército afirma que isso demonstra "desunião interna e nos prejudica a todos".
9 comentários
Parece aquele ardil do "policial mau e policial bom" para quebrar resistências. Parece.
ReplyAbs
C. Mouro
Na minha região tem um dito popular assim:
Reply- O cara estava sempre apontando o cano da bota para o filho, e ameaçava, vou te dar um tiro...
-Um dia o diabo colocou uma bala de revolver dentro do cano....
Coronel
ReplyQuando o senhor escreve que jobim também atuou nos bastidores, procurando acalmar pessoalmente os comandantes das três Forças e agradou, acredita mesmo, Coronel?
Não pode mizifio, è manobra de distração, è desinformação, jobim está passando a mão no lombo dos militares e dizer para eles, deita, fica quieto, rebola, vai buscar um pau! Está fazem de imbecil todos os militares de alto escalão que estão vendo a porcaria toda, mas acreditam num FDO que mudou a Constituição, ameaçou todos os generais e eles acovardaram, tal como estão fazendo agora, dizendo que jobim è bom rapaz.
Se è bom rapaz, porque disse para eles: "Se alguém reagir, vai ter resposta"?
Porque não lhes aumentou o soldo? Porque não deixou um general acompanhar o agente da CIA Unger quando visitou os índios? Porque nem está minimamente preocupado com sua situação atua quanto a renovação de fuzis militares, carros de combate, aviões (deu 9 tucanos para o Correa com pilotos e tudo), a nossa Marinha está chegando ao final com seus barcos.
E agora eles generais acreditam nesse FDP do jobim?
Porra, nem merecem uma estrela nos ombros nem dragonas de Coronel!
Foram eles bolcheviques que começaram este insulto contra as nossas FFAA quando do lançamento do livro que jobim e lula apadrinharam.
Têm a memória curta? È isso? Ou são geneticamente covardes?
O 7 de setembro aproxima-se e o Brasil vai ter as FFAA exterminadas para que os MST e outros FDP possam atuar livremente por todo o território nacional!
Prezado Cel:
ReplyO que deve ser reaberto é o processo sobre Celso Daniel.
O Machão dos Pampas merece uma análise psiquiátrica, por dar nítidas mostras de sofrer de uma variação da Síndrome de Estocolmo:
A Síndrome de Estocolmo (Stockholm Syndrome) é um estado psicológico particular desenvolvido por pessoas que são vítimas de seqüestro. A síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu captor ou algoz ou também de conquistar a simpatia do seqüestrador.
O ex-terrorista, que é de origem judaica, não pode ser comparado com os piores "milicos" deste país. Se comporta administrativamente como "gerentão" de aparelho subversivo (algo que deve conhecer bem), com uma postura de "coronelão" nazista de segunda linha. A sindrome parece se manifestar até visual do "bigodinho" Hitleróide.
Coronel
ReplyNão acredito que o Beria tenha total autonomia para dizer o que quer e o que pensa sobre os militares. Aí tem ordem de lula, que estranhamente è comandante-em-chefe das nossas FFAA e manda o Beria atacá-las, desmoraliz-alas...ou tentar...para que quando as extinguir, já não doer tanto.
lula não deixa ninguém opinar ou pensar por ele! Ele è o grande chefe analfabeto, bronco e carater ruim! Logo ele está profundamente dentro da "jogada" contra os militares, mas continua a fazer eternamente o papel de corno manso, "eu não sei..."!!
Quando leio que o Palacio do Planalto está contra essa atitude do Beria, só me apeteçe rir, como se lula estivesse de fora! Está apenas salvaguardando-se se o caso der para o torto, que espero mesmo que dê pois os nossos militares foram continuamente espezinhados desde que entregaram o Poder aos civis!
Nem os Hospitais militares são restaurados! Está doente? Morre no SUS! Ou então vai embora! Aumento do soldo? Mas somos uma fabrica de dinheiro?
Os militares que vão ser colocados nas fronteiras, não as podem abandonar sob crime de deserção. E aí lula e suas milicias terroristas fortemente armadas e bem treinadas, muitas delas para guerrilha urbana, vão destruir o Brasil! Politica de terra queimada! Quanto pior, melhor! O objetivo è uma sociedade proletaria e uma nomenclatura! Senhas de racionamento e muitos Goulags.
Atençao
Replyfiloxera disse!
DISSE TUDO...
Todos devem seguir a lei, não importa o momento. Quem tem medo da apuração da apuração dos crimes do passado? Para o bem ou para o mau a lei da anistia não permitiria, em tese, a punição dos assassinos e torturadores do passado. Mas nunca se sabe, cada juiz tem sua interpretação. A argentina tem lei de anistia e, não obstante, tem general apodrecendo na cadeia por ter sido julgado por crimes contra a humanidade... É um caso cabuloso. Não vim aqui para opinar nem favoravelmente nem contrariamente a tal perseguição a tais crimes, mas que é necessária preocupação é, que o digam os militares do Chile e Argentina que achavam que a anistia resolvia tudo e agora estão sendo presos e condenados...
ReplyDepois, quando esses atuais generais passam para a reserva, ou seja não mandam mais merda nemhuma, aí sim, passam a escrever cartas no Ternuma, Portal militar e aqui no Cotuno Noturno. Na ativa aceitam tudo caladinho na maior covardia travestida de "Disciplina".
ReplyComo bem lembrou o nobre "Filoxera, o dia sete de setembro aproxima-se, e segundo comentarios, sairá o PAC das FFAA. Haverá muito "Ranger de dentes".
" Nossa vitória final, que é a mira do meu fuzil,
ReplyA ração do meu bornal, a água do meu cantil, as asas do meu ideal, a glória do meu Brasil."