Datafolha: 63% dos manifestantes do protesto da CUT dizem que Dilma sabia da roubalheira na Petrobras. E só 4% estavam lá em apoio a presidente.

O apoio a Dilma foi apenas um "contrabando" enfiado na manifestação da CUT, conforme pesquisa Datafolha. Ninguém estava ali para apoiar a presidente que está acabando com os direitos trabalhistas, com o FIES e promovendo a maior crise de desemprego dos últimos anos.

(Folha) No grupo dos cerca de 41 mil participantes do protesto liderado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) em São Paulo na sexta-feira (13), 63% acham que a presidente Dilma Rousseff sabia da corrupção na Petrobras. Para 36%, ela sabia, mas não poderia fazer nada. Para 27%, sabia e deixou que os malfeitos ocorressem. Outros 32% entendem que ela não tinha conhecimento de nada. 

As informações foram apuradas pelo Datafolha, que, durante as quatro horas do evento (das 14h às 18h), realizou 313 entrevistas junto aos participantes. A margem de erro é de seis pontos. O público participante era formado, predominantemente, por eleitores de Dilma: 71% afirmaram ter votado nela no segundo turno de 2014. De cada 10 participantes do ato, 4 afirmaram que têm o PT como partido de preferência. 

A razão mais citada para estar na rua foi protestar contra medidas recentes do governo que tiram direitos trabalhistas, motivo citado por 25%. Depois disso, 22% mencionaram necessidade de aumento salarial para os professores. No início da passeata, os participantes de uma assembleia da Apeoesp (sindicato de professores) engrossaram o ato da CUT. 

A reforma política foi lembrada por 19%. A defesa da Petrobras, por 18%. Em um questionário em que cada entrevistado poderia marcar mais de um motivo para estar protestando, só 4% mencionaram estar na rua em apoio à Dilma, que será alvo de protestos neste domingo. 

No universo dos participantes, 68% disseram ter ensino superior --contra 28% dos moradores da cidade de São Paulo, segundo o Datafolha. Entre as ocupações, o grupo mais numeroso era formado por funcionários públicos, O ato teve apoio do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), da UNE (União Nacional dos Estudantes) e de outras entidades sindicais. A margem de erro para os dados do perfil é de seis pontos para mais ou para menos. O total de participantes do ato, cerca de 41 mil, também foi apurado pelo Datafolha.

13 comentários

Adoniran Antunes de Oliveira mod

Claro que a Folha vai ter que ser empastelada para que admita seus erros."Cerca de 41.000 pessoas"aonde???Nao haviam mais de 10.000 pessoas na av. Paulista, apesar do kit tubaina, apesar do transporte até de luxo para esta macacada. e mais de 35 a cincuentinha merreis para que juntasse um pouco de gente.Folha,depois que passar esta pouca vergonha de governo,e voltarmos a ter um governo forte e democratico, o que voces farao???Mudarao de lado como por encanto???Nós nao vamos aceitar voces,carta capital,grobis,e outros pasquins por aí.Nao perderao por esperar,verao o tratamento que terao.Imprensa chapa branca,com dim dim das estatais, jamsis voces terao.

Reply

CORONEL

Nem precisava pesquisa.O manifesto foi todo arquitetado para garantir algum público, contornar um vexame.Isto foi denunciado aqui no seu espaço.Vejamos:
1.A escolha de dia útil , no horário de pico do trânsito.
2.Pauta de reivindicações para todo gosto, "a la carte"
3.Substancialmente pediam a revogação de todas as recentes medidas governamentais além de protesto contra a roubalheira na Petrobrás.
4.Superposição de movimentos distintos promovido pela peleguíssima APEOESP dos professores da rede pública de ensino.

O APOIO à DILMA DESGOVERNO DILMA FOI ENXERTADO, UMA NOTA DE RODAPÉ

Reply

Coronel,

41 mil???

A PM disse entre 9 e 12mil! Foi esse o nº oficial da PM, não foi?

Flor Lilás

Reply

Coronel, ouvi dizer que um dos ministros da Dilma disse numa rádio ou TV que não adiantava o povo fazer protesto ou greves porque o governo não irá sair e que disse que o brasileiro faz isso e logo cansa como aconteceu em 2013. Se é verídico ou não uma coisa é verdade: nós somos uma pátria tão desunida que eles já contam com isso. Só funcionaria se eles deixassem de arrecadar impostos por uma semana. Por exemplo funcionários, patrões, empresas, setores ficassem em féria coletivas por uma semana em pelo menos 60% do território nacional para dar certo. Mas isso é praticamente uma utopia, porque praticamente impossível que isso aconteça. O Líder do MST de SC disse que os querem Impeachment são os empresários golpistas e as pessoas que não trabalham e não lutam, seguindo fielmente o mandamento de Lenin: acuse do que você é, acuse do que você faz e ainda dizem com todas as letras que a Petrobras é deles e por isso a defendem. Como podemos fazer um povo cair na realidade sendo que o mesmo não quer cair na realidade? As pessoas falam muito do que pode acontecer no Brasil, só esquecem de dizer que se por exemplo, esse governo fosse deposto, se acabassem essas facções esquerdistas, se por mágica os políticos se corrigissem possivelmente iria durar pouco tempo pois o Real foi uma prova disso. O povo não parou o que poderia acontecer se o Brasil se desestabilizar-se financeiramente, não lembrou como era ter inflação,o que era trabalhar apenas para comer e ainda conseguiram colocar no poder justamente aqueles que foram sempre contra tudo e todos nesse país e agora esperam que FHC ou Aécio Neves corrijam seus erros pois é muito fácil colocar a culpa na Dilma e no Nordeste (que fez ela ser reeleita) agora, mas várias pessoas que estão indo para ruas hoje votaram no Lula no seu 1º mandato e agora viram a bela cagada que fizeram. Antes muita gente avisou o que aconteceria se o PT entrasse no poder e a maioria de nós (inclusive eu) dizia que era "mídia golpista" ou "a política que não quer ser renovada" e agora todos nós daqui a pouco teremos que sair nas ruas para dar a "cara para bater" sabendo que pode haver um exército de Blacks Blocks, MST, Estrangeiros e que estaremos praticamente sem nenhum apoio, porque acreditamos nesse marketing lá em 2002. Como disse um professor meu de história: o Brasil é o único país que gosta de viver uma ditadura a cada 30 anos. Boa sorte para nós todos e tivermos sucesso espero que não cometamos os erros do passado!

Reply

Kk k Governo da Venezuela vai cair de Maduro.

Obama vem ai.

Reply

No fundo a Folha quer insistir nos "41.000", misturando os manifestantes e quem passava pela Paulista e foi dar uma olhada na agitação. Além da avenida ser um importante ponto de passagem, só o pessoal que trabalha naquela área e sai na hora do almoço é uma multidão. É bastante ridículo.

Reply

Prezado Coronel, o DATAFALHA não vem pra explicar, e sim para confundir. No esquema se alojam os petralhas que leem na cartilha de Jânio de Freitas e de C. H. Cony. Todos com o mesmo peso e valor do "sal do batizado".

Reply

"EM DEFESA DA ROUBALHEIRA, DILMA/LULA/PT FICAM"

Reply

Nunca que tinham 41.000 pessoas.
E com a margem de erro, Dilma pode ter -2% de apoio!

Reply

A tal da Cristiane Lobo vomitando bobagem na Globonews

Reply

Governo da Venezuela caiu de Maduro!
Hua, Hua, Hua. Muito bom!

Reply

32% não entendem português!

Reply

A bomba vai estourar ainda o povo não aguentará desemprego e aumento abusivo quando chega a hora de comer ou andar de carro este país vai parar e seja o que Deus quiser.

Reply