Zé Dirceu quer contestar Moro em novo depoimento.


Preso há 175 dias por suspeitas de embolsar milhões de reais em propina no esquema do petrolão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu decidiu falar. Segundo o criminalista Odel Antun, defensor de Dirceu, o petista vai apresentar ao juiz Sergio Moro na sexta-feira sua versão sobre as acusações de que recebeu dinheiro sujo de empreiteiros da Lava Jato e de que lavou os recursos em viagens de jatinho, imóveis e consultorias fictícias. 

Entre os pontos que o próprio Dirceu deve mencionar em seu depoimento estão a tese de que o lobista Milton Pascowitch teria utilizado indevidamente seu nome para comprar um jatinho do também lobista Julio Camargo e a argumentação de que a escolha do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque não passou por suas mãos. "O Zé está pronto para responder tudo", disse Antun.

Segundo o Ministério Público, as suspeitas são de que Dirceu, réu pelos crimes de corrupção, crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, atuava em um dos núcleos do esquema de corrupção na Petrobras para arrecadar propina de empreiteiras por meio de contratos simulados de consultoria com a empresa dele, a JD Consultoria e Assessoria. 

Os indícios nas investigações apontam que o petista recebeu 11,8 milhões de reais em dinheiro sujo, tendo lavado parte dos recursos não só em serviços fictícios de consultoria, mas também na compra e reforma de imóveis para familiares e na simulação de aluguéis de jatinhos.

De acordo com as investigações, o esquema do ex-chefe da Casa Civil na Lava Jato movimentou cerca de 60 milhões de reais em corrupção e 64 milhões de reais em lavagem de dinheiro. Ao todo, o MP calcula que houve 129 atos de corrupção ativa e 31 atos de corrupção passiva entre 2004 e 2011, além de 684 atos de lavagem de dinheiro entre 2005 e 2014.

Publicidade
</div> <div id='passback-wbcd849c90d'></div>
O nome de José Dirceu foi frequentemente citado por delatores da Lava Jato como o destinatário de propina do esquema criminoso. O lobista Julio Camargo, delator da Operação Lava Jato, voltou a afirmar na sexta-feira que repassou 4 milhões de reais em propina ao ex-ministro da Casa Civil. O dinheiro sujo foi recolhido, segundo Camargo, a mando do ex-gerente de Serviços da Petrobras Renato Duque e pago de forma parcelada: foram 2 milhões de reais entre abril de 2008 e abril de 2009, 1 milhão de reais entre julho e agosto de 2010 e o restante foi pago a partir de uma conta de afretamento de jatinhos que o petista utilizava.

A avaliação dos procuradores que atuam na Operação Lava Jato é a de que Dirceu é um criminoso reincidente, porque praticou crimes depois de o processo do mensalão já ter sido concluído. É possível que a Justiça imponha ao petista também o agravante de maus antecedentes, já que, segundo o procurador da República Roberson Pozzobon, ele praticou crimes de corrupção e lavagem de dinheiro pelo menos desde 2006, quando passou a receber dinheiro sujo de empreiteiras. A reincidência e os maus antecedentes são fatores considerados pela Justiça para aumentar a pena do suspeito em caso de condenação. (Veja)

12 comentários

O mal desse nosso Brasil é ter uma cultura de bandidos que não respeitam as aturdias, as leis, o povo, ....

Bandido do padrão Zé Dirceu, Lula, Dilma, e esse bando de petezada ignorante locupleta em cargos públicos, +vereadores, deputados, senadores, diretores de estatais, ministros ..... anarquistas, corruptos, inúteis para o Brasil, e achacadores do patrimônio dos brasileiros. Essa raça de foras da Lei, ainda têm a petulância de abrir a boca e querer ditar ordens, reivindicar direitos, reclamar da punição que a Lei determina.
Esse bando devia ter sua pena aumentada toda vez que se atrevesse a abrir a boca para ousadias como essas que cometem contra as autoridades e as Leis.

Reply
Despetralhando mod

O delcano agora dirá que é caso "reinfringente".

Reply

Hiiiiiiiii, Zé, fudeu !!!!!!!!!!!

Deixa de ser mané e entrega logo o pudim de pinga !!!!!

Reply



Que elle seja alçado à gloria no pedestal da Historia, cheio de BOSTA.!!!.

Reply

dá pra vitimizar? dá pra politizar? hein, ze?

Reply

O Dr. Moro deve estar tremendo de medo do Zé!! QUE MEDA, Zé!!

Reply

Ô,zé... cê tá ferrado,mas ainda não caiu a ficha.Já tá condenado,então abre o bico e para de achar que vai dobrar o Dr Moro.Não tem arrego:voce é reincidente e se fu... .
Voce já sabe que não vai sair da cadeia para fazer festa com a "cumpanherada",então o melhor a fazer é trazer seus "cumpanheiros"para perto de voce.Abra o jogo e não ficará sózinho na cela,com certeza.

Reply

seguindo o padrão petista, a culpa é dos outros!

Reply
Despetralhando mod

Pelo jeito roubar hóstia dá m3rd4.
Zé tu não acreditas mas deus castiga tu sifu.

Reply

Se não abrir o bico e entregar o "meliante mor" e sua "cria" será um idiota, pois já passou da metade pro final da vida e assumir sozinho uma bronca desse tamanho.
Ou quem sabe ele quer virar mártir do partido que mais roubou o Brasil?

Reply

Moro anda com paciência,ouvir Dirceu!Acha que ele vai falar alguma coisa relevante?Vai ficar se defendendo,O SANTO!Blá!Blá!Blá!Blá!O bandidão tem que mofar na cadeia!Morrer por lá!Prisão perpétua!O castigo vem em breve,ele não é nenhum garotão!É preciso confiscar a grana da família dele!Esse seria um bom castigo,monitorar até o que eles comem!Não deixá-los usufruir do produto do roubo!Breve o frio...zão de Curitiba,chega!Banho gelado!Ô coisa boa!!!Ajuda a pensar!Principalmente quando ouvirem que o Lula está no bem bom!Protegidos por um bando de otários!Legal!!!!!

Reply

O herói do seculo XXI conseguiu ser preso pela Democracia Militar e duas vezes pela Democracia Civil.Vai ou nao vai para o Guiness?

Reply