O Marcos Valério do Petrolão.


(VEJA) A nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal (PF), revela um duto de desvio de dinheiro público para partidos políticos até então desconhecido. Se antes as investigações apuravam irregularidades nos negócios da Petrobras com empreiteiras, agora o alvo são contratos com agências de publicidade suspeitas de lavar dinheiro. Um dos presos na nova fase é Ricardo Hoffmann (FOTO), ex-vice-presidente da agência Borghi Lowe e investigado por ajudar a operar o esquema de corrupção do ex-deputado petista André Vargas dentro da filial da agência em Brasília. 

Vargas também foi preso nesta sexta, junto com seu irmão Leon e o ex-deputado Luís Argôlo. Hoffmann é personagem mítico em Brasília. Gaúcho natural de Cachoeira do Sul, mudou-se para Curitiba no fim dos anos 1970, onde trabalhou como jornalista freelancer antes de dar uma guinada na carreira para o ramo publicitário. Começou como redator de agências de publicidade do Paraná e, devido à facilidade em transitar entre os clientes, passou para a área de atendimento - onde aprendeu os meandros das licitações públicas de empresas estaduais.

O talento peculiar em se relacionar com governos lhe rendeu o cargo de diretor da agência catarinense Máster em sua filial de Brasília, para onde se mudou em 1994. Não demorou muito para que, instalado na capital federal, o publicitário se tornasse referência para quem que quisesse angariar contratos com órgãos públicos. "Ele era especialista em combinar contatos políticos com bons resultados em licitações. Agia, sobretudo, nos bastidores", afirma o sócio de uma agência em Brasília que preferiu não ter sua identidade revelada.

Nos anos que separaram sua chegada à capital de sua entrada na Borghi Lowe (à época, o nome era Borghierh Lowe), Hoffmann foi executivo de diversas agências, como a DM9, a Newcomm e a Fischer. Também partiu para o marketing político ao assessorar o ex-governador paranaense Roberto Requião (PMDB) em duas eleições. Em 2007, um ano depois de a multinacional Lowe comprar a pequena agência Borghierh, o publicitário foi indicado pela diretoria da Lowe para assumir a chefia do escritório de Brasília. Entre 2008 e 2009, a agência passou do 14º para o 4º lugar em faturamento e o número de clientes saltou de 12 para 25. Um deles, em especial, trazia consigo um contrato de 260 milhões de reais: a Caixa.

Na briga ferrenha das agências responsáveis pelo atendimento do banco público, sempre causou estranheza que Hoffmann conseguisse sempre as melhores campanhas - entenda-se, as mais polpudas - como as da Loteria, consideradas o 'filet mignon' da Caixa porque são constantes e veiculadas nacionalmente. Executivos de agências concorrentes, que ainda guardam certo ranço do talento de Hoffmann em conseguir contratos, contam que a avaliação para escolher a agência nem sempre era o menor preço. Dizem que havia "critérios subjetivos" da comissão de seleção do banco.

A competência técnica de Hoffman, tudo indica, estava longe de ser seu principal atrativo. O Ministério Público Federal (MPF) apurou que, em troca de um bom cliente, a agência se dispunha a ajudar seus benfeitores valendo-se de artifícios ilegais, como a lavagem de dinheiro. Segundo a decisão do juiz Sergio Moro, a Borghi Lowe solicitava a empresas subcontratadas que realizassem pagamentos vultosos sem contrapartida de serviços. Tais repasses eram feitos às firmas LSI e Limiar, controladas pelos irmãos Vargas. "Os fatos caracterizam, em princípio, crimes de corrupção, com comissões devidas à Borghi Lowe sendo direcionadas como propinas e sem causa lícita a André Vargas e aos irmãos deste por intermédio do estratagema fraudulento", afirmou o juiz.

Hoffmann é apontado como 'apadrinhado' de Vargas. Coincidentemente, o Superintendente de Marketing da Caixa, o petista Clauir Luiz Santos, também nutre laços com o ex-deputado preso. Um executivo do mercado publicitário disse, com certo ar de estupefação, que Hoffmann conseguia fazer Vargas, quando era vice-presidente da Câmara dos Deputados, defender pessoalmente seus interesses e interferir em licitações.

​Depois de abocanhar a conta da Caixa, a agência levou o Ministério da Saúde - outro feudo de Vargas -, a Apex-Brasil e, mais recentemente, a BR Distribuidora e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Os contratos publicitários da Borghi Lowe com a Caixa ganharam musculatura: dos 260 milhões de reais em 2008 passaram a 1 bilhão de reais em 2013. Hoffmann deixou a agência no final do ano passado, quando as investigações da Lava Jato estavam adiantadas e empreiteiros eram conduzidos à carceragem da PF, em Curitiba. Michael Wall, CEO da Lowe and Partners, holding que controla a agência brasileira, disse ao site de VEJA que o grupo foi notificado nesta sexta sobre a investigação. "Nós estamos trabalhando em conjunto com a Borghi Lowe enquanto cooperamos com as investigações, e continuaremos a cooperar juntos", afirmou.

Coração petista - Apesar de viver em Brasília, Hoffmann mantinha laços saudosos com sua cidade-natal. Entre 2009 e 2011, escreveu uma coluna no Jornal do Povo, principal veículo de comunicação de Cachoeira do Sul. Nas páginas do diário, publicava crônicas curiosas de seu cotidiano, como a que descreve seu primeiro encontro com Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata à Presidência. "Estar com a ministra Dilma Rousseff, ver de perto um verdadeiro exemplo de luta contra o câncer, comprovar que ainda existe gente bem-intencionada nesse país, constatar que o Brasil avança, se moderniza, se torna menos desigual e que poderá, sim, pela primeira vez, ter uma mulher na presidência da República foi o melhor presente que eu poderia ganhar no meu aniversário", escreveu.

Hoffmann é figura conhecida na cidade, que amanheceu espantada com a notícia de sua prisão. A revelação de seu envolvimento com o maior escândalo de corrupção no país contrastou ferozmente com sua imagem de filantropo. Desde a morte de sua mãe, a parteira Dora Hoffmann, o publicitário se tornou doador de diversas obras sociais do município. Em 2008, ele chegou a devolver o carro que ganhou em uma rifa organizada pelo asilo com o qual contribuía mensalmente. Disse que não precisava do veículo.

Se ele falar - O publicitário deve ficar preso por cinco dias na carceragem da PF. Pessoas de seu convívio profissional o caracterizam como 'briguento' e 'truculento'. Em seus 20 anos em Brasília, passaram por suas mãos ao menos uma dezena de clientes do governo - entre eles, o Banco do Brasil. Isso faz do executivo uma espécie de Ricardo Pessoa do mercado publicitário. Pessoa, dono da construtora UTC, é considerado a chave dos segredos mais sórdidos envolvendo o petrolão e os desvios de dinheiro da Petrobras para partidos políticos. Está preso na Penitenciária Estadual do Paraná e ainda não assinou acordo de delação premiada. Se o fizer, Brasília pode se tornar um barril de pólvora.

Avesso aos holofotes, Hoffmann sempre preferiu a sombra. Diferentemente dos diretores de criação de agências, cujo ego muitas vezes transborda os limites da autopromoção, ele só ia a eventos se a necessidade fosse urgente. Na articulação política, porém, agia com extrema desenvoltura. "Ele não é o típico cara que vai para o Festival de Cannes. Ao que parece, ele é agora o que vai em cana', ironizou o sócio de uma grande agência que o conhecia no âmbito profissional. Segundo esse publicitário, o setor temia que, cedo ou tarde, as gestões de Hoffmann na Caixa dessem errado. A preocupação da classe, diz ele, é que o estigma de corrupção seja atrelado a todas as agências que prestam serviços para o governo.

28 comentários

Encontro marcado amanhã com a democracia e consequentemente a salvação do Brasil . Vem pra rua !

Reply

Coronel,

esse ladrão tem de ser irmão da.tia Gleisi. Nem que seja de consideração ...


DBF

Reply

Coronel.
Impressionante a fixação desse "povo", pelos publicitários: Marcos Valério, Duda Mendonça, João Santana, o que vendeu um "bonde" para o Brasil, colocado no Planalto, e agora esse distinto Hoffmann. Vamos então todos em uníssono e bem alto pedir uma ajuda aos publicitários..............!!!! Brasil...........

Reply

A censura começou!

A TV Minas parou de retransmitir o Jornal da Cultura para o estado de Minas Gerais.

https://www.youtube.com/watch?v=leYkeONMGlg

Reply

Como Hoffmann não é um nome comum, é possível que haja parentesco desse vigarista com aquela senadora do nariz arrebitado?

Reply

Fica a DICA...O ELO dos Vargas na CEF...que tal investigarem o NÉDSON (CEF) e o JAIR PEDRO (Funcef)...repassem ao Sérgio Moro...

Reply

Que carreira brilhante !!!!!!
Agora, se quiserem por o dedo na ferida investiguem as loterias. A MEGA SENA é uma mina.

Reply


Deve ser parente da Nariz de Pica...

Reply


Cada enxadada é uma minhoca

Reply

OFF

Leiam e compartilhem:

APRENDENDO COM O POVÃO

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/04/aprendendo-com-o-povao.html



Chris/SP

Reply

OFF

A ESCANDALOSA E CRIMINOSA TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DO BNDES PARA BENEFICIAR DITADURAS COMUNISTAS E EMPREITEIRAS BRASILEIRAS NO EXTERIOR

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/04/a-escandalosa-e-criminosa-transferencia.html


CPI DO BNDS JÁ!!!!


FORA PETRALHAS!


Chris/SP

Reply

O Vargas não pode ver um Hofmann
que já tem que fazer sociedade
sem fins lucrativos. Com a Gleise
senadorazinha do petrolão, agora
com este mancebo.

Reply

http://www.folhapolitica.org/2015/04/stedile-deixa-exercito-do-mst-de.html?m=1

Quem tem medo ai?

Reply

Isso chama impunidade!O delúbio já ta em casa,o dirceu enfim todos os mensaleiros devem agradecer ao ministro que reverteu uma decisão do próprio STF sobe formação de quadrilha!

Reply

Cel

Saiu hoje pesquisa do Data Folha!

A folha diz que a anta parou de cair. kkkkkkkkkkkkk

63% dos brasileiros querem o impeachment de Dilma Rousseff já!

Só 13% a aprovam. Na segunda próxima, chegará a ZEEEEERRRRO!


Chris/SP


Reply

aiii as loterias da Caixa....................

Reply

Coronel,

Essa não precisa publicar. Mas, é preciso olho vivo nessa cambada:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/11/interna_cidadesdf,479014/grupo-da-frente-nacional-de-luta-chega-ao-df-para-pressionar-o-governo.shtml

Reply

"Agora, se quiserem por o dedo na ferida investiguem as loterias. A MEGA SENA é uma mina."

COM CERTEZA!!!!!!!!!!!!!

Reply

"Agora, se quiserem por o dedo na ferida investiguem as loterias. A MEGA SENA é uma mina."

COM CERTEZA!!!!!!!!!!!!!

Reply

Está explicado pq os pequenos veículos de comunicação do interior jamais veiculam propaganda da Caixa, do BB e demais empresas governamentais. Claro, se mandam uma mídia, é de 2/3 mil reais. Que retorno (propina) dá para este pessoal? Nenhum.

Reply

Alguém aqui pode me informar qual o horário que abrange a tal bandeira vermelha nas contas da Eletropaulo???

Efeito Dilma: minha conta passou de R$ 68,00 (março) para R$ 92,00 em abril!!! Um absurdo!


Chris/SP

Reply

Atenção Exmo Magistrado da Operação Lava Jato. V Exa tem uma mina de ouro nas mãos. Gente com perfil de briguento e truculento é gente que tem certeza de que está acima do bem e do mal. Conheço o tipo... Esse é daqueles que não suportam estar no valão comum. Aperta ele que ele fala, aperta ele que ele detona o Lula, a Dilma e o PT. Depois de tanta grana fácil, ser enquadrado por um funcionário público especializado (o Juiz)...É assim que funciona a cabeça desse tipo de gente, são superiores a tudo e a todos. Aperte Sérgio Moro. Pau nele!!!

Reply

Coronel,

ele é a cara do Toni Ramos!

Flor Lilás

Reply

40 anos de cana para o esperto.... será que é primo da Barbie ???

Reply

E pelo jeito é viadinho também...

Reply

de novo FOIA.Acabou a ingenuidade,alem de ninguém ler mais a FOIA

Reply

Tá lembrado do meus comentários uns meses atrás sobre a CEF?Que a hora que chegassem nela o petrolão seria fichinha? A que deu sumiço em mais de 800 resultados de loterias no site oficial, de certa modalidade? Mudaram até o visual da página para desviar a atenção...No FB da Cef loterias tem tudo, quem leu viu. A CEF se calou e quem cala sabe que tem coisa para esconder... Bem, processos não levei, então tudo que levantei foi e é verdade. Ah, sim, tem novidade... Para efeitos de economia estão retirando TAA de lugares como shopping centers, hipermercados etc. Reclamei no perfil do BB e disseram ser por falta de uso (devidamente refutado, pois o ponto tinha até filas de tanta demanda) e desinteresse do lojista em 'ceder o espaço e cuidar da manutenção'. também desmentido. Manutenção é obrigação do banco dono no TAA, se lojista mexer é crime,não pode nem passar paninho para limpar! Os espaços não são cobrados, a não ser caso de agência local onde há contrato de locação etc. ´e cedinho como um plus para os clientes da loja. Um hipermercado de Floripa me deu retorno desmentindo o BB e ainda revelou que é ordem dos bancos as retiradas dos TAA exclusivos, incluindo dos bancos oficiais como BB e CEF, deixando apenas o 24h para todos os bancos, e que ao contrário do que BB afirma é sim cobrado extra pelo uso por não ser exclusivo de cliente, msm que seja apenas usado uma vez e não excedendo as consultas normais dos clientes, percebe? Retirada de TAA para economizar e privilegiar o 24h que cobra sim! usei uma vez e veio aviso de operação tarifada de retirada de emergência! Lembrando que TAAs não servem apenas para pequenas retiradas em dinheiro, tb se faz todo tipo de operação como transferências, pagamentos de boletos etc., em horários que agências não oferecem e sem o bugs do internet bank que geram reclamações em pencas nos perfis dos BB e CEF Segundo a Ouvidoria da rede de supermercados que me deu retorno, é tudo 'ordem' do 'sindicato dos bancos' a retirada e não deles já que gostariam de manter os TAAs pois são chamarizes para os clientes aproveitarem para umas comprinhas... (o povo vai cobrar do lojista, claro, não sabe que a safadeza é ordem dos bancos, incluindo os 'oficiais'. Gastam de um lado, com patrocínios e outras picaretagens, tiram o preju de outro...
Quando sentirem falta de TAA já sabem a razão, nada a ver com segurança pois as agências é que são menos seguras do que onde estão em locais de muito movimento como supermercados e shoppings.

Reply

Que vergonha, sou cachoeirense. Já é o segundo que pegam, o primeiro foi o José Otávio Germano.

Será que só exportamos sujeira? cruzes.

Reply