PT quer esconder a sigla atrás de uma "frente" nas eleições de 2018. Só se for a Frente da Corrupção e da Roubalheira.

E a "Frente da Corrupção e da Roubalheira" já começou com Lula chamando o Exército do MST...

(Folha) O PT já vem escondendo a estrelas, as cores e as bandeiras desde o Mensalão. Agora, com o Petrolão e o Buracão econômico criado por seus governos querem pintar o Brasil de cor-de-rosa, maquiando a cor ocre da lama da corrupção. A matéria abaixo, da Folha, é uma é o ápice da dissimulação e do cinismo desta grande quadrilha que tomou conta do Brasil. Não chegam os assaltantes de uma só legenda. Querem fundar, realmente, um sindicato de ladrões para continuar roubando o país até a última gota de petróleo, até a última semente de soja, até o último lingote de ferro.

Preocupado com o desgaste da imagem do partido, o comando petista discute a adoção de um caminho que, na prática, poderá encobrir sua sigla, PT, nas futuras eleições. Segundo petistas, o ex-presidente Lula é um dos incentivadores da criação de uma frente inspirada no modelo uruguaio: uma grande coalização que reuniria sindicatos, associações, outros partidos, ONGs e outras entidades de movimentos sociais. Por essa fórmula, as candidaturas seriam lançadas em nome da coalizão, não mais pelos partidos que a integram. 

No Uruguai, a Frente Ampla, que congrega diferentes legendas e grupos sociais, governa o país desde 2005. É composta por siglas autônomas sob o comando de uma direção unificada. O ex-presidente José Mujica, por exemplo, é do partido MPP. Mas sua candidatura foi lançada pela frente. 

O presidente do PT, Rui Falcão, afirma que essa solução será tema de debate no 5º congresso do partido, em junho, na Bahia. Ele diz, no entanto, que a intenção não é apagar a sigla PT das disputas majoritárias, mas reanimar a discussão interna e atrair movimentos sociais. "Vejo com simpatia a ideia de que, no bojo da reforma política, se abra espaço para a criação de um movimento que leve a uma experiência como a da Frente Ampla, no Uruguai, e a da Concertação, no Chile", disse, numa alusão também à aliança que, em 1988, derrotou o ditador Augusto Pinochet. 

Assessor especial da Presidência e um dos conselheiros de Lula, Marco Aurélio Garcia afirma que o PT precisa discutir "uma política mais complexa" de organização partidária. "A Frente Ampla é uma das alternativas que contam com nossa simpatia. Eu e Lula já conversamos muito sobre esse sistema", diz. Segundo Garcia, "o momento é adequado" para isso, desde que também haja uma reflexão mais profunda sobre o partido. 

Para explicar o funcionamento do sistema aos petistas, a secretaria de assuntos internacionais do PT está organizando uma palestra com um representante da Frente Ampla uruguaia. Esse debate expressa um esforço de Lula em busca de uma saída para a crise petista, acentuada agora pela baixa popularidade de Dilma e pelas acusações contra membros do partido na Operação Lava Jato. Embora a proposta enfrente resistência interna, a discussão de um novo modelo poderia atrair movimentos sociais em defesa do governo. 

Segundo petistas, Lula tem repetido que Dilma "não pode sair [do governo] pela porta dos fundos". Ao pregar a renovação, ele tem dito que o "operário de fábrica de hoje é totalmente diferente do da década de 70". O ex-presidente conhece bem o modelo uruguaio. Em 2011, foi até orador de honra no aniversário de 40 anos da frente do país vizinho. 

Outro simpatizante do modelo é o ex-ministro Tarso Genro (PT-RS). Em suas conversas, ele diz que uma "boa frente política para o país deve se inspirar no segundo turno que elegeu a presidente Dilma Rousseff", incluindo, por exemplo, "do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira a Lula; do deputado Jean Wyllys ao ex-ministro Roberto Amaral". Na opinião de Tarso, essa frente poderia funcionar a partir de 2018, ano da próxima eleição presidencial.

13 comentários

Fico imaginando como e o porquê de tanta cara de pau. Acho que descobri: O PT sabe muito bem do quanto o brasileiro é capaz (para baixo, é claro), sem memória e manobrável. E tendo exemplos como Collor, Maluf, Sarneis, Garotinhos, etc, os petistas sabem que dependendo da situação (como uma melhora na economia, por exemplo) os espertos brasileiros esquecem tudo e votam neles todos de novo. E se acaso não quiserem votar neles ainda podem manobrar para que as tais urnas eletrônicas deem vitória para quem eles quiserem porque ninguém mexe uma palha mesmo sobre isso. Dilma deve pensar que se na Síria existe guerra total (e com desgastes tremendos) e o ditador de lá não sai, porque ela aqui sairia somente com protestos nas ruas. E se por um acaso sair porque não voltar logo depois (com o Lula, talvez) já que o Estado (e as mídias, e as ongs, e os movimentos sem qualquer coisa, etc) esta completamente aparelhado por petistas vagabundos em tudo que é esfera.

Reply

CORONEL
Sempre tive a convicção de que o PT veio com o propósito de formatar o empreendimento criminoso, nas diversas modalidades, organizar o crime e liderar.Não foram casuais as referências do então PGR ao classificar como Sofisticada Organização Criminosa.Pode ter certeza , ELES ATUAM EM PRATICAMENTE TODA MODALIDADE DE CRIME.É UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS.

Reply

Não fiquem surpresos se o governo federal depois dos próximos protestos nas ruas (com 2, 3, 5 milhões nas ruas!) tiveram a cara de pau de vir com um ¨pacotão anticorrupção para garantir a liberdade de protestos nas ruas com a ribibóca da parafuzêta¨.

Reply


Coronel
Nunca pensei que chegaria a dizer isto.
Mas estou começando a acreditar que a salvação para nos livrar da petralhada é o PMDB.
Se livrar do PMDB é pagina seguinte...

Reply

O povo já detonou o pete. Lula, se for candodato, sofrerá sua maior derrota e será a derradeira.

Reply

F.A.V OU FAV!
FRENTE AMPLA DA VAGABUNDAGEM!
É bom desde já - obrigado pelo aviso antecipado - que desde já denunciaremos mais um golpe dos golpistas do PT para 2018 via Lula, querendo trocar "PT", muito desgastado por uma frente ampla a FAV, querendo se disfarçarem como outro partido, mas com as mesmas merdas comunistas políticos de sempre, sindicatos etc.
Melhor tradução dessa tentativa doutro golpe: FRENTE AMPLA DA VAGABUNDAGEM!

Reply

cel,

Não tem outro jeito, tem de implodir este governo. Se deixar passar como em 2005 essa víbora sobrevive e vai deitar e rolar de novo. Tem de pisar na cabeça e esmagar. Dia 12/04 tai, mais uma chance de pisar na cabeça.

Reply

Acredito que a síntese do jogo é jogar pobres x ricos, jogo de ódio e inveja. Da classe média prá cima estão os ricos. Os outros são os pobres, a periferia. Cada vez mais o PT vai tentar manter o povo na pobreza, na periferia. Qualquer um que ocupar a Av Paulista é rico. E a periferia, manipulada pelo jogo da inveja e do ódio, continuará mantendo os criminosos em suas mansões enquanto seus filhos pegam cadeia. Não é isso que queremos para o Brasil.

Reply


Não vão conseguir...basta um da oposição gritar "essa frente é liderada pelo PT", e vai ficar evidente que o objetivo é se esconder...bau bau..o desgaste será ainda maior.

Reply

"Frente ampla" e o brasileiro leva atrás!

Reply

Isso é só mais um expediente escroto perpetrado por PilanTras, PaTifes e corruPTos marginais.

Faz falta no Brasil alguns neuróticos como aquele que atirou no Pres. Reagan ou mesmo alguns daqueles que entram nas faculdades disparando para todos os lados.

Prestariam um nobre serviço à nação se o fizessem em algum evento dessa vermelhada filha da PuTa !

Reply

isso eh GOLPE!!!!!!!!!!!

Reply

Como é? É para se inspirar na frente política PETROLADA que elegeu a reDesgovernanta? Esse Tarso Genro é um pândago!

Elle tá achando que uma frente com MST e ONGs (que de não governamentais nada tem) vai elegeer um presidente?

Se isso ocorrer, pará, pará tudo que eu quero descer!

Reply