Sem dinheiro, governo Dilma privatiza quatro aeroportos. Em vez de 49%, Infraero terá apenas 15% de participação.

(O Globo) A estatal Infraero deverá ter 15 por cento de participação nos quatro aeroportos que estarão no programa de concessões de infraestrutura do governo federal a ser anunciado na semana que vem, disse à Reuters nesta quarta-feira uma fonte do governo a par do assunto. No caso dos terminais em operação já transferidos à iniciativa privada (Guarulhos, Viracopos, Brasília, Galeão e Confins), a Infraero ficou com 49 por cento de participação nos consórcios vencedores.

"A participação está sendo reduzida porque a Infraero não tem como fazer os investimentos que são necessários nos aeroportos neste momento", disse a fonte, que falou sob condição de anonimato. Pesou na decisão a nova diretriz de política macroeconômica do governo federal de cessar transferências de recursos do Tesouro Nacional para estatais, em medida vinculada ao ajuste fiscal para reequilíbrio das contas públicas.

O percentual de 15 por cento é o mínimo necessário para garantir à Infraero uma cadeira no Conselho de Administração das futuras concessionárias. Uma segunda fonte que participa das negociações sobre o pacote de concessões de infraestrutura também afirmou, sem mencionar percentuais, que a ideia de reduzir a participação da Infraero surgiu das dificuldades financeiras da estatal e do próprio governo para fazer frente aos investimentos nos aeroportos.

"Quanto maior fosse a participação da Infraero, maior teria de ser o aporte de capital nas futuras Sociedades de Propósito Específico (SPEs)", disse essa segunda fonte. No novo pacote de concessões serão oferecidos os aeroportos de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), segundo a primeira fonte. Consultado, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse à Reuters que o percentual de participação da Infraero "ainda não está definido", mas admitiu que os 15 por cento são uma possibilidade. 

Cobiçadas pelo mercado, as concessões de aeroportos devem ser um dos destaques do pacote de concessões a ser lançado pelo governo da presidente Dilma Rousseff no próximo dia 9. Além dos aeroportos, devem fazer parte do pacote contratos de arrendamento para áreas no porto de Santos e em portos do Pará e concessões de até 14 trechos de rodovias federais e ferrovias. No caso dos aeroportos, vence o leilão quem oferecer o maior pagamento de outorga à União.

15 comentários

Deveria privatizar todos e extinguir a Infraero.


Lanterna

Reply

Tem que privatizar. E totalmente. Nada de 15%. E' o pt se rendendo ao mercado.

Reply

A concessão do Aeroporto de BSB foi a melhor coisa que aconteceu
A MELHOR COISA QUE A INFRAZERO PODE FAZER É NÃO ATRAPALHAR

Gabriel-DF

Reply

Lembram lá atrás quando o Lula falou que iriam ser construídos 800 aeroportos? Lembram como cantavam de galo que o povão (que andava de carona, de ônibus e de jegue) estavam ¨andando¨ de avião graças ao PT? Era até engraçado ver aquele bando de ignorantes bobos alegres subindo nos aviões sem ter a mínima ideia de como aquilo ia parar lá em cima e ficava voando para cima e para baixo como os passarinhos. Pois é, o sonho acabou, ou melhor, a mentira acabou. Acho que é por isso que aumentou o consumo de drogas (principalmente crack) para o povão idiota continuar ¨viajando¨ e, claro, votando no PT. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

E viva a privataria petralha. A minha vó já dizia, a lingua é o chicote do
c. Ganharam tres eleições com o tema "privatizações", pois agora quietinhos,
vão privatizar o pais todo, sem ao menos diminuir os impostos.
Ah PT, você não foi parido. Foi cagado.

Reply

No desgoverno dos petralhas, a privatização é chamada de "Concessão".Os " vermelhos" nem ficam vermelhos ao mentir... pudera... isso é genético!

Reply

HIPOCRITAS! GANHARAM ELEICOES EM CIMA DAS PRIVATIZACOES!
TEM QUE PRIVATIZAR TUUUDOOOO!!!!
esPTatal e' fonte de roubalheira da PTezada!

Reply

E o de Natal, como está indo em mãos de propósitos tão obscuros ???

Reply

O Partido dos Trabalhadores e os petistas por decadas arrotavam mentirosamente que eram contra as privatizações, que não rouba e não deixa roubar, que eram contra a corrupção,que o partido era uma ilha de etica e correção moral no cenário politico brasileiro, que eram os unicos defensores da classe trabalhadora, que eram contra a exploração do trabalhador pelo capital, que eram os unicos que poderiam enfrentar e diminuir os lucros exorbitantes dos bancos. E agora senhores e senhoras petistas o que podem dizer? Vocês, todos sem exceção, não são em nada diferentes de qualquer um que já comandou o Brasil. Para os outros partidos há uma desculpa, não se esconderam por trás de discursos mentirosos. Vocês petistas, filiados, dirigentes e simpatizantes, são tão ou mais canalhas quanto qualquer um outro politico brasileiro.

Reply

"Nóis privatiza melhó du que o FHC".

Reply

Terminator seus comentários sempre são muitos reais!
Povão não entende que podiam viajar de avião graças ao crédito elástico disponível. Com inflação (graças a lambança que o governo fez) isso acaba e acaba tudo.
Nunca notou que as pessoas que mais defendem o PT (fora os militantes) são funcionários públicos, empresários ou jovens que ainda não estão no mercado de trabalho? Por que será?

Reply

Coronel.
Cinismo, hipocrisia, sabujice ninguém comenta nada, ninguém sabe de nada, enquanto isso os cargos são ocupados, os salários e as comissões engrossam os polpudos proventos dos canalhas. Nas próximas eleições a ladainha continuara sendo a mesma: aborto, direitos das minorias, bolsas aquilo, bolsas daquilo..... dossiês e aloprados agindo à todo vapor, blogs e publicidade mostrando a toda Nação o verdadeiro Brasil maravilha............

Reply

Prometeram 800 novos aeroportos, mas ao final venderam uns 10.

Era para ser + 800 mas estão no -10.

Reply

Verdade. Brasília tem o melhor aeroporto do Brasil

Reply

Coronel,
onde andam os "jornalistas" que berravam contra as privatizações do FHC? Cobrar dos petralhas nem adianta pois são canalhas e cara de pau.

Reply