Começa a ficar claro que a Petrobras, ao ser relapsa e incompetente na segurança, deixou os dados das pesquisas estratégicas que estavam sendo realizadas pela Halliburton, uma empresa internacional, à disposição dos ladrões. Deveria ter acompanhado os trabalhos e recolhido as informações no final. Na mesma hora. É de praxe. Quando é que cai a Diretoria da empresa? Ninguém vai ser demitido? Leia aqui.
15 comentários
Coronel, e os famosos simpósios de proteção ao conhecimento? Deram em quê?
ReplyFala sério !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Então, Coronel, basta pesquisar para encontrar. Mais essa.
Reply"A implantação da Segurança da Informação e Comunicações na Petrobras foi abordado por Pedro Arruda, gerente de Segurança Empresarial da Petrobras. Arruda enfatizou que a integração é a palavra chave para que a meta de garantir segurança seja cumprida. "Em dezembro de 2002, a Petrobras implantou sua política de segurança da informação em parceria com o Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento da Abin - Agência Brasileira de Inteligência. É preciso saber o valor da informação para poder tratá-la adequadamente. Nos últimos anos, temos investido muito em jornadas e circuitos de segurança."
É verdade, Coronel, também localizamos.
ReplyBelos relatórios, Coronel, belos.
"A Contra-Inteligência ampliou as medidas de contra-espionagem, que se valem de procedimentos
necessários à obstrução de ações de espionagem patrocinadas por serviços de Inteligência estrangeiros. As medidas
neutralizadoras dessas ações revestem–se de grande complexidade e exigem condições técnicas, legais e financeiras
adequadas, além de pessoal altamente qualificado e planejamento e execução que permitam atender,
especificamente, a cada situação. Esses fatores acrescem à tarefa da contra-espionagem maior grau de sensibilidade C-12 e temporalidade, por vezes imprevisíveis, e sua execução de forma otimizada ainda carece de leis específicas que
amparem – ou regulamentem – a execução de métodos e técnicas indispensáveis à condução eficaz dessas atividades
de proteção no país. As atividades de estudo, desenvolvimento doutrinário e capacitação de pessoas, no âmbito da Abin e do Sisbin, são conduzidas pela Escola de Inteligência. Em 2005, foram capacitados 2.903 servidores, por meio de 195 cursos, que contribuíram para a otimização da atividade de Inteligência desenvolvida por organizações
integrantes do Sisbin e outras conveniadas com a Abin, num total de 212, bem como a usuários eventuais de
procedimentos e produtos de Inteligência, no Brasil e exterior. Dentre as organizações conveniadas encontram-se o
Banco Central do Brasil, Tribunal de Contas da União, Ministérios Públicos Estaduais, Caixa Econômica Federal,
Secretaria Nacional de Segurança Pública, Petrobrás, Serpro, Anvisa, Suframa, INSS, Ibama e Telebrás."
muito conveniente este "roubo" para a transnacional halliburton.
Replyerro capital ou piada de mal gosto: dados sigilosos nas mãos de terceiros, que prestam serviços tambem a outras empresas concorrentes ou prestadoras de serviços, interessadas nestes dados. só por piada uma empresa vai confiar seus dados sigilosos à terceiros, e que terceiros.
tais informações são repassadas a outras empresas e a halliburton continua feliz da vida faturando seus milhões da generosa petrobrás.
coturno nelles marechal!
Saudações VO,
Coronel
ReplyTem outra coisa estranha. Porquê o preço das ações da Petrobras, não tiveram uma queda prolongada?
Coronel
ReplyNinguém è demitido, talvez porque não querem lançar os olhos da mídia sobre a compra da Brasil Telecom pela OI/Telemar e posteriormente a passagem para as mãos dos grupos La Fonte e Andrade Gutierrez. O BNDES vai ver reduzida a sua participação de 25% para 16,5% vendendo os 8,5% para a Petros e Funcef,(Fundos de Pensão chefiados por dois notórios sindicalistas amigos de Lula) que aumentarão sua participação para 10%. Já a Previ (outra empresa de Fundos de Pensão chefiada por outro sindicalista amigo de Lula) manterá os 12%.
Um dos grupos, apoiou o PT para a eleição e releição de Lula.
Mas convém ler o artigo todo para se ver outra pouca vergonha. Mas voltarei a este assunto com nomes.
http://www.telesintese.com.br/index.php?option=content&task=view&id=8222&Itemid=10
Sr. Coronel, sucessão infeliz de erros sem a mínima noção ou aplicação de segurança básica. Afinal, o quê podemos depreender dessa situação? Poderemos chegar ao arrombador sem chegarmos entretanto ao (s) intermediário (s) e ao contratante, ao financiador (elemento-chave final) da operação. O resto, o resto, é mera especulação. Aguardemos. Toc, toc, toc para todos nós.
ReplyÉ claro que ninguém será demitido. É tudo cumpanheiro lambão, que nem o Ali Babá.
ReplySe fosse a Exxom ou a Texaco, ia rolar cabeça durante um ano.
Não é de hoje que a PETROBRAS, apresenta problemas de segurança. Se recorrermos aos arquivos da imprensa, encontraremos inúmeros relatos.
ReplyVai ser um salve-se quem puder, no dia em que encontrarem a "caixa preta" da PETROBRAS.
Elucubrando, elucubrarei tb.
ReplyTalvez e só talvez o Tupi fosse realmente um pajé enfeitiçando e fazendo crer e o roubo fosse apenas uma forma de obrigar ao desmanche do trabalho.
Sharp Random
A petrobrás não é nossa. É dellles.
ReplyForam roubados ou foram vendidos por alguém que sabia como ,onde etc.
ReplySe é espionagem sempre há um informante do lado de 'dentro', certo?
Isso se é que realmente os tais dados existem, ou era peça de propaganda do governo Lula pra transformar gotas em tonéis.
Pode ser que eu esteja errada, mas acho que o roubo é conveniente para ocultar sal demais e petréoleo e gás de menos. Tendo em vista que o moleque boliviano já avisou que não vai cumprir as metas de gás, isso vai derrubar a mentira de que nadamos em gás. Lembram da Dilma fazendo o anúncio da Tupi como se já fizéssemos parte da Opep? Oh, coitada, as suas declarações não vão poder se realizar, fomos roubados...OH!!! Pobre ministra. Tão competente e vítima desses fascínoras. Agora só falta roubarem os registros dos cartões corporativos, questão sagrada de segurança nacional, para não haver CPIZZA. OH!!!! Pobre companheira Estela...!!!!
ReplyDr Evil quer saber: porque cada vez que o governinho tem algum problema nas maos a Petrobras tenta resolver para elle?
ReplyUma hora eles redescobrem gas na bacia de Santos. Mais uma vez, mais outra. E agora? Perdem informacoes para criar noticia?
Sera que elles pensam que Dr Evil e tonto?
A Segurança Empresarial da Petrobras há muito tempo vive de discurso e promove atividades que nada tem a ver para uma gerência que é subordinada diretamente ao Gabinete da Presidência.
ReplyVamos deixar de jogar para a torcida e fazer o verdadeiro papel que se espera de uma área de segurança estratégica. Chega de relatórios e estudos de segurança que somente servem para encher o bolso de consultores.