Com Petrobras, Brasil de Dilma e Lula conquistam medalha de prata mundial em corrupção.


O esquema de propinas instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014 foi eleito o segundo maior caso de corrupção do mundo, aponta pesquisa da ONG Transparência Internacional.

A estatal petrolífera brasileira desponta entre os maiores escândalos de malfeitos em todo o planeta.
Transparência promoveu uma votação de âmbito internacional pela internet sobre os episódios mais importantes da corrupção. Foram citados 400 casos.

Com 11.900 votos, a Petrobrás pegou o segundo posto, ficando atrás apenas de Viktor Yanukovych, ex-presidente da Ucrânia (2010/2014), merecedor de 13.210 votos.

As informações sobre a enquete da Transparência Internacional foram divulgadas no site da ONG nesta quarta-feira, 10.

O esquema na Petrobrás, desmontado na Operação Lava Jato, supera, na avaliação dos entrevistados, outros capítulos marcantes de fraudes, como o caso Fifa (1.844 votos) e o do ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli (10.166 votos), acusado pelo desvio de US$ 100 milhões.

A lista faz parte da campanha ‘Desmascare os corruptos’, da Organização Não-Governamental sediada em Berlim que, em janeiro, declarou apoio à uma outra campanha, 10 Medidas contra a Corrupção.

Idealizado pelo Ministério Público Federal brasileiro a partir do combate ao esquema de propinas na Petrobrás, o projeto 10 Medidas contra a Corrupção já conta 1,3 milhão de assinaturas e será levado ao Congresso quando atingir 1,5 milhão de adesões.

A Petrobrás informou que não vai comentar a pesquisa da Transparência Internacional.

A LISTA DOS MAIORES CASOS DE CORRUPÇÃO NO MUNDO, SEGUNDO A ONG TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL

1) Ex-presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych (13.210 votos)
2) Petrobrás (11.900 votos)
3) Ricardo Martinelli, ex-presidente do Panamá (10.166 votos)
4) Felix Bautista, senador dominicano (9.786 votos)
5) Fifa (1.844 votos)
6) Sistema político do Líbano (606 votos)
7) Akhmad Kadyrov Foundation (194 votos)
8) Zine al-Abidine Bem Ali, ex-ditador da Tunísia entre 1987 e 2011 (152 votos)
9) Estado americano de Delaware (107 votos)

6 comentários

Porcaria!!! Eles mereciam a medalha de OURO!!! Injustiça! Eles são os melhores naquilo que mais sabem fazer: ROUBAR O ERÁRIO!!!! E o Judiciário TEM MEDINHO DE ESCAFEDÊ-LOS DO PODER!!!!!!

Reply

A Ucrânia que se cuide, até 2018 o Brasil vai ficar em primeiro.

Reply

Acredito que se investigarem o BNDES, o ouro é nosso.

Reply

Hum..falta muito ainda,muito desdobramento o pt colocou as garras por tudo...hum..hum...hum..record em corrupção, hum.. Vem aí copa ,BNDES eletrolao e segue a lista

Reply

E o pior ainda está por vir, a roubalheira é muito maior, infinitamente maior. São muitas caxas pretas abarrotadas de maracutaias patrocinada pela quadrilha aboletada no poder. Mereciam a medalha de ouro!

Reply

Algo está errado, entre os principais o panamenho fala em 100 milhões. Na Petrobras só um investigado devolveu mais que isso,não era nenhum maioral, talvez um Diretor de terceiro escalão. Acho que pelo volume de dinheiro o Petrolão vai para o Guiness.

Reply