Acaba Ocupa Congresso e movimentos de rua vão para casa com as mãos abanando.


Com briga entre manifestantes contrários e a favor do governo Dilma Rousseff, defensores do impeachment da presidente e entusiastas de intervenção militar foram retirados do gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional nesta noite. A matéria é o Broadcast Político,

Apesar de a retirada transcorrer de maneira pacífica por parte das polícias Militar e Legislativa, um grupo com cerca de vinte pessoas, acompanhado do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), chegou ao local enquanto era feita a desocupação. Gritos de "não vai ter golpe" desse grupo despertaram a atenção dos manifestantes. Rapidamente, um tumulto se iniciou, com gritaria e agressões. A Polícia Militar usou gás de pimenta para conter a briga. O deputado negou ter ido ao local para fazer uma provocação. "Viemos exercer a democracia", argumentou.

Ao longo do dia, o clima no local foi de impasse. De um lado, integrantes dos movimentos Avança Brasil, Brasil Livre e Revoltados Online desmontaram pouco a pouco as barracas, instaladas há pelo menos um mês como forma de pressão para que o Congresso votasse o impeachment de Dilma. De outro, o grupo dos "intervencionistas" indicava que iria oferecer maior resistência.

"Só saímos com ordem judicial. A única coisa que recebemos até agora foi uma recomendação, feita oralmente", disse um dos líderes do Movimento Patriota Nacional, Daniel Barbosa.

Segundo o secretário adjunto da Casa Civil do Distrito Federal, Igor Tokarski, não é permitida qualquer edificação na área sem a autorização do governo. Por precaução, as visitas ao Congresso foram canceladas neste fim de semana. O trânsito na via que dá acesso às Casas Legislativas também foi bloqueado.

Uma das turistas, simpatizante dos "intervencionistas", discutia com o vendedor ambulante de sorvetes. "Esse lugar é do povo." E ele rebatia: "Uma coisa é manifestar. Outra é tomar conta do lugar." Manifestantes receberam, na noite de quinta-feira, o aviso de que teriam de deixar o local em 48 horas. A decisão foi tomada num acordo entre o governo do Distrito Federal, a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado, logo após um confronto entre integrantes da CUT, do Movimento de Mulheres Negras e partidários do movimento pró-impeachment.

Ao todo, estavam no local montado pelos "intervencionistas" cerca de 50 pessoas. "Estamos aqui desde março. É um direito nosso protestar", disse Barbosa, que chegou a Brasília há uma semana, depois de passar uma temporada em seu Estado, o Rio Grande do Sul.

Entre os integrantes do movimento pró-impeachment, o clima era de pragmatismo. "Teríamos de sair mais cedo ou mais tarde. Em dezembro, os trabalhos no Congresso terminam, não faria sentido ficarmos", afirmou Charlo Ferreson. Cabeleireira, ela chegou do Rio há 15 dias para participar do protesto.

Ao final da operação, foram retiradas do local todas as barracas que abrigavam os manifestantes e um boneco inflável com a figura de um militar usando a faixa presidencial. Jovens chegaram a resistir nas barracas, mas foram carregados pelos policiais.

Marcelo Reis, fundador do Revoltados Online, disse que entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida de desocupação. (Bernardo Caram e Lígia Formenti)

20 comentários

sempre fui contrário a esse tipo de manifestação, trocaram 10 barracas por milhões nas ruas !

Reply

Cel.

A imprensa ignorou, mas eles fizeram sua parte.PARABÉNS e vamos as proximas açoes contra todo bando canalha aboletado ao Estado.


Tá osso!

Reply

Artigo, Percival Puggina - E agora, mídia chapa branca ?
Os leitores certamente leram os debochados textos com que alguns colunistas procuraram identificar os defensores do impeachment não apenas com o presidente da Câmara, mas com o caráter do presidente da Câmara. Sim, não lhes falta coragem para tanto. A estratégia era a seguinte: "Você defende o impeachment? Então você é um safado como o Cunha".
O petismo e o dinheiro do governo promovem estratégias assim. Tentam apagar da memória das pessoas o fato de que a presidente tem apoio de apenas 7% dos brasileiros. Fazem de conta que o impeachment é "coisa do Cunha" e não uma exigência do povo brasileiro. Saltam por cima dos R$ 49 bilhões saqueados da Petrobras, e fingem calafrios éticos com os R$ 4 milhões do Cunha (um décimo de milésimo do montante roubado da Petrobras).
É claro que Cunha não pode continuar como presidente da Câmara, nem como deputado. Pé no traseiro e porta da rua a ele e a todos como ele. No entanto, e foi isso que sujou ainda mais a barra da mídia chapa branca, a oposição pediu a cabeça do Cunha. E o PT, imediatamente, passou a protegê-lo!
Agora, os artistas da dissimulação, da falácia e do sofisma, obrigados a engolir tudo que escreveram, e a dirigir a si mesmos todo o mal que de outros disseram, entram num silêncio que dói nos meus ouvidos.

Reply

Estava claro que à partir das denúncias contra Eduardo Cunha e sua aproximação com o governo, isso aconteceria mais cedo ou mais tarde. Não vivemos mais numa democracia. Manifestações de rua não serviram para derrubar o governo, a desaprovação por parte de 86% da população idem. Este "ocupa Brasília" só serviu para desmoralizar o impeachment e fortalecer ainda mais o governo.
Existem dezenas de milhares de milicianos que apóiam o governo. MST, une, sindicatos, MTST e médicos cubanos se juntam ao Supremo, OAB e outras dezenas de milhares de servidores públicos comprados para rir da nossa cara. Fosse qualquer outro partido já tinha caído.
Temos que juntar os cacos e começarmos a criar um projeto liberal/conservador para trinta anos, a começar pelas escolas e funcionalismo público. O governo não vai cair. Nem agora e nem nas próximas quatro eleições.Continuarei fazendo o que sempre fiz: combater as milícias virtuais e fazendo trabalho de formiguinha convencendo as pessoas à minha volta, mas levaremos muitas gerações para vencer este ranço esquerdista.

Reply

Este tal Pimenta do pt votou contra o aumento dos aposentados ,puxa saco da Dilmanta

Reply

Agora o movimento poderá ganhar força para retornar às ruas de onde não deveria ter saído.

Reply

Modus operandi bolivariano madurano.

Reply

Coronel, parece que você não concorda muito com os metodos desses grupos pró-impeachment. Mas qual seria uma outra forma de luta contra esse desgoverno? A oposição institucional tampouco conseguiu alguma coisa neste ano. Tá tudo dominado!! Na imprensa, no Judiciário, no Legislativo... O que fazer? Acho que a luta contra essa organização criminosa com registro partidário precisa de uma nova estratégia e, principalmente, UNIÃO. Mas qual estratégia? Gostaria de um post explicando o seu ponto de vista, coronel. Abração.

Reply

Por quê "com as mãos abanando"? Estive lá durante 3 dias e tive outra avaliação sobre essa remoção, acho que saíram fortalecidos. Vai censurar também?

Reply

Imagina se a polícia iria descumprir uma ordem DOS LADRÕES DA REPÚBLICA!!! Nem pensar!!! Eles mandam no país, e dão uma banana àqueles que não se conformam com a impunidade dos LADRÕES DO ERÁRIO!!!

Reply

Nas manifestações de rua os black Block foram fardados.
Agora agiram descaracterizados. Mas não se enganem os agentes e os motivos são os mesmos.

Reply

DOMINGO DE GLÓRIA PARA A VENEZUELA!
DOMINGO DE GLÓRIA PARA A VENEZUELA!
DOMINGO DE GLÓRIA PARA A VENEZUELA!
DOMINGO DE GLÓRIA PARA A VENEZUELA!
DOMINGO DE GLÓRIA PARA A VENEZUELA!

Oa argentinos acabam de se livrar desses bolivarianos terroristas,corruptos, bandidos e ladrões.


CRISTINA KICHNER PERDEU AS ELEIÇÕES!

PARABÉNS ARGENTINOS.



Reply

UMA ELEIÇÃO HISTÓRICA, Argentina elege um conservador e encerra 12 anos de domínio dos Kirchner
Mauricio Macri é o novo presidente. Seu adversário, Daniel Scioli, já reconheceu a derrota. Macri tomará posse no próximo dia 10 de dezembro.

BRASILEIROS MIREM-SE NO EXEMPLO DOS ARGENTINOS.

FORA DILMA!
FORA LULA!
FORA PETISTAS TERRORISTAS!

Reply

Cel.
Continuamos a cair em velhas táticas. Divide e reina. Temos que retomar o "venha para a rua".

Reply

E os comunistinhas do PT trepam no Congresso,se não fosse a economia e o Dr Sérgio Moro .........

Reply

Eles deveriam ter saido por conta própria no dia 15 de Novembro.Parabéns e obrigado pelo esforços.
Agora fazer manifestações em restaurantes, aeroportos e lugares públicos, onde o petista não vai ter como convocar os do fim do mundo com frequência para apoia-los.

Reply

Sinal dos tempos o PT não pode investir financeiramente na Argentina, daí o candidato do Lula perdeu .Porque é assim compram-se votos.

Reply

Você está d q lado, pelo visto da midia,da
Globo band,uol,folha,estadão,q criam factoides,distorcem,abafam,n mostraram as varias semanas em q eles estiveram acampados p ver como este desgoverno eh desaprovado d norte a sul,pois sao manifestantes d varias cidades ,o movimento se fortaleceu o ódio contra dsgvoverno fracassado só aumenta , STF cunha e Renan q estão engavetando e blindando dilma, mas ela jah caiu n governa mais ,escreva algo de apoio e n faça como a mídia comprada pelo pt.... q só. l mostra meia dúzia d infiltrados da cut MST q invadiram escolas em são Paulo nem alunos são,tem muitos infiltrados e a mídia dando apoio jah p os acampados pacificamente semanas em Brasília n mostraram.... .espero n ser censurada

Reply

Acredito que esses movimentos que estavam acampados deveriam todo final de semana reunirem se seus respectivos Estados e pedirem para que não votem em petistas e em quem lhes dão apoio, em 2016.convocar o povo para essas reuniões.

Reply

Os mesmos que ficam aqui menosprezado o que foi feito por esses movimentos, são aqueles que reclamam mas não tiram a bunda do sofá.

Reply