O ministro Tarso Genro, o homem dos factóides, agora diz que a Polícia Federal pode investigar o que quiser no caso do Dossiê da Dilma. É um fantoche partidário. Pulou de lá para cá na sua vida política, sendo que o único cargo nacional que conseguiu foi de suplente de deputado federal. Um carreirista. Vai acabar embaixador do Brasil em Cuba. "O Ministério da Justiça não pode e não terá o controle dessa investigação. O presidente do inquérito tem autonomia em relação ao próprio superintendente para trabalhar", disse Genro. "O ministro da Justiça não tem intervenção, e sequer o delegado presta contas ao seu superior", acrescentou. O diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, também enfatizou que a investigação estaria restrita ao vazamento. Porém, investigadores próximos ao delegado Menezes, responsável pela investigação, disseram que ele deve ir além da mera identificação do vazador. O delegado, pressionado pela sua equipe, vai interrogar os servidores da Casa Civil para saber quem é o responsável pela confecção do dossiê, além de questionar o porquê do vazamento, a finalidade da divulgação dos dados e para quem foram repassados. Cuidado, delegado, as duas gerentonas podem querer partir para o "desfuerzo" físico. Elas não falam, não sorriem, mas são faca na botina. Leia mais aqui.
3 comentários
Senha coletiva dificulta detectar autor do dossiê
ReplyFelipe Recondo - Fausto Macedo
BRASÍLIA
... A perícia ficará pronta na próxima semana. Esses seis computadores, de acordo com a Casa Civil, eram usados por um número restrito de funcionários, que dividiam uma senha.
Com a investigação, a PF quer identificar o servidor responsável pelo vazamento dos dados tidos como sigilosos pela Presidência da República.
A perícia nos computadores seria feita, inicialmente, pelo instituto de Tecnologia da Informação(ITI), vinculado à própria Casa Civil. Mas, no segundo
dia do inquérito, o delegado resolveu recolhê-los para uma auditoria própria.
“O crime está organizado e informatizado, daí a importância de um quadro de peritos tão bem preparados como os nossos”, destaca Octavio Brandão Caldas Netto, presidente da Associação Nacional dos Peritos Federais.
-www.anpf.org.br-
ETAPAS
De acordo com peritos da própria PF, na primeira fase da inspeção nos computadores, os técnicos fazem o espelhamento ou produção de cópia integral do conteúdo do HD, a memória, do equipamento.
A perícia cria, em seguida, um software específico para armazenar as informações que interessam ao
inquérito.
A captura alcança até áreas que não
têm nenhum arquivo visível.
Esse procedimento dura, em geral, duas horas. É feito cautelosamente
para evitar riscos de lesões ao arquivo. Para cumprir essa busca, a perícia usa um duplicador – dispositivo que serve para descolar os dados, ponta a ponta. Essa medida garante a integridade do material original.
Os peritos utilizam programas que lhes permitem vários avanços, como: a recuperação de arquivos apagados,a indexação do conteúdo da mídia, a categorização da base de dados, dividida em imagens, planilhas e documentos. Também fazem a conversão de formatos, principalmente na busca de e-mails, e mira programas de bate-papo e blogs.
Eles adiantam que podem encontrar dificuldades se a senha para abrir o computador é de uso comum, como acontecia na Casa Civil.
Eles dizem que isso praticamente inviabiliza a identificação do usuário-alvo. O recurso, nesse caso, é promover cruzamento que inclui identificação de horários de acesso para tentar a individualização e interrogam os usuários.
A perícia pode não se limitar aos computadores. Em muitos casos ela avança sobre servidores de empresas e provedores de internet. Por enquanto, NÃO HÁ INDICATIVO de que a PF usará essa ferramenta.
-----------------
Transcrevi parte do conteúdo prot. pelo valor da informação, raramente faço dessa forma.
-------
1- Tarso disse que a PF ia investigar só o vazamento.
Reply2- Tarso diz agora que o delegado tem autonomia para investigar tudo.
Na primeira mostrou a face lombrosiana.
Na segunda mostrou a face velhaca para sair bem na foto.
E no final ele manipula para sair do tamanho palatável.
Mão Pelada que não sabe tirar caranguejo do buraco, não é Mão Pelada.(Marreta chegando).
Coronel,
ReplyDr Evil nao acredita que a PF investigue a confeccao do dossie.
Dr Evil queria saber e por onde anda aquele delegado da PF que vazou a fotografia do dinheiro do outro dossie. Esse sim, poderia investigar melhor.