Vaccari, a "eminência parda" na diretoria da Petrobras. A primeira propina era dele.

(O Globo) O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, discutia pessoalmente com dirigentes da Petrobras detalhes de licitações, aditivos e até mesmo problemas técnicos em obras tocadas por fornecedoras da estatal que doavam ao partido, segundo o ex-gerente de engenharia da estatal Pedro Barusco.

Em depoimento prestado no último dia 12 e tornado público nesta segunda-feira em processo da Operação Lava-Jato, Barusco deu mais detalhes dos encontros com Vacccari, segundo ele realizados no Rio de Janeiro, em hotéis como Cesar Park, em Ipanema, Sofitel e Windsor, em Copacabana; e em São Paulo, nos hotéis Sofitel Sena Madureira, Transamérica Morumbi e Melia Alameda Santos.

Segundo Barusco, participavam dos encontros Vaccari e o então diretor de Serviços da estatal, Renato Duque. Além de tratar de “divisões de propina”, os participantes falavam sobre o "andamento de alguns projetos e contratos, em relação aos quais o Vaccari tinha interesse em ter conhecimento", segundo o depoimento.

"Nessas ocasiões, Vaccari formulava algumas reivindicações em nome de empresas, por exemplo, para ver se era possível resolver algum problema, envolvendo licitações, celebrações de aditivos, inclusão de empresas na lista de empresas cadastradas, ou mesmo problemas técnicos”, disse Barusco ao Ministério Público Federal (MPF).

No depoimento, o ex-gerente da Petrobras afirma que as reivindicações das empreiteiras “eram atendidas na medida do possível, no limite dos procedimentos e requisitos técnicos da Petrobras”.De acordo com Barusco, "quando chegava perto do hotel”, ele trocava mensagens pelo celular com Vaccari para acertar o local e o horário dos encontros. Nas próximas semanas, investigadores deverão buscar confirmar com operadoras de telefonia se as mensagens foram, de fato, trocadas entre Vaccari e o ex-gerente. Imagens do circuito interno de áreas comuns dos hotéis citados no depoimento também deverão ser buscadas pela polícia.

Barusco voltou a afirmar que não operacionalizava o pagamento de propina a Vaccari, por isso não saberia dizer em que contas ele recebeu recursos. Ainda assim, afirmou “ter certeza” de que valores destinados ao petista em contrato do Estaleiro Kepell Fels teriam sido pagos, “uma vez que somente passou a receber sua parte após o faturamento do contrato ter ultrapassado o montante de propina destinado a Vaccari”.

10 comentários

Pela extinção do PT! Pela extinção desse partido corrupto,já!

Reply

Apetite danado esse dos petistas.
MEU PIRÃO PRIMEIRO E NINGUÉM TASCA!

Reply

Coronel,
já deveria está preso.

Reply

O petralha número 4 ou 5 !!!!

Reply

Definitivamente: A CASA CAIU...

Reply

Este ordinário já deveria estar na cadeia faz anos...
Por que até agora na corja de petralha não tem um único vagabundo preso?
Falta de provas garanto que não é, falta é vergonha na cara e "menas" (como diria o zé porquinho da redesgovernANTA) menos conivência.

Reply

Pelo menos a gente já sabe qual a real função dos tesoureiros petebas!

Será que consta na carteira de trabalho (couf couf) deLLEs ou é desvio de função?

Reply

Coronel.
O Brasil não precisa de vulcões, ele tem PT.
O Brasil não precisa de terremotos , ele tem o PT.
O Brasil não precisa de tsunamis, ele tem...., o PT.
O Brasil não precisa de ciclones..., ele tem o PT.
O Brasil não, definitivamente não precisa do PT, MST, CUT, ONGs, e tantos outros vermelhinhos assemelhados, ele terá o verdadeiro povo brasileiro, de volta as ruas nesse 12/04/2015.
Aguardemos pois..............

Reply

Mas...tá solto ele ainda? Vá entender!!!

Reply

Estava faltando vaga na custódia.
Estava...

Reply