O Foro das FARC.

De Clóvis Rossi, hoje, na Folha de São Paulo:

LIMA - Um trecho dos documentos que o governo da Colômbia deixou vazar para a mídia contendo informações armazenadas num computador das Farc avaliza argumento do PT, ou mais exatamente de Marco Aurélio Garcia, assessor diplomático do presidente Lula. Garcia afirma que o partido deixou de ter contatos com o grupo colombiano há muito tempo. De fato, o material diz que o líder histórico das Farc, Manuel Marulanda, o "Tirofijo", queixa-se dos governos que chama de "social-democratas", entre eles o de Lula. Bom deixar claro que, no vocabulário da extrema esquerda, "social-democrata" é palavrão. Marulanda reclama de que esses governos agora querem expulsar as Farc do Foro de São Paulo, o conglomerado de grupos e partidos de esquerda e extrema esquerda criado nos anos 90 por iniciativa principalmente do PT. A participação das Farc nessa coalizão sempre foi utilizada pelos críticos do PT pela direita para tentar demonstrar que o partido não passa de um bando de comunistas que se vestem de cordeiros, mas são lobos. Na semana que vem, o Foro volta a se reunir. Será em Montevidéu, capital de um país governado por outro partido que o integra, a Frente Ampla, do arqui-moderado Tabaré Vázquez. Com um reforço: o bispo, agora suspenso pelo Vaticano, Fernando Lugo, presidente eleito do Paraguai, tem na multifacetada coalizão que o elegeu um partido ("Pátria Livre"), igualmente do Foro. Será, portanto, uma oportunidade de ouro para que esses presidentes, mais o PT, acertem as contas, para o bem ou para o mal, com as Farc. Se as consideram forças beligerantes, como o venezuelano Hugo Chávez acha que elas são, fica tudo como está. Se, ao contrário, as vêem como terroristas, como diz o colombiano Álvaro Uribe, que as expulsem. Só não vale assobiar e olhar para o lado.

3 comentários

Coronel:

Chavez, o PT, e as FARC tem dois discursos, um desses discursos e' o que esse Idiota Util do Clovis Rossi vomita toda vez que vai "criticar" as FARC para "elogiar" o Lula.

Vejamos como a realidade e' escamoteada por um "analista politico" do calibre do Rossi. Aqui vai uma lista de fatos inconvenientes, e portanto omitidos por ele:

1)Chavez pensa em retirar-se da INTERPOL. Por que sera' ?

2)Para isolar Uribe: Chavez reconciliou-se com Zapatero, e ate' enviou seus "saludos al Rey"; evitou criticar Alan Garcia, o anfitriao peruano; parou de criticar Angela Merkel, que subitamente deixou de ser uma fascista de um partido hitlerista.

3)Chavez declarou `a imprensa: "Todos somos de la misma hermandad [faltou dar o nome da hermandad, Foro de Sao Paulo], Lula, Tabare' Vazquez, Cristina K., la Bachelet, Correa, Chavez, el unico problema, el que no cuadra en esto es Uribe".

4)Correa, o poodle amestrado chavista, declarou "el unico problema en America Latina es Colombia".

5)Chavez pediu a "bencao" do bispo Fernando Lugo, que vai nos roubar Itaipu.

5)O Uruguay de Tabare' Vazquez (que nao foi a Lima) sediara' de 22 a 25 de maio o XIV encontro do Foro de Sao Paulo, do qual as FARC pretendem participar.

Hereticus

Reply

Clovis Rossi.

O jornalista Clovis Rossi é um daqueles a respeito de quem os petralhas oscilam e, às vezes, espumam de raiva.
Sempre foi meio simpático ao PT, mas como é um dos melhores rerpórteres do Brasil, també, soube conservar uma certa distância, não se comportando como um militante basbaque como tantos outros jornalistas que esqueceram as raízes de sua profissão.
Quando Rossi, na F S Paulo, critiva FHC, no tempo deste, os petistas exultavam de alegria.
Com Lula no poder, a cada vez que Rossi escrevia comentários considerados negativos, era chamado de FDP pelos petralhas.
Militante não consegue saber o que é distanciamento. Se voc~e critica, passou para o outro lado.
Agora Rossi falou do Foro de São Paulo. Não creio na sinceridade de Garcia, acho que as Farc são próximas demais do PT. É que não interessa que a opinião pública perceba o quanto. Membros das Farc são bem recebidos no Brasil e circulam com segurança por aqui.
Mas Rossi, na FSPaulo falou no Foro, algo que é tema de Olavo de Carvalho há anos, e todos ospetistas negam e a Grande Imprensa finge que não é importante. Desta vez os pauteiros terão que prestar atenção.
Rossi falou no Foro, por causa da Interpol. E Lula em sua visita ao Peru também falou no Foro. Ele é um dos seus criadores, junto com Fidel Castro. os petralhas não poderão mais negar isso.
Vamos ficar de olho nessa turma. Democratas convictos é que não são.

Reply

Hereticus

Tem razão no que escreveu, e eu considero que as FARC vão sair fortalecidas e não consideradas como forças beligerantes. E o Brasil não vai poder dizer NI nem olhar para o lado no momento crucial, senão o Foro de São Paulo fica enfraquecido, desautorizado e todos começam a olhar com desconfiança para ele. Pode o nove dedos aparentemente mostrar sentido de Estado e deixar para o PT a "honra" de mostrar todo o apoio que eles necessitam agora que estão se desintegrando. Mas não vão ficar "abandonados".

Reply