Economistas já projetam 10,03% de inflação.

(Estadão) - As projeções para a inflação deste ano subiram pela sétima vez consecutiva e passaram de 9,85% para 9,91% no Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira, 3. Há quatro semanas, as projeções estavam em 9,53%. 

Para 2016, a mediana para o IPCA avançou de 6,22% para 6,29%. Esta é a 13ª semana consecutiva de elevação. Há quatro edições, o ponto central da pesquisa era de 5,94%. A meta de 2016 é de 4,5% com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para baixo ou para cima, o que abrigaria uma taxa de até 6,50%. 

No caso do Top 5 de 2015 - elite dos economistas que mais acertam as previsões para a inflação no médio prazo - o ponto central da pesquisa atingiu dois dígitos pela primeira vez: a mediana das previsões desse mesmo grupo saltou de 9,95% para 10,03% - também bem acima do teto da meta deste ano, que tem os mesmos parâmetros da de 2016. Há quatro semanas, essa mediana estava em 9,66%.

As projeções para os preços administrados voltaram a subir tanto para 2015 como para 2016. Segundo o boletim, a mediana das previsões para esse conjunto de itens no ano que vem passou de 6,60% para 6,75%. Há quatro semanas, estava em 6,00%. Para 2015, as estimativas do mercado financeiro para os preços administrados saiu de 16,11% para 16,50% de uma semana para outra - um mês atrás, a mediana das estimativas era de 15,55%.

Apesar da piora nas perspectivas de inflação, os economistas mantiveram as projeções para os juros. A pesquisa semanal Focus do Banco Central mostrou nesta terça-feira que a projeção para a taxa básica de juros no fim de 2016 permanece em 13% e, para o fim de deste ano, continua no atual patamar de 14,25%.

Atividade econômica. O Focus trouxe mais revisões para o Produto Interno Bruto (PIB) deste e do próximo ano. De acordo com o documento, a perspectiva de retração da economia este ano passou de 3,02% para 3,05% - um mês antes estava em queda de 2,85%. Para 2016, a mediana das previsões saiu de -1,43% para -1,51%. Quatro semanas atrás estava negativa em 1,00%.

Segundo o IBGE, o PIB brasileiro caiu 2,6% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro e 1,9% ante o mesmo período de 2014. No Relatório Trimestral de Inflação de setembro, o BC revisou de -1,1% para -2,7% sua estimativa para a retração econômica deste ano.

11 comentários

Na bela frase do post a segunda e terceira (cidadania e democracia aonde se somos desrespeitados em nosso direitos, etc todos os dias e nossos representantes eleitos não fazem o que queremos!) os bananeiros não tem e faz tempo e isso sem precisar da hiperinflação que agora chegou para potencializar a calamidade.

Reply

Como já li outro dia o Brasil tem projeto de tudo, menos de nação. É por isso que o povo nem está aí com essa projeção.

Reply

É claro. O objetivo é esse: Arrebentar com a economia, está lá nos mandaments do Lenin.

Reply

Texto, esta errado, já que no Brasil, não existe nada parecido com Cidadania, e tão pouco Democracia.quanto a economia já foi pro vinagre a tempos.

Reply



LULA, um LADRÃO, MENTIROSO, que roubou e escondeu do povo esses crimes por 13 anos. CADEIA para esse bandido urgente e retorno de tudo o que ele roubou para tapar o ROMBO de mais de 100 bilhões que faltam na economia brasileira.

CADEIA PARA ESSE MARGINAL E SEUS COMPARSAS SE CRME!

Reply

E enquanto isso, o lucro do Itaú AUMENTOU 10% NO ÚLTIMO TRIMESTRE!!!! O PT, além de ser o partido dos ladrões do Erário, é o partido dos BANQUEIROS!!!!

Reply

Coronel, como o Brasil é um país surreal, há muito já se foi a democracia, a cidadania já morreu de inanição; agora, mesmo com toda essa maquiagem, pois a inflação está pelo menos o dobro, o pais se verga em definitivo para o caos.

Reply

incrível, senadores do PT estão se pronunciando "que a crise do brasil é gravíssima" ! que há falta de credibilidade no governo ! deve ser brincadeira....

Reply

MAROLINHA, KKK, ESTE PT É O QUE HÁ DE MAIS IMUNDO E MENTIROSO, NUNCA TIVERAM PLANO, SE APODERARAM 13 ANOS DO PLANO REAL

Reply

Esta gente que faz projeções, acho que não vai às compras em supermercados.

A inflação já está em dois dígitos há muito tempo, desde o ano passado.


Chris/SP

Reply

Na guerra da inflação bananeira a primeira vítima é a verdade.

Reply