Lula pressiona sua turma no TCU para acomodar "pedaladas fiscais" de Dilma.

Cupincha de Lula no TCU, Múcio já havia sido acionado para isentar Dilma de responsabilidades pela compra de Pasadena. Agora o ex-presidente que livrar a pupila do crime das pedaladas fiscais.
 
(Folha) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estimulou pessoalmente o responsável pela análise das contas do governo Dilma Rousseff no TCU (Tribunal de Contas da União) a contestar as chamadas "pedaladas fiscais". O movimento ocorreu no mesmo período em que o petista começou a criticar abertamente a condução da gestão de sua afilhada política. 

A Folha apurou que Lula disse ao ministro José Múcio Monteiro, de quem é próximo, achar razoável que o órgão pedisse explicações sobre as manobras. Nelas, bancos públicos usam seus recursos para pagamentos do governo, o que é ilegal. A conversa se deu quando o voto do ministro, contestando o atraso no repasse, já estava pronto. Segundo relatos, Lula disse que isso "daria um susto" na presidente. 

O voto de Múcio concluía que as manobras que a equipe do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega fez entre 2013 e 2014 feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal. Às vésperas do julgamento no TCU, marcado para 17 de junho, o relator do processo, ministro Augusto Nardes, indicou a integrantes do governo que a tendência era que o órgão rejeitasse as contas de 2014 do governo federal. 

O recado chegou a Lula, que viu se desenhar o cenário favorito para a oposição: uma possível reprovação das contas de Dilma pelo TCU, que pode ser reiterada no Congresso, abriria espaço para um processo de impeachment contra a presidente. Aliados dizem que Lula passou então a defender o adiamento do parecer sobre as contas. No julgamento, em decisão inédita, o TCU deu 30 dias para que Dilma explicasse as irregularidades. 

Questionado sobre a conversa entre o ex-presidente e Múcio, o Instituto Lula, por meio de sua assessoria, disse que Lula "repudia e lamenta a reiterada prática do jornal Folha de S.Paulo de lhe atribuir afirmações a partir de supostas fontes anônimas, dando guarida e publicidade a todo o tipo de especulação". 

O ministro Múcio foi procurado não respondeu até a conclusão desta edição. Uma ala do Planalto vê este como mais um sinal de que o ex-presidente quer se distanciar de Dilma e creditar à sucessora a crise do governo, eximindo-se de qualquer responsabilidade. Lula tem criticado Dilma publicamente e chamou sua gestão de "governo de mudos". Para o petista, a presidente, ele e o PT estão "no volume morto". 

Os mais críticos a Lula dizem que o movimento de ataque e, em seguida, recuo, tem sido comum no comportamento do ex-presidente em relação a Dilma. Eles lembram quando, nos bastidores, o petista estimulou que parlamentares do PT votassem contra o ajuste fiscal do governo em nome de bandeiras do partido. Diante da real possibilidade de derrota, porém, Lula pediu união à bancada. 

Outro setor do governo diz que o ex-presidente está "irritado e inquieto" com os resultados do governo e acredita que as críticas "para fora" podem surtir mais efeito do que os conselhos diretos à presidente. Caso queira ser candidato em 2018, apostam esses petistas, Lula não pretende deixar seu projeto político afundar dessa maneira.

7 comentários

"Projeto Político" de Lula.

Isto quer dizer que essa safado acredita piamente que o Brasil é dele. Volte para Garanhuns, onde nunca deveria ter saído, e faça desse lugar seu reinado. Se os nordestinos acreditam em seu conterrâneo, que fiquem com ele.
Não engulo mais nada do politicamente correto, cansei desse mi,mi.
Cortem o pais ao meio, por mim também em quatro ou em 20 fatias. Prefiro ser uma Suíça enxuta e bem administrada do que um território imenso de misérias e com um povinho que vota em lulas e tiriricas. Por favor que alguém avise o PR para que tire do ar a propaganda ridícula com tiririca, nada pessoal, mas daí puxar uma lona sobre o Congresso Nacional já é demais. Cada qual dentro do seu metiê.
A honestidade de uma pessoa começa quando ela sabe dizer não a sí mesma porque conhece os seus limites. "O sábio não se exibe e vejam como é notado. Renuncia a si mesmo e jamais é esquecido."( Lao-Tsé)

Reply

Texto completamente surreal. Então lullalau "repudia e lamenta" o que a amestradíssima Foia publica, mesmo tendo aversão à leitura, que lhe causa azia?! Mas o final é que é apoteótico-apoplético: quer dizer que elle tem um projeto político???!!! O projeto delle é e sempre foi roubar e se dar bem, o resto que se exploda.

Reply

Vamos pedir o impeachment da cumpanheirada quadrilheira que está locupletada nos nossos tribunais, que corrupto pensa que são dele.

Reply

Hoje o povo acordou, virou FERA! Não aceita mais político nem ninguém que ocupe cargo público, que pratique farra com dinheiro público, nem desrespeite as Leis brasileiras.

Sabemos que a lei Lei do Impeachment - Lei 1079, permite tirar do cargo o presidente, ministros, deputados e senadores, que desrespeitarem os itens que estão relacionados nessa Lei.

Por conta disso, existe muito corrupto no Legislativo, Executivo e Judiciário, contraventores das Leis, que o povo já pode botar pra correr.

Reply

O povo acordou e sabe que a Lei 1079 do Impeachment, assegura ao povo tirar do cargo todo contraventor da Lei. Presidente, Ministros, Senadores, Deputados, ........


A oposição já está marcando toca, tem elementos para tirar Dilma e está achando bonitinho deixar ficar para ver "sangrar". Vão levar um contra golpe já, já, porque petralha é bandido de carteirinha e eles são capazes de tudo para puxar o tepete e reverter a situação, derrubar quem quer apareça no caminho, como fizeram no mensalão. Portanto, a oposição que haja rápido, ou perderá esse ônibus também.
Oposição, pelo amor de DEUS, ninguém mais aguenta PESO MORTO como vocês.

FORA CALHORDAS, no Brasil não existe mais lugar para corruptos!

Reply

Por isso que digo que mesmo com o governo e poder enfraquecidos as coisas não estarão perdidas se Lula se envolver diretamente. Infelizmente ele ainda tem muito poder. Por isso é que não podemos dar folga e exercer uma pressão muito grande para poder derrotar de vez esse projeto maligno que esse senhor desenhou para nosso Brasil.

Reply

Matéria da filha do Zé Américo merece ser lida? Lixo!

Reply