FMI apoia ajuste fiscal do governo petista para conter a pior desaleração econômica em mais de 20 anos. Obrigado, Dilma!

(Estadão) O Brasil pode ter em 2015 a pior desaceleração da economia em mais de duas décadas, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI), que volta a recomendar que mesmo com a atividade enfraquecida, a presidente Dilma Rousseff siga em frente com o ajuste fiscal e monetário, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira, 29, chamado "Perspectiva Econômica Regional: Hemisfério Ocidental".

"O Brasil está passando por sua desaceleração mais grave em mais de duas décadas, mas terá de perseverar com os recentes esforços para conter o aumento da dívida pública e repor a confiança no quadro da política macroeconômica", afirma o FMI no documento. Na reunião de primavera do Fundo, que terminou no último dia 19 em Washington, a diretora-gerente da instituição, Christine Lagarde, elogiou o ajuste na economia e ainda recomendou reformas estruturais no Brasil.

A previsão dos economistas do FMI é que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vai encolher 1% em 2015, um dos piores desempenhos entre as principais economias mundiais. Para 2016, a expectativa é de uma recuperação moderada, com o PIB crescendo 1%.

O aperto na política fiscal que vem sendo conduzido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ajuda a enfraquecer a atividade no curto prazo, mas é "criticamente necessário" para conter a piora da dívida pública e restaurar a confiança dos agentes. "As autoridades agora têm pouca escolha a não ser apertar a política fiscal em meio a uma recessão", afirma o documento. "O ajuste em curso no Brasil é fundamental para evitar a piora da dívida e restaurar a confiança na economia brasileira", disse hoje o diretor do departamento para o Hemisfério Ocidental do FMI, Alejandro Werner, ao comentar o relatório.

A mesma análise vale para a alta de juros que vem sendo promovida pelo Banco Central para conter a inflação. O aperto na política monetária desde 2014 é adequado, afirma o documento do FMI. Mesmo com a elevação das taxas, o BC continua enfrentando a tarefa de reforçar a credibilidade do arcabouço de política monetária, já que a inflação persiste em patamar alto, ressalta o texto. A previsão do FMI é que o IPCA suba 8% este ano, acima dos 7,8% em um relatório divulgado pelo FMI durante a reunião de primavera. Para 2016, a previsão é de alta de 5,4%, abaixo dos 5,9% do documento anterior.

O FMI volta a afirmar que vários fatores estão contribuindo para o fraco desempenho da economia brasileira. Entre eles, a baixa confiança dos empresários, que por isso não investem. Além disso, o escândalo de corrupção na Petrobrás é outro fator, que levou a petroleira e empresas do setor a cortar investimentos e ainda contribui para aumentar a incerteza na economia. Pelo lado dos consumidores, o estudo do FMI ressalta que os brasileiros têm segurado os gastos, em meio à inflação alta, expectativa de piora do mercado de trabalho e com os bancos segurando o crédito.

Pelo lado externo, o FMI ressalta que o fim do boom das commodities no mercado internacional, com a desaceleração da economia da China, também contribui para esfriar a atividade no Brasil e em outros países da América Latina.

O FMI avalia que a desaceleração do Brasil e em outros países da América Latina, como o Chile, tem sido pior que o antecipado. As projeções de expansão do PIB brasileiro vêm sendo rebaixadas a cada novo documento divulgado pela instituição desde 2012.

7 comentários

Que que é isso? Então os petralhas não vão se manifestar sobre este apoio do FMI? Vão ficar assim caladinhos como que ficou satisfeito? Na hora da crise, toda ajuda é bem vinda.

Reply

Como diz o ditado,"Não cuspa para cima que cairá na sua cara".Cuspiram para cima e agora o retorno é perverso.Nada como o Tempo para por a coisas no seu devido lugar.O Brasil deve muito mais, na soma da dívida interna com a dívida externa, do que na época do FHC

Reply

....e em 2018 o sortudo ganha a eleicao!

Reply

Se você quer contribuir com a derrocada do PT, então não compre nada além do essencial, não invista nada, não crie empregos (pelo contrário: dispense): entesoure!!!! Não se esqueça: qualquer notícia positiva é uma forte aliada do projeto de poder do PT!!!

Reply

Oras, não foi o PT que meteu o pau no FMI?

Reply

A diferenca hoje e que ela faz emprestimos dos Bancos da china e que nao inspira confiaca ao Banco Mundial.

Reply

(Na voz de Silvio Luiz) Detalhes do lanncê:

1- Notem a cor da bandeira que pede Fora FMI, fora FHC

2- O FMI, assim como todas as instituições democráticas do mundo estão lotadas de.. VERMELHOS!!!

Reply