Veja: "Selva é com ele".

Esta é a matéria da Veja, que vai dar mais uma embalada na petition on line que, às 23:28, já está com 5.087 assinaturas.

"O general-de-exército Augusto Heleno Pereira é um dos poucos comandantes brasileiros com experiência em combate. Foi o primeiro chefe da missão de paz da ONU no Haiti. Já ocupou alguns dos postos mais altos da burocracia do Exército. Hoje, é o comandante militar da Amazônia. Na semana passada, o general Heleno usou todo o seu prestígio para atacar a política indigenista do governo Lula. Durante uma palestra no Clube Militar, no Rio de Janeiro, declarou que a demarcação de reservas indígenas na fronteira do país ameaça a soberania nacional. E foi além. O comandante da Amazônia chamou a atual política indigenista de "lamentável" e "caótica", por impedir não-índios de entrar em reservas e por abandonar as comunidades indígenas à miséria depois da demarcação. As críticas, claro, repercutiram mal, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigiu que o militar fosse disciplinado. Há poucas chances de que isso ocorra e nenhuma de que surta efeito.
O general Heleno fala com liberdade porque está no topo da carreira, não depende mais de promoções e pode vestir o pijama quando quiser. Em momentos como esse, é comum que os militares soltem a língua. Em 1995, o general Murillo Tavares da Silva malhou um projeto de indenização das vítimas do regime militar. Dois anos antes, seu colega Benedito Leonel invocou a "cólera das legiões" para exigir reajuste nos soldos. Eles, como Heleno, falaram respaldados por seus companheiros de caserna. As Forças Armadas estão justificadamente insatisfeitas com a política da União de entregar territórios vastos e contínuos aos índios, como no caso da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Prova disso é que, dois dias depois do discurso de Heleno, outro general, Luiz Schroeder Lessa, publicou um artigo no qual classifica a criação de reservas na fronteira da Amazônia como "um dos maiores atentados à soberania brasileira com o apoio ostensivo do presidente Lula e a omissão criminosa de seu governo". Do ponto de vista militar, a avaliação é correta.
Os militares sabem que a Amazônia é uma região de difícil vigilância. De população rarefeita e fronteiras secas na selva fechada, ela se torna extremamente porosa e vulnerável. A doutrina militar defende desde sempre a ocupação e a civilização da Amazônia como a melhor forma de protegê-la. A ameaça de invasão da região por traficantes e terroristas estrangeiros, como os das Farc, é real. Só quem pode contê-la é o Exército. Por isso, é de bom senso sempre ouvir o que os generais têm a dizer sobre a Amazônia".

17 comentários

Caro Coronel,
Dei uma geral nas assinaturas da petição, e é interessante mandar algumas para a autora decidir se exclui. Algumas são claramente apócrifas (o que tira o caráter de seriedade), uma é ofensiva e ainda tem uma assinatura de alguém que não apóia a petição - por estranho que pareça...

Seguem abaixo as assinaturas. Abraços.
-----------------------------------
1841. Luis Inácio Lulla da Silva Acino embaicho

2716. Michael Jackson Yeahhh Sir!!! I liked it very much!!! Thriller, thriller...

3657. Mário Sérgio Castelo B.Ferreira Um presidente canalha como este , assim como o canalha do Fernando Henhique Cardoso, que não têem o mínimo amor ao Brasil, ( como diria o Bolsonaro) tinham que ser fuzilados em praça pública, para o bem do nosso país

3999. JOÃO BATISTA DE ANDRADE TERRAS INDÍGENAS SÃO DA UNIÃO. O BRASIL NÃO PERDE SOBERANIA SOBRE ELAS. AS TERRAS YANOMAMIS MOSTRAM ISSO: NÃO IMPEDEM A DEFESA DAS FRONTEIRAS. ESSA PETIÇÃO É INGÊNUA!

Reply

A FLOR DA MORTE!!!


a flor símbolo do PT


http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL418599-5603,00-FLORCADAVER+VIRA+ATRACAO+DE+JARDIM+BOTANICO+NA+ALEMANHA.html

Reply

Desculpe-me Coronel mas, ou minha máquina deve ser movida a lenha , ou a Lia já está usando o facão.
Estou vendo 4569, mas passaremos de 5000 com atestado da Lia em poucos minutos.

Reply

Pronto, foi só falar e a máquina resolveu trabalhar está marcando agora 5129. Comemorei com abraço em minha esposa.

Reply

E já estamos em quinto na classificação do petitiononline.com.

Reply

VEM CA CORONEL

TA DELETANDO A PORRA DOS MEUS COMENTARIOS????


QUAL O PROBLEMA NELES

RAMIRES2005@GMAIL.COM
CAP INTENDENTE

Reply

Meninos, to igual a criança vigiando brinquedo novo. Não consigo desgrudar da petição, que neste exato momento, conta com 5231 assinaturas. Boa noite.

Reply

Vi este comment postado por "anônimo" no Blog do RA e tomo a liberdade, se me permitido, de reproduzi-lo aqui. Atenção para a data da edição do livro: 1.978

"Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo.

Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista.

E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso".
"

MOURÃO FILHO, Olympio: "Memórias". Porto Alegre, L&PM, 1978. Pag. 16

Me impressionou, quase que uma profecia. Incorporou Nostradamus que previu Hitler. Mourão Filho previu Lulla, um outro enviado do cão.

Reply

gente,
a petition parece taxímetro pirata não para de rodar. agora já são 5297. uma média de "um vírgula" alguma coisa por minuto....
marcia1907

Reply

Prezado Coronel e colegas, lendo no post menção ao Gen Lessa, que também foi comandante do CMA, tentei dispor um link para uma antiga palestra dele sobre a Amazonia. A palestra estava sem disponibilidade - espero que temporária - mas a matéria a ela vinculada no site Defesanet (http://www.defesanet.com.br/toa/oesp24fev05/), de fevereiro de 2005, mostra bem o comportamento esquizofrênico desse governo sobre a questão da Amazônia. À época, o ministro amorim irritou-se com a sugestão de internacionalização da região...hoje irritam-se é com o Gen Heleno. isso é que é coerência de programas e idéias, não?? .:

Reply

consegui o link para a palestra do Gen Lessa de 2002 sobre a Amazonia. Recomendado.

http://www.defesanet.com.br/toa/genlessa/
.:

Reply

O vagabundo cachaceiro, que criticou a ONU por criticar os biocombustíveis, alegando que é fácil criticar numa sala com ar condicionado, fez exatamente o mesmo: é fácil criticar um general que está na selva, estando dentro do aerolula com todas as mordomias e muito mais ou em cima de um palanque.

A propósito, espero que vocês tenham acompanhado a série de reportagens mostradas nos jornais do SBT: índios que morrem viciados em cocaína TRAZIDA PELOS COMPANHEIROS DA PETRALHADA, as FARC. O pegador de cobra não disse que os receberia a bala??? Só não disse se são de hortelã ou framboesa.

Aliás, é importante que leiam o relatório da CNBB/CIMI. Sem querer querendo, mostram que mais de 60% dos índios assassinados por eles mesmos.

Reply

Convém não esquecer o que alguns aqui falaram a respeito de a petição ser ingênua. Primeiro detalhe: o general Augusto Heleno Ribeiro, Comandante da Região Militar da Amazônia afirmou que a demarcação é atentatória à soberania territorial do Brasil sobre aquelas terras.
Quem acompanha isso de demarcação de terras SABE que aquilo que ele disse é expressão da verdade.
Outro detalhe: os brasileirso em geral, que não têm conhecimento antropológico nenhum e que nações indígenas não conhece o que dê pra encher um dedal de costureira, nem percebem que NÃO EXISTE NENHUMA NAÇÃO IANOMAMI. Isso foi invenção de ONG estrangeira.
Antes de desdizer o General, vão estudar, gente, por favor. Estamos SIM em perido de perder a soberania sobre expressiva parcela de nosso território
Por derradeiro, quero lembrar que a área utilizada pelos agricultores corresponde a UM POR CENTO do território de Roraima. Já a demarcação de terras em favor de nações indígenas fictícias vai dar direito de propriedade a menos de um por cento da população de Roraima e com direito a acesso de ONGs estrangeiras a território nacional sem qualquer controle por parte das autoridades brasileiras.

Chico Bode

Reply

Coronel
Agora entendi o torcicolo.Ficou com medo que a cabeça rolasse...kkkk
Magda

Reply

Caro Ramires:

Não deletei nenhum comentário seu. Talvez você mesmo tenha lido antes e deletado. Acontece. Às vezes a gente escreve, pensa duas vezes, retira digamos assim o excesso, e acaba não enviando. Continue comentando, respeitando a si e aos demais comentaristas. Serás sempre bemvindo.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Contagem da hora: 6022

Reply

Gente:
Nasci na Amazônia, morei no nordeste e estou de volta à selva há 28 anos.
Não é só coincidência que todos os Generais que se manifestaram foram ou gostariam de ser Comandantes na Amazônia. Ou que vários ministros das diversas armas aqui serviram ao longo de suas carreiras. Sabem os srs oficiais generais que a coisa por aqui não é para crianças ou administradores de escrivaninha. Aqui é onde o filho chora e a mãe não escuta. Estradas são rios e igarapés que nem sempre permitem passar de barco a motor: tem tão pouca lâmina d'água que só no remo ou carregando o barco. Campos e Savanas do planalto; são Florestas densas de onde não se pode nem ver o sol e onde "anoitece" 3 horas da tarde. Se quiser caminhar tem que confiar na bússola e isso é prá quem sabe e não prá quem quer. Frequentemente "profundos conhecedores de selva" confiando nos seus sofisticados GPS's e telefones via satélite se perdem e só são achados por quem? Membros das FFAA.
Ninguém aqui está falando de golpe ou coisa que o valha, mas de respeito ao povo, não entregando o país nem torrando os nossos impostos na bandalheira. O mérito do General Heleno é externar o que muitos sentem e não têm oportunidade de falar.
Sou não militar mas SELVA General

Reply