Vai levando.

Ontem, a Casa Civil prorrogou por trinta dias os trabalhos da comissão de sindicância interna. Hoje, a Polícia Federal anuncia que também precisa de mais 30 dias:

A Polícia Federal pedirá à Justiça a prorrogação por mais 30 dias do inquérito que apura o vazamento do dossiê com gastos sigilosos do governo Fernando Henrique Cardoso. O documento foi montado pelo Planalto. Inicialmente, seriam só 30 dias, terminando a apuração na primeira semana de maio, quando a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) deverá ser pressionada a falar sobre o caso em uma comissão do Senado.A avaliação de delegados consultados pela Folha é de que o inquérito deverá ser concluído o mais rápido possível, principalmente por se tratar de um fato sensível ao governo Lula. No entanto, o delegado responsável pela investigação, Sérgio Menezes, tem dito a interlocutores que fará uma investigação "robusta e sem pressa, doa a quem doer".Nesta semana, a PF começou a ouvir funcionários da Casa Civil. O delegado tomou o depoimento ontem e quinta-feira de duas pessoas. Segundo a polícia, não foram informados nomes nem cargos porque a publicidade poderia atrapalhar a investigação. Procurada, a Casa Civil também não se manifestou sobre os depoimentos. Disse que a "orientação é não falar sobre o caso", e que somente o delegado poderia passar dados sobre a investigação.Depoentes A Folha apurou que as depoentes foram duas secretárias da Casa Civil. Seis funcionários da pasta foram responsáveis por coletar os dados do dossiê, todos sob o comando da secretária-executiva da pasta, Erenice Guerra, braço direito da ministra Dilma Rousseff. Erenice e os servidores ainda serão ouvidos pelo delegado Menezes.Estava prevista para ontem a conclusão da primeira parte da perícia em sete computadores da Casa Civil -outras seis máquinas também serão periciadas. Houve, no entanto, atraso na conclusão da análise.Além dos computadores, a equipe da PF que apura o vazamento recebeu imagens do sistema interno dos corredores da Casa Civil.O delegado e seus colaboradores também foram algumas vezes à Casa Civil e ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional), responsável pela segurança da Presidência, além de terem feitos questionamentos aos órgãos.Anteontem, a Casa Civil prorrogou a apuração interna que também apura o vazamento do dossiê. (Da Folha de São Paulo)

3 comentários

Pena a PF não ter a independência necessária para investigar à vontade.Gente capacitada tem muita lá.Infelizmente é subordinada ao poder do inquilino da vez no Planalto.Daí essa sensação de que não querem investigar tudo, como no caso dos aloprados de SP.

Dentro da PF há disputas políticas tb, por cargos e tal.Se fossem só promovidos seguindo plano de carreira, por méritos, sem influência de governantes talvez fossem mais livres para investigar qualquer um, até Lula.

Lia.

Reply

Coronel

Coincidências? Mas elas não existem a esse nível. Que falta de vergonha e dignidade! Baste estar lá o Béria.

Reply

Acho CORONEL que essa investiagação vai dar pizza e pudim...pode sentar que é mole.Dora Jardim.

Reply