Quem manda no mundo?

O jornal La Nación publica uma reportagem, hoje, baseada no livro acima, de David Rothkopf, sobre o seleto grupo de poderosos que comanda o mundo:"Son la crème de la crème y asisten cada año al Foro Económico Mundial de Davos o a otros eventos globales, como el Foro Boao de Asia. Muchos provienen de las mismas universidades -como Harvard, Cambridge y Oxford- y discuten sobre temas internacionales en las reuniones del Grupo Bilderberg o en el Council on Foreign Relations, para luego viajar en sus jets privados para divertirse en palcos exclusivos en espectáculos como el Grand Prix de Mónaco o las carreras de caballos en Ascot."

A longa matéria também aborda o poder de novas nações, tema que não se lê por aqui, em nossa imprensa mais preocupada com o significado do abraço de Lula em Fernando Henrique Cardoso:
"Si esta descomunal transferencia de fondos a los Estados "petroautoritarios" continúa, lo que sigue es el poder. Según el testimonio que brindó recientemente ante el Congreso el experto en energía Gal Luft, si el barril de crudo alcanzara los 200 dólares, "la OPEP podría comprar el Bank of America con su producción de sólo un mes, la empresa de computadoras Apple con su producción de una semana, y General Motors en apenas tres días".

Apesar do texto ser em espanhol, vale ler, refletir e pensar sobre o novo mapa do poder global. E ficar atento para o fato de que algumas instituições desconhecidas para o povo em geral, assim como o Foro de São Paulo, começam a freqüentar as páginas dos grandes jornais. Por favor, não é necessário colar todos os artigos sobre o tema na área de comentários. Nós confiamos nas próprias palavras e pensamentos dos nossos comentaristas. E no seu poder de síntese, já que o tema vem sendo colocado aqui, há muito tempo, por vários coturnistas.

8 comentários

Coronel

Nem a propósito. Um extenso artigo escrito por Jorge Serrão no Blog dele, coincide com o seu e no qual ele esmiuça de forma soberda esse asunto. Começa deste modo:

"Historicamente, o Brasil não nos pertence. Nunca foi nosso de verdade. O Brasil é uma rica colônia de exploração contemporânea controlada e mantida artificialmente na miséria por um Poder Real externo, cujos interesses e sistemas manipulam uma ociosa oligarquia política interna que pratica o crime organizado nos três poderes do Estado contra os cidadãos. Mas o crime só nos governa porque nós permitimos. Ou nos omitindo, ou nos submetendo a ele e seus reais agentes de controle.

A Oligarquia Financeira Transnacional tem uma doutrina seguida à risca. Quem controla os mercados e a produção domina também o poder político do país em que isso ocorre. A globalização é a manifestação prática deste princípio de poder. Assim, quem direciona os investimentos controla a economia e influencia nas decisões políticas – ou vice-versa."

(continua)

http://alertatotal.blogspot.com/

Reply

Cel
Nessa turma aí, QUE SE ACHA DONO DO MUNDO, tem alguem formado" pela "FAFUPI" (Faculdade de Funilaria e Pintura)?
Donos do Mundo...Eles,isso ninguem pode negar, são apenas RICOS, que gostam de intimidar aos menos ricos. Os pobres, simplesmente ignoram.
Esse arrogantes esquecem que uma singela bacteriazinha, salmonela, por ex., degustada em um fino restaurante ou num boteco imundo mata qualquer poderoso.Aí o "poderoso"vai virar nome de rua, de praça, em qq cidade. E FIM.

Reply

Neste final de semana no nosso Restaurante o movimento foi 30% menor, as pessoas ficam menos tempo, alguns habitues que tomam 2 ou 3 choops com a família não tomaram nada.
. Para a semana que vêem já dispensamos os empregados que fazem Extras, vamos esperar como fica a próxima semana, estamos estudando quais 3 empregados iremos dar “férias” para quando voltarem das férias teremos que demiti-los.

Reply

Isso é mais velho do que a ilha da casca.
Sempre quem pôde mais,chorou menos; a lista é grande e tem de tudo um pouco.Marajás,reis e rainhas de países miseráveis até da África; na India é assim com suas castas com mulheres que parecem cristaleiras de tanto ouro e jóias de toda cor; gregos, romanos,os português do Império português(carregaram qto daqui?) o Império espanhol, o francês,e por aí vai.
Não tinham muito onde gastar, mas mandavam bala nos palácios, igrejas,tumbas.Hoje a turma compra barcos, aviões,ilhas.Comem pelos olhos e pela boca como os ricos de toda parte e de todas as épocas.
`e que hoje a turma aqui do andar de baixo também que ter,cria mecanismos legais, sistemas de governo que permitam entrar pro clube,não vejo tanto horror assim.

Ganância e cobiça sobre o que o vizinho tem vem das cavernas, né não?Compete a nós a defesa das nossas riquezas e a fruição delas, antes que outros metam a mão...

Que cada um use suas riquezas.O Brasil tem aos montes é só explorar com inteligência.Agora se prefere ficar olhando macaco nas árvores,fazer o quê?Gosto não se discute, se lamenta.

L¬¬ia

Reply

Alô Boss.
A Lia tem certa razão...
Se vamos ter a seguir um domínio de empresas petrolíferas pode ser discutido,afinal o homem só pode ser e ter o que come e defeca.
O resto fica para o seguinte(filho,nação,clube,etc).
O que passou despercebido é que os atuais REIS do petróleo investem a maior parte dos seus bens em emprêsas ocidentais e seus produtos.
Se não existir a demanda dos produtos,NÃO EXISTIRÃO EMPRÊSAS.
Assim que somos escravos muito mais de nossas "necessidades"que dos pretensos detentores do "poder".
abraços

Reply

Quem manda no mundo?
Boa pergunta...

Vejamos as opções:

eu?ainda não...mas gosto da idéia.
O Bush? o Império declina,se continuar mandando na metade, já se dê por satisfeito...
A China! humm....¬¬ qdo é o próximo vôo pra Marte?

Já sei, é o Lula!
Nunca antes nesse país, nesse mundo nesse universo viram um presidente tão poderoso eleito só com votos de brasucas,manda até no Bush qdo acorda invocado...
Mas aí, mizifio, dispenso a viagem pra Marte.Nem lá me livro dele, nesse caso, melhor a morte

l¬¬ia

Reply

Ao Xará: não são só os donos das petrolíferas. Aliás, não são os donos que mandam e, sim, aqueles que controlam os preços. É gente que, com um estalar de dedos, tem o poder de derrubar qualquer moeda nacional. É o que está acontecendo com o dólar americano. É o que está acontecendo com o real brasileiro. É o que está acontecendo com o preço do petróleo.

Veja que estão transformando a VALE na maior mineradora do mundo. Veja que já fizeram com que o capital da BOVESPA fosse aberto. Veja que, agora, BOVESPA e BM&F são uma empresa só. São eles, a Oligarquia Financeira Transnacional, como chama o Jorge Serrão, que investiram e investem pesadamente na China. Um dos objetivos é esmagar o capitalismo americano, que é pulverizado.

Aliás, a China é, extamente, o modelo de "capitalismo" idealizado pelo Governo Mundial. O aumento do preço do petróleo é um dos meios para essa implantação. Veja que atinge, diretamente, a classe média no mundo todo.

Evidentemente, nenhum membro do Club Bilderberg ou do CFR divulgará seu programa. Tudo o que podemos fazer é estudar o que está acontecendo no mundo e sempre chegamos à conclusão de que há, sim, uma orquestração para "padronização" da população mundial. É o "Admirável Mundo Novo", como idealizou Aldous Huxley, há 70 anos atrás. Há livro e filme. Basta uma busca na rede.

Reply

Coronel,
essa é mais uma teoria conspiratória paranóica. Veja o Bill Gates, era uma estudantezinho de merreca, teve uma boa idéia, apostou nela, e virou o homem mais rico do mundo. Quem sabia quem eram esses xeques do petróleo há setenta anos? Ninguém queira saber deles. Casas bancárias centenárias como Bahrings foram à lona. E cadê o clube dos ricos para estender a mão?
O problema do Brasil não está nos tais especuladores internacionais (lembra-se do Brizola?), mas na falta de caráter nativo, na falta de perspectivas de longo curso, na falta de honestidade e de trabalho.
Sds.,
de Marcelo.
(li um livro sobre o Clube de Bilderberg, um lixo, pura paranóia).

Reply