Votos não saem do nada.

Quem aposta que Marina Silva vai aparecer grudada em Aécio Neves na próxima pesquisa pode quebrar a cara. Se alguém tem tudo para cair para a ex-petista subir é Dilma Rousseff. Vamos por partes. 

Marina vai deitar e rolar no segmento evangélico? Difícil! Há um Pastor Everaldo que não havia em 2010. Ah, Pastor Everaldo, alguns dirão. Não desqualifiquem. Ele tem 3% no geral, mas aparece com 8% entre evangélicos. Mais do que dobra a sua participação.

Marina vai pegar o voto dos indecisos. Sim, mas isto vai significar quanto, se hoje os indecisos são 11%, segundo o último Ibope? Se pegar 30%, isso significa apenas 3% em intenções de voto. 

Marina vai herdar todos os votos de Eduardo Campos. Improvável. O mais lógico é que parte destes votos sejam direcionados para Aécio Neves. Tanto Campos quanto Aécio tem a maior parcela de votos nas faixas salariais mais altas. E conseguem estes votos em função de serem gestores, de serem uma garantia de mudança na economia. Quem ganha melhor, é lógico, pensa pelo bolso. Marina é o oposto desta visão. Odeia o agronegócio e suas ideias sobre sustentabilidade estão longe de serem uma unanimidade.

Além disso, as regiões Sul e Centro-Oeste, que são agrícolas, não vão dar para Marina Silva os mesmos votos que Eduardo Campos tinha, na faixa dos 8% a 9%. Parte destes votos migrarão para Aécio Neves. 

Aí vem a grande questão: a ex-petista vai fazer grande votação no Nordeste, que era a região forte de Campos? Em termos, pois ele tinha apenas 12% nesta região. Praticamente o mesmo que Aécio, que tem 11%. Se Marina crescer, terá que ser em cima de Dilma, que tem 51% no Nordeste. Quem perde? Dilma! Mas quanto?

Sobram os jovens, que seria o eleitorado com a cara de Marina Silva. Acontece que Campos, talvez por influência da ex-petista, já tinha um bom desempenho, dentro do seu percentual, nas faixas dos 16 aos 24 e dos 25 aos 34 anos. Pode crescer ali, mas não o suficiente para ameaçar a posição de Aécio.

O grande desafio de Marina Silva será conseguir o voto do eleitorado que ganha até dois salários mínimos. Um segmento amplamente dominado por Dilma Rousseff, no qual tanto Aécio quanto Campos estão com imensa dificuldade para penetrar. É o eleitorado da Bolsa Família e dos programas sociais. Marina terá discurso para isso? Terá máquina eleitoral para isso? Ao que tudo indica, não. Seu eleitorado é urbano, de grandes cidades.

No Sul e Sudeste, Marina está muito fragilizada nos acordos. Combateu duramente a maioria deles. Por isso, Campos também não decolava. Em São Paulo, o PSB está com o PSDB. No Rio, o PSB está com o PT. Minas Gerais é terra de Aécio. No Paraná, o PSB também está com os tucanos, assim como em Santa Catarina. Sobra o Rio Grande do Sul, onde os socialistas estão com o PMDB.

Por tudo isso, o mais provável é que Marina apareça com no máximo 15% dos votos. Pela comoção! O patamar correto seria 10%. Aécio Neves pode crescer até 25%. E Dilma tende a cair para um patamar de 35%. Indecisos podem aumentar um pouco, assim como brancos e nulos. Votos não saem do nada. E a cabeça do eleitor é sempre uma caixinha de surpresas.

Ponham-se no lugar do eleitor. O que seria mais fácil de ocorrer?  Ele dizendo: "ah, eu votava no Aécio, mas agora vou mudar para a Marina!". Ou: "ah, eu votava no Eduardo, mas agora vou mudar para o Aécio". Ou, ainda: " ah, eu votava na Dilma, mas agora vou mudara para Marina". Tirem as suas conclusões!

45 comentários

A dificuldade agora é em que mocréia votar? De qualquer forma vamos saber por que os cubanos alijaram no tapetão a Marina.

Reply

Pois é.... Marina Silva sabia que com a aliança com Eduardo Campos não havia chance de elegerem. Sua participação na eleição era para manter viva a chama da bandeira da sustentabilidade e se manter no páreo.Repito a chapa Eduardo/Marina não era viável politicamente e tanto ele quanto ela vislumbrava 2018. Mas agora que suas chances aumentaram não pode contar mais com os votos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Porque a "cagança" já tá feita e não tem mais volta.Ela ideologizou tanto sua bandeira e inviabilizou alianças nestas regiões que acabou sendo prejudicada.A única serventia da candidatura de Marina será levar o pleito para o 2o., agora mais que nunca plenamente factível.Para quem atirou no "jacu" para acertar no "urubú", acabou foi dando um tiro no próprio pé! E..... VAI QUE É SUA AÉCIO........

Reply

coronel, tenho visto em minha cidade, amigos que iriam votar em Campos, mas agora, vão migrar para Aecio. muitos farão isso

Reply

Coronel

Eu estou onde sempre estive!

Minha campanha diária e obrigatória é com AÉCIO NEVES!


E, mais:

Não deixe de votar!
Não faça do seu voto um protesto!
Não vote branco ou nulo!
Não vote em DILMA!
Não vote em MARINA!

É cansativo, mas não temos outra escolha para nos livrarmos deste partido das trevas.


Chris 45/SP

Reply

Esse vídeo do Campos dizendo que o avião dele tinha um problema e que foi bom que eles descobriram a tal falha antes de decolar é bem estranho. Como pode um avião tão moderno, caro e novo apresentar um problema, que teoricamente foi corrigido...e agora, teoricamente teria dado outro problema. É muito difícil não pensar em sabotagem, desde a primeira falha. Até porque a Marina tava com ele na primeira falha.

Reply

Se num blog da esgotosfera já estão publicando que a culpa é da arroganta, imaginem o desespero.

Reply

Antes que os patrulheiros de plantão, comandados pela Flor Lilás (que feio dedo duro) me acusem de petistas gostaria de esclarecer que sou um idoso com ampla participação nos bastidores da política partidária inclusive com participação direta em eleições passadas inclusive nas ruas. Ah! não me identifico, pois a maioria absoluta seguindo o próprio dono do blog esconde sua identidade e eu me sinto no direito de fazer o mesmo. Disto isso diria: Por conta da sua reputação jamais este post deveria ser publicado, pois esta pesquisa virá sob a comoção do luto e mostrará um resultado absolutamente inesperado. As coisas só irão se acomodar, se os candidatos tiverem competência, no meio de setembro. Até lá é chute puro de qualquer analista, pois vamos precisar de duas a três pesquisas, para sentir realmente o que pensa o eleitor. Grato pelo espaço.

Reply

Coronel,

ali no twitter:
Sociólogo =>@sousawithlove @coroneldoblog aécio não pega votos do serra.serra é anti-tabaco.Aécio é baladeiro/brasil moralista não vota nele

Há que tomar muito cuidado com esse comentário de que Aécio é "baldeiro".
Pode até ter sido. Há coisas que mudam sim! Ele é pai de família, trabalhador, comprometido com o Brasil e empenhado em nos tirar das garras do PT.

Considero-me alguém de princípios e de moralidade, correta, digna, honesta e muito trabalhadora e VOTAREI EM AÉCIO NEVES conscientemente! Feliz de ter essa pessoa ao meu dispor para me ajudar a varrer o PT para fora das terras brasileiras!

Tem uma campanha muito maligna rolando na internet denegrindo sua imagem, associando-o com álcool e drogas. Não acredito nisto. É só ver a cara de saúde que ele tem e seus feitos para sabermos que são falácias e tentativas de lhe tirar votos!

Em compensação, ver Lula sempre com cara de bêbado, olhos vermelhos e injetados, sonolento, vermelho, com a fala arrastada, dizendo asneiras e urinado em público, isso sim me choca e me deixa arrasada de saber que esse ser abjeto foi presidente do Brasi durante 8 anos e continua nas sombras, literalmente como parte das sombras e das forças mais profundas do mal, comandando nossa Pátria para o negro e infinito buraco do comunismo, da corrupção, da morte total de ética e princípios.

E grito, alto, muito alto e em bom tom:

FORA LULLA BÊBADO!
FORA LULLA SEDENTO DE PODER DESTRUIDOR!
FORA DILMA GUERRILHEIRA COMUNISTA ASSASSINA!

VOTO EM AÉCIO COM ALEGRIA E COM ESPERANÇA DE UM BRASIL MELHOR!

O BRASIL NÃO É VERMELHO!
O BRASIL É VERDE E AMARELO!

NÃO QUEREMOS A FOICE E O MARTELO NA BANDEIRA DO BRASIL!
QUERO ORDEM E PROGRESSO DE VOLTA!

Flor Lilás

Reply

Concordo amplamente com seu post e coloco MARINA NÃO TERIA DIFICULDADE PARA PENETRAR NO REDUTO DE DILMA DOS QUE GANHAM BOLSA-FAMÍLIA, ela pode colocar a amizade pessoal com Lula e a intenção de voltar para o PT após as eleições em conjunto dom redistas e isto REFORMARIA O PT que em troca faria um CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES para uma eleição de nova direção do partido e também dar uma cara nova ao PT que se for derrotado NÃO ESCAPA DE EXPURGOS EM SUAS FILEIRAS.

A rede será uma tendência do PT como é a articulação e outras sublegendas do partido e vitória da rede significaria o PODER DE MARINA DENTRO DO PT e deslocamento de DILMA, JOÃO SANTANA, COVEIRO e outros para a OPOSIÇÃO PARTIDÁRIA ou oposição interna dentro do PT.

QUEM É DILMA JÁ SE MANIFESTOU e muitos porque ERAM ÓRFÃOS DE MARINA SILVA e com a volta da mãe marina voltam para ela.
Indecisos vão com Marina, uns 40% dos indecisos que NÃO GOSTAM DE POLÍTICA, O DISCURSO DE MARINA.

O total de votos, mesmo que tenha 25% dos votos não ameaça Aécio Neves Cunha que ganhará votos dos eleitores que eram de EDUARDO CAMPOS, dos 7% dele uns 5% o que levaria dos 22% para 27%.

DO POÇO DE INDECISOS tem muitos que REJEITAM FORTEMENTE DILMA e votam no Aécio ou Marina, a maioria na ZONA RURAL e estes NÃO VOTAM EM MARINA SILVA, PREFEREM A DILMA QUE MARINA. DOS 45% QUE REJEITAM DILMA ( 45% de 35% ) ou seja 16% dos votos VÃO PARA AÉCIO OU O PASTOR EVERALDO, este sobe de 3% para 6% e terá espaço em debates na televisão e Aécio tem o potencial de subir dos 27% ( com os votos do Campos ) para 35-38%
A Dilma cai IGUAL CELSO RUSSOMANO CAIU EM SÃO PAULO, UM BALÃO SEM MECHA, nem petistas vão votar nela pois a PETISTA MARINA que promete voltar ao PT ( tem compromisso com Campos de poder sair do partido se eleita para organizar a REDE mas pode a Rede ser fundida ao PT antes de legalizar e ela ASSUMIR O PODER DENTRO DO PT. ISTO É ÓTIMO, UMA DESRATIZAÇÃO INTERNA DENTRO DO PRÓPRIO PT.

Reply

Coronel,

quero ouvir um coro gigante e audível em todo o BrasiL
"eu votava no Eduardo e agora vou votar no Aécio!!!"

Flor Lilás

Reply

Coronel
Falei com o amigo que faz revisão de Citation, ele aposta em atentado. Segundo ele, o avião voaria tranquilo com uma turbina. ta muito estranha esta história!

Reply

Esse seria o cenário perfeito, mas dizem que o tracking da PTralhada aponta Aécio em terceiro, esse tipo de pesquisa tem errado legal, mas aponta tendencia, agora um fato que no meio dessa confusão, se torna consenso isto é a situação de momento, somente em setembro teremos um cenário mais correto!!!

Reply

Corcordo plenamente! E ainda digo mais: A Marina de 2010 e o cenário não são mais os mesmos e naquela época havia o Serra, que tinha uma rejeição monstro. Os jovens que foram às ruas, segundo reportagens, sequer tiraram título de eleitor. A morte de Eduardo Campos causou choque, mas não comoção nacional. Ou seja, Marina continua a ter voto entre os "bicho-grilo". O povo mesmo, quer gente com postura, capacidade de gestão e pé no chão para resolver os problemas do Brasil, que não são poucos. Claro, com éticae honestidade. É Aécio!

Reply

Ela até pode aparecer próximo do Aécio, mas tirando votos da Dilma !
Ora, Marina e Aécio estão em campos distintos, Marina e Dilma correm na mesma faixa.
Uma coisa era o Eduardo Campos, outra coisa é a Marina.

Reply
Jurandir D'almeida mod

SE VIOLARAM A CAIXA PRETA, IMAGINA AS URNAS ELETRÔNICAS.

Reply

E tem mais uma coisa: os acordos costurados pelo Aécio nos diversos Estados como RS, BA, RJ, entre outros, não vão se dissipar no ar só porque a Marina virou candidata.

Reply

#PTapóiaOAborto/AVoltadoAborto
#CristãoÉContraoAborto

Reply

Tem o recall que faz a pessoa citá-la apenas porque conhece o nome. Mas isso não significa que votarão nela, embora indiquem isto neste momento.


Lanterna.

Reply

Marina anuncia ao mundo que está sofrendo mais do que a viúva. Não dá!

Reply

Também acho que ela aparecerá com 12% a 14% nas pesquisas, ou pouco acima por causa da comoção.


Lanterna.

Reply

Também acho que Aécio não perde nenhum voto para Marina.
Mas Marina neste momento vai tirar votos de Dilma, captar muitos brancos e nulos e ao meu ver vai se aproximar sim de Aécio.
Dilma passa a ter problemas enormes, mas Aécio tem que melhorar o desempenho. Até acho que é possível que para o segundo turno vá Aécio e Marina.
O problema é que a campanha de Marina mais cedo ou mais tarde vai atacar Aécio, ela odeia o PSDB, devido a sua raiz petista.

Reply

Eu já tinha alertado apra isto, blog do Lauro Jardim , no texto que tem o titulo :"Efeito Eduardo 2".

vejam o que eu disse:

"Efeito Eduardo 3

Quem pode afirmar que Marina terá a mesma votação da eleição anterior?
Cabe lembrar que , se na ultima eleição ela disputava sozinha o voto dos evangelicos, por ser uma deles, nesta tem um adversário bem articulado para disputar os votos de fé.O “Pastor” Everaldo..
Os unicos votos garantidos e de “fé” da Marina é o da turma “marineira(coisa mais brega) e da turma do santo daime.."

Pois é...O Coronel e eu temos a mesma opinião...

Reply

Outra resposta que dei prim bobalhão petralçha que infesta o blog do Lauro Jardim , quando ele( o petralha) comentou que " O trem vai ficar feio pro Aécio":

"O trem tá feio é pra turma do pt e sua gang de boquinhas.Se a Marina for a candidata , DIlma já era…QUem vc acha que vota na Marina? Eu digo : O povão evangelico, eleitores da dilma e aquela meia duzia de alienados que bebem o santo daime…Quem vota no Aécio não migra pra Marina, já quem vota em dilma pode migrar e muito…Corre o risco de dar Aecio e Marina no 2o turno….

Reply

Participem desta corrente...depois desta desgraça, a gente tem mesmo é que rezar!
www.avemariapelobrasil.com.br

Reply

Os 20 milhoes de votos equivaliam a esses 15% q vc está estimando. Mas infelizmente acho q vc está errado: ela ja sairá com msis q isso ma pesquisa de amanha, preocupante nao só para o Aecio, tb p a Vilma. Pode dar uma loucura e a falsa seringueira levar no primeiro turno. Deus nos livre.

Reply

Dilma recusa GNews
A candidata à reeleição fingiu que estava de luto para fugir da luta contra a verdade
https://www.youtube.com/watch?v=tyX_MrdaBQU Na véspera, horas antes do acidente aéreo, Dilma havia desmarcado o encontro com Renata Lo Prete no Jornal das Dez, da Globonews, que nos dias anteriores recebera os principais adversários da presidente. Nem perdeu tempo com justificativas.

Reply

Cel
O seu raciocínio faz sentido. Espero que aconteça o que disse.
Esther

Reply

Concordo com você. Ontem falei com uma pessoa que ia votar no Campos agora vai de aecio. Porque marina e dilma e a mesma coisa

Reply

Coronel,

Em 2010 estávamos discutindo o Cód. Florestal e a Marina era voz constante nos debates. Hoje ela não tem mais esta "bandeira".

Vejo a Marina como um balão de São João do ano "passado".

Só para lembrar: ella é aquariana como a Katia Abreu. Sabemos o que isto significa!!

JulioK

Reply

Concordo com o comentário das 12:31.

Reply

Acho que Marina entra muito forte, e depois cai até o dia da eleição. Aécio provavelmente vai cair agora, e depois vai subir até a eleição. Será uma baita conta de chegada. Não importando quem irá para o segundo turno, Dilma será derrotada. Isso vai aparecer já nessa pesquisa. Dilma vai aparecer atrás de Marina e provavelmente de Aécio, no segundo turno.

Reply

Como você explica os 27% que ela teve no último datafolha? Acredito que ela apareça entre 15% e 20%, mais próximo dos 20... mas não me surpreenderia ela aparecer com 22-25% devido à comoção!

Meu palpite geral é:
Dilma: 32%
Aécio: 20%
Marina: 18%

Gustavo - SP

Reply

Recebido e imediatamente repassado. Formulem suas conclusões


https://scontent-b-dfw.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t1.0-9/1908407_780360928653760_583394645977321635_n.jpg

Reply

O que petralhas e "ex"-petralhas não entendem é que o eleitor não tem dono. Está muito consciente e sabe que é hora de Aécio Neves presidente.

Reply

Sou pernambucana, votaria no primeiro turno em Eduardo Campos, mas agora volto em Aécio Neves.

Reply

Prezado Sr Anônimo de 16 de agosto de 2014 10:04

não é ser dedo duro. É ser vigilante!
Estamos fartos de petralhas virem aqui para falar horrores.
Não sei há quanto tempo o Sr frequenta o Coturno, mas tomamos muito cuidado para não sermos invadidos!

Espero que o Sr esteja certo e que as emoções se arrefeçam e as pessoas votem com a razão: precisamos nos livrar do PT!
O Brasil seria muito melhor se tivéssemos pessoas idosas como o senhor e participativas. E vou além. Seu comentário não é de um petralha, mas de uma pessoa madura e equilibrada. Eu jamais pediria racumin!

Abraço fraterno,
Flor Lilás

Reply

Tenho uma sugestão: por que o blog não cria e registra um instituto de pesquisas eleitorais? Porém, sugiro que se façam pesquisas de forma mais ampla (com o "n" adequado). Isso poderia contemplar uma pesquisa bimodal, ou seja, no primeiro modo é feita a pesquisa de campo, que todos conhecem, pesquisando-se 2 a 3 mil eleitores e fazendo-se os cálculos estatísticos e de probabilidade; O segundo modo, que pode ser simultâneo ao primeiro, seria uma pesquisa via redes sociais (e suas várias plataformas, como pc, celular, tablet, etc), mas com filtros, criptografia, busca ativa, randomização, etc. para se evitar fraudes e amostras viciadas, pesquisando-se de 500.000 a 1.000.000 de eleitores, o que daria uma amostra muito interessante de eleitores. Comparando-se os números de ambos os modos, poderia-se fazer uma estimativa mais confiável.

Reply

Coronel, tenho sérias dúvidas de que essas pesquisas Datafolha,Ibope,...reflitam a realidade ou qualquer coisa assemelhada a isso.Tem a mesma credibilidade que as estatísticas kirchneristas.Estão todos cooptados.
Basta ver que nas pesquisas regionais,por outros institutos, sempre aparece Aécio crescendo , empatando ou superando Dilmaranha.Nas pesquisas dos institutos aloprados não aparece nada disso, o avanço é abduzido.
Dilmaranha deve estar nas traças pelo que se ouve nas ruas.

Reply

Aqui em São Paulo, meus vizinhos, que eram Campos, agora são Aécio. Parece ser uma tendência.

Reply

sera Marina Silva o "cacareco" de antigamente?????????????????serah q o brasileiro destrambelhou de vez???...........qto ao Aecio ser "baladeiro": combina com seu jeito alegre de ser.pior eh encher a cara de cachaça diariamente e virar "pudim de pinga"!

Reply

SR Reinaldo
algumas considerações sobre a falada comoção nacional por Eduardo Campos

não existe comoção nacional porque:

1- o Sr Eduardo Campos tinha sua base em Pernambuco e não no Brasil

2- nem no nordeste ele não passava de 8% de intenção de votos

3- no Brasil as noticias de grande vulto tem como habito nao passar de 15 dias em manchete, ao fim desse periodo passa a ser rodapé da ultima pagina

4- o mesmo se aplica aos noticiários das tvs, os quais atingem maior publico, ontem no jornal nacional e hoje no bom dia brasil da globo o noticario foi pifio

agora sobre Marina – nao a de Dorival Caymmi

ela vai ter varios obstaculos a transpor

1- o PSB agora esta mais desunido que nunca

2- quem ja votou nela esta muito desiludido com ela , por ela nao saiu a luta a favor de seus ideias apos a eleicao

3- como vários políticos ele tentou após as eleições criar um partido para chamar de seu, deixando de lado seus eleitores e seus ideais

4- o Geraldo Alckmin e seu candidato a vice Marcio França estao agora livres para fazer uma senhora campanha para o Aecio, por motivos sabidos – rejeição e humilhacao por parte da Marina pela coligação

5- o PT ira triturar ela na campanha como fizeram com o Celso Russomano aqui em SP quando vislumbrarão nao irem para o segundo turno

6- tempo mínimo de tv

7 – e por ultimo acabei de falar um um amigo do interior de são paulo ptista de carteirinha, que por motivos dilmes ele votaria em Eduardo campos, porem ele me disse que em Marina ele nao vota de jeito nenhum

E como ja disse FHC ninguém e dono dos votos , nao tem estoque passado e a transferencia hoje em dia no Brasil e rara, os jornalista do passado ainda lembram tragédias passadas

Hoje o mundo e digital

Reply

Essa dissimulada é da mesma escola do Lula, Dilma e demais enganadores da política nacional. Na verdade é uma comunista, pois o comunismo se transformou no ambientalismo ecochato da Marina. Que competência tem essa preguiça para comandar o país? Acredito que seu oportunismo logo será percebido pelos eleitores. Aécio para presidente!

Reply

Não adianta criticar Aécio e nem inventar mentiras sobre seu comportamento, não pega pois sabemos que é o melhor. E quem acredita mais em Lula e demais sacanas do PT? Aécio vai vencer no primeiro turno!

Reply

No curto médio prazo, Marina vai estacionar abaixo dos 18%, na melhor das hipóteses. O bom é que vai roubar pelo menos 5% de Madame.

Reply

CEL,

Parabéns pelo artigo em pauta mas atento-me particularmente ao título: "Votos não saem do nada". Eu diria que se depender de urnas eletrônicas não auditáveis podem sair sim, não do nada mas do adversário. Quem garante que não? Veja por exemplo o que dizem as palestras do Prof. Diego Aranha em www.catarse.me/pt/VoceFiscal sobre a segurança das urnas eletrônicas. A propósito, estou contribuindo para a fiscalização das urnas eletrônicas nas próximas eleições de Outubro/2014 com o projeto Você Fiscal.

Índio Tonto/SP

Reply