Até comunista.

A mudança na demarcação contínua da Raposa Serra do Sol, com manutenção da área de fronteira e dos brasileiros que lá estão, ganhou um aliado inesperado: Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que participou de várias comissões sobre o assunto e esteve várias vezes na região.

Qual é o desconforto objetivo que a demarcação contínua da Raposa do Sol provoca no Exército?

Aldo Rebelo -O desconforto vem das restrições e das campanhas que se fazem dentro e fora do País contra a presença das Forças Armadas nas áreas indígenas.No caso da reserva Raposa do Sol, se a demarcação incluir os 150 quilômetros da terra que corre junto à fronteira da Guiana e da Venezuela, a ação do Exército fica muito dificultada, a fronteira não poderá ser vivificada. A melhor forma de controlar uma região fronteiriça é construir municípios na área, povoá-la, preenchendo-a com a presença de brasileiros índios e não-índios, gente que trabalhe, produza, que gere atividade econômica, política, social e cultural.

Leia aqui a entrevista completa.

10 comentários

Curioso que antes ninguém falava nada. Depois que o caldo engrossou e a questão foi posta para a população apresentando opiniões divergentes, com tendencia da população debandar para aquela decente, começam a falar aqueles que até então NÃO SE OPUSERAM.

Pô! estes pulhas são politicos! até o nababesco "comunista" que usufrui de grande desigualdae social para não fazer nada além de falar imbecilidades e gastar o dinheiro EXPROPRIADO do trabalhador pelo uso da FORÇA estatal - Poder coercitivo - ...até este nababo explorador de populações vem a publico SÓ AGORA? Porque não se opôs via seu partido, via congresso, via jo9rnais antes???

O sujeito que tem por objetivo viver de politica, invariavelmente, é um pulha, ser destituido de qualuer minimo valor humano.

Politicos só poderiam se eleger uma única vez na vida para o legislativo. Depois poderia participar através do partido. Devendo trabalhar para viver e ser um PAGADOR DE IMPOSTOS e não um eterno usufrutuario do Poder coercitivo. Só assim, o legislativo aprovaria leis com tendencia honesta, justas, além de serem vigias do Poder executivo. Afinal, se o legislativo usufrui em conjunto com o executivo, beneficiando-se perpetuamente do Poder estatal, nada fará contra tal Poder, ao contrário, o pretende cada vez mais poderoso, masi totalitário.

Politico deveria se eleger uma única vez na vida para cargos legislativos. Só assim se preocupariam com leis justas e com a decencia na administração dos recurso publicos expropriados dos pagadores de impostos por meio da violencia.

Abraços
C. Mouro

Reply

Como é que pode né?¬¬

Nem acho que a questão seja de comunas e não-comunas, esquerda ou direita ou centro.É mais uma questão de entreguistas e não-entreguistas.

Fica claro quem deve ser imediatamente retirado de lá: as ONGs.E fim de papo.Ahh, mas as boas... Todas.Tira tudo. As boas, se forem mesmo, que se mostrem a nós, que possamos vigiar.Simples assim.Nos EUA não tem ONG estrangeira em reservas,na Aussie tem ONG brasuca? que se faça uma mapa onde ainda há povos autóctones no mundo e vamos ver quem se mete lá.Fora do Brasil e da África,não tem não.Quantas ONGs existem na Venezuela?na Colômbia?Na China não tem "nativos"??São as mesmas daqui?Filiais?Sei...

Mas, em se tratando de um comuna do tipo perfumado como o Aldo,é preciso ficar alerta.
Visitinha lá muita gente já fez. Jornalistas vão e ficam uns dias, fazem as matérias que interessam, tudo num cenário mais ou menos preparado, diferente de estar lá como rotina,como parte da vida,ainda que pra ser observador.

Muita calma nessa hora.Comunistas têm sempre uma intenção inconfessável, mesmo qdo criticam seus iguais...

Há no discurso dele coisas preocupantes que passam batida, ficam escondidinhas pela fala principal de defesa da revisaõ da demarcação, de defesa do Exército e tal.
Não gostei do lero de que devemos receber os índios foragidos de outros países que se acoitam no Brasil.Se entra índio, entra outras coisa se passando por índio.
Cada um com sua cruz.Ok.ok, sem violência, sem sair enxotando, mas não deixa de ser uma invasãozinha, e não temos que sustentar uma estrutura de proteção e assistência aos nossos índios também para os índios dos outros.
Se eles estão sendo expulsos em seus países que se cobre desses países.Senão fica fácil.Botam os índios pra correr do lado de lá e vem tudo pra cá que 'nóis cuida'.SE sabem o caminho da vinda, sbem o caminho da volta.
Que que há?a turma da fronteira,Guianas,p.e,querem fazer como a Argentina? que acabou com seus índios,matou ou escorraçou pros lados e agora canta de país europeu sem macaquitos ( amarelos ou negros)??

Epa,epa,epa.Olho vivo.
¬¬
Lia

Reply

C.Mouro
Quem nos dera!Do jeito que está, parece a Legião Estranjeira.

NP

Reply

Aldo Rebelo - mais um oportunista de plantão, saindo do seu ostracismo político, pra ver se pega uma carona na onda da vez -Raposa Serra do Sol.
E a Dilmona lá , toda tranqüila, protegida pelo pai do PAC.
Coronel, vamos cutucar essa Estela novamente, senão a coisa esfria ou congela e some da mídia!
Lux

Reply

Mouro tem razão.

Por que não encabeçou um movimento antes?

Tenho sempre um pé atrás com gente que sempre diz aquilo que a gente quer ouvir...Depois,ó, créu.
Não foi assim que Lula chegou aonde chegou?

O Paim é mestre nisso: fala uma coisa e faz outra.Defende os aposentados pra pegar voto e depois vota ferrando.Aí vem com eu sou contra a REforma, mas não vou votar contra o Lula, contra o partido, contra o Governo...
O Aldo já votou contra o governo alguma vez? em quê?quando?Vai encabeçar uma frente parlamentar contra a questão de Itaipu??
Ele é da turma que se criou na tal luta contra a ditadura militar, pela "democracia".A deles...
A que agora virou fonte de renda sem trabalhar, com indenizações milionárias...
Como diz Millôr: era investimento.

Aliás, um sujeito que move um processo contra Millôr por causa de uma palavra
não deve ser bom da cabeça.

Me engana que eu gosto

¬¬

Reply

Coronel,

Qualquer pessoa de bom senso,sabe que áreas de fronteira são de segurança nacional.
O ideal é que sejam povoadas.
Não permitiremos perder um milímetro de nosso território.

Abraços.

Reply

Coronel

Exelente texto do comentador C.Mouro.

"A guerrilha é um meio de vida", Manuel Marulanda, o "Tirofijo"

Não só e apenas os politicos têm por objetivo viver de politica, invariavelmente, é um pulha, ser destituido de qualuer minimo valor humano. Temos outro tipo de gente que este governo apadrinha, prorege-os e apadrinha-os com dinheiro e impede a justiça de atuar contra eles. Estou falando nos terroristas do MST, Via Campesia e Camponeses próprios que já passaram à ação.

Resumindo para não ser muito longo. Já temos o embrião das nossas FARC, incrivelmente com apoio deste desgoverno.

Celso Amorim, traidor consumado, falando em nome do Brasil, referindo-se às FARC, disse: "O Brasil não faz classificação de quais organizações são terroristas e, por isso, não iria discutir se as Farc entram ou não nesta categoria". Neste sentido, Lula foi mais explícito e, fazendo coro ao Coronel Chávez, a quem julga um "grande pacificador", não vê as Farc como organização terrorista. Ao contrário do que declaram o Canadá, a União Européia e os Estados Unidos, o vosso sindicalista-presidente condena a legítima ação da Colômbia contra a guerrilha e proclama que as Farc não passam de uma organização "insurgente".

http://www.wscom.com.br//colunistas/colunista_colunas.jsp?id=42

Reply

Coronel

Os produtores de arrroz na "rererva" Raposa Serra do Sol, não querem ser indinizados de coisa alguma. A terra pertence-lhe e eles querem continuar produzibdo arroz.

"Os rizicultores ameaçados de serem retirados da área demarcada para a reserva Raposa Serra do Sol não querem receber indenização para saírem de suas propriedades. Conforme eles, a iniciativa de expor valores da avaliação feita pela Funai e aqueles apontados através de perícia técnica foi para mostrar à sociedade a pouca importância demonstrada pelo Governo Federal diante de questão delicada como o extermínio da produção de arroz em Roraima.

Ao recusar qualquer proposta de indenização enquanto luta pela manutenção das propriedades, a classe refuta possíveis entendimentos de que simplesmente busca o reajuste dos valores ofertados pelo Governo Federal através da Fundação Nacional do Índio (Funai). Argumentam que, além da defesa do patrimônio construído ao longo de três décadas, outros valores estão inseridos no contexto da resistência contra a retirada.
(...)
"Essas áreas que o Governo Federal quer nos tomar, na verdade, nunca foram tradicionalmente ocupadas pelos índios. Eles foram atraídos pelas fazendas instaladas naquela região há mais de um século. Há de ressaltar que tradicionalmente o convívio entre índios e não-índios nunca foi conflituoso. Tanto é assim que a miscigenação é incontestável e a maioria dos indígenas da região está ao lado dos produtores", observou Faccio.
(...)
BENEFÍCIOS – Os arrozeiros dizem que atualmente a produção abastece o Estado de Roraima, parte do mercado do Amazonas e também do Estado do Pará. Como as propriedades produtivas estão instaladas na região de lavrado, acreditam que isso impede que regiões de florestas sejam devastadas para implantação da cultura.

"Também com a participação da população indígena, em Roraima as áreas de várzeas existentes na Raposa Serra do Sol podem se constituir em celeiro na produção de arroz para a região Norte e até para o país. Basta que se defina uma política de incentivo a essa atividade e ao produtor seja dada segurança jurídica. Isso permitirá que os investimentos se multipliquem seja por empresários daqui ou de outros estados que aqui queiram se instalar", disse Afonso Faccio."

(continua)

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?editoria=politica&Id=39146

Reply

EstranGeira.Legião Estrangeira. Desculpem.
NP

Reply

Coronel:

ha' um detalhe muito importante e revelador na entrevista do comunista. E' quando ele narra a visita `a maloca dos "ianomanis", e e' recepcionado por uma mulher da ONG Urihi, que parece ser quem manda. Deve estar la' fazendo a cabeca dos indios, talvez ja' por anos. E o indio que nao recitar a licao direitinho, vai de castigo. A brincadeira e' de mocinhos X bandidos la' se chama indios X brasileiros.

E tem mais a balela dos antropologos de preservar o modo de vida dos "ianomanis". Preservar o que? se tem uma ONG ditando as cartas. A tuberculose e' indicio certo de aculturacao. A maloca cheia de fumaca, e' outro absurdo: os hidrocarbonetos aromaticos sao altamente cancerigenos. (Eles sao os mesmos do cheirinho gostoso do churrasco, e porisso a incidencia de cancer gastro-intestinal no RGS e' mais alta do que no Brasil em geral; e esofageal tb, mas este e' devido ao chimarrao com agua quente de mais. Curiosamente, a incidencia de cancer do esofago e garganta era muito maior entre os homens no Japao,enquanto o cha' era um privilegio masculino. Com a ocidentalizacao, as mulheres japonesas conquistaram o direito de elas tb tomar cha'. Resultado: nas estatisticas de hoje em dia, o cancer de esofago e garganta ja' nao distingue os sexos.) Qualquer medico sabe. Se a ONG Urihi estivesse interessada na saude dos "ianomanis", ja' teria tratado desses problemas. O que interessa para eles e' um grupo de pobre indios famintos e doentes, que eventualmente serao exterminados pela ONG, quando o papel deles como idiotas uteis tiver se esgotado. Isto se dara' quando eles, seguindo a orientacao da ONG se declararem Nacao independente. Serao declarados um protetorado de alguma nacao europeia, sob o manto hipocrita de preservacao da Amazonia como "patrimonio da Humanidade".

Enquanto isso o Exercito e' impedido de la' entrar, por quem? Pelo ministro da Defesa. Defesa de quem? Defesa dos interesses bolivarianos. Traidor nojento!

Hereticus

Reply