O Comentário do Dia.

O Blog recebeu o comentário abaixo, o qual publica com satisfação, pois contesta alguns posicionamentos tomados pelo Coturno Noturno. É sempre bom ouvir críticas. Neste caso, o comentário trata das dificuldades da Oposição e da dureza com que tratamos a mesma, em certas oportunidades . O Coturno Noturno, a partir de agora, vai publicar, uma vez por dia, a opinião de um comentarista. É uma forma de homenagear a todos vocês. Vamos chamar de "O Comentário do Dia".

Coronel,
boa noite, gosto muito do seu blog e do seu trabalho, mas fico surpresa, às vezes, com a contundência dos ataques que são dirigidos à Oposição. A composição do Congresso, com ampla maioria ao PMDB, PT e outros governistas, foi formada pelo voto, ou seja, pelo povo. É imutável, ao menos até a próxima eleição. O DEM e o PPS tentam enfrentar tudo, mas são minoria. Outro dia aqui foi dito que o Suplicy agia em CPIS, etc. Ora, os tempos são outros. Tenho visto o Demóstenes (DEM-GO) se lascando de trabalhar sem ter o mesmo resultado na mídia. O pobre do Agripino se esgoela e tudo rende pouco. A esquerda contava com a cumplicidade e o apoio de grande parte da imprensa, enquanto os Demos coitados, ainda têm de dribar o preconceito. Não quero que eles só recebam elogios, acho que devem ser criticados de forma dura quando necessário, mas me incomoda quando alguém diz que toda a Oposição é uma merda etc. Sei que a maioria pode até ser, mas tem muita gente boa lá. As generalizações sempre são injustas. Não acho que Jungman, Gabeira, Rodrigo Maia, ACM Neto, Roberto Magalhães, Marco Maciel, Kátia Abreu, Artur Vírgilio, e José Carlos Aleluia, por exemplo, sejam merdas. São parlamentares sérios e que trabalham muito. Não é fácil enfrentar o PT mas todos eles tentam, assim como outros que não foram citados. Será que merecem este julgamento tão duro? Será que este blog acha que sem eles as coisas ficariam melhores? Acho que o caminho da seriedade no mundo dos blogs também passa pelo respeito aos leitores. Li no blog da Marta Belini um texto atribuído ao blog do Coronel com estes adjetivos "merda" atribuídos à Oposição.
Com todo respeito, quero registrar que achei injusto e inadequado.
Postado por Prometeu, o Filho da Chama Celeste

25 comentários

A leitora tem uma certa razão, por isto aqui vai um simples guia para entendermos como está dividido o Congresso atualmente:

Pró-Governo:
- Base Aliada: PT, PCdoB, maiorias do PSB e do PDT

- Base Aliciada: PMDB, PTB, PP, PR

- Base Alijada: PSDB

Oposição:
- DEM, PPS, PSOL e independentes do PSDB, do PSB, do PDT e do PMDB.

Reply

Coronel

Aplaudo a sua iniciativa, deveras louvável.

Mas vamos a alguns fatos, poucos, pois o espaço também è pequeno.
Lendo o comentário do comentador que se intitula "Prometeu, o Filho da Chama Celeste", em parte dou-lhe razão. Ele pretende fazer uma defesa da Oposição fraca que o Senado possui, embora reconheça que, felizmente alguns políticos da Oposição, são bons. São sim. Por exemplo, na sua lista não vi o nome de Álvaro Dias e Mário Souto. No entanto vi o nome de Arthur Virgilio. Só pode ser humor negro, bem negro. Começou por defender Renan Calheiros, mas depois lá abriu os olhos, e colocou-se contra. Prometeu uma surra a Lula e não cumpriu. Aliás, até aceitou carona dele depois do funeral. Na CPMF, andou pulando tempo demais entre um sim e um não. Quando votaram contra a CPMF, e Heráclito Fortes (este foi o primeiro a gritar no Plenário que a DRU era para passar), apoiaram a aprovação da DRU (R$ 90 bilhões) sem controlo, para lula usar. Logo, que interessou cortarem a CPMF? Este político Arthur Virgilio è um brincalhão. O único que vi até hoje manter sua coerência total sem recuar um milímetro, foi Álvaro Dias. Ser Oposição è não ceder! E mais ainda com esta corruptocracia. Não ceder em nada, deveria ser palavra de ordem, mas não è. Vejo seus partidos serem comprados com verbas e depois apóiam tudo! Assim não dá. Nós comentadores, aqui e em outros Blogs, somos aqueles que não vivemos da Bolsa Família, nem também somos banqueiros. Somos aqueles poucos que através dos impostos, sustentamos e pagamos a Bolsa Família, os políticos e este desgoverno. Logo, temos o direito de criticar quem achamos ser incompetente para ocupar o lugar que ocupa.

Reply

Os senadores que se consideram sérios, como afirma a comentarista acima, podem até ter razão em se ofender com as críticas. Como a comentarista escreve, eles foram eleitos pelo povo.
Ok, o povo que votou neles não está satisfeito com seu trabalho.
Enfrentar o PT é difícil? Da maneira que age a oposição, claro que é. Quando o PT era oposição não descansavam um minuto. Não tinha carnaval, Natal ou outro al, eles infernizavam a vida do governo em todos os níveis.
Imaginem se durante os tais festejos carnavalescos os políticos aqui citados tivessem trabalhado como o Coronel trabalhou, juntando munição e combinando estratégias. Mas não, estavam todos passeando e curtindo a vida. E o PT, mesmo no poder estava trabalhando a defesa e sumindo com as provas.
Creio que o espaço neste blog está liberado para o DEM ou qualquer outro partido de oposição explicar o porque agem em marcha lenta e desarticulada.
Nós não estamos entendendo.

Mago

Reply

Dr Evil acha ate que pode ter gente boa na oposicao. Dr Evil nao os conhece pessoalmente e Dr Evil nao poe a mao no fogo por nenhum deles. E no mais, para Dr Evil o que importa sao os resultados obtidos. E esses sim sao uma merda, fazendo com que a oposicao seja tratada por "oposicao de merda".

Sem resultados concretos, todo o resto e conversa fiada. E Dr Evil nao gosta de conversa-mole, justificativas vazias e explicacoes mirabolantes que os politicos usam para justificar a falta de resultados concretos.

Reply

Oposição de merda, sim. Com todo o respeito, aos comentaristas.

Reply

É Coronel...Realmente seria injusto atribuir a um punhado extremamente restrito de parlamentares um rótulo perfeitamente aplicável à maioria. São as exceções que justificam a regra. E, como lembrou o comentarista Prometeu, quem está no Parlamento (no governo, de modo geral) foi eleito pelo "povo". Se o Parlamento está infestado de pulhas a quem devemos culpar? Cada povo tem rigorosamente o que merece.

Reply

Coronel:
Selecionei os tópicos abaixo de autoria da leitora Prometeu. Deus do céu, quanta ingenuidade. Quero crer que a leitora, se não for parente da falecida velhinha de Taubaté, deve ser da turma defendida, ou está se utilizando de ironia, a menos que acredite também em duendes, coelhinho da páscoa, papai noel...

"Demóstenes (DEM-GO) se lascando de trabalhar "

"O pobre do Agripino se esgoela"

"os Demos coitados,"

" tem muita gente boa lá."

" Não acho que Jungman, Gabeira, Rodrigo Maia, ACM Neto, Roberto Magalhães, Marco Maciel, Kátia Abreu, Artur Vírgilio, e José Carlos Aleluia, por exemplo, sejam merdas."

"São parlamentares sérios e que trabalham muito."
Abração a todos do Sérgio.

Reply

Alguem ja acompanhou a ARROGÂNCIA que o sr Jungman demonstra com relação ao desarmamento? Não podemos esquecer o seu partidozinho de origem, o pcb. Êle se considera o dono da cocada preta... Não dá para comparar este sr com qualquer político do DEM.

Reply

Concordo, em tese, com o comentário. Acho que tem alguns - não tantos quanto nominados - que trabalham pra valer. O problema é que já não basta mais "trabalhar pra valer". A inversão de valores, a bandalheira moral, chegaram a tal ponto, que começa a haver a necessidade de se fazer sacrifícios. Digo isso, porque, mesmo os que "trabalham pra valer" são mestres em "denunciar" os previlégios dos congressistas, mas, não abrem mão dos previlégios que criticam. Aí, os que não são, acabam parecendo hipócritas. Chegou a hora da verdade, do exemplo. Aí é que nós vamos ver quantos, da banda íntegra, são realmente íntegros e éticos.
Arrisco dizer que não sobra ninguém!
Chegou a hora de alguém dar um basta naquele "chá das quatro", em que todo mundo critica, mas, todos são "cumpadres".
Se alguém viu, ontem, o primeiro discurso do senador "biônico" Lobão Filho, não pode, em sã consciência ter deixado de ficar constrangido. Chegou a doer, a cara de pau, a hipocrisia, o fingimento. Aquilo é gente que faz as leis, aprova orçamento e tem imunidade. São as "noças otoridades". Patético, triste, mesmo. Uma sociedade minimamente inteligente, que ainda preza valores cristãos, não pode - não deveria, pelo menos - se submeter e aceitar um acinte daquele nível.
Eu assisti ao discurso. Me senti sendo chamado de palhaço!

Reply

Mamãe disse que nos amássemos e, não, que nos amassemos".

Reply

1. Santa ingenuidade!
2. Já li e ouvi centenas e centenas de vezes se referirem a esta oposição como excremento.
3. Toda regra tem exceção,
neste caso é rara a exceção.
5. Os resultados falam por si só.
6. Injusto e inadequado é o tratamento que o povo brasileiro recebe seja pela situação ou oposição.

Reply

"Coronel,
boa noite, gosto muito do seu blog e do seu trabalho, mas fico surpresa, às vezes, com a contundência dos ataques que são dirigidos à Oposição".

Afinal, o Prometeu é male ou female?

Se a palavra "surpresa" foi erro de digitação, desculpe pelo tratamento feminino.

Mago

Reply

Oposição?...Não vejo! Existem opositores, pessoas íntegras deste país, políticos ou não. No dia em que existir "oposição organizada" e atuante, o inferno que ora vivemos, com certeza acabará.

Reply

Ok, não sejamos tão contundentes...é cocô de oposição! Melhorou? Vamos falar diretamente as coisa né? Pra ficar dando voltas tem um monte de site e jornais a disposição. O Coronel desce a butina no governo sem dó! Por que deveria poupar essa oposição de...cocô? Uma oposição que quer sentar e esperar o poder cair em seu colo, mantendo tudo como está? Chute no cocô!

Reply

Concordo com o pessoal que diz que todos os discursos que não dão resultado são só um canivetinho para disfarçar que estão esfaqueando a corrupção. E concordo com o Nicão: também assisti ao discurso daquele excremento do Lobinho. O discurso encomendado para ele ler até que não era tão ruim... dentro da patifaria dos seus dizeres, claro... e até convenceria os vendidos como ele se ele soubesse ler, sem parcer duro como um pau, com as pausas, com as emoções fingidas... até para uma platéia vazia como aquela. Tudo foi feito só para aparecer na TV Senado e conspurcá-la um pouco mais. Bando de excomungados. Vou mandá-los para o reinado de Dr. Evil, que vai saber julgá-los muito bem e dar-lhes a sentença: baciada de merda todo dia, a merda oriunda das comilanças e bebelanças pagas com nossa grana.

Reply

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
oposição não é ser de outro partido ô meu!!
oposição é não concordar com a situação e práticas aplicadas pelo governo!!!
posso ser da oposição e pertencer ao partido do governo.
Oposição é ter senso crítico e responder aos apelos do povo(ele votou em vc para isto.
Oposição é lutar até a morte se preciso fôr,para defender suas idéias e as idéias daqueles que você representa.
Assim que .....enviou esta defesa de m...da oposição.Ponha a viola no saco e vá para outras paradas.
Estou aqui por estar sendo logrado,roubado,enganado.ludibriado por esta máfia de mais de TREZENTOS PICARETAS que ali estão.
As questões políticas deixaram neste momento de ter validade.Estamos tratando de deliquencia,bandidagem,quadrilhas organizadas para se manterem e dominarem o comando do país.
Se existirem algum inocente no meio deste esgõto,que morra junto que temos melhores para reposição.que morram pela pátria.Não esperm medalhas ou diplomas de honra ao mérito,que são formas criadas para roubarem-nos também.E muito menos estátuas que só servem para depósito de cocõ de passarinho(Ulisses é quem disse).

e eu é que sou o burro ?

Reply

È merda e velha.

Reply

Caros amigos, concordo plenamente com aquele amigo que falou a respeito de Álvaro Dias. Realmente é um dos mais coerentes senadores que eu conheço. Infelizmente aqui em São Paulo tem um tal suplicy que na primeira vez que se candidatou, sua plataforma política era lutar por um mandato de QUATRO anos para senadores. Vocês ouviram ele reivindicar isso em tantos anos que está lá no Congresso?

Reply

Já cansei de mandar e-mails para essa Oposição de merda sugerindo convocar a imprensa, pautar a militância, explorar o enorme potencial de mentes que estão gratuitamente à disposição para varrer essa quasdrilha do poder.
O senador Álvaro Dias está entre os poquíssimos que responderam aos contatos. O Tasso deu uma resposta meio malcriada (critiquei muito o PSDB pela postura na CPMF);o Expedito Jr, o Geraldo Mesquita e o Arthur Virgilio agradeceram os elogios que fiz pela disposição em votar contra a CPMF.

No geral, acho que falta "cacoete" de oposiocinista, parece que eles se sentem na situação, ainda.

Reply

Nicão

Com a devida vénia, faço meu o seu comentário.

Escreveu o que eu vi e ouvi mas não disse aqui nada, pois senti-me sujo, ouvidos sujos, olhos sujos, mente suja e chorando pelo tempo perdido por ver esse vigarista quereendo ser uma virgem pura e imaculada. PQP.

Cumprimentos.

Coronel: sei que não pode, mas se criasse uma legenda, era eleito Presidente da Republica Federativa do Brasil.

Reply

Para a (dá a entender que é mulher pelo "surpresa", apesar do "Prometeu"):

Concordo com o Coronel. Na verdade, vou além, já que o PSDB apenas finge ser oposição. Muito ao contrário, é parceiro da petralhada: o acordo para eleger o vagabundo cachaceiro foi fechado no Diálogo Interamericano (www.thedialogue.org), uma organização das esquerdas das Américas. É bom que se diga: o acordo existe desde a eleição de 1994.

Você cita alguns nomes. De fato, um ou outro é bastante ativo, porém, fica claro que é por "projeto pessoal", procurando não ser colocado no mesmo galinheiro. Entretanto, não fazem oposição como instituição.

Não estou dizendo que fazer oposição é sempre gritar contra, como os petralhas faziam. Aquilo não era oposição; era ser do contra, tratando a situação sempre como inimigos.

Se, de fato, houvesse oposição, o cachaceiro seria "impichado" quando Duda Mendonça declarou que recebeu em dólares, "lá fora", o que é ilegal, capitulado em Lei. Aliás, este FATO, por si só, é suficiente para cassar o registro do PT no TSE.

Mais: se houvesse uma oposição de fato, no mínimo, teria denunciado a existência do Foro do São Paulo.

Reply

CORONEL,

Tentando entender a Oposição:

Um emprego é disputado por filhos de gente abastada e por filhos de pobre. Estes últimos sabem que é a primeira e única chance de sair da merda.Não gozam férias,nem feriado,lutam com todas as armas para agarrar(e não soltar)a oportunidade.Vencem,é claro.

Sinto desapontá-lo(a)Prometeu ou Prometéia,mas nossos bravos guerreiros,nossa única chance de voz no Parlamento,ganham bem mais do que ganhamos nos nossos trabalhos e suam muito menos a camisa.

O PT ganha todas,porque faz por onde.Pior pra nós e para o Brasil.

Abraços, ANA.

Reply

O exercício da oposição em tempos de Foro de São Paulo com seu fundador na presidência da república requer um cuidado muito maior no articular e na projeção de cenários.

Antes de ir à Tribuna exercer um sagrado direito de comunicação com o povo seria interessante estabelecer a criatividade que permitisse dar o recado mas não entregar a estratégia.

Essa cognição óbvia entregue na bandeja aos experientes do governo do crime organizado desmonta as iniciativas de apuração mais promissoras.

O PSDB com seu vício de origem contribui decisivamente para o aprofundamento do descrédito no modelo de democracia brasileira ao sofrer a crítica ininterrupta do PT e permancer na inércia, auto-confiante na retomada do poder.

Subestima-se a infiltração bolivariana na sociedade e sonha-se com o presidente Serra recuperando a bússola do Brasil.

Uma vez fora do poder o PT fará toda essa militância ampliada e tentacularizada com verba pública na posse de informação vital pelo aparelhamento estatal se converter ao que realmente se elabora: o terrorismo dos mais diversos matizes com o argumento de combate ao neoliberalismo e alinhamento ao concerto do Foro.

O reiterado desserviço da mídia brasileira ignorando o Foro de SP não preparou a opinião pública para os tempos que virão e colhida pela surpresa do ataque capitulará atônita ao salvacionismo bolivariano que pautará as alterações constitucionais que selará o retrocesso nas liberdades democráticas que ainda hoje permitem iniciativas como esse Blog.

Sharp Random

Reply

Cabe razão ao comentarista. De fato não se deve humilhar a merda, afinal ela serve como adubo após a devida decomposição de seus componentes. Resumindo: se trocarmos a oposição por uma lata de merda, perderemos a lata e a merda pois a merda serve como adubo ao passo que a oposição que aí está, salvo minúscula exceção, não serve para nada.


Arthur Virgílio é a sentinela avançada do Lula no congresso (em minúscula mesmo). Para quem não lembra, foi o primeiro a gritar em defesa de uma tal "governabilidade" - leia-se blindagem de Lula contra o impeachment que fatalmente sofreria se houvesse oposição - quando veio a público o episódio Waldomiro Diniz magistralmente incinerado junto com as cinzas do Carnaval quando morreu Maria, aquela que "seria chamada assim como tantas Marias de Santa, Maria de Flor...". O pierrot Virgílio lançou a fantasia na lixeira e com ela a nossa dignidade. Ainda esperamos a CPI do Waldomiro aquele do 1%. Arthur Virgílio, vestal do discurso é na verdade o "boi de piranha" que faz com que as ávidas vivandeiras se voltem em sua direção para quando passada a manada petista, acomodar o discurso. Observe que é quem mais fala no chiqueiro, contudo, suas palavras são tão consitentes quanto seus atos. Ele sofre de uma síndrome de Ditadura Militar, pois o pai teve os direitos políticos cassados, coisa que ele sempre alega, só não diz por quê. Este tipo de síndrome faz com que não se lembre de militares senão como inimigos,. Foi pensando assimque expulsou junto com outros patifes, o Coronel Lício Augusto da audiência da CPI quando o interrogado era o Genoíno, aquele cujo grupo trucidou barbaramente Antônio Pereira, amputando-lhes as orelhas, os dedos, as mãos na presença da família no terreiro da casa onde brincara quando criança, lá em Pará da Lama, em Xmabioá. Morreu por que acompanhou um grupamento do Exército e o grupo de Genoíno, generoso libertador do povo brasileiro, resolveu tratar com todo esse carinho o rapaz de 17 anos. Quem quiser ler a íntegra do discurso do Coronel Lício, basta procurar no site da Câmara Federal que está lá, no dia 24 de junho de 2005. É um documento oficial, mas, nem mesmo diante da escancarada declaração do Coronel Lício, a imprensa chapa branca (ensanguentada e cagada)se dignou a publicar uma única linha, pois mexeram no Genoíno, irmão de ideal (barbárie) do principe dos crimes, Celso Daniel é um morto que fala. O discurso do Coronel Lício, se fosse mentira, teria gerado um processo por calúnia, mas, porque os bravos não o movem? Porque se o fizerem, os arquivos dos órgãos militares terão que ser abertos em defesa do direito assegurado aos acusados, nos termos do artigo 5° da Constituição, coisa que os bravos não querem, pois seus esqueletos saltariam dos armários com m uita fúria e os transformariam no que são: lixo.

Voltemos a Arthur Virgílio. No episódio da CPI, ele foi um dos que fizeram discurso inflamados contra o Coronel Lício Augusto. Arthur é um dos que mesmo não tendo vivido um dia de serviço militar, sabem tudo sobre militares, não sabe como, mas sabe.
Vê-se pelo comportamento dos "para lamentarmos" que não foi sem razão, ao menos no que respeita à falta de apoio embora contrário à lei e à moralidade, à dignidade, à honra que a OAB capitulou e se negou a emprestar o seu conhecimento jurídico em apoio à necessária defenestração do escroto que nos ameaça a integridade das instituições republicanas. Se há políticos dignos de nota estes não estão entre os ciatdos pelo colega comentarista, pois já os relacionei e isto com criterioso respeito aos que não capitularam em momento algum e são: Demóstenes Torres, Gustavo Fruet, Juvêncio da Fonseca, Agripino Maia, Álvaro Dias, Sérgio Guerra, Mão Santa. Não vejo nada além destes. São parlamentares, diferente dos outros que não se enquadram sequer entre os "para lamentares" (tu), mas, ente os "para lamentarmos" (nós) e o pior, perpetuamente. Se há vergonha que atinja um homem é saber que os que o representem são ladrões em maior ou em menor escala, pois, como dizia meu bisavô, "quem rouba uma agulha, rouba um boi".

Pelo exposto, nobre Prometeu, os seus indicados, pela omisssão de suas condutas associadas às de seus pares deveriam ser era indiciados.

Boa noite.

Reply

Coronel, boa noite, muito obrigado por destacar meu comentário. Fiquei surpreso(desta vez sem erro de digitação) com a grande quantidade de comentários (24). Li todos com atenção. Recebi muitas críticas. A maioria delas faz sentido. Também puxaram minha orelha por defender a Oposição e me chamaram de ingênuo. Não faz mal. Sou meio crédulo mesmo. Valeu, Coronel!

Reply