Oposição protocola CPI do BNDES.

(Folha) Em uma ofensiva contra o governo, a oposição pediu nesta terça-feira (7) a criação de CPI (comissão parlamentar de inquérito) no Senado para investigar empréstimos concedidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a entidades privadas ou governos estrangeiros. Com o apoio de 28 senadores, o pedido de criação de CPI é assinado pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO). Para que a CPI seja instalada, porém, o pedido ainda precisa ser lido no plenário da Casa e, depois, a comissão deve ser constituída por senadores, que elegem o seu comando –presidente, vice e relator. 

Se dois senadores retirarem assinaturas de apoio à CPI, ela não poderá ser criada, já que as regras do Senado exigem que pelo menos 27 senadores deem aval à criação de uma comissão de inquérito. É o terceiro pedido de criação de CPI feito pela oposição nesta terça, todos no Senado. Além de investigar os empréstimos do BNDES, DEM e PSDB também querem apurar denúncias de irregularidades em fundos de pensão e no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), vinculado ao Ministério da Fazenda, reveladas pela Operação Zelotes, da Polícia Federal. 

Caiado disse que a CPI é necessária para que o Congresso tenha acesso às operações de empréstimos firmadas pelo BNDES. Como muitas ocorrem em sigilo, o senador argumenta que não há meios para fiscalizar os recursos repassados pelo banco público a outras entidades e países. "Somente com os instrumentos legais desta comissão poderá se abrir a caixa preta dos empréstimos do BNDES. O que temos observado é a existência de uma política de governo, em que o BNDES entra como o braço operacional, para a transferência de vultosas quantidades de recursos para empresas e governos sem que se possa aferir se tais ações estão correspondendo ao interesse público", disse Caiado. 

Entre os empréstimos que serão investigados pela CPI, está o revelado pela Folha do repasse da ordem de US$ 5,2 bilhões para a exportação de bens e serviços para Angola, em projetos no país africano. A oposição também quer apurar o que chama de "endividamento" do BNDES frente ao Tesouro Nacional. Caiado afirma que, de 2006 a 2014, o saldo da dívida do banco com o Tesouro subiu mais de 4.800%. "Essa alta concentração de recursos do Tesouro e a ausência de transparência na concessão de empréstimos demandam deste Parlamento uma profunda investigação nas operações do BNDES", disse Caiado.

18 comentários

Coronel,
já não sem tempo. A oposição já deveria ter feito isto há mais tempo. Espero que os Senadores que a assinaram não retirem a assinatura e se algum o fizer, que seja divulgado seu nome e partido para cobramos com o voto nas próximas eleições.

Reply

Bravo,bravissimo!

Reply

A CPI do BNDES e a dos Fundos de Pensão serão a pá de cal na quadrilha, ops, partido da trambicagem. O pt tem que ser varrido do Brasil pra cuba que o pariu!

Reply

É um mundaréu de acordos bilaterais inconstitucionais, empréstimos para os empresários companheiros, amigos do rei e da rainha, cujos lucros voltam em termos de vultosas doações ao famigerado .....pt.
Toda essa grana, subsidiada e bancada pelo Tesouro Nacional é um acinte ao Povo Brasileiro.
Praticamente, o pt montou um orçamento paralelo com essa injeção obscena, vergonhosa de dinheiro público BRASILEIRO.
Agora que estamos quebrados, quebrados e arrombados pelo pt, para bancas suas loucas aventuras comuno-bolivarianas, o que fazer???
Fazer o que está sendo feito: UMA CPI PARA DESVENDAR MAIS ESSE GIGANTESCO ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS PARA OS MIMOS DO pt.
NÃO COISA DE DOIDO? Pior que é. Não é surpresa os desatinos vindos das profundezas das mentes psicopáticas das mentes revolucionária petistas.
Marcos Pereira

Reply

Coronel,

ATÉ QUE ENFIM!!!

ABERTURA DO SIGILO DO BNDES JÁ!!!

CHEGA! BASTA!

Essa comunistalha asquerosa está acabando com o nosso dinheiro! Tudo está indo para o esgoto dos seus bolsos e para ditaduras africanas e comunistas da América LATRINA na qual o maldito Foro de São Paulo nos transformou.

E aproveito para dizer:
ABERTURA DO SIGILO DOS CARTÕES CORPORATIVOS JÁ!

Não tem um santo Snowden para fazer vazar" informações desses sigilos espúrios e criminosos??? Vai desde tapioca até restaurante mil estrelas em Lisboa - não é Dna Dilma que adora bacalhau em restaurante que sai no guia Michelin?

Guerrilheira mentirosa comunista maldita da esquerda caviar - COM O NOSSO DINHEIRO!

Flor Lilás

Reply

Se não for só purpurina para aparecer, tá bom. Essa oposição precisa começar a vencer o PT nos embates, porque até agora só tem levado na tarraqueta e o PT nadando de braçada.

Força oposição, até agora nesses 12 anos vcs não deram uma dentro. Parecem fermento vencido, o pão não sai do chão, embatuma e ninguém consegue engolir.

Vamos ver se começam a marcar gools.

Reply

A oposição nada, nada e nunca chega na praia. É sempre NADA como oposição.

Com o Brasil do avesso, à beira do abismo, tomara que com o rabo pegando fogo essa oposição acorde e consiga derrotar o PT. Chega de levar bordoada dessa corja.

Reply

BRASILEIROS O PT QUER NOS TRANFORMAR EM VENEZUELA.

Olhem:

Homem que teve filha espancada na Venezuela por protestar emociona o mundo e alerta o BRASIL.

https://www.youtube.com/watch?v=vKhK8Qtnvf0#t=42

Reply

Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel, denuncia Dilma como cúmplice da ditadura venezuelana.



http://www.folhapolitica.org/2015/03/vargas-llosa-vencedor-do-premio-nobel.html


Fora LULA/DILMA/PT comunistas nímios do Brasil.

Reply

Só mesmo do DEM ou algum opositor d epartido nanico porque do PSDB do Aécio, nada.
Esse PSDB que está tentando fazer conchavos políticos para defender Dilma é uma vergonha!!!

Reply


ABRIRAM ESSA CPI TARDE E ATRASADOS!!

Reply

O BNDES é o 'bancão' da Odebrecht. E como eu já disse anteriormente, só encontrarão a casca, pois está igual a um ovo que o gambá chupou. O petrolão fala fino e fanhoso perto do BNDES.

Reply

Por falar em Ronaldo Caiado, hoje ele foi vencido na votação que funde o DEM e o PDT.

Se tal for sacramentado na Executiva do DEM que deverá ocorrer, acho que em junho, ele já comunicou que deixará o DEM.

Não acredito que o DEM vai se juntar com o PDT, que faz parte da base amestrada.

Isto tudo foi orquestrado pelo ACM Neto, com o apoio do governo.

Isto é lamentável!



Chris/SP

Reply

Cel
Finalmente!...

Reply

O PT é um bando de larápios do Brasil, carregando o suor do trabalho do povo brasileiro via BNDES para sustentar safados doutros países comunistas, construindo obras em diversos países, obras gigantescas, e nós aqui ralando e servindo de lacaios do PT.
Vão se danar, quadrilha organizada, seus trapaceiros e safados!
Dia 12/04 nas ruas contra os amigos dos anarquistas, do PCC, MST, traficantes e dos terroristas muçulmanos!
A Camara e Senado depois do dia 15/03 já está agindo bem diferente, contra o PT, e fechará o cerco ainda mais nessas aves-de-rapina do PT!

Reply

Olhe seu dinheiro aí, palhaço pagador de impostos do Brasil, a traidora do Brasil Dilma promovendo a ditadura do burguês e imperialista Fidel Castro & Associados ao esquema!
V que fique só admirando, tá?
Dia 12 nas ruas!

Reply

Estrela cadente
Alberto Duarte Bezerra

Quem és tu,
Estrela de vermelho tosco
A trocar o amarelo do lume solar
E o verde dos belos campos
Por fusco que nos assombra?
Quem és tu,
Para dizer com tamanha empáfia
De sabedoria frouxa
O que me apieda
Ou o que possa pretender?
Quem és tu,
Que se arvora ao direito
De promulgar sem lógica ou saber
O que me faz contrafeito
Festivo ou fausto?
Quem és tu
A querer moldar minha consciência
A ditar o que sinto ao peito
No desfilar da vida
A ver suas curvas sem fim?
Quem és tu
A dizer pra onde devo andar
E disfarçado em falso norte
A mostrar um pobre destino
Nem se dá conta, onde está?
Quem és tu
A querer dar nota ao meu jeito
Se em suas ações e feitos
Só consigo ver lamentos
Apoucado de respeito?
Quem és tu
Que com contradições tamanhas
Com falsa altivez, odiosa
A promover o adverso
Ignora o que é encontro?
Quem és tu
Que tenta separar-me dos meus
E a semear intolerância
Apartar alianças
A aproveitar-se da discórdia
Faz irmãos ficar em pranto?
Quem és tu?

Reply

Coronel e Coturneiros,

vejam com atenção o que o Coturneiro de 7 de abril de 2015 22:38
postou:
http://www.folhapolitica.org/2015/03/vargas-llosa-vencedor-do-premio-nobel.html


Assistam todos os vídeos e os espalhem.
QUEREM TRANSFORMAR O BRASIL NUMA VENEZUELA!

Enquanto temos internet! Do jeito que as coisas vão Dna Dilmentira qualquer hora fará como fizeram na Turquia: cortarão as comunicações!


Flor Lilás

Reply