Ação contra Petrobras nos EUA cita Foster e Gabrielli. Ainda não cita "Miss Dilma Number One" como ré. Ainda não.

 Miss Rousseff, the number one da Petrobras, desde 2003.

(O Globo) A queixa consolidada da ação coletiva contra a Petrobras nos EUA cita 15 pessoas como réus, entre elas os ex-presidentes da companhia Maria das Gracas Foster e José Sérgio Gabrielli. Também é acusada a PwC, responsável pela auditoria dos balanços financeiros da petrolífera. O documento foi submetido nesta segunda-feira na Corte do Distrito Sul de Nova York pela firma de advocacia Pomerantz. O escritório representa o Universities Superannuation Scheme (USS), o maior fundo de pensão da Grã-Bretanha que foi apontado como líder do processo pelo juiz do caso no início de março.

A ação coletiva acusa a Petrobras, duas de suas subsidiárias internacionais e vários dos seus executivos de promoverem um “esquema multibilionário de corrupção e lavagem de dinheiro, que durou vários anos e foi escondido dos seus investidores”. Podem ser beneficiados pelo processo qualquer investidor que tenha adquirido papéis da Petrobras, incluindo títulos de renda fixa emitidos no exterior, entre 22 de janeiro de 2010 e 18 de março de 2015.

Além da Petrobras, são acusadas a Petrobras International Finance Company (PifCo) e a Petrobras Global Finance (PGF), subsidiárias da petrolífera estabelecidas respectivamente na Holanda e em Luxemburgo. Além de Graça Foster e Gabrielli, Almir Barbassa — que foi diretor financeiro das empresa entre 2005 e este ano — também é citado como ré.

Outros 12 executivos também estão sendo processados, a maioria deles ocupando cargos nas subsidiárias internacionais. A ação também acusa 15 instituições financeiras, que subscreveram emissões da Petrobras, de serem corresponsáveis no esquema. A ação cita ainda a presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como pessoas de interesse para o processo, mas não os indica como réus.

9 comentários

Sempre fiquei com um pé atrás com esta "oditoria", como contador não posso conceber que esta PWC, não visse estes descalabros (roubos) no aviltamento dos preços praticados.
E isto vale para todo tipo de 'auditoria' feita em empresa pequena, média ou grandes.

Reply

Vai ter REWARD ? "DEAD or ALIVE" ???

Reply
Roberto Vieira Cavalcanti mod

Finalmente alguém aponta o principal culpado pela situação caótica em que nos encontramos, o "9 dedos".
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-grande-culpado-imp-,1660373

Reply

UK não leva desaforo para casa, se preparem que vem "tapa de luva branca" para cima do Brasil.

Reply

Muy buenas Coronel
Este pessoal pensa que vai se sair bem. Na justiça americana, não tem Janot.

Reply

Excelente a postagem de Marat Silva;é falta de patriotismo que nos faz ficarmos alienados e permitir toda essa bandalheira; num país sério isso jamais teria acontecido. Ainda dá tempo de nos redimirmos e irmos, 1, 2, 3, ...trocentas vezes às ruas para tirar esses vermelhos bandidos do poder!

Dia 12, TODOS NAS RUAS DO BRASIL,

FORA PT! FORA LULA!

RENUNCIA DILMA!

Reply

Enquanto o pt continuar no poder o Brasil continuara' a perder prestigio e valor. A conversa de que a crise externa representa a razao da nossa crise nao se sustenta. A pesquisa que mostra o Brasil ocupando a centesima, septuagesima segunda posiçao em queda na economia, de um total de 188 paises, demonstra que 92% dos paises pesquisados se sairam melhor que o Brasil. Vergonha!

Reply

tadinho do Jango,do lulla,do dirceu,palocci................FORA VERMELHOS!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

O que fazem duas subsidiárias de uma empresa de petróleo localizadas na Holanda e Luxemburgo, países que não produzem petróleo? Pelo menos não que eu saiba e, se produzirem, não deve ser de forma significativa.

Reply