Ao defender acordos com empreiteiras corruptas, AGU demonstra o imenso cartel que domina as operações da Petrobras.

É espantoso que 51 mil empresas dependam de 23 empreiteiras nas operações da Petrobras. Estas 23 empreiteiras foram transformadas em empresas de fachada que, com  contratos cheios de aditivos e comissões espúrias, subcontratam e terceirizam os trabalhos para empresas menores. São estas empresas que a AGU defendem, em vez de promover a expansão daquelas que efetivamente trabalham, de forma mais econômica e sem, os custos da extorsão e da corrupção. A matéria abaixo é de O Globo.

O Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, disse nesta quinta-feira, em São Paulo, estar preocupado com o fechamento de pelo menos 51 mil empresas que dependem das 23 empreiteiras investigadas pela Operação Lava-Jato, que podem a ter as atividades extintas em função do envolvimento com as irregularidades no escândalo da Petrobras. 

— O governo está comprometido em potencializar os instrumentos de combate à corrupção. Está buscando fortalecer as instituições para que se elimine a corrupção como realidade do país, criando um estado mais eficiente para a sociedade e para o cidadão brasileiro. Mas o que não é possível é que a dinâmica da implementação dessa legislação de combate à corrupção leve ao fechamento em série de diversas empresas. No caso da Lava-Jato, o conjunto de 23 empresas que são objeto de investigação compõe um quadro de 51 mil CNPJs, que são empresas fornecedoras, são investidores, prestadores de serviços, empresas que seriam afetadas pela restrição ou fechamento das 23 empreiteiras. É óbvio que elas vão se recuperar depois, mas persiste o trauma do fechamento das empresas — disse Adams.

Segundo o chefe da Advocacia Geral da União (AGU), a empresa tem que ser objeto de preocupação do Estado, embora ele prefira que as empresas se adaptem às novas leis de combate à corrupção. — Muitos me acusaram de estar defendendo as empresas. Eu defendo a preservação da atividade empresarial como um todo. Se a empresa, tendo os instrumentos para fazer essa mudança, não o faz ou não deseja fazer, vai sofrer as consequências da lei. Vai ser punida. Fechar os olhos para esse impacto, no entanto, se torna um verdadeiro absurdo — disse Adams, durante seminário promovido pelo jornal Valor, que debateu a Lei Anticorrupção, a 12.846, implantada em janeiro do ano passado. 

Para Adams, o grande desafio no caso da Lei de Combate à Corrupção é a concorrência com outras legislações, como a lei da improbidade, a legislação de defesa da concorrência, a legislação do Tribunal de Contas da União (TCU), gerando uma sobreposição da atuação desses órgãos sobre a mesma matéria, "criando uma verdadeira babel de línguas que muitas vezes não se entendem".

O chefe da AGU disse também que a burocracia no Brasil estimula a corrupção.— O escopo da formação do processo de corrupção está na sobreposição de entidades de órgãos na regulação da atividade empresarial. Como exemplo, no processo de licenciamento ambiental. Só recentemente viemos a regular a sobreposição, com a Lei Complementar 140, para eliminar essa sobreposição. No passado, havia uma sobreposição que forçava a necessidade das empresas a fazerem múltiplas interlocuções com diversos entes da federação. Isso se dá ainda em várias áreas da administração pública, o que é um motor claro nas ações corruptivas. Quanto mais necessidade você tem de resolver os impasses com o Estado, que se sobrepõe em diversos órgãos, mais a busca de atalhos por empresários acontece, como é o caso do processo corruptivo. Recentemente liberei um parecer sobre o assunto na questão do licenciamento ambiental. O processo de geração de energia que era liberado com três ou quatro anos, desrespeitando legislação do Conama, que prevê um ano, e isso inviabilizava o investimento.

Já o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão, informou que o órgão foi procurado por quatro empreiteiras envolvidas no escândalo da Lava-Jato, interessadas em negociar acordos de leniência, mas adiantou que não pode revelar o nome das empresas interessadas nos acordos.

— O Tribunal de Contas da União (TCU) precisa se manifestar favoravelmente à realização dos acordos de leniência. Somente após essa etapa é que vamos negociar as bases de eventual acordo com as empresas que já manifestaram interesse nos acordos de leniência.
Simão disse que as empresas desejam evitar serem declaradas inidôneas e com isso serem impedidas de continuar a se relacionar com a União.

— Essa é a punição mais grave. Então vamos analisar caso a caso e só vamos fechar acordos se houver reparação do dano público e quando estiver preservado o interesse público no processo. As empresas também precisam confessar os crimes e apresentar documentos que auxiliem nas investigações.

27 comentários

Que feche um milhão de empresas, mas o Brasil precisa passar a limpo. Petralha nenhum tem moral para acordo nenhum. Por isso, FORA DILMA, FORA LULA, FORA PT. Ninguem aguenta mais vocês.

Reply

Coronel,
este governo consegue ser mais velhaco e corrupto a cada dia. Se é que para os petralhas se pode ser mais velhaco e corrupto.

Reply

Eles querem esse acordo de leniência apenas para difamar a oposição, como no caso dos metrôs de SP.

Lanterna

Reply

Se tiver que falar ym milhão vde vezes que eate governo corrupto está com prazo de validade vencida falarei. O Brasil virou um mar de lama em razão dos desmandos e ações dos últimos governos. Fora Dilma! Fora Lula! Fora PT. Impeachment Já!

Reply

Coronel,
É muito mais espantoso que 51 mil mais as 23 grandes dependam da Petrobras, é o Brasil depender da estatal.
Essa porcaria de Petrobras tem que ser retalhada e vendidas as partes para quem saiba tocar o negócio...

Reply

Se tiver que dizer um milhão de vezes que este governo corrupto está com prazo de validade vencida, falarei. O Brasil está enlameado pelas ações escabrosas destes últimos governos petistas. Fora Dilma! Fora Lula! Fora PT! Impeachment já!

Reply
fred oliveira mod

Cel, a melhor definiçao para os atos do governo em relaçao aos trabalhadores e' este mesmo: um massacre. Muita maldade. O governo sabia que, pelo andar da carruagem, com a economia em frangalhos em funçao da ma' gestao e consequentemente do ajuste fiscal, muita gente , aos milhoes, iria para o olho da rua, perdendo seus empregos e d'a um golpe de misericordia dificultando o seguro desemprego. Ficam agora falando em evitar que empresas ligadas as atividades da petrobras fechem quando estao levando `a loucura milhares de trabalhadores. Havemos de vencer este atraso chamado pt.

Reply

Coronel,

conclusão: Adams e a AGU fazem parte do cartel.

Flor Lilás

Reply

Nem que o país pare, nem que milhares de empregos vão para o espaço,que não se negocie NADA com aqueles que ROUBARAM ou deixaram roubar.
O problema do País não é a Burocracia é a falta de punição exemplar, para corruptos e corruptores.
Todos deveriam estar em regime fechado na cadeia, nada de regime aberto, nada de cumprir pena em casa. Se político estiver envolvido, seus direitos políticos deveriam ser cassados para sempre. Se funcionário publico de carreira estiver envolvido, perdea também o seu emprego e aposentadoria. Quero ver se essa M.. chamada Brasil não entraria nos eixos.
Chega do não sabia.

Reply

sou leitor e queria ajudar a população brasileira a EXIGIR seus direitos.
Portanto, disponibilizei na internet uma lista com o nome, endereço de gabinete, telefone de gabinete e e-mail de todos os deputados.
A população precisa ter essas informações de maneira facil!

Aqui esta: http://s000.tinyupload.com/?file_id=11257389658682311689

(livre de vírus, se trata de uma planilha de excel. Pode confiar, estou lutando junto contra o PT!)

Obrigado.

Reply
Despetralhando mod

A verdade é que sendo petralha ele vai defender a corja que está atolada até o gargalo.
Tem que perguntar pra esse pau mandado se: agu é defensora do estado, ou da corja vagabunda e ladrona que assaltou o estado bananeiro?

Reply
Despetralhando mod

A verdade é que sendo petralha ele vai defender a corja que está atolada até o gargalo.
Tem que perguntar pra esse pau mandado se: agu é defensora do estado, ou da corja vagabunda e ladrona que assaltou o estado bananeiro?

Reply

Esse bando de meliantes locupletados AINDA nos cargos públicos, estão acabando de vez com o Brasil.
Porque esses bandidos continuam soltos e impunes? E pior, porque ainda continuam atuando como governantes, legislando em causa própria, fazendo cagadas 24 horas do dia e ferrando a vida dos brasileiros?
O PT ROUBOU POR 12 ANOS, hoje crucifica o povo para cobrir o rombo dos ROUBOS.
Nunca se viu barbaridade igual a essa "nahistóriadecepaiz".
São contraventores contumazes, porque hoje o Brasil é um pais totalmente apodrecido pelo PT, sem leis, com bandidos comandando todas as instituições, e uma justiça aparelhada para atender os interesses da Sofisticada Organização Criminosa-PT, ajudando a roubar e garantindo a impunidade e a liberdade. Aliás liberdade que permite reincidências nos crimes e destruição das provas.

FORA CANALHAS FDP!

Reply

Será que não existe no cenário internacional empresas com competência para fazer o que essas 23 empresas deveriam fazer em bases honestas? Por que não fazer concorrência internacional com o preço justo, assegurando nossos empregos e nosso desenvolvimento sem que todos sejam atirados no abismo?

Reply

É aquela estória da briga entre o mar e o rochedo. Sobra sempre para o marisco.

Reply

Adams ainda nos deve explicações sobre suas relações nada republicanas com a Rosemary do bebum. Enquanto isso, o advogado geral da União, pago pelo Estado, visivelmente advoga para as empreiteiras do petrolão. Aí tem maracutaia da grossa, que merece um post.

Reply

Por que será que os PT estão sempre do lado dos corruptos? Não eram eles diferentes de tudo o que está aí? Não era o Zé Dirceu que dizia todo dia na tv, o governo dos PT num róba nem dêxa róbá?

Reply

A Dilma faz tudo errado ,porque nao sabe administrar,imagina 4 anos que perigo essa louca,devia ir para a cadeia.

Reply

Tô ficando velho mesmo! Sou do tempo em que a preocupação do Estado era não ser refém de bandidos ou ser corroído pela imoralidade...

Reply

Que se deixe o Brasil no fundo do poço.Essa é a única maneira de se passar o Brasil à limpo!Sem uma grande punição nada vai mudar!Vamos sofrer?E muito!Mas só desta maneira seremos capazes de olhar para trás e enxergar todo o mal que essas pessoas nos proporcionaram:governo,empreiteiros,ex-políticos e outros!Basta de tanta corrupção e de tanta impunidade!Chega!!!Tá na hora da faxina!!!!Vou varrendo...vou varrendo...

Reply

Leilão de Lula, Dilma e PT. Quem vai para o precipício primeiro?

Reply

Gosto de ler essa lenga-lenga de fazer boi dormir!Dá uma soneira,Adans acha que esse papo manso dele engana mais alguém!Você e essa turma aí de cima não estão autorizados a resolver as coisas em nossos nomes!Cala boca,queremos justiça!O povo precisa ir pra rua,não deixar vocês circularem e resolver as coisas mais!Cansamos de tudo isso!Empreiteiros,políticos safados,todos na cadeia é o que o Brasil está esperando.Chega de impunidade!!!

Reply
Despetralhando mod

Para o Romero 11:46 - O problema não é de competência e sim ingerência.
O vagabundos não querem é perder o BOCÃO.

Reply

>>

A fachada desse sujeito, Luís Inácio Adams, lembra um vigarista estelionatário pelo lado bom e um terrorista islâmico pelo lado ruim.

Se viajar para os EUA, o FBI, confuso, bota o cara na cadeia até ter certeza de que ele não é agente da Al-Qeada ou do Estado Islâmico.

<<

Reply

Como o Sr.Adams tem coragem de defender esse tremendo roubo das construtoras, que se aliaram ao poder para golpear o país? Ele fala da sobrevivência das empresas para, no fundo, defender essas empresas que juntamente com o PT, PMDB e PP assaltaram vergonhosamente o Brasil.
Depois das declarações do Sr. Adams, por mim a AGU pode ser extinta, aliás, precisa ser extinta, pois está claramente a trabalho dessa facção criminosa chamada PT e de seus aliados. É terrível a falta de amor ao Brasil que essa gente, que deveria dar exemplo, tem.
Vão pro inferno!

Reply

E ainda tem quem ache essa terceirização boa para o país.

Ora! Contrate-se as 51 mil empresas diretamente.

Aliás, há 51 mil empresas ligadas as 23 propineiras???? Ah ha ha!

Mais uma contabilidade criativa do desgoverno!

O que não pode é o advogado geral da união servir de advogado de criminosos, que até podem não ter sido condenados, mas já confessaram seus crimes.

Reply