Morre Dona Ruth.

Morreu na noite desta terça-feira, 24, a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, segundo informou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra. A causa da morte ainda não foi divulgada. Mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ela havia sido internada no último fim de semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas recebeu alta no dia seguinte após ter sido submetida a um cateterismo. Para ter uma noção do trabalho de Dona Ruth, leia esta matéria de Veja, de 2001. Mas se você estiver com pressa, leia apenas um techo:
"Antes disso, Ruth Cardoso já participava de seminários pelo país discutindo a criação de centros de voluntariado. A atuação de primeiras-damas na área social não é novidade. Mas o que se viu nos últimos anos demonstra que há maneiras e maneiras para essa atuação acontecer. O fato de a primeira-dama ser uma intelectual com vôo próprio e história bastante crítica em relação aos modelos anteriores certamente fez da Comunidade Solidária uma experiência que deixará boas lições para os próximos governos. Os resultados de alguns programas mostram que muita coisa está dando certo. A mortalidade infantil, um dos índices mais importantes para medir a situação econômica de uma nação, baixou significativamente: de cada 1 000 nascidos vivos em 1990, morriam 49,4. Hoje morrem 32,4. Parece pouco, mas isso significa que em 2001 foram salvos 320 000 recém-nascidos. O número de agentes comunitários de saúde saltou de 30 000, em 1994, para 154 000. Falta muito para ser feito, mas já dá para perceber que o rumo é correto."

24 comentários

Meus sinceros sentimentos à família Cardoso.

Morre uma das raríssimas damas que ainda restavam nesse país!


Lamentável!

Reply

Que pena,ela não merecia ir assim.
Torcia pra que curtisse uma viuvez longa e feliz, depois de aturar o apreciador de cavalas...

Muito injusto :/


LIa

Reply

Lamentável, o Brasil ficou mais pobre do que já é.
Grande Dama...Grande Mulher...
Meus sinceros sentimetos a família Cardoso.

Reply

A todos

Estamos mais pobres. Muito mais. Não deixemos, porém, que isto nos afete, a ponto de emitirmos comentários vazios, irônicos e incabíveis ao momento.

Perito

Reply

Que pena! Estou muito triste com a notícia.Lamento muito e meus sinceros sentimentos de solidariedade à família pela dor que estão passando neste momento.Dora Jardim

Reply

Tinha 77 anos...,viveu bastante.Teve uma vida correta,alma grande e de postura nobre. Poderia ter vivido mais.

Nome Próprio

Reply

Os meus sentidos pêsames à família.

Reply

Uma grande perda para o Brasil. Um exemplo que não foi seguido.
E concordo com o comentarista Perito: o momento não é para comentários tolinhos.

Mago

Reply

EU A CONHECI..ERA UMA DAMA !
MUITO ACIMA DO MARIDO !!!

Reply

Efetivamente foi uma DAMA com letras maíusculas. Ela sim mereceu o lugar que ocupou no palacio em Brasilia. O pais perde mais um dos seus baluartes.
Pesames à familia.

Reply

Toda morte é uma perda, principalmente para a família.
Mas, no que diz respeito ao Comunidade Solidária, ela só mudou o nome do bom e velho Projeto Rondon.
Não podia se fazer referência a algo que tivesse ligação com militares. Ela não gostava...
Meus pêsames.

Reply

À família nossos sentimentos pelo passamento de uma GRANDE dama.

Reply

E a atual dama só quebrou um ossinho. É mole?

Valeu para o Brasil ter a Dona Ruth como primeira-dama.

Reply

Coronel

Os meus pêsamos à familia, não ao marido!

Reply

Ficamos mais pobres. Dona Ruth foi e sempre será a ÚNICA PRIMEIRA DAMA DO BRASIL. Somente ela deu ao título muito, mas muuuuuuuuuuuito mais do que sua conotação puramente cosmética que sempre teve e que, agora ainda mais, tem.
Lemento muitíssimo, de coração. Que FHC e seus filhos recebam nossa força.

Reply

CORONEL


O comentário da Sra.Lia, das 21:28 simplesmente não cabe neste espaço.

RESPEITO É BOM E TODOS GOSTAMOS!

Reply

Dona Ruth cobriu-nos de dignidade no seu tempo. Discreta e reta, o contrario do deslumbramento e falta de zelo atual, ela pensou e executou um assistencialismo social justo e não eleitorero.
Fará falta entre nós, sitiados pela safadeza dos que reinam no momento.

Meus pesames à familia.

Reply

Dona Ruth, comunista de coração, acreditava que suas convicções poderiam fazer desse mundo um lugar melhor para se viver. Se estava certa? Não creio, pois o comunismo ainda não teve caso de sucesso nesse planeta. De qualquer forma foi uma grande mulher e talvez, no íntimo do casal, tenha evitado muitas crises do desastrado governo de seu marido, graças à sua maneira racional e serena. Agora que seus feitos são lembrados na mídia, a comparação se torna inevitável: O que teremos de bom para lembrar da atual primeira dama? Que tristeza...

Reply

Hola:

Te informo que tu blog ha recibido el premio “Comprometido en defensa de la Libertad y la Democracia”.

Si decides recogerlo puedes visitar este enlace:

http://resistensanleo.blogspot.com/

Reply

Enquanto uma primeira dama cai, a outra se eleva. Que essa imagem fique no inconsciente coletivo de nosso país, para que uma força de auto-defesa nos liberte da República do Deboche.

Reply

Medita, Lula, medita.

Tuas ordens, teus empenhos, tuas diretrizes contribuiram sobejamente para tornar os últimos meses da digníssima ex-Primeira Dama um exemplo cruel da baixa e abjeta concepção de homem-público e de política tornada fato pelas mãos e mentes, teleguiadas pela sua que, são as nódoas indeléveis do "seu" Partido dos Trabalhadores.

Medita, apedeuta, medita. E durmamos nós, incomodados, mais uma vez, com o seu infamante barulho.

Reply

Coronel,
Sinceros pêsames a toda a família.
Foi-se uma grande dama, digna do respeito de todos, que soube, como poucas, exercer o seu papel com dignidade e discrição. Uma figura que se destaca ainda mais, quando comparada à última que a antecedeu ou à atual, que a sucedeu.

Reply

Lia, com a devida vénia, faço minhas tuas palavras no comentário das 21:28

Um abraço

Reply

Coitada dela, se não tiver tido feito as pazes com Deus aceitando ao Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, ela tá lascada.....

Reply