Dilma quer acabar com a CGU.

Faixa estendida na Esplanada dos Ministérios ao lado do Congresso Nacional por servidores da CGU (Foto: Michele Mendes/G1)
(G1) Analistas e técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) no Distrito Federal e de 20 estados fizeram uma marcha em Brasília nesta terça-feira (29) para defender a manutenção do órgão na reforma ministerial prevista para ser anunciada nos próximos dias pela presidente Dilma Rousseff. Os manifestantes chegaram a fechar três das seis faixas do Eixo Monumental.
A presidente decidiu adiar para esta semana o anúncio da reforma administrativa, informou na última quinta (24) a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. A assessoria da CGU disse que oficialmente não recebeu nenhum comunicado sobre o fim ou a transferência de atribuições do órgão para outros ministérios.

Os manifestantes – 600 pessoas, segundo a Polícia Militar; mil, de acordo com os organizadores do ato –  seguiram da sede do órgão, em Brasília, até a Praça dos Três Poderes. O presidente do sindicato da categoria, Rudinei Marques, disse que o ato tem o apoio de movimentos sociais e organizações não governamentais.

"Os órgãos de  transparência e de combate à corrupção estão aqui hoje dando mais voz ao protesto, que exige nada mais nada menos que respeito ao órgão que mais combate a corrupção e atua em prol da correta aplicação do dinheiro público. Vamos fazer uma caminhada passando pelo ministério  do planejamento porque Nelson Barbosa está na frente desta reforma e queremos mostrar para ele que que não a aceitamos", disse.

A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, entidade sem fins lucrativos, Maria Lúcia Fattorelli, disse que o eventual fim da CGU seria “um desastre”. “A CGU é um órgão novo, que tem pouco tempo de existência, e já demonstrou a importância dela para o país. A gente vai lutar muito para que não aconteça esse projeto burro de acabar com a CGU."

O analista da Werbethe Vilar disse que a extinção do órgão prejudica o combate à corrupção. "Se for verdadeira essa previsão, isso enfraquece o controle interno do poder Executivo, o combate à corrupcão, a boa gestão dos recursos públicos. A mudança só interessa aos corruptos, que não querem o controle do bem público."

O também analista Fábio Felix disse que o fim da CGU não se justifica pela redução de gastos que o governo se propõe a fazer. “Em termos de gastos ela não representa praticamente nada em relação ao Orçamento brasileiro. Se ela [CGU] for rebaixada, isso enfraquece as condições de combate à corrupção e assim fica difícil de fiscalizar e punir." 

8 comentários

Não está claro caso. O que a CGU já fez no combate à corrupção? Além disso tem o apoio dos "movimentos sociais". Tem mesmo? Quais? A CUT? o MST? o MTST?

Reply

essa CGU nao é a mesma que nao viu nenhum indicio contra a despresidentA num desses inumeros casos de corrupção?

nao foi essa mesma CGU que teve um dos seus ministros praticamente "saído" do cargo porque nao conseguia investigar ninguem?

agora se atentaram para a importância do órgão?

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/cgu-nao-deixou-de-investigar-ninguem-diz-o-ex-ministro-jorge-hage/

Reply

É o fim de muitos empregos que exigiram um competitivo concurso público. É isso que dá: servidor público que foi na conversa da esquerda brasileira em 2002. Era Lula pra cá, Lula pra lá, PT vai moralizar tudo, a saúde vai ser de 1a... Tomou, papudo!!!

Reply

A CGU só serve de cabide de marajá e mais nada !
As campanhas do PT e cia tão ai tudo cheias de irregularidade e essa porcaria de repartição não fez nada...já temos TCU , Policia Federal , Ministério Público e Receita Federal ( custam caro pra caramba!) JÁ É O SUFICIENTE!
Precisamos reduzir e simplificar as coisas...

Gabriel-DF

Reply

Se foi criada na era PT, melhor ser extinta.

Reply

não esqueçamos que o analfabeto já havia reclamado da CGU durante seu governo, "que atrapalhava seu governo", ou melhor, sua tramóias!

Reply

Essa CGU eh aquela que recuperou bilhoes para o erario, demitiu milhares de servidores corruptos, que liderou o procrsso de acesso a informacao dos governos etc. Nao sen iludam: ruim com ela, pior sem a cgu!

Reply

Pelo amor de Deus, gente! Menos! A CGU é importantíssima. Graças a ela que muitos servidores públicos que não querem nada com nada, e sou servidora púlblica para saber, estão "caindo fora" do serviço público. Gente que deveria se dedicar integralmente e exclusivamente e que tem "bicos por fora" frequentemente é obrigada a devolver o salário público que recebeu enquanto fazia a boquinha por fora, além de ser exonerado.
O problema da CGU é o mesmo das ANAs, que foram aparelhadas, mas teriam função importante se assim não fossem.
Bom falar da dívida pública. De acordo com a auditoria cidadã, nossa dívida já teria sido paga. Não pelo pilantra Molusco, mas na era FHC (sim!!). Desculpa aí quem apoia o pagamento dos juros da dívida a ferro e fogo, mas não dá pra manter 50% de pagamento de dívida e bancar saúde, educação, etc. A gente aprende que tem que negociar nossas dívidas para poder sobreviver. E esse desgoverno (ou qualquer governo q tenhamos) terá que rever os valores pagos a título de juros que só crescem, crescem, crescem, porque esfolar a população com CPMF eeeee futura cobrança de atendimento no SUS e mensalidaes nas universidades/escolas públicas é que não dá.
Em off: viram que governo quer obrigar os concursados a aderir ao seu plano de previdência, o tal FUNPRESP? Graças aos sindicatos sérios, a adesão ao plano foi baixo e ele estava fadado ao fracasso, aí numa canetada, estão obrigando a filiação automática, criando reserva de mercado para o governo. Lembram do PREVI e Postalis? Governo quer agora roubar aposentadoria de todo o serviço público. Infelizmente isso não dá notícia.

Reply