No último domingo, o Coturno Noturno postava sobre um tal de Léo Rocha, colocando a petralhada em polvorosa. Hoje saiu a explicação da Folha de São Paulo. Mania deste Blog e dos seus leitores e comentaristas de arranjar confusão...Eles continuam nos lendo. Mas comentar continua proibido.
Reprodução de tela provoca mal-entendido
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Uma leitura feita por peritos da Polícia Federal levou a uma sucessão de interpretações equivocadas no curso da investigação sobre quem vazou o dossiê da Casa Civil com gastos sigilosos da família do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A confusão começou a partir da reprodução, pelas revistas "Veja" e "Época", de uma fotografia de tela de computador com uma página do "Relatório de Suprimento de Fundos", o nome do dossiê criado no Planalto.A imagem havia sido publicada pela Folha originalmente no dia 4, como parte da reportagem que revelava detalhes do arquivo, extraído da rede de computadores da Casa Civil e obtido com exclusividade pelo jornal.
A Folha havia baixado o arquivo digital em um terminal da Sucursal de Brasília e fotografado as telas para ilustrar a reportagem. Na imagem publicada, foi cortada a barra horizontal na qual é possível ver quais arquivos ou programas estavam abertos naquele terminal -não diziam respeito ao dossiê.
Entre eles, havia o registro de uma conversa pelo programa MSN Messenger entre o usuário do terminal e Leonardo Rocha, funcionário administrativo do jornal.As revistas preservaram a barra horizontal com a menção a "Conversa - Leo Rocha".
Foi o suficiente para deflagrar uma série de mal-entendidos. A polícia encarregada de elucidar o escândalo ontem investigava a "dica" de "Leo Rocha".A Folha apurou que peritos disseram saber que ele é funcionário do jornal e por isso trabalhavam com a suspeita de que o "vazador" estava na Casa Civil e em contato com a Folha na hora da extração do documento.
Não foi só a PF que confundiu as telas. Alguns sites travam debate sobre "Leo Rocha".O "Amigos do Presidente Lula" achou um homônimo -presidente da Juventude do PSDB de Ubatuba (SP)- e divulgou teorias conspiratórias. O "KGB Lulista" diz: "O caminho é o "Leo Rocha". É necessário mapeá-lo".
11 comentários
:P o Leo de Ubatuba!
ReplyAcho que colei aqui algo sobre ele,que tb é da Petrobrás...
Aff, petralhada que vem aqui alimentar os neurônios deve ter pego a nossa varredura;a minha, no caso, que o outro era um candidato a deputado pelo pessedebe...
Tô raladis :(
Lia :/:s
Bem, eu tinha avisado que a tela era da Folha, e não da Casa Civil...
ReplyÁulicos desse nível são o vetôr determinante do rumo ao brejo.
ReplySão IDIOTIZADOS!!!
Rá. ;)
ReplyEscute,e porrr queeee a Foia não disse logo que o Leo da tela era o Leo deles???
ReplyESculhambação...
LIa¬¬
Coronel,
ReplyDizem lá que foram eles a descobrir o tal Leo e que em função desta grande descoberta, a folha hoje assumiu a paternidade do reporter, são Petralhas não podem ser levados a serio.
O pior dos mundos é a junção entre burrice e desonestidade.
ReplyCoronel,
ReplyPenso que, com confusão ou sem confusão, na ânsia dos aloprados em defenderem-se julgaram ter já ter encontrado um dos envolvidos ( justamente o Leo de Ubatuba - que por ironia do destino é do diretório do PSDB , que deve ter passado maus bocados esta semana).
Bem feito para os petralhas do blog " Amigos do Presidente ", quem tem pressa come cru.
Fui
O encontro de FHC e Bornhausen suscita medidas de segurança mais consistentes.
ReplyALERTA MÁXIMO
esperança está ligadão.
ReplyWordPress explode no Brasil e rivaliza com Google por blogs nacionais
http://idgnow.uol.com.br/10anos/2007/12/06/idgnoticia.2007-12-05.3052782139/
Quem experimenta o Blogger quase sempre faz um espelho no WordPress para chegar a uma conclusão antes de por o projeto no ar.
De acordo com o propósito e o estilo opta por um ou outro quando não raro linka ambos criativamente.
Pessoal, vocês não sabem o perrengue que esses petralhas me fizeram passar aqui. Estou até pensando em processá-los.
ReplyVocês tem alguma dica para mim? Pois vou por o "Amigos do Presidente Lula" na justiça.