Parlamentar(equatoriano)questiona Unasur.

Ontem o Coturno Noturno publicava este post, sobre o fato da criação da Unasul estar atropelando o parlamento brasileiro. Pois o parlamento reagiu. Não, senhores e senhoras, não foi o parlamento brasileiro, que está curtindo um feriadão prolongado e uma ressaca pós mais uma CPI que foi pro brejo. Quem reclama veementemente é o parlamento equatoriano. Segundo a Folha de São Paulo, o texto a ser debatido hoje prevê "o funcionamento transitório" da Unasul "no período entre a assinatura e a entrada em vigor do tratado". Ou seja, o transitório pode se tornar permanente, caso algum dos Parlamentos dos membros não aprove o novo bloco. "É um atropelo à prerrogativa dos Legislativos. É um mecanismo pouco ético para dar legitimidade a um bloco regional", disse à Folha, por telefone, de Quito, o deputado equatoriano Ramsses Torres Espinosa, que também é membro do Parlatino (Parlamento Latino-americano). Ele revelou que a "imposição do artigo" foi um dos motivos que levou o ex-presidente Rodrigo Borja a renunciar ontem à designação como secretário-geral da Unasul. Em entrevista coletiva, Borja disse que abriu mão do cargo por divergências com os governos dos 12 países da Unasul. Espinosa se disse frustrado com a rejeição dos Estados em não aceitar que a Unasul seja uma instituição gestora da integração regional, que, segundo ele, deve abranger a América Latina e o Caribe. E criticou a "falta de vigor institucional" do tratado que será assinado hoje em Brasília. "O que será aprovado é um foro, não um agrupamento orgânico."

4 comentários

Aliás, os líderes (Luiz INácio, Chavez, Evo et caterva) desta inútil Unisul não são muito chegados em legislativos, preferindo mais um regimezinho ordinário como o de Fidel.

Reply

Morreu o senador Jefferson Péres.

Nome Próprio

Reply

Mais um Foro!?

Nao chega o Foro de Sao Paulo?

Madame Triple-X

Reply

Coronel

Não deveria ter havido um referendo aos brasileiros se queriam ou não que o Brasil fizesse parte da UNASUL? Se o lula comparou a UNASUL com a CEE, então è mais burro que faz parecer, pois na CEE todos os países fizeram referendos para saber se seus cidadãos queriam ou não entrar para a CEE. A isso chama-se DEMOCRACIA. Mas esse vagabundo traidor saberá, mesmo que vagamente, o que è Democracia? Significa corrupção? Ditadura dos corruptos? Então tá! Já entendi. Vivemos numa ditadura do proletariado, do pé descalço analfabeto e bronco pra caramba!

E quem pagou as despesas com a dormida, comida e segurança de 12 aloprados chefes de estado, mais as suas comitivas puxa-sacos?

Reply