Tupi or not Tupi.

Ontem, este Blog publicava post sobre o roubo na Petrobras. Dizíamos: "Obviamente, estes dados, se forem relevantes, terão impacto em propostas para próximas licitações da Petrobras para exploração dos campos da Reserva Tupi". Na dúvida, a empresa estatal efetivamente suspendeu novas licitações que estavam previstas, até que tudo fique esclarecido. Ao que tudo indica, existe "mais sal" do que está sendo noticiado. Vamos aguardar.

17 comentários

Coronel

Creio que tem razão. Não vejo o sal servir como combustível. Aliás, hoje, um locutor da CBN dizia que roubaram os dados como "havia" petroleo! Significa isso, que com o roubo do material informático, também roubaram as jazigas! Logo, o Coronel tocou com o dedo na ferida ao falar no sal.

Parabéns!

Mas o que existe ou tem neste desgoverno, que seja jogo limpo? Petrobras è uma "coutada" deles.

Reply

Coronel,
Maldosamente, por falta de poço novo descoberto para contrabalançar com os escândalos aparece - sigilo nacional pelo tempo para comunicar ao público- esse rapto de documentos secretos dos poços que contabalançaram escandalos.
Maldosamente....

Reply

Conorel, na hora que ouvi a notícia pensei: Isso é armação para evitar novas licitações ou leilões privados de novas áreas, pois o ranço estatal está nas entranhas dos Petistas, mesmo sendo demonstrado a cada dia o sucesso nas privatizações anteriores e atuais. Motivos:

1) Primário e amador demais a segurança de dados importantíssimos como estes (transporte, localização e segurança dos dados não criptografados).

2) Lula afirmou ao anunciar o descobrimento de Tupi que mudaria as regras do jogo da exploração.

3) A forma como foi divulgado a informação, que para qualquer um seria VERGONHOSO, mas foi amplamente notíciado sem nenhum constrangimento.

Não sei não. Acho que tem muito mais água para rolar por baixo desta ponte.

Reply

Coronel

Cortina de fumaça para tirar a atenção do povo no caso dos cartões corporativos.

Qual empresa por menos séria que seja armazena dados desta magnitude em laptops e os coloca para serem transportados em containers?

Ou o pessoal da Petrobrás é muito infantil, o que eu não acredito, ou isto é conversa fiada.

Dados desta magnitude são geralmente transportados por funcionários de confiança e muitas vezes até algemados ao laptop para que o mesmo não seja roubado.

Alem do mais a empresa que fez a pesquisa, e certamente é uma terceirizada, tinha também conhecimento dos dados, e deve haver um contrato de confidencialidade.

O governo Lula continua nos tratando como se fossemos idiotas

Reply

Coronel

Muito estranha esta história. Quem é a Halliburton com quem estavam os supostos " segredos" da Petrobras?

Tirado do site da empresa, desculpe por estar em inglês:

Since 1919, Halliburton has continued to earn the trust of our customers around the world by leading the well-site services industry through the delivery of innovative technology, reservoir-specific expertise and outstanding service quality. No matter how challenging their technology or service issues may be, our customers know that we will find a way to fulfill on our promise: The Reservoir — Delivered.

Pode-se ver que a empresa é especializada em perfurações difíceis e o compromisso é de entregar a reserva.

Portanto, esta empresa tem todos os dados, provávelmente coletados por ela, e não é uma simples transportadora de laptops como a Petrobrás quer fazer crer.

Portanto, como dizia a minha avó, atrás deste mato tem colho.

Reply

Existe o poço? O blog é perspicaz e atento, faço uma pesquisa cuidadosa - aguarde a surpresa. Nada mais parecido com a história de todos os fatos do que o argumento de uma invasão de segredos para interromper o que não existia - não era segredo algum, uma invenção!

Reply

Prezado Sr. Cel:

Com todo esse Petro-escarcel, vamos sugerir que chamem o bisneto do Sherlock Holmes, que elementarmente diria:

A quem e como poderia interessar esse crime?

É elementar, meu Caro Cel., que sob essa premissa, até a Petrobras (ou Petralhobras?) entra como suspeita.

Reply

Desse governo eu espero tudo.
Esse roubo está mais do que estranho, muito estranho.
Gostei do nome Petralhobras dado pelo metanóia.

Reply

Coronel:

Que coisa esquisita, não é?
Então a Petrobrás não tinha "backup" dos dados que diz que foram extraviados?
Qualquer empresa com dados sigilosos, devia ter uma cópia de todos os dados, ou não é?
Cheira-me a esturro esta notícia!
Aguardemos, novos acontecimentos.
joyce

Reply

É isso. Pocha, a imprensa explicou timtim por timtim que a camada de sal não é DURA, ao contrário, é uma pasta de sal, portanto o problema está aí. Faz pressão sobre qualquer tipo de 'canudo' que a perfure. Ou seja, não há tecnologia disponível AINDA. Os próprios técnicos da Petrobrás abordaram o assunto dizendo que seria necessário um ajuste da já existente. Tempo pra metro ainda....

Reply

E a nossa Gloriosa Marinha, nao acompanhou o levantamento de uma empresa contratada no litoral Brasileiro. Aonde esta a nossa Segurança Nacional. Ninguem da ABIN com verbas secretas fazia o acompanhamento e a proteção de dados tão importantes....Parece que este Governo esta sendo dirigido por amadores e analfa.

Reply

A história toda está mal contada. É o supra-sumo da incompetência, se não alguma for malandragem de alguem da Petrobras, deixar dados sensíveis "dando sopa". Como atualmente só existe maracutaia (termo introduzido, com conhecimento de causa, pelo nonadáctilo) nas coisas em que o governo mete o bedelho, não duvido nada que seja mais um pequeno escândalozinho em gestação.

Reply

Aguardem as FARC com o apoio do Hugo Chavez em breve irão solicitar ao Governo Brasileiro o pagamento pelo resgate da informações sequestradas. Mas sera tudo mantido em sigilo e pago com recursos considerados da Segurança Nacional.

Reply

Humm, acho que quem roubou os dados decobriu quem não tem é petróleo tanto assim com disseram.
E cadê o lero nacionalista que dizia, `a época da grande descoberta,que o Brasil era referência em prospecção em águas profundas?Se somos os melhores do mundo por que contratar alguém de fora??
Rapazzz, não demora Lula vai dizer que no governo dele acharam petróleo numa Lua de Saturno.

Reply

Coronel, e haja VS (Verba Secreta), PQP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Fala sério, assim já é sacanagem. Coronel, veja a bomba do JB (RJ). Pára de sacanagem e de gastar verba secreta.

Roubo de dados da Petrobras não foi o primeiro

REUTERS

RIO - Desde a descoberta de uma reserva gigante na camada pré-sal no campo de Tupi, na bacia de Santos, a Petrobras tem sido alvo de uma prática muito comum no mundo do petróleo, mas até então pouco usada no Brasil: a espionagem industrial.

O roubo de dados estratégicos da estatal brasileira que estavam sob responsabilidade da empresa norte-americana Halliburton, com informações sobre a bacia de Santos, não foi o primeiro, segundo o diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) e ex-engenheiro da área de Exploração e Produção da estatal, Fernando Siqueira.

- Isso (roubo) é reincidente, porque tenho notícias de que há um ano e meio vêm sendo roubados laptops na casa dos técnicos envolvidos com essa área, teve assalto na casa de dois engenheiros e um geólogo e só levaram o laptop - informou.

Procurada, a Petrobras informou que não vai comentar as declarações de Siqueira.

Reply

alô BOSS:
tira o comentário de uns =jornalistas= colocados por aqui.
A perfuração seria a +- 6.000 metros de profundidade!!!
Não é tirar sukinho do copo!!
Camada de +- 4.000 metros de agua(no mar com ondas e tudo).
Não é boiar em uma piscina PRÁSTIKA.
Não é reserva de sal.Existe uma camada altamente salina sõbre a reserva petrolífera!!
A extração só iniciaria daqui um bom tempo....tem de desenvolver máquinas,tecnologia,etc...
Existe back-up SIM DOS DADOS,o risco é a pesquisa que custa MILHÕES DE DÓLARES passar para eventuais concorrentes!!
O roubo de dados se está em um PC é mais fácil copiá-los!!!
e o burro sou eu ??

abraços
mario

Reply