Datafolha: 47% dos brasileiros não votariam em Lula.


Do ponto de vista eleitoral, o maior beneficiado com a combinação de crise política e econômica não parece ser o PSDB, principal opositor da presidente Dilma Rousseff, mas a hoje reclusa Marina Silva (Rede), ex-senadora que ficou em terceiro na disputa pela Presidência em 2014. É o que mostra a pesquisa Datafolha nos dias 25 e 26 com 3.541 entrevistas e margem de erro de dois pontos. 

Na simulação que coloca o senador Aécio Neves como candidato do PSDB, Marina avançou três pontos (de 18% para 21%) e agora aparece tecnicamente empatada com o ex-presidente Lula (22%) na segunda posição. O tucano lidera com 31%, mas tinha 35% na pesquisa anterior. 

Quando o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Marina lidera isolada com 28%, seis pontos a mais que Lula (que caiu quatro desde junho) e dez a mais que o tucano (que oscilou dois para baixo). 

Um dado que chama a atenção no levantamento é a taxa de rejeição do ex-presidente Lula. Quase metade dos eleitores (47%) dizem que não votariam nele de jeito nenhum. É uma taxa inferior apenas a atribuída a Ulysses Guimarães (1916-1992) em pesquisas feitas em 1989, quando disputou a Presidência pelo PMDB. Em agosto daquele ano, Ulysses amargou 52% de rejeição, recorde até hoje.
Aécio é rejeitado por 24% atualmente; o vice Michel Temer (PMDB), por 22%. Alckmin e Marina, por 17%. 

O Datafolha mostra ainda que a imagem de Lula como ex-presidente perde força com velocidade. Em 2010, ele era visto como o melhor presidente que o Brasil já teve por 71%. Caiu para 56% no fim de 2014; 50% em abril; 39% agora. Apesar disso, segue líder. (RM)

26 comentários

Data folha?Não devemos acreditar neles!!EU NÃO ACREDITO!!!!

Reply

marina, a ambientalista casada com o desmatador, aquela que não disse coisa alguma sobre o crime ambiental do Rio Doce, consegue, ainda, ser candidata à presidência? Pobre republiqueta bolivariana!

Reply

Acho que a matéria ideal deveria ser : DataFolha : 47 % dos brasileiros acham que Lula deveria ser preso.

Reply

Os restantes que votam nele e, porque tem a mesma deficiência mental que ele. FALEI?







PAMASO.

Reply

Os restantes que votam nele e, porque tem a mesma deficiência mental que ele. FALEI?







PAMASO.

Reply

essa foto é muito significativa. lembro do dia do pronunciamento do analfabeto afirmando que o PT deveria pedir desculpas ao país. aquela revirada de olhos, mostrava que era tudo falso ! teve a cara de pau de fazer pronunciamento institucional para dizer suas mentiras.

Reply

cuidado ! além do PT ladrão, o papai noel também é ladrão e sequestrador ! êta paizinho !

Reply

Coronel,

Eu não entendo por que o DATAFOLHA ainda não incluiu o Marcola nestas sondagens.

JulioK

Reply

Aí é que está o problema: se no AUGE das denúncias de CORRUPÇÃO contra petistas graúdos, inclusive contra familiares de Lula, A MAIORIA dos eleitores brasileiros ainda PODEM VOTAR NELLE, imaginem se a imprensa deixar de noticiar denúncias contra o PT nos 90 dias imediatamente anteriores às eleições!!!! Diante disso, É ESSENCIAL que esse safado seja responsabilizado criminalmente pelo Petrolão, ou o PT não sairá mais do poder!!!!

Reply

Para mim, votar em Marina é votar no pt. Ela (e muitos outros políticos petistas) saiu do pt mas a ideologia petista não saiu dela.
O Brasil está precisando de verdadeiros líderes para guiar com mão segura e firme nossa democracia com valores republicanos. Talvez nenhum dos políticos atuais que já disputaram as eleições presidenciais se encaixam neste perfil.
Quando formos votar na próxima eleição, para não sermos enganados sobre a ideologia do candidato, sugiro que, antes de se decidirem, digitem antes o nome do candidato na pesquisa do google sobre a sua trajetória política. Se já foram petistas, todo cuidado é pouco - só mesmo um milagre para terem mudado a cabeça.
No caso de Marina, que se diz defensora do meio ambiente, depois de um longo silêncio injustificável, limitou-se a dizer apenas o óbvio, de que o desastre da lama não foi natural. E, apesar de se dizer evangélica, está dando apoio aos defensores do aborto e casamento gay, indo frontalmente contra as orientações da religião evangélica.

Reply

Não acredito nisso! Quer dizer que 53% votariam?
Ou o Datafolha está mentindo pra variar!
Se é verdade mostra como a maioria do povo nem dá bola a podridão que esse governo virou! E Rumo a Venezuela!

Reply

Quem vai incomodar em 2018 é Jair Messias Bolsanaro.

Reply

Uma meia verdade continua sendo uma mentira.

Quem é Marina? A política que se omitiu qualquer posição quanto a toda a putrefação exalada por seu primeiro partido; também aquela que agora, arrebanha todo o staff do roubo para seu partido; aquela que criou a rede ou melhor, O Novo PT.
Então a inútil Defensora Melancia (sim, verde por fora, vermelha por dentro), ganhou a simpatia do Brasil por não se posicionar contraria a todo o roubo que partido do qual ela nasceu cometeu e fugiu para os USA.
Enquanto isso, a data farsa assim como sua co-irmã em estelionato de pesquisas, continua emitindo resultados mentirosos, nos quais omitem nomes importantes como Jair Bolsonaro, Ronaldo Caiado, por sinal, um, de direita e outro, liberal.
Quer dizer, o objetivo dessas "pseudo pesquisas" é fazer com que a população veja somente nomes da esquerda como eventual sucessor da presidência do país, isso é muito triste.

Reply

Os petistas estão indo para a Rede da melancia Marina....E Marina já está empatada com Aécio. Ou seja, PT no poder eternamente.

Reply

Isso até a eleição chegar e, como sempre, eles usarem a máquina pública e fazerem o diabo (terrorismo eleitoral e SmartMatic) para enganar o povo e levar a eleição.

Na Argentina não há SmartMatic, a apuração é divulgada logo no início (não três horas depois), e divulgam até a cópia dos telegramas que as mesas eleitorais enviam ao tribunal eleitoral argentino, com a quantidade de votos que cada candidato teve.
Vejam o link: http://www.resultados.gob.ar/inicio.htm
IGUALZINHO AO BRASIL!

Reply

Marina???? E depois me criticam quando eu critico a ¨genialidade, responsabilidade, inteligência¨, etc deste povinho de bocós torcedores de futebol. Brasileiros merecem sim ir para o Diabo que os carreguem de mala, cuia e seus títulos de futebol inúteis. Tirando os bichinhos que sofreram e o meio ambiente atingido o que aconteceu aqui em MG com os patetas tomando mar de lama no lombo foi bem feito para eles. Falando nisto cadê a Marina neste assunto?

Reply

Aliás, vamos combinar: Os USA vão de Trump, a França vai de Le Pen, a Argentina vai de Macri e o Brasil pentacampeão vai de Marina!?

Reply

que porcaria de propaganda do aécio na tv, é aquela do PSDB, "se a presidente mudar, o PSDB apóiará?" que porcaria de oposição é essa ? frouxos !!!

Reply

Só 47%? Kkkkkkkkkkkkkkk.

Reply

SO'!!!!! Depois de tudo???? Grande parte da sociedade e' da mesma lama! Querem marina, lula de saia ?!?!

Reply

CEL,

Nenhum dos citados nesse artigo serve para governar o Brasil, vamos sair da mesmice.

Índio Tonto/SP

Reply

Eu não acredito mais neste institutos de Pesquisa depois que descobri que o IPEA foi dirigido por um membro e presidente da Fundação Perseu Abramo


Gabriel-DF

Reply

eu gostaria de conhecer uma pessoa que vai votar em lula.

Reply

Sinceramente, não sei que é pior, se o PT ou os eleitores brasileiros!

Reply

Então, 53% votariam em Lula. Que bom!

Reply

Quer dizer que 53% votariam nesse sujeitinho? Tamo lascado!

Reply